O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, publicou em seu Instagram que ajuizou ações, nas esferas civil e criminal, contra o repórter Thiago Herdy devido a uma reportagem que ele publicou no UOL sobre o acordo de reparação da tragédia de Brumadinho, assinado pelo governo de Minas com a Vale. Soares foi um dos negociadores.

Segundo a matéria, ao negociar o acordo compensatório de R$ 37,7 bilhões, o procurador-geral pediu a inclusão de uma obra de R$ 113 milhões para a construção de uma ponte na cidade de São Francisco, localizada a 612 km do local do acidente, onde moram integrantes de sua família.

A reportagem destaca também declarações e homenagens públicas que Soares recebeu em São Francisco devido à ajuda para que o pleito fosse atendido. A matéria informa que, no pacote de compensação, foram inseridas obras em cidades distantes de Brumadinho, mas a ponte em São Francisco foi incluída por força da ação direta do chefe do Ministério Público mineiro.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a ação de Soares: “É extremamente preocupante que, ao se sentir ofendido em sua honra, um procurador-geral, chefe do Ministério Público, use a estrutura de seu gabinete e a força de seu cargo para pedir ao próprio MP que investigue e processe um repórter que escreveu uma matéria sobre ele. É lastimável e condenável a tentativa de criminalizar um jornalista por exercer seu papel de informar. Trata-se de clara prática intimidatória ao exercício da liberdade de imprensa. Os processos contra jornalistas na esfera criminal são típicos de períodos e regimes autoritários e têm se multiplicado pelo País”.

A Abraji destaca casos recentes de ofensivas judiciais contra jornalistas, como o de Augusto Aras, procurador-geral da República, que tentou punir Conrado Hübner, colunista da Folha de S.Paulo, por artigos de opinião, e o de Aílton Benedito, procurador da República, que abriu investigação criminal contra Vera Magalhães por postagens dela no Twitter. Os dois casos foram arquivados.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments