14.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

The Intercept Brasil destaca perigos para o jornalismo na pandemia

O site The Intercept Brasil (TIB) reuniu em 18/4 notícias que mostram o impacto da pandemia do coronavírus nas redações de veículos jornalísticos no Brasil e ao redor do globo. Segundo nota enviada aos assinantes, lembra que, além de problemas econômicos, na audiência e no conteúdo, as empresas enfrentam também ataques frequentes de chefes de Estado críticos à imprensa, como Donald Trump nos Estados Unidos e Jair Bolsonaro no Brasil.

O TIB destaca os impactos da crise econômica em grandes veículos norte-americanos, como BuzzFeed e ESPN; os problemas enfrentados por veículos brasileiros, como a rádio Bandeirantes, que suspendeu o contrato de seus comentaristas; o aumento da já significativa crise enfrentada pela Editora Abril; e o possível corte no salário de funcionários de empresas sediadas em São Paulo e Rio de Janeiro, como Folha, Estadão, O Globo, Valor Econômico e Editora Globo, entre outras.

Segundo o site, o jornalismo e a imprensa como um todo estão em risco em meio à pandemia da Covid-19 pois “é mais fácil para um governo antidemocrático como o de Jair Bolsonaro dobrar empresas de mídia em dificuldades financeiras. Bolsonaro odeia a imprensa. Odeia jornalistas porque eles não dizem o que ele quer. A crise pode ser a oportunidade para que gente como ele consiga que façam isso. Ou que simplesmente deixem de falar, por falta de condições de sobreviverem”.

Destaca também que esse problema não ocorre exclusivamente no Brasil: “Há centenas de políticos assim mundo afora, sonhando com jornalistas e empresas de jornalismo fracos o suficiente a ponto de só conseguirem dizer amém”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese