O apresentador Rafael Colombo, da CNN Brasil, que estava à frente do quadro Liberdade de Opinião, pediu para deixar o programa. Segundo o site F5 (Folha de S.Paulo), ele teria se sentido incomodado com a citação de Alexandre Garcia, que também participa do quadro, em um relatório do Google enviado à CPI da Covid sobre propagação de fake news.

Segundo fontes próximas a Colombo ouvidas pelo F5, o apresentador já estava descontente em realizar o quadro com Garcia pela postura negacionista e pró-governo do comentarista. Apesar da saída, Colombo continua à frente do jornal Novo Dia.

Em 12 de junho, o jornal O Globo publicou que o canal de Garcia no YouTube está no topo da lista de canais que lucraram ao publicar vídeos com notícias falsas, inclusive de apoiadores ao presidente.

Os dados do Google, enviados à CPI da Covid, mostravam que o comentarista lucrou ao menos R$ 70 mil com audiência e publicidade de vídeos contendo fake news. A lista mostra que, ao todo, 385 vídeos foram deletados pelo YouTube após serem classificados como disseminadores de informações falsas sobre a pandemia.

Em maio, Rafael Colombo e Alexandre Garcia tiveram divergências de opinião ao vivo. Colombo comentou uma fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de editar decreto para garantir o direito de ir e vir durante a pandemia. Bolsonaro criticou o isolamento social e as medidas restritivas impostas pelos governadores e prefeitos. Garcia ficou do lado do presidente, enquanto Colombo, dos governadores e prefeitos.

Leia também: Participantes de audiência pública criticam EBC por censura

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments