O portal Grande Prêmio, uma das principais referências na cobertura do automobilismo brasileiro, recebeu nesta quarta-feira (14/8) a informação de que seu repórter Bernardo Castro havia sido descredenciado da cobertura da corrida da Stock Car que acontecerá neste final de semana, em Belo Horizonte.

O motivo, segundo teria informado a assessoria de imprensa da categoria ao jornalista, seria uma retaliação à reportagem Por que UFMG trava batalha contra corrida de rua da Stock Car em Belo Horizonte, publicada em 8 de agosto, e de autoria de Bernardo em conjunto com a diretora de Conteúdo Evelyn Guimarães.

A matéria traz detalhes do embate judicial que a Universidade Federal de Minas Gerais e moradores da região onde a prova será disputada vem travando contra a categoria. Segundo eles, o ruído dos carros poderia provocar grave impacto em estudos que são desenvolvidos por pesquisadores nos prédios situados nos arredores do Mineirão, onde o circuito foi montado.

Obras no entorno do Mineirão, onde será realizado o BH Stock Festival (Foto: Bernardo Castro/Grande Prêmio)

“Ao descredenciar o Grande Prêmio por ficar “indignada” com uma reportagem factual, a Stock Car manifesta um pueril, até infantil, ato de quem se sente dona de um negócio que só permite a presença de quem lhe adula”, protestou Victor Martins, CEO do Grande Prêmio. Segundo ele, o credenciamento ao repórter já havia sido previamente aprovado, mas desfeito após uma ordem da organização da categoria, sob o comando da Vicar.

Um mês de apuração e dezenas de fontes ouvidas

Batizada de BH Stock Festival, a etapa mineira da tradicional competição vem gerando repercussão na mídia desde que foi anunciada. Contrários à realização da prova no entorno da UFMG, pesquisadores e moradores da região tentaram impedir judicialmente a etapa de diversas maneiras ao longo dos últimos meses.

Atenta ao caso, a reportagem do Grande Prêmio ouviu dezenas de fontes, incluindo da organização da Stock Car, e preparou a reportagem especial que levou mais de um mês para ser produzida.

“A matéria, em nenhum momento, faz qualquer juízo de valor: apenas aponta os fatos que vêm ocorrendo às vésperas da realização da etapa — que, em seu mais recente ato, está garantida”, acrescenta Martins. “No entanto, a Stock Car ficou “indignada” com tal publicação a ponto de se rebaixar e impedir que um jornalista profissional faça a cobertura de seu evento”.

Procurada, a assessoria de imprensa da Stock Car ainda não respondeu os questionamentos de nossa reportagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments