A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e seu Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas receberão o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2023.  A iniciativa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), visa homenagear profissionais e instituições de destaque que promovam ou defendam a liberdade de imprensa.

A Unesco foi fundada em 1945, como uma agência da ONU, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações. Já o Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas nasceu há dez anos para proporcionar ambientes seguros para a imprensa atuar e contribuir com uma sociedade democrática.

A agência implementa o Plano de Ação das Nações Unidas sobre a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade, criado em 2012, para desenvolver programas que protejam e combatam a impunidade de crimes cometidos contra profissionais da área.

“A liberdade de imprensa sempre foi pilar fundamental para a existência das democracias, mas a evolução do uso das tecnologias digitais na comunicação, somada à polarização política, tem criado um desafio imenso para as empresas jornalísticas”, disse Francisco Mesquita Neto, coordenador do Comitê de Liberdade de Expressão da ANJ. “Todo esforço na luta pela manutenção dessa liberdade é importante, e o Programa de Liberdade de Expressão da Unesco demonstra o apoio que esse tema merece”.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em 30 de novembro, às 10h30, no Auditório ESPM Tech, em São Paulo.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments