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segunda-feira, dezembro 15, 2025

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Fake News x fact-checking: briga pela verdade ganha novos capítulos

Em tempos de fake news, cresce o número de iniciativas promovidas por veículos e entidades jornalísticas para atestar a veracidade de informações que circulam na internet. A bola da vez são os lançamentos de um curso e um concurso de fact-checking, ambos apoiados por importantes entidades internacionais, além de novas ferramentas disponíveis nessa disputa contra os boatos digitais:

 

Curso

Em parceria com a ANJ e o Google News Lab, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas promoverá o primeiro curso online e massivo sobre checagem de informações para jornalistas.

Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas será de 5/6 a 2/7, ministrado por Cristina Tardáguila, da Agência Lupa.

Em quatro semanas, os participantes vão aprender as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo. Também serão ensinadas técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos, princípios éticos dos checadores, os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área e a ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

O curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer interessado em aprender a metodologia de checagem de fatos. Mais informações e inscrições no site do Centro Knight.

 

Concurso

O International Center for Journalists (ICFJ) lançou o concurso TruthBuzz: The Viral Fact-Checking Contest. O desafio propõe à sociedade civil transformar a checagem de fatos em histórias capazes de atingir grandes audiências. As inscrições de projetos estão abertas até 30 de junho.

Com a iniciativa, o instituto busca promover a viralização de verdades contra boatos e notícias falsas e incentivar a criação de novos formatos para as narrativas de fact-checking. Em vez de explicações longas e estruturas em tópicos, por exemplo, o concurso recomenda que os projetos sejam atraentes, visuais e interativos, de forma que quem os ler possa entendê-los e compartilhá-los instantaneamente. Serão aceitas inscrições de propostas em qualquer formato digital.

O próprio site do TruthBuzz descreve os elementos necessários para elaborar um projeto competitivo. Os candidatos devem demonstrar, no momento da inscrição, como sua história contrapõe um boato falso. É necessário mostrar também as fontes que atestam os fatos e como sua proposta se utiliza de técnicas inovadoras para difundir a verdade com rapidez. O ICFJ aceita inscrições de falantes de todas as línguas. O primeiro colocado será contemplado com um prêmio de US$10 mil.

 

Ferramentas

Para ajudar a monitorar e diminuir o impacto das fake news, o SEMrush, empresa especializada em marketing digital e monitoramento web, indica algumas ferramentas que funcionam em ambiente online e são de uso fácil e intuitivo: Anewstip, que rastreia as notícias relativas aos termos pesquisados, e Hoaxy, cujo objetivo é listar onde os artigos de veracidade duvidosa foram publicados, para ajudar nos trabalhos de reversão de imagem.

Renato Martins deixa o comando da Band-RS

Renato Martins - Crédito: Antares/Divulgação Band-RS
Renato Martins – Crédito: Antares/Divulgação Band-RS

Seguem intensas as mudanças na estrutura gaúcha do Grupo Bandeirantes. Após anunciar no final de abril uma série de reorganizações internas, a emissora decidiu na última sexta-feira (5/8) encerrar o ciclo do diretor de Jornalismo Renato Martins, há 15 anos na casa.

Em março passado ano ele havia deixado os microfones para se dedicar às funções de gestão. Em contato com Sérgio Cóssio, diretor-geral da Band-RS desde janeiro, o site Coletiva.net apurou que a decisão “faz parte do processo de mudanças e reavaliação da estrutura”.

Nas recentes alterações, no mês passado, uma nova estrutura interna dividiu em três a área de conteúdo. A partir de agora, cada um os setores de rádios, de TV e de Esportes tem um coordenador específico. Com isso, Guilherme Baumhardt, que era gerente de Jornalismo das rádios e da TV, passa a focar somente nas rádios Bandeirantes e BandNews. A TV está sob total responsabilidade da coordenadora Ciça Kramer. E para o setor de Esportes foi Caco da Motta, que deixou a Coordenação de Jornalismo. Todos respondiam a Renato Martins.

Cada um deles conta com o auxílio de um chefe de Reportagem. Ao lado de Baumhardt, está Laura Pecker, enquanto Aline Rímolo atua junto a Ciça. Com Caco da Motta, quem assumiu foi Saimon Bianchini.

* Com informações do Coletiva.net

Telejornais da Globo-SP ganham nova identidade visual

A Rede Globo apresentou nessa segunda-feira (8/5) uma nova identidade visual dos seus telejornais em São Paulo. Segundo comunicado da empresa, a partir de agora eles passam a destacar três dos principais ativos do Jornalismo da emissora: a cobertura dos acontecimentos a qualquer momento, seja pela manhã, tarde ou noite; a presença em diferentes plataformas; e o dinamismo em tempo real.

As mudanças foram em Bom Dia SP, SPTV 1ª Edição e SPTV 2ª Edição, e envolveram marcas, vinhetas de abertura e arte totalmente repaginadas, a começar pelas cores. Cada programa terá uma paleta de cores seguindo conforme o período do dia em que vai ao ar, com tons mais claros ou mais escuros: amarelo, laranja e azul, respectivamente.

As letras passam a ser curvilíneas, em alusão às ruas e ao movimento intenso da cidade e da Grande SP. Nos jornais da tarde e da noite, as marcas ganharão mais uma assinatura. Além do já tradicional “SPTV”, elas serão vistas como “SPTV/SP1” e “SPTV/SP2”.

Nas vinhetas, além das cores, o espectador terá a sensação de ser guiado em um sobrevoo pelo mapa da região. Atrelado a essas mudanças, haverá também um novo sistema de interatividade pelo telão dos telejornais. “Será possível ter dados sobre clima, trânsito e condições do transporte público em uma mesma tela, de maneira mais prática e orgânica, em uma tela de 70”, destaca o comunicado.

As condições climáticas também ganharão novo destaque e mudarão a cada momento e de uma região para a outra. Elas serão informadas com mais precisão a partir de cada bairro, tornando a experiência mais eficiente para a população.

Por meio de uma tecnologia desenvolvida pela emissora, as informações referentes a mobilidade e meteorologia serão recebidas de maneira simultânea no software utilizado pelo Jornalismo e poderão ser acessadas com maior agilidade pelos apresentadores, ao vivo.

Confira a nova identidade visual dos programas:
Bom Dia SP
SPTV 1ª Edição
SPTV 2ª Edição

 

Público escolherá novo nome da RBS em Santa Catarina

Vendida em março de 2016 ao Grupo NC, dos irmãos Carlos, Marcus e Leonardo Sanchez, a operação do Grupo RBS em Santa Catarina chega à fase final da transferência com a escolha de um novo nome para sua emissora de TV.

Para isso, a empresa está fazendo uma votação pública para a escolha final de sua nova assinatura. DNC, LIG e NSC são as opções disponíveis em uma consulta popular lançada na última semana pelo aminhatv.com.br.

A página, que ficará disponível no G1 SC até a próxima segunda-feira (15/5), reúne informações sobre os nomes em votação e vídeos com comunicadores da emissora, que dão detalhes sobre cada uma das alternativas. Os conceitos foram elaborados com base em um amplo trabalho de construção de marca que vem sendo realizado há cerca de oito meses, junto a empresas especialistas, como Interbrand e Exit.

“Queremos que o público seja nosso grande parceiro neste momento tão importante”, destaca o presidente da empresa Mário Neves. “O respaldo dos nossos telespectadores nos trouxe grandes conquistas, como a certificação da maior audiência da Rede Globo entre todas as suas emissoras e afiliadas nos últimos dois anos. Nada mais justo do que confiar a eles a escolha do novo nome da nossa TV”.

A abertura da votação marca também o início de uma campanha multimídia, com peças em tevê, jornal, rádio e digital. Desenvolvido pela agência Exit, o material valoriza a importância dos nomes que fazem parte do dia a dia da emissora. A intenção é engajar o público na escolha com base na premissa: Essa TV é sua. Esse nome também é seu.

Atuante no Estado há 38 anos, a RBS SC conta ainda com quatro jornais (Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, A Notícia e Jornal de Santa Catarina) e três emissoras de rádio (Atlântida, Itapema e CBN Diário), presentes também nas plataformas digitais.

A consulta popular tem foco na emissora de TV, mas a opção vencedora dará nome também ao grupo de mídia, numa estratégia de alinhamento de marcas que corresponde ao modelo adotado atualmente. A partir dessa definição, terá início o processo final de construção de marca, que inclui a criação da identidade visual e ações de lançamento que impactarão todo o Estado.

Confira o significado de cada nome, explicado pelo Grupo:

DNC – Quando o assunto é o nosso Estado, a gente sabe bem. Somos um verdadeiro mosaico cultural, feito de costumes e histórias diversas. É isso que faz a gente ser especial. DNC é um nome com o DNA Catarinense. Tem um pouco de cada canto do nosso Estado, de Floripa a Chapecó, de Joinville a São Joaquim. O DNA da nossa empresa tem o jeito de cada um de nós, catarinenses.
LIG – A comunicação não para nem por um segundo. Por isso, estamos sempre ligados em tudo o que acontece. Em Santa Catarina ou do outro lado do mundo. Estamos sempre ligados nas notícias, nas pessoas e em tudo que é importante para elas. A nossa empresa tem uma ligação especial com o futuro do Estado.
NSC – Como é o Estado de Santa Catarina com o qual a gente sonha? Um Estado com mais desenvolvimento, saúde, cultura e educação. Um Estado que cresce e, ao crescer, também eleva seu povo. O Estado de Santa Catarina é nosso, faz parte da nossa história e da história da nossa gente, por mais diferentes que sejamos. Por isso somos assim: cada vez mais Nossa Santa Catarina.

Marcela Temer desiste de ação contra Folha e O Globo

Marcela Temer desistiu de mover ação contra Folha de S.Paulo e O Globo por causa de reportagens sobre uma tentativa de extorsão que ela sofreu. Em conversas no aplicativo WhatsApp, um hacker ameaçava “jogar na lama” o nome do presidente do Brasil, Michel Temer.

Segundo O Globo, o advogado responsável pelo caso, o subsecretário de assuntos jurídicos da Presidência Gustavo do Vale Rocha, afirmou apenas que não há mais “objeto” do processo.

As matérias foram retiradas dos sites das publicações após intimação expedida em 13 de fevereiro. O juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Civel de Brasília, estabeleceu uma penalidade de R$ 50 mil por dia a ambos os jornais caso não cumprissem a decisão.

No entanto, apenas dois dias depois, o desembargador Arnaldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, aceitou  recurso interposto pela Folha e suspendeu a censura sobre o jornal. Na decisão, Assis escreveu que não cabe a um órgão estatal, como o Poder Judiciário, estabelecer de antemão “o que deva e o que não deva ser publicado na imprensa”. No dia 15, a matéria voltou ao ar.

Keila Zanatto lança Filhos do Rio Negro

Vida ribeirinha, costumes e lendas de moradores de Manaus e Santa Isabel do Rio Negro inspiraram livro Filhos do Rio Negro, de Keila Zanatto, que se embrenhou na Floresta Amazônica. Lançada pela editora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a obra tem 112 páginas.

“Fui percorrer o Rio Negro novamente. Barcelos, Santa Isabel e São Gabriel da Cachoeira. Estou preparando novos livros. Fiquei durante 40 dias e voltei para Manaus e agora estudo, pesquiso, escrevo sobre assuntos que envolvem o homem amazônida, o ambiente em que vive e a comunicação”, diz Keila.

Ela não tem data para voltar ao Sul.

Murilo Borges embarca para NY onde será correspondente da Band

Murilo Borges - Reprodução: Instagram
Murilo Borges – Reprodução: Instagram

Murilo Borges embarcou nesta segunda-feira (8/5) para Nova York, onde assume o posto de correspondente do Grupo Bandeirantes. Ele entra na vaga ocupada até o início de maio por Sergio Patrick, que anunciou na última semana seu desligamento da emissora. Sergio seguirá nos Estados Unidos tocando projetos pessoais.

Ambos chegaram a trabalhar juntos nas manhãs da extinta Bradesco Esportes FM, onde Murilo era comentarista e apresentador. Mesmo com o fim da rádio, seguiu no Grupo e sua transferência para os Estados Unidos já vinha sendo ventilada.

Em postagem no Facebook, ele informou sobre seus novos rumos profissionais: “Embarcando para a tal da Nova York. Levo na bagagem a missão de reportar as notícias de lá para o Brasil pelo Grupo de Bandeirantes de Rádios e para a TV Band. Obrigado a todos que torcem por mim. Amo vocês”.

No Grupo desde 2012, antes Murilo foi comentarista do canal Sports+, editor de texto na ESPN e redator da F451.

Repórter de jornal é a pior profissão nos EUA pelo terceiro ano consecutivo

Cena do filme Rede de Intrigas (Network, 1976)
Cena do filme Rede de Intrigas (Network, 1976)

A consultoria norte-americana CareerCast divulgou a lista com as piores profissões dos Estados Unidos em 2017. Pelo terceiro ano consecutivo o levantamento apontou o cargo de repórter de jornal na primeira posição. A situação não melhora muito para os profissionais de rádio e TV, que ficaram em segundo.

O estudo avaliou 200 profissões de diversas áreas, levando em consideração perspectivas de crescimento, renda, condições de trabalho e grau de estresse. A expectativa de crescimento da profissão de repórter de jornal é negativa: -8%; a dos profissionais de TV é de -9%. A terceira pior profissão é lenhador, a quarta, militar e a quinta, controladores de pragas urbanas.

Entre as causas que podem explicar a posição no ranking consultoria cita a extrema pressão e os prazos apertados associados à profissão de jornalista, sobretudo aos que cobrem política. E lembra ainda a queda na expectativa de emprego na área, sentida nos últimos anos.

Confira o ranking completo, em inglês.

Revista Canguru chega a São Paulo e Rio

Ivana Moreira (ex-editora-chefe de Veja BH) lançou em 1º/5 as edições número 1 da sua revista Canguru em São Paulo e no Rio. Ela montou redações nas duas capitais para a produção de conteúdo da revista, focada em conteúdo sobre primeira infância para pais e educadores.

A de São Paulo está sob o comando da editora Sabrina Abreu, e funciona na alameda Santos. Na do Rio, que funciona na ladeira da Glória, está à frente Luciana Ackermann. Ambas são ex-Editora Abril. A editora-chefe do projeto, a quem respondem as redações de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é Cristina Moreno de Castro (ex-O Tempo, G1 e Folha de S.Paulo).

A Canguru chegou à capital paulista com tiragem de 50 mil exemplares mensais e ao Rio com 25 mil, mesma da edição Canguru BH, que circula na capital mineira desde outubro de 2015. O veículo está em processo de filiação ao Instituto de Verificação de Circulação (IVC), que auditará a distribuição da publicação mensal gratuita. Nas três cidades, a Canguru é distribuída por uma rede de escolas parceiras que se encarregam de enviar a revista para a casa dos pais na mochila dos alunos da educação infantil. A rede já tem cerca de 500 escolas parceiras.

A revista impressa é apenas um dos produtos da plataforma de conteúdo, que investe em diferentes canais de comunicação on e off-line. A Canguru aposta fortemente também na produção de eventos para o mesmo público, como o Seminário Internacional de Mães, que será realizado em São Paulo, no Maksoud Plaza, neste sábado (6/5), para 1.000 mulheres.

Paula Merlo e Alline Cury assumem o comando da Glamour

Alline Cury e Paula Merlo - Crédito: Divulgação Glamour
Alline Cury e Paula Merlo – Crédito: Divulgação Glamour

Após cinco anos atuando como editora sênior da Glamour, publicação da Edições Globo Condé Nast, Paula Merlo assume o posto de diretora de Redação. Entra na vaga de Monica Salgado, que deixou a revista em fevereiro para se dedicar a novos projetos pessoais.

Nesse novo desafio, Paula contará com o suporte de Alline Cury, ex-editora de lifestyle da Vogue, que chega para ocupar a vaga de redatora-chefe. O posto estava vago desde a saída de Bruna Fioreti.

Outra novidade por lá foi a estreia da consultora Victoria Ceridono, criadora do blog Dia de Beauté e ex-editora de beleza da Vogue. Baseada em Londres, ela fará a ponte entre a redação no Brasil e os acontecimentos de moda, beleza e lifestyle na Europa.

“Com essa renovação, queremos atender à demanda de um público que está em busca de propósitos e valores nas suas relações cotidianas, exigindo isso também das marcas e empresas com as quais se relacionam”, destaca Daniela Falcão, diretora-geral da Globo Condé-Nast. “A Glamour passará a dialogar cada vez mais com as Millenials, oferecendo conteúdo e linguagem mais pertinentes às mulheres jovens de 18 a 35 anos, engajadas e questionadoras por natureza”.

Segundo Paula Merlo, a revista manterá sua identidade de marca, mas vai tratar mais de assuntos incisivos, que tenham causa. “Faremos isso com bom-humor, nossa marca registrada”.

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