O Projeto Comprova, focado na checagem de informações e no combate às fake news, anunciou nesta terça-feira (24/5) a chegada de quatro novas organizações, que passam a fazer parte da iniciativa: CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, SBT News e Veja. Com isso, o Comprova chega à marca de 42 veículos.

O projeto foi criado em 2018 pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para checar informações sobre as eleições presidenciais daquele ano. E agora, em 2022, a iniciativa pretende dar continuidade ao trabalho de combate à desinformação, principalmente em relação às eleições em outubro.

Neste ano, a iniciativa está participando do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e do Projeto #FakeToFora, do Instituto Palavra Aberta, que incentiva a participação de jovens na eleição. Em março, o Comprova criou um minicurso por WhatsApp para pessoas com mais de 50 anos sobre fake news.

Para Natália Mazotte, presidente da Abraji, “essa é hoje a maior coalizão de veículos conduzindo um trabalho sistemático de checagem e verificação no Brasil. Os conteúdos desenvolvidos pela rede serão fundamentais para o combate à desinformação durante as eleições deste ano”.

Pela iniciativa, repórteres das 42 organizações que compõem o projeto trabalham colaborativamente para investigar conteúdos suspeitos. Ao todo, já foram publicadas cerca de 800 reportagens que esclareceram conteúdos falsos sobre eleições e o processo eleitoral, políticas públicas no âmbito do governo federal, a pandemia de Covid-19, entre outros.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments