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Digital News Report 2024 examina confiança, fadiga e acesso a notícias no Brasil e no mundo

(Crédito: Ozan Safak/Unsplash)

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

O Digital News Report, do Reuters Intitute. que apontou o Brasil como o país onde mais gente confia das notícias em comparação às demais nações pesquisadas na América Latina, é considerado o mais amplo retrato do comportamento do público em relação às fontes de informação online, examinando a situação de países em seis continentes.

O relatório trata como notícia informações recebidas por qualquer fonte − do acesso a um veículo de comunicação a conteúdo factual distribuído via redes sociais ou aplicativos de mensagem, produzidos por organizações de mídia ou canais independentes. Os autores assinalam que os resultados refletem o que as pessoas dizem, e não necessariamente o que fazem.

Mas é uma importante referência para a indústria e para quem se interessa pela contribuição do jornalismo para a sociedade, revelando as percepções sobre temas como o papel das mídias sociais, a inteligência artificial na imprensa, a desinformação e a disposição de pagar para se informar.

Dentre essas questões, medir a confiança é importante, porque um dos grandes desafios do jornalismo tem sido manter a credibilidade diante das fake news, de movimentos para desacreditar a imprensa e da disputa com influenciadores, que se tornaram fontes primárias de informação, sobretudo para os jovens.

Para ilustrar o crescimento de sua importância, o estudo ressalta a quantidade expressiva de citações dos nomes de Lionel Messi, Taylor Swift e das Kardashians como fontes de informação, embora eles não tratem de assuntos noticiosos em suas redes sociais.

No Brasil, as grandes organizações de mídia são mais confiáveis aos olhos do público, segundo o estudo.

A confiança no noticiário manteve-se estável em relação a 2023 no mundo, com taxa de 40%, mas ainda está quatro pontos abaixo do índice atingido durante a pandemia do coronavírus, de acordo com o relatório.

A Finlândia segue como o país com os níveis mais elevados de confiança global nas notícias (69%), enquanto Grécia (23%) e Hungria (23%) apresentaram os níveis mais baixos.

O Brasil ficou em 15º entre os 47 países pesquisados, mas teve queda de 19 pontos em relação a 2015, quando o cenário midiático era bem diferente.

O Instituto alerta que as baixas pontuações em alguns países, como EUA (32%), Argentina (30%) e França (31%), podem estar ligadas à polarização política e cultural.

O que forma a credibilidade? 

Nic Newman, autor do relatório, salienta que as percepções não dizem respeito apenas à produção jornalística, sendo influenciadas também por fatores políticos e sociais.

A pesquisa identificou quatro fatores que constroem a confiança nas notícias: padrões elevados, abordagem transparente, falta de preconceitos e representação justa.

Newman explicou que as respostas são consistentes entre países, idades e pontos de vista políticos. E observou que abordagens negativas ou críticas em matérias não emergiram na pesquisa como razões importantes para comprometer a credibilidade, “significando que o público ainda espera que os jornalistas façam perguntas difíceis”.

(Crédito: Ozan Safak/Unsplash)

Em relação à fadiga de notícias, métrica em que o Brasil registrou aumento (47%, contra 41% em 2023), o País nem é o pior do mundo. Na Argentina, 77% do público declararam em 2017 ter interesse em notícias, taxa que despencou para 45% em 2024. No Reino Unido, a queda em relação a 2015 foi quase a metade.

Smartphone é rei

O relatório investigou também os equipamentos usados para acessar notícias online. No Brasil, 82% dos entrevistados disseram informar-se pelo celular, 51% pelo computador e apenas 30% pelos tablets.

Na avaliação sobre meios, o online (incluindo sites de notícias, aplicativos e redes sociais dos veículos) domina no Brasil, com 74% de acesso a notícias por eles. Mídias sociais (incluindo influenciadores) e TVs aparecem quase empatados, com 50% e 51% respectivamente.

O uso de veículos impressos como fonte de informação continua baixo. Mas se serve de consolo aos amantes do papel, estacionou no Brasil desde a pandemia, com 11% dos entrevistados na pesquisa declarando informar-se por eles.

Leia mais sobre o relatório do Instituto Reuters e veja o documento completo em MediaTalks.


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46º Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições

46º Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições

Estão abertas até 20 de julho as inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que valoriza e incentiva trabalhos jornalísticos sobre temas relacionados à defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

O prêmio tem sete categorias: Produção jornalística em texto, Produção jornalística em áudio, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em multimídia, Fotografia, Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e/ou quadrinhos) e Livro-reportagem (obras editadas e lançadas no ano de 2023).

O vencedor de cada categoria receberá o troféu símbolo do Prêmio Vladimir Herzog, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. Haverá também uma Menção Honrosa em cada uma das categorias inscritas.

Podem ser inscritos trabalhos publicados ou veiculados entre 31 de julho de 2023 e 20 de julho de 2024. No caso da categoria Livro-reportagem, serão aceitos livros editados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 50 para cada trabalho inscrito.

A Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores será em 10 de outubro, com transmissão ao vivo nas plataformas do Instituto Vladimir Herzog. A cerimônia de premiação e a tradicional Roda de Conversa com os ganhadores será realizada em 29 de outubro, no Tucarena, em São Paulo.

Confira o regulamento e inscreva-se aqui.

Instituto Vladimir Herzog comemora 15 anos de atuação com exposição sobre luta pela democracia

O Instituto Vladimir Herzog, inclusive, comemora 15 anos de atuação. Para celebrar o marco, a entidade está organizando a mostra Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil, que traz um panorama histórico da luta pela democracia no Brasil por meio de documentos históricos e expressões culturais.

A exposição percorrerá a história recente da luta democrática no Brasil, passando pela Ditadura Militar, a Comissão Nacional da Verdade, as manifestações de junho de 2013, a ocupação de escolas por alunos secundaristas em 2015, entre outros acontecimentos históricos. A mostra vai exibir também, de 11 a 14 de julho, o especial É preciso estar atento, com quatro filmes que dialogam diretamente com as histórias contadas pelas obras. A exposição estreia em 2 de julho, na Cinemateca Brasileiras, em São Paulo (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino).

Levantamento da Press Manager aponta as maiores redações do Brasil

Levantamento da Press Manager aponta as maiores redações do Brasil
Crédito: Felicia Buitenwerf/Unsplash

A Press Manager, sistema de gestão para assessorias de imprensa, empresas e profissionais de comunicação, está promovendo um levantamento com base nos jornalistas cadastrados em seu mailing para apontar quais as maiores redações e grupos de comunicação do Brasil.

O estudo toma como base os cerca de 55 mil profissionais e 15 mil veículos com atuação no Brasil cadastrados e ativos no mailing da plataforma e considera apenas os jornalistas contratados ou que colaboram de maneira fixa para as publicações.

De acordo com o levantamento, o Grupo Globo é o que mais emprega no Brasil, com 1.205 profissionais cadastrados, mais que o dobro do segundo colocado, o Grupo Record, com 458. O Grupo Bandeirantes fecha o pódio com 352 jornalistas atuando em seus veículos.

Entre os jornais, somadas as versões impressas e online, a Folha de S.Paulo tem a maior redação do País, com 226 jornalistas, seguida por O Globo, com 156, e Estadão, com 155 profissionais.

Já entre as revistas, a liderança é de Exame, que atualmente emprega 44 jornalistas em sua redação, enquanto Veja, na segunda posição, conta com 34 profissionais, e IstoÉ fecha o pódio, com 30.

“Estes números são fruto da atualização diária promovida por nossa equipe, que na média, a cada 60 dias, confere e atualiza todos os contatos cadastrados em nosso banco de dados”, explica o sócio-diretor Leandro Sobral. “Não são números absolutos, pois não há um cruzamento de informações com o RH das empresas. Também não consideramos, por exemplo, colunistas ou colaboradores, mesmo que fixos, que atuem em mais de uma publicação; por isso, o número real, em alguns casos, tende a ser maior, mas este levantamento ajuda a ter uma ideia do tamanho e das principais redações brasileiras”.

Nos próximos dias, novos levantamentos, considerando outras plataformas, como rádio e tevê, e recortes regionais deverão ser divulgados. As informações serão publicadas em primeira mão no Jornalistas&Cia.

Confira as tabelas completas aqui.

Peter Barcelos: curta trajetória de muita energia

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

Peter Lemos Barcelos faleceu, aos 41 anos, de câncer, em 18 de junho. Lutou contra uma metástase durante um ano, mantendo a postura positiva e cheia de energia, como era sua marca registrada. Deixou os filhos Artur (16) e Alice (13 anos).

O corpo foi sepultado dia seguinte (19/6), no Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio. A cerimônia, emocionante, foi ao som de jazz, com parentes e amigos vestidos de branco e soltando balões com mensagens escritas para ele.

Carioca, jornalista e publicitário, tinha pós-graduação em História Contemporânea Universal pela UFF. Foi repórter no Jornal do Brasil e na EBC. Começou na comunicação corporativa da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Passou depois à área pública, como secretário de Comunicação e Eventos na Prefeitura de Resende, no Estado do Rio. Esteve ainda na RioTur (Empresa de Turismo do Município) e nas secretarias estaduais de Turismo e de Transportes do Rio de Janeiro.

Há quase quatro anos, era gerente de comunicação na FSB, para atendimento ao Rio Ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus da cidade do Rio. Ali marcou sua passagem com o trabalho de reposicionamento da imagem do setor.

Jornalistas&Cia celebrará feito de Landell de Moura em 16 de julho

Jornalistas&Cia celebrará feito de Landell de Moura em 16 de julho

O próximo dia 16 de julho marcará os 125 anos da realização da primeira transmissão da voz e da música por ondas de rádio da história da humanidade, experiência levada a cabo pelo padre-cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, realizada entre o Colégio Santana, na zona norte de São Paulo, e a Ponte das Bandeiras, conforme atesta a farta documentação reunida pelo biógrafo de Landell, jornalista Hamilton Almeida.

A efeméride merecerá uma edição especial de Jornalistas&Cia, com a participação de Almeida, em texto em que apresentará detalhes do evento e de sua repercussão no País naquele final do Século XIX.

A mesma edição trará uma linha do tempo sobre a intensa movimentação que vem sendo realizada desde 2010 com vistas ao reconhecimento do padre-inventor, além de dezenas de depoimentos de colegas jornalistas. Lembrará ainda outras atividades desse período celebrando o feito e exortando a sociedade brasileira a levar adiante a luta pelo reconhecimento desse ilustre brasileiro, ainda pouco conhecido em seu próprio País, a despeito de ter sido um dos mais importantes cientistas do mundo.

Marcas que queiram apoiar a edição e a causa podem entrar em contato com Silvio Ribeiro pelo silvio@jornalistasecia.com.br.

Congresso em Foco é o veículo mais lido no Congresso Nacional, Poder360 fica em segundo lugar

Congresso em Foco é o veículo mais lido no Congresso Nacional, Poder360 fica em segundo lugar
Crédito: Logotipo Congresso em Foco

O Congresso em Foco é o veículo especializado em política mais lido pelos parlamentares federais. O levantamento é do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (Ipri), da FSB Holding. A pesquisa apontou que 53% dos congressistas (50% dos deputados e 67% dos senadores) leem o CF. O veículo atinge acima dos 50%, em uma lista de oito parlamentares citados na pesquisa.

Entre os veículos tradicionais de ampla cobertura dos Três Poderes, o Poder360 ficou em segundo lugar, seguido de O Globo. A pesquisa foi realizada de 17/10 a 22/11/2023 e entrevistou 187 deputados e 23 senadores. Segundo Ipri o, a amostra de parlamentares reproduz a proporção das bancadas partidárias no Congresso. Confira mais detalhes.

Aliás, o Prêmio Congresso em Foco divulgou em 17/6 a lista preliminar dos parlamentares, no Senado e na Câmara dos Deputados, concorrentes ao prêmio deste ano, nas categorias Clima e Sustentabilidade e Cidades Inteligentes. Os premiados serão anunciados em cerimônia no dia 29 de agosto.

Canal Meio e Insight lançam programa de entrevistas

Canal Meio e Insight lançam programa de entrevistas

Estreou em 16/6 o programa de entrevistas Diálogos com a Inteligência, produzido a partir de uma parceria entre o Canal Meio e a Insight Comunicação, responsável pela revista Insight Inteligência. A cada programa, o cientista político Christian Lynch, editor da revista, recebe um convidado para conversar sobre o que há de mais atual e relevante na produção intelectual brasileira. Eles vão debater temas na última fronteira da ciência política, ciência social, história, filosofia, economia, cultura, artes, comportamento.

Nesse primeiro episódio, o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco comenta o papel da estatal no momento em que o mundo avança na transição energética. Uma das características que distingue esse processo de outros similares no passado é a politização, bastante presente no contexto atual, criando bandeiras que levam ao engano. Critica também a posição dos europeus, que cobram do Brasil uma atitude preservacionista que eles próprios não têm.

O vídeo do programa ficará disponível todo domingo, às 18h15, na página do canal Meio (@Meio) no YouTube, e a versão em áudio, no perfil da revista Inteligência no Spotify e demais agregadores de podcast.

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CNBC anuncia André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma no Brasil

CNBC anuncia André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma no Brasil
André Ramos (Crédito: Divulgação/CNBC)

A CNBC Brasil, novo canal de notícias que estreia em 2024, anunciou o jornalista André Ramos como vice-presidente de Jornalismo e Multiplataforma da emissora. Profissional com 25 anos de experiência na comunicação, tem passagens por Record, CNN Brasil e Jovem Pan.

Ramos foi um dos principais executivos à frente da implementação da CNN no Brasil. Foi responsável pelo planejamento, montagem e execução da sucursal em Brasília. Atuou como Diretor-geral de Jornalismo da emissora, sendo responsável também pelo escritório do Rio de Janeiro e por dezenas de correspondentes nas principais capitais. Atuou, inclusive, ao lado de Douglas Tavolaro, hoje CEO e Founder da CNBC Brasil.

Ramos também trabalhou como repórter, âncora e editor-chefe da EPTV, afiliada da Globo em Campinas; chefe de redação no SBT; e diretor de jornalismo da Record TV nas sucursais de Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2023, assumiu a Direção Nacional de Jornalismo e Esportes no Grupo Jovem Pan.

“A chegada da CNBC é uma oportunidade incrível de mexer com o mercado de mídia no Brasil. Representar a marca consagrada do pavão é um orgulho e tenho certeza de que vamos fazer história novamente”, declarou André Ramos.

A CNBC é um canal internacional focado na cobertura de negócios e economia. Em março deste ano, Douglas Tavolaro fechou um acordo para lançar o canal no Brasil. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2024.

Abertas as inscrições para o Prêmio ABP de Jornalismo 2024

A Associação Brasileira de Psiquiatria abriu as inscrições para a 10ª edição do Prêmio ABP de Jornalismo. A iniciativa visa a reconhecer e premiar trabalhos que abordam temas relacionados à saúde mental, desmistificando e combatendo o estigma associado aos transtornos mentais e à psiquiatria.

Neste ano, podem concorrer reportagens publicadas de 14 de agosto de 2023 a 9 de agosto de 2024 – data em que se encerra o período de inscrições –, nas categorias Jornal/Revista, Mídia Online, Rádio, Televisão, Canal (podcast/youtube) e Influencer.

Os vencedores serão homenageados durante a cerimônia de abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontecerá em 23 de outubro, em Brasília. A ABP custeará todas as despesas com passagem aérea (somente voos nacionais) e hospedagem para os vencedores que comparecerem à cerimônia.

Mais informações no site abp.org.br/premiojornalismo ou pelo imprensa@abp.org.br.

Morre Ricardo Castilho, referência no jornalismo gastronômico

Morreu na manhã desta terça-feira (18/6), aos 59 anos, o jornalista e gastrônomo Ricardo Castilho. Com passagem marcante pela revista Playboy, onde foi repórter, editor e editor especial, e pela revista Gula, onde foi diretor de Redação, ele criou em 2003 o projeto da revista Prazeres da Mesa, que até hoje vinha comandando ao lado de sua esposa Claudia Esquilante e dos sócios, e também casados, Mariella Lazaretti e Georges Schnyder.

A informação foi publicada no perfil da Prazeres da Mesa no Instagram: “Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã. Um sujeito comprometido com o bom jornalismo, sócio leal, trabalhador incansável. Um dos maiores especialistas de vinho do Brasil. Pai amoroso e presente de Carol, Juninho e JP, e marido extraordinário de Claudia, foi um homem presente em cada momento de sua família. Deixa um buraco em nossas vidas, e de nossa equipe. Estamos arrasados”.

Ainda não há informações sobre o velório.

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