O Pulitzer Center anunciou os nove bolsistas selecionados para a Rainforest Investigations Network (RIN), iniciativa que visa a aumentar a cobertura jornalística de florestas tropicais. Duas jornalistas brasileiras, Bruna Bronoski, de O Joio e o Trigo, e Catarina Barbosa, de Sumaúma, estão entre os profissionais selecionados.

Criada em 2020, a RIN tem o objetivo de estimular reportagens investigativas sobre ameaças e esquemas ilícitos que prejudicam a preservação do ecossistema de florestas tropicais. A maioria dos nove selecionados está trabalhando na Amazônia, na Bacia do Congo e no Sudeste Asiático.

Além de Bruna e Catarina, foram selecionados outros dois jornalistas que atuam na América do Sul: Karen Gil, da Revista La Brava e Mongabay, da Bolívia; e Fabian Alexander Federl, correspondente do site alemão Westdeutscher Rundfunk no Brasil.

Os jornalistas receberão treinamento editorial por parte do Pulitzer Center, que inclui técnicas de análise geoespacial e de pesquisa sobre a atuação de empresas e políticos. Os selecionados também receberão suporte da equipe de dados e pesquisa do Pulitzer Center.

Em seu quarto ano consecutivo, o projeto RIN já publicou mais de 50 reportagens sobre crimes contra o meio ambiente. As matérias abordam temas como violência contra indígenas na Amazônia, participação da indústria farmacêutica dos Estados Unidos no tráfico de vida selvagem no Sudeste Asiático e esquemas ilegais de exploração de madeira na Bacia do Congo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments