Marcelo Rech passa a vice-presidente Editorial do Grupo RBS

Em comunicado enviado na tarde desta 2ª.feira (14/12), o Grupo RBS anunciou mudanças relevantes na sua estrutura organizacional e em sua governança, que passam a valer a partir de 1º de janeiro. O assunto foi tema do encontro que reuniu lideranças da empresa durante a tarde.

Nelson Sirotsky, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, após 45 anos de atuação executiva na empresa decidiu continuar contribuindo com a RBS como membro do conselho e em questões editoriais e institucionais, mas sem funções executivas.

Para o lugar dele vai o atual presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, que foi aprovado pelo Conselho e, assim, passará a acumular as duas funções. “Vivemos uma época de profundas transformações, desafios e oportunidades”, disse em nota Eduardo. “Precisamos de uma governança que dê condições para o cumprimento de nossos objetivos. Nesse sentido, teremos um conselho integrado por profissionais que são referência em nossas áreas de maior relevância: jornalismo e entretenimento, mercado, pessoas, gestão e operações. Vou acompanhar a estratégia, a cultura da organização e as pessoas. Serei um garantidor do nosso propósito e dos valores da nossa família”.

Com esse movimento, foi criada a posição de presidente executivo – CEO para as operações de mídia do Grupo RBS, cargo que será ocupado por Claudio Toigo Filho, atual vice-presidente de Finanças. Formado em Administração de Empresas, com MBA pela University of Southern California e cursos na London Business School e no Jim Collins Lab, Toigo foi escolhido por Eduardo e aprovado por unanimidade no Conselho de Acionistas e de Administração.

Também foi criada a Vice-Presidência Editorial, para a qual irá o hoje diretor executivo de Jornalismo Marcelo Rech, que se reportará a Toigo e terá o papel de garantir as condições para a “prática de um jornalismo que informe, inspire e transforme e faça diferença na vida das pessoas”.

Marcelo, que recentemente assumiu como presidente do Fórum Mundial de Editores, ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra), também assumirá a liderança do Comitê Editorial da RBS. Ranking J&Cia – Embora tenha atuação marcadamente regional, no Sul, o Grupo RBS destaca-se no contexto nacional. Prova disso é seu desempenho no Ranking J&Cia dos +Premiados Grupos de Comunicação do País. Em 2014, ficou em segundo lugar, com 16.430 pontos, só perdendo para o Grupo Globo (com 30.415), e à frente do Grupo Folha (11.910). O ranking de 2015 será publicado na edição de J&Cia da primeira semana de fevereiro.