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terça-feira, julho 15, 2025

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iG e Diário de S. Paulo anunciam parceria 

Maria João Abujamra, vinda do jornal, é a nova VP de Operações do portal

 

iG e Diário de São Paulo anunciaram em 11/12 uma parceria “com o objetivo de compartilhar conteúdo”. De acordo com Lauro Jardim, em O Globo, a ligação entre as duas empresas não se restringiria a isso; seria, sim, uma incorporação do iG à Cereja, de Mário Cuesta, detentora do título Diário de S. Paulo.

A informação oficial, porém, dá conta de que é uma parceria operacional, em que Cuesta assume a gestão e Nuno Vasconcellos, da Ongoing (dona do iG), segue como presidente do Conselho. Nuno, por sinal, vê-se diante de uma crise sem precedentes, que inclui problemas financeiros e uma rusga na relação com seu padrinho e ex-primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão, conforme publicado no portal português Sol. Ele também enfrenta problemas na Ejesa, no Rio, dona de O Dia, Meia Hora e do título Brasil Econômico, que deixou de circular na versão impressa em julho (veja mais à frente).

Como parte do “pacote iG”, chega para assumir a vice-presidência de Operações do portal Maria João Abujamra. Neta do recentemente falecido ator Antonio Abujamra e afilhada do ator global Antonio Fagundes, Maria geria a área de projetos especiais e integração de conteúdo do Diário de S. Paulo. Também atriz, formou-se em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e tem especialização em Marketing. Foi repórter do Programa Amaury Jr. durante dez anos, quando também fundou A Produtora, que mais tarde se transformou na NaJaca Comunicação.

Ela chega ao iG com a missão de ligar as duas empresas, cujas bases estão em plataformas diferentes. Terá ainda como desafio aproximar as editorias com a parte comercial, com o objetivo de gerar conteúdos especiais e, claro, receita.

“Essas dificuldades devem servir como motivação para que pensemos em saídas criativas para o nosso modelo de negócio, informando de maneira cada vez mais ágil, relevante e irreverente nossos internautas e levando soluções aos anunciantes”, disse em nota a vice-presidente. “Não é hora de reclamar, mas de fazer a coisa dar certo, motivando as pessoas e pensando no melhor caminho para informar bem nossos leitores e crescer com nossos anunciantes”.

Na Ejesa No Rio, hoje sede da Ejesa, houve nesta 2ª.feira (14/12) manifestação dos demitidos em julho passado, quando da extinção do Brasil Econômico, acompanhados dos profissionais que foram dispensados na mesma época de O Dia e Meia Hora, jornais que mantiveram a circulação. Ao todo, foram dispensados então cerca de 40 profissionais.

Diante do prédio na rua dos Inválidos 198, os manifestantes exibiram uma faixa com os dizeres: “Jornalistas do Brasil Econômico, O Dia e Meia Hora exigem respeito”.

Quando da demissão, ficou acertado que as verbas rescisórias seriam pagas parceladamente, em até dez vezes, conforme o tipo de contrato e a faixa salarial. Em troca, a empresa oferecia uma extensão do plano de saúde e, para alguns, mais três meses de vale-alimentação. A empresa pagou os meses de julho e agosto, depois disso, não mais.

Também descumpre a multa contratual prevista nos casos de atraso, e tem ainda mais de um ano de depósitos atrasados do FGTS. Os ex-empregados pediram uma reunião, na semana passada (10/12), com a diretoria da empresa, mas não obtiveram resposta.

O Sindicato do Município, como era de se esperar, acolheu a demanda e a presidente Paula Máiran acompanhou os manifestantes até o Consulado de Portugal, onde foram recebidos pelo secretário do cônsul geral. A ele entregaram uma carta com o relato da situação. Pretendem, com isso, constranger a empresa, portuguesa de origem, a cumprir o que prometeu no Brasil. Quem manteve o emprego nos jornais O Dia e Meia Hora está com os salários atrasados e sem previsão de receber o 13º.

ESPM seleciona para mestrado profissional em Produção Jornalística

Estão abertas até 29/1/2016 as inscrições para o curso de mestrado profissional em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM, em São Paulo. São 20 vagas disponíveis, que serão preenchidas de acordo com os critérios de seleção e classificação de cada candidato, que incluem adequação do pré-projeto de pesquisa, análise do currículo, exame de proficiência em língua estrangeira, prova escrita e prova oral. A duração do curso é de 24 meses, a contar a data de matrícula, e a mensalidade custa R$ 1.980. Saiba mais

Morre Agostinho Gósson, professor da Universidade Federal do Ceará

Morreu em 11/12, aos 63 anos, vítima de um câncer no fígado, o professor de Comunicação Social da UFC Agostinho Gósson. Várias foram as homenagens a ele nas redes sociais. Figura adorada por quem com ele convivia nos corredores do campus do Benfica, era jornalista apaixonado e mestre exigente. “Hoje o mundo acordou com a sensação de que um dos nossos pássaros mais raros levantou voo”, disse a professora Glória Diógenes, sua colega da UFC. “Agostinho Gósson fazia daquela pequena salinha da FM Universitária um espaço-mundo. Guiados por um jornalismo de inteireza e ternura, cada programa era uma experiência de se recriar nas ondas do rádio fatos, tensões e sensações. Ser recebida por ele, ter seu abraço, sua empatia era tão bom! Sempre, sempre gostei dele como se soubesse que éramos da mesma família, da mesma confraria, mesmo que de longe. Anúsia foi minha professora por duas vezes e eu também a trago num lugarzinho quente do meu coração. Vai pássaro iluminado e abraça teu filho e todos os seres livres e belos que lá habitam”. O professor Ronaldo Salgado escreveu: “Tudo que puder ser dito sobre Agostinho Gósson, na mais ampla verdade, é pouco ante a magnitude do ser humano que ele é! Eu não perdi um amigo; perdi um irmão querido, um companheiro que sabia como ninguém exercer a amizade e o amor como imperativos da vida. Um profissional jornalista que, em essência, entregava-se ao ofício como quem se entrega à verdade da existência humana. Ética era intrínseca a ele; fidedignidade à condição fraterna, um imperativo! O homem, o profissional, o pai, o ser humano era um único. Síntese da mais perfeita humildade humana. Fui secretário geral quando da gestão dele na Presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará; aprendi muito. Sobretudo a respeitar o outro; a aceitar as diferenças. A compreender a vida nos mínimos detalhes da simples condição humana. Ele certamente faz falta a todos. O meu amor por ele, entanto, não se apaga. É farol de vida abastecido pelo exemplo e pelo legado que ele nos deixa!”. Natural de São Paulo e filho de pais cearenses, Agostinho tomou o rumo de volta a Fortaleza no final da década de 1970. Em 2012, recebeu o título de cidadão cearense pela Assembleia Legislativa. Presidiu a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Rádio Universitária, o Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Ele deixa a esposa Annuzia Gósson.

Marcelo Rech passa a vice-presidente Editorial do Grupo RBS

Em comunicado enviado na tarde desta 2ª.feira (14/12), o Grupo RBS anunciou mudanças relevantes na sua estrutura organizacional e em sua governança, que passam a valer a partir de 1º de janeiro. O assunto foi tema do encontro que reuniu lideranças da empresa durante a tarde.

Nelson Sirotsky, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, após 45 anos de atuação executiva na empresa decidiu continuar contribuindo com a RBS como membro do conselho e em questões editoriais e institucionais, mas sem funções executivas.

Para o lugar dele vai o atual presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, que foi aprovado pelo Conselho e, assim, passará a acumular as duas funções. “Vivemos uma época de profundas transformações, desafios e oportunidades”, disse em nota Eduardo. “Precisamos de uma governança que dê condições para o cumprimento de nossos objetivos. Nesse sentido, teremos um conselho integrado por profissionais que são referência em nossas áreas de maior relevância: jornalismo e entretenimento, mercado, pessoas, gestão e operações. Vou acompanhar a estratégia, a cultura da organização e as pessoas. Serei um garantidor do nosso propósito e dos valores da nossa família”.

Com esse movimento, foi criada a posição de presidente executivo – CEO para as operações de mídia do Grupo RBS, cargo que será ocupado por Claudio Toigo Filho, atual vice-presidente de Finanças. Formado em Administração de Empresas, com MBA pela University of Southern California e cursos na London Business School e no Jim Collins Lab, Toigo foi escolhido por Eduardo e aprovado por unanimidade no Conselho de Acionistas e de Administração.

Também foi criada a Vice-Presidência Editorial, para a qual irá o hoje diretor executivo de Jornalismo Marcelo Rech, que se reportará a Toigo e terá o papel de garantir as condições para a “prática de um jornalismo que informe, inspire e transforme e faça diferença na vida das pessoas”.

Marcelo, que recentemente assumiu como presidente do Fórum Mundial de Editores, ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra), também assumirá a liderança do Comitê Editorial da RBS. Ranking J&Cia – Embora tenha atuação marcadamente regional, no Sul, o Grupo RBS destaca-se no contexto nacional. Prova disso é seu desempenho no Ranking J&Cia dos +Premiados Grupos de Comunicação do País. Em 2014, ficou em segundo lugar, com 16.430 pontos, só perdendo para o Grupo Globo (com 30.415), e à frente do Grupo Folha (11.910). O ranking de 2015 será publicado na edição de J&Cia da primeira semana de fevereiro.

BBC Brasil bate recorde de audiência

A BBC Brasil anunciou audiência recorde em novembro passado, atingindo 22,2 milhões de usuários únicos no site www.bbcbrasil.com e em sites parceiros que reproduzem o conteúdo da BBC em português. “Nossa audiência mais do que dobrou em um ano e quase quadruplicou em dois anos”, disse ao Portal dos Jornalistas Silvia Salek, diretora de Redação da BBC Brasil. “É a recompensa por um jornalismo de qualidade, independente, antenado com o mundo digital e que segue a missão da BBC de informar, educar e entreter”. Com os resultados, o Brasil se posiciona como o país de maior audiência online entre todos os departamentos do Serviço Mundial da BBC. “O modelo que desenvolvemos vem chamando atenção também da BBC. Em termos de hábitos na internet, o Brasil é uma espécie de celeiro de tendências. É muito gratificante ver como o trabalho da nossa equipe também está determinando tendências aqui”, comentou Silvia. Para ela, o sucesso de audiência está ligado a uma reformulação do conteúdo, realizada cerca de dois anos atrás, que levou em conta os hábitos de acesso à internet, que estavam mudando por causa das redes sociais e do acesso via telefones celulares. Uma das inovações foi a criação de uma nova editoria, o #salasocial, que usa as mídias sociais de forma inovadora na busca e disseminação de conteúdo. Atualmente, 53% da audiência direta da BBC Brasil – ou seja, excluindo sites parceiros – vêm de celulares, acompanhando o aumento também expressivo do acesso por meio de redes sociais. “Isso gerou outras formas de pensar nossa produção. O que marca a nossa trajetória desses últimos dois anos é a adaptação constante”. O serviço brasileiro, por exemplo, passou recentemente a utilizar o aplicativo WhatsApp como plataforma de distribuição para grupos exclusivos de formadores de opinião. Um dos vídeos distribuídos traz uma entrevista com o pescador Benilde Madeira, de 48 anos, que perdeu seu sustento com a contaminação do Rio Doce. Dias após o caso ser noticiado na BBC Brasil, o Ministério Público de Minas Gerais fechou um acordo com a Samarco  para pagar um salário mínimo para vítimas como o pescador retratado e outras 11 mil pessoas. “Não queremos ser mais uma voz no ruído das notícias”, afirmou Silvia. “Esse tipo de impacto qualitativo do nosso conteúdo é uma medida até mais importante do que nossos números. Ver nosso conteúdo repercutindo entre o público e em toda a imprensa nos dá uma satisfação especial de estar, de alguma maneira, contribuindo com os grandes temas no País”.

Abril recebe aporte de R$ 450 milhões da família Civita

O Grupo Abril anunciou nesta 2ª.feira (14/12) ter recebido aporte de R$ 450 milhões feito pela família Civita, controladora da empresa. Paralelamente, a editora acaba de fechar acordo para pagar suas dívidas em curto e médio prazos. A operação permite uma redução efetiva do endividamento e faz com que a empresa encerre 2015 com equilíbrio em suas finanças e fortalecida para 2016. “Esse aporte representa, acima de tudo, nossa confiança nos negócios e no País”, disse em nota Giancarlo Civita, presidente do Grupo Abril. “Temos um compromisso com a Abril e acreditamos na sua perenidade. Somos e continuaremos sendo a maior editora da América do Sul, líder em vários segmentos e plataformas. Também nos mantemos fortes nos negócios de impressão e distribuição. Vamos encerrar este ano muito melhor do que terminamos 2014. Fizemos os ajustes necessários, nossa rentabilidade melhorou e entramos em 2016 com nova perspectiva”. Segundo Civita, a capitalização e o fechamento do acordo colocam a empresa em melhores condições de operação. Para ele, a capacidade de geração de caixa, somada à credibilidade e à solidez do Grupo Abril são os principais fatores que tornam a companhia preparada para o ano que vem. 

Daniel Pereira lança O esquife do caudilho

Daniel Pereira lança nesta 2ª.feira (14/12) em São Paulo o livro O Esquife do Caudilho, pela Editora Pasavento. A obra tem prefácio de Joaquim Maria Botelho e orelha de Gabriel Emídio, também responsável pela revisão. O livro é permeado por histórias de jornalismo, como as de Salomão Ésper e José Paulo de Andrade, com quem Daniel trabalhou na Rádio Bandeirantes. O lançamento será a partir das 18h30, no Bistrô Memorial (Memorial da América Latina, portões 8 e 9).

Renato Machado deixa o Bom Dia Brasil

Renato Machado despediu-se em 11/12 do Bom Dia Brasil, em que atuava há quase 20 anos, desde 2011 como correspondente em Londres. Volta ao Brasil para ser repórter especial do Globo Repórter. O retorno dele faz parte de uma grande mudança no corpo de correspondentes da Rede Globo, anunciada em setembro. Além de Renato, voltam ao Brasil Roberto Kovalick (também de Londres), André Luiz Azevedo (de Lisboa) e Helter Duarte (de Nova York).

Alexandre Rafael, do UOL, desenvolve plataforma para mapear crimes

Alexandre Rafael, do UOL, desenvolveu e está apresentando agora ao mercado o site Reporting Crimes, plataforma capaz de quantificar e tipificar os crimes que acontecem em cada região do País e que tem como fonte de informação os próprios internautas que foram vítimas desses crimes. Com o detalhe de que podem ser filtrados e organizados de acordo com a necessidade do usuário. Alexandre garante nunca ter sido vítima de algum crime, mas diz sensibilizar-se com relatos de amigos e da imprensa. “Tive a reflexão de que o brasileiro vive em uma sociedade muito violenta e se acostumou a ela. Quando houve a chacina em Osasco, vi pessoal comentando como se fosse só mais uma, algo corriqueiro, mas não é para ser. Com o site, quero que as pessoas vejam o crime como um mal para elas e que possam se ajudar”, explicou ao UOL.

19ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa será em maio

Evento deixa o Centro de Convenções Rebouças, onde foi realizado por mais de 15 anos, e vai para o Maksoud Plaza A Mega Brasil já definiu a data e local de seu 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa: 17, 18 e 19 de maio no Maksoud Plaza, em São Paulo. O tema central também está definido: Inovações, novos conceitos e novas práticas na Comunicação Corporativa. “O próprio Congresso é um exemplo de inovações, novos conceitos e novas práticas”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil, salientando a permanente busca pela superação a cada temporada. “Se analisarmos as 18 edições anteriores do evento, veremos que ele sempre inovou, seja conceitualmente ou mesmo no formato e nas práticas apresentadas. Já fizemos desfile de modas, experiências gastronômicas diversas, palestras simultâneas em até cinco auditórios, feiras de negócios, consultorias coletivas, visitas técnicas, crème de la crème do conteúdo apresentado, palestras com transmissões intercontinentais, feitos que marcaram uma trajetória que reconhecidamente nos coloca como uma referência da área. Para 2016, além de manter um conteúdo de vanguarda e ousado, vamos ter boas novidades como a Arena da Inovação, que abrirá o evento debatendo o arsenal de inovações que se tem apresentado para os profissionais de comunicação; e o TOP Mega Brasil de Novos Talentos, que premiará jovens formandos por trabalhos universitários de conclusão de curso que tenham a comunicação corporativa como elemento chave. Com isso, daremos uma importante contribuição para aproximar o mercado da universidade, um objetivo constante das várias instituições do setor”. Alguns dos temas que comporão os debates da Arena da Inovação são Branded Content (Mídias Proprietárias); Design Thinking; Live Marketing; Content Market (Marketing de Conteúdo); Vídeos Digitais e Viewers; Attention Buy (Atenção dos Leitores); Buyer Persona (Cliente Ideal); Jornalismo Pós-Industrial; Comunicação Mobile; Conteúdos Responsivos; Big Data; e os virais. Rossi explica que “é esse perfil de evento antenado, contemporâneo e vanguardista que tem atraído anualmente para as arenas temáticas e múltiplas celebrações do Congresso profissionais do Brasil inteiro, entre eles executivos de comunicação dos setores público, privado e de organizações não governamentais, empresários e executivos de agências de comunicação, professores, executivos de marketing, recursos humanos, publicidade e áreas afins, jornalistas, relações públicas e profissionais de outras formações com interesses na área. Passam pelo evento, nos três dias programados, cerca de mil profissionais”. Também estão programados para o Congresso as homenagens do Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa e do Prêmio Personalidade da Comunicação; o Fórum do Pensamento, sobre o Brasil dos sonhos e o Brasil real; o lançamento da edição 2016 do Anuário de Comunicação Corporativa; e o retorno dos cases temáticos, que foram carros-chefes do evento durante vários anos. As inscrições serão abertas em janeiro, mas interessados podem garantir vaga na temporada de pré-inscrições, que vai até o próximo dia 18 de dezembro. Informações pelo eventos@megabrasil.com.br ou 11-5576-5600.

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