A universidade britânica London School of Economics and Political Science (LSE) anunciou os veículos de notícias participantes do JournalismAI 2023. Criado em 2019, o programa incentiva e financia o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial no âmbito jornalístico. Na edição deste ano, foram selecionados seis projetos de 16 organizações de diferentes países. Entre elas estão as brasileiras Aos Fatos e Núcleo Jornalismo, com o projeto NoticIA.

Desenvolvido em parceria com o veículo espanhol Newtral, o NoticIA almeja criar uma plataforma capaz de facilitar a geração de chatbots jornalísticos baseados no modelo de linguagem do ChatGTP.

Bruno Fávero, diretor de inovação da Aos Fatos e coordenador do projeto, aponta a propagação de desinformação pelos chatbots como barreira para a sua implementação: “O risco de que reproduzam informações falsas e seu custo relativamente alto de implementação ainda são uma barreira para que sejam usados em redações. O NoticIA tentará contribuir para resolver esses dois problemas”.

Confira todos os projetos no site da universidade.

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments