22.2 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 16, 2024

Buy now

Mal de Parkinson leva Lúcio Flávio Pinto a deixar o dia a dia do jornalismo

Lúcio Flávio Pinto

Lúcio Flávio Pinto, mais premiado jornalista da Região Norte, publicou em seu blog no último dia 17/7 um texto de despedida do jornalismo cotidiano. Ele explicou que a medida drástica é para reduzir os danos do Mal de Parkinson de que vem sofreendo, bem como para evitar os efeitos do estresse e da ansiedade.

“Tenho tentado reduzir esses componentes, ao mesmo tempo genéticos, efeitos da função que exerço ou resultados da minha formação, mas os efeitos são inevitáveis no jornalismo crítico que pratico, especialmente num ambiente de extremismos, irracionalidades e absurdos, como o que estamos vivendo”, escreveu ele no texto de despedida. “Só há uma saída: suspender o jornalismo cotidiano, de linha de frente, de front mesmo. É o que faço neste momento, com profundo pesar, mas certo de ser a única maneira de conter o avanço acelerado da doença, como tem ocorrido recentemente”.

Diz, porém, que não deve abandonar completamente a prática jornalística, pois vai se dedicar a conteúdos mais especiais e colaborar em outros veículos.

Sociólogo formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973), Lúcio é jornalista profissional desde 1966. Teve passagens por algumas das principais redações da imprensa brasileira. Durante 18 anos foi repórter em O Estado de S. Paulo. Em 1988 deixou a grande imprensa e passou a dedicar-se ao Jornal Pessoal, que escreve sozinho desde 1987, em Belém, hoje apenas na internet. Tem 21 livros publicados, todos sobre a Amazônia. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de 2012 pelo conjunto da sua obra.

Foi considerado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, como um dos mais importantes jornalistas do mundo, o único selecionado no Brasil para essa honraria. Também ganhou quatro prêmios Esso. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’Oro per La Pace e, em 2005, o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection), de Nova York.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese