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Unesco convida para a celebração do Dia Mundial do Rádio

Neste 13 de fevereiro, emissoras internacionais transmitem ao vivo no site da Unesco dedicado ao Dia Mundial do Rádio. Este ano, o tema é O rádio em situações de emergência e desastre, para valorizar que o veículo alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível. Com as celebrações do Dia Mundial do Rádio em todo o mundo, a Unesco promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as mensagens: A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres; O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado; O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre; O rádio salva vidas, e A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência. O Dia Mundial do Rádio está sendo celebrado em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da Unesco, além de organizações parceiras. A Unesco também está fornecendo artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da entidade, para serem utilizados por emissoras nesta data. Esse material é livre de direitos autorais.

Belisa Ribeiro conta a história e as histórias do JB

Na próxima 3ª.feira (16/2), Dia do Repórter, Belisa Ribeiro lança o livro Jornal do Brasil – História e memória, pela editora Record, às 19h, na livraria Argumento do Leblon (rua Dias Ferreira, 417). Ela mesma conta: “Tudo começou no almoço do Fiorentina de 2013 [NdaR: os ex-JB se reúnem a cada ano, no restaurante La Fiorentina, no Leme]. Tinha tanta história boa, que me deu vontade de contar, não só a história do jornal, mas as histórias das pessoas. Eles começavam, e aí não acabavam nunca. Não tinha certeza se era boa ideia fazer um livro sobre isso, e fui falar com Elio Gaspari, a minha referência. Quando entrei no JB como estagiária, ele era o editor de Política, e eu o via como um homem muito grande, um senhor importante. Sabe um jornalista de filme sobre o New York Times? Só depois percebi que Elio é poucos anos mais velho do que eu. Se não fosse boa ideia, me diria na hora para desistir daquilo. Mas ele falou: ‘Pega sua própria ideia. Pega dez ou 12 temas’. Foi o que fiz. A partir de edições importantes – o livro abre com a edição do dia seguinte à promulgação do AI-5 – e de temas como as imagens, o Caderno B, a reforma, são dez capítulos, e mais um sobre o fim do jornal impresso. Muita coisa boa ficou de fora. Me desculpo, no livro, com as pessoas, pelas histórias que não foram citadas. Fiz pesquisa e entrevistas durante um ano e meio. As pessoas diziam: ‘Fiz a matéria tal, no ano tal’. O título estava errado, a data estava errada, e eu ia procurar. Acho que vi umas mil coisas naquela hemeroteca da Biblioteca Nacional. Eles digitalizaram praticamente todas as edições desde a fundação do jornal, em 1891. O JB faria 125 anos agora em abril. Não é uma cronologia: o livro vai e volta. Circula entre dez momentos marcantes. São 404 páginas, com fotos também.” Em tempo: A propósito do JB, a 57ª Vara do Trabalho do Rio determinou o leilão da marca Jornal do Brasil, avaliada em R$ 3,5 milhões. O leiloeiro público Oferes Nacif conduzirá o leilão em 8/3 e, não havendo licitantes na ocasião, novamente em 22 de março.

Fernando Canzian, André Felipe, Mario Kanno e Lucas Zimerman vencem o Grande Prêmio Folha de Jornalismo

A comissão julgadora do Prêmio Folha de Jornalismo 2015 – formada por Leonardo Cruz, secretário-assistente de Redação da Home, Vera Guimarães Martins, ombudsman, Luiz Antonio de Oliveira, diretor industrial, Mariliz Pereira Jorge e Reinaldo Azevedo, colunistas – anunciou os vencedores da premiação anual. A matéria Boyhood Bolsa Família, de Fernando Canzian, André Felipe, Mario Kanno e Lucas Zimerman, levou o Grande Prêmio. Na categoria Reportagem, vitória de Meninas do Piauí, de Cláudia Collucci. Em Edição, destaque para 7 índices da economia que explicam por que você se sente mais pobre, de Tássia Kastner, André Cabette Fábio e Amon Borges. Em Serviço, o trabalho vencedor foi RUF – Campus minado, de Heloisa Helvécia, Sabine Righetti, Irapuan Campos, Fábio Takahashi e Bruno Benevides; em Arte, venceu Especial Madonna, de Alex Kidd, Renato Barreto, Bruno Oliveira Santos e Giovana Bressani; em Fotografia, destacou-se Enrolada, de Eduardo Anizelli. Na categoria Especial, o primeiro lugar ficou com A guerra síria vista pelos sírios, de Patrícia Campos Mello.

João Veloso deixa a Comunicação da Nissan

O diretor de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil João Veloso (joaovelosojr@gmail.com) deixou a empresa. Ele estava na casa desde setembro de 2013, tendo nesse período comandado as ações de relacionamento com a imprensa da marca em momentos importantes, como a inauguração da fábrica em Resende e, mais recentemente, da concepção das ações para os Jogos Olímpicos 2016, dos quais a Nissan é patrocinadora. Ainda acertando detalhes de sua saída e próximos passos, até o momento João comentou sobre seu desligamento apenas em um post publicado no facebook: “É… Tudo na vida tem começo, meio e fim. Hoje, chegou ao fim uma fase querida, onde tive muito orgulho de todo o trabalho realizado com o time da comunicação corporativa da Nissan no Brasil. Que venham os novos desafios… Hoje, o mundo inteiro passa a ser uma possibilidade!”. Ainda pela rede social, o executivo comunicou seu retorno a São Paulo, após dez anos atuando fora do Estado. Formado em Jornalismo pela Unisanta, de Santos (SP), João começou a carreira na LVBA, onde atendeu, entre outras, às contas de Audi, Henkel, Voith e Instituto Ayrton Senna. Entre 2003 e 2007 foi coordenador de Comunicação para a América do Sul da Delphi, tendo mudado em seguida para Belo Horizonte, onde passou a integrar a equipe de Comunicação do Grupo Fiat, como responsável pelas áreas de Imprensa Produto e Institucional Chrysler até 2013. Enquanto a empresa não define um substituto para ele, o gerente de Comunicação Corporativa Rogério Louro (rogerio.louro@nissan.com.br e 21-2134-9192) assume interinamente o comando da área. Ele conta ainda com os suportes do assessor de imprensa para Assuntos Corporativos Vinícius Andrade (vinicius.andrade@, 21-2134-9210 e 992-794-260), no Rio de Janeiro, e do especialista em produto Alexandre Carvalho (alexandre.carvalho@, 11-4504-3214 e 953-764-812), em São Paulo.

Mobile do Estadão é finalista em prêmios internacionais 

A versão mobile do site do Estadão, que entrou na rede em maio do ano passado, é finalista em dois prêmios internacionais que reconhecem projetos inovadores em mídias digitais: o Digiday Publishing Awards e o Pixel Awards. No primeiro, a publicação brasileira é um dos destaques na categoria “melhor estratégia de desenvolvimento de audiência”. Já na segunda premiação, disputa o prêmio de “Notícias e Publicações”. O site alia o conteúdo do Estadão a recursos inovadores de leitura e compartilhamento de notícias. Com ferramentas de geolocalização, identifica onde está o leitor e fornece informações de trânsito e clima. O projeto foi desenvolvido em parceria com a agência digital Huge. Poucos meses depois de criado, o Estadão Mobile foi reconhecido como uma plataforma inovadora em outro prêmio internacional, o UX Awards. O projeto foi o único vencedor de um país fora de Estados Unidos e Reino Unido e o único de uma empresa de comunicação. Os vencedores do Pixel Awards serão escolhidos por meio de votação online, disponível no site do prêmio até 1º de março. Já os do Digiday Publishing Awards serão escolhidos pelos jurados e anunciados em 24 de março, em Nova York.

Daniela Falcão é a nova diretora editorial de Edições Globo Condé Nast

A Edições Globo Condé Nast anunciou a promoção de Daniela Falcão, diretora de Redação da Vogue, a diretora editorial da EGCN. Com isso, ela assume os quatro títulos da casa: Glamour, GQ, Casa Vogue e Vogue. Silvia Rogar, até agora redatora-chefe, passa a editora-chefe de Vogue, sob a supervisão de Daniela, que editava a Vogue desde 2005, quando o título ainda era publicado pela Carta Editorial.

Álvaro José volta ao time da Band para as Olimpíadas

Álvaro José, que já cobriu nove Olimpíadas, voltou à Band para integrar a equipe da emissora na Rio 2016. Em nota, o narrador disse que “a torcida vai ter um reflexo muito grande no resultado dos atletas brasileiros. Em média, o país sede ganha 20% de medalhas a mais. O Brasil, que conseguiu 17 medalhas em Londres, pode superar esse índice e chegar a 26, 27 medalhas no total”. Professor de História, Álvaro é reconhecido por seu profundo conhecimento dos Jogos e pela memória certeira que aparece durante as transmissões em forma de dados, nomes e marcas de recordes. Com contrato de dois anos firmado com a Band e com o canal BandSports, Álvaro estreia em 27/2 na apresentação de programa especial que conta as histórias que fizeram os Jogos. 

Abertas as indicações para o Prêmio Maria Moors Cabot

Organizado pela Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, de Nova York, o Prêmio Maria Moors Cabot é oferecido a jornalistas e organizações que tenham promovido o entendimento interamericano por meio de suas reportagens e de seu trabalho editorial. Podem se inscrever jornalistas, diretores de Jornalismo ou organizações como agências de notícias e sindicatos, além de jornalistas freelance e veículos de comunicação de todas as mídias. Os juízes do prêmio procuram profissionais excepcionais e corajosos, que buscam impactar a sociedade. Mais especificamente, procuram por jornalistas e organizações que tenham uma contribuição sustentada ao entendimento interamericano por meio de sua cobertura das Américas. Os homenageados ganharão uma medalha Cabot, além de US$ 5 mil. Menções honrosas também são oferecidas aos nomeados. Foram 340 prêmios desde 1939, entre medalhas de ouro Cabot e menções honrosas. De acordo com levantamento da Abraji, 33 dos homenageados são jornalistas brasileiros.

Comunique-se cria exposição itinerante sobre a história do jornalismo

Com a ideia de apresentar a história da comunicação e do jornalismo em um só lugar, o Grupo Comunique-se criou o projeto News Truck: Jornalismo Itinerante, exposição com material interativo, fotográfico, além de entrevistas e depoimentos de profissionais da área. O museu está sendo instalado dentro de uma carreta personalizada, que percorrerá dez municípios em três Estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os espaços da mostra são divididos em história do jornalismo e os avanços tecnológicos; história das mídias impressa, internet, rádio e televisão; Prêmio Comunique-se e mestres do jornalismo; quiz sobre a profissão; espaço para selfie; e estúdio para transmissão de programas de rádio e televisão. O tour começará em maio, logo após o tradicional almoço de lançamento do Prêmio Comunique-se, e se estenderá até setembro.

Agência Pública abre novo concurso de microbolsas

A Agência Pública abriu inscrições para o Concurso de Microbolsas – Judiciário, que convida repórteres independentes de todo o Brasil a investigar o Poder Judiciário. São cinco microbolsas de R$ 5 mil para as melhores pautas sobre o sistema judiciário brasileiro. Este é o sexto concurso de microbolsas da Pública, que já distribuiu R$ 89 mil reais para repórteres independentes fazerem suas investigações. Consulte o regulamento. 

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