O site Catraca Livre, de Gilberto Dimenstein, em parceria com a recém-lançada Rede Brasileira de Criatividade, lançou em 8/5 o portal As coisas mais criativas do mundo.
A página apresenta pequenas inovações que mudam o dia a dia e grandes criações que transformam a vida de todos.
Integram a equipe os editores Márcio Diniz (Catraca Livre), Patrícia Trudes da Veiga e Raquel Bocato (QSocial), os repórteres Edson Valente e Luciana Arroyo, e o videomakerMauricio Sarmento.
Júlio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural, foi anunciado nessa terça-feira (16/5) como novo presidente da empresa. Ele substitui Donário Lopes de Almeida, que após dez anos no comando do canal torna-se conselheiro para assuntos estratégicos.
O principal objetivo de Júlio é tornar o Canal Rural uma plataforma 3.0, entregando soluções de conteúdo e vendas customizadas e valorizando a comunicação do agronegócio para a sociedade com conteúdos mais universais. A gerente de Jornalismo Alessandra Mello assume o cargo que ele ocupava.
Formado em Jornalismo, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Master em Gestão de Empresas de Comunicação pela Universidad de Navarra, Júlio tem mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, em posições estratégicas de liderança, e desde 2008 está no Canal Rural, sendo responsável por liderar o eixo de Produto.
Ele acredita que, após a consolidação do canal como uma emissora de abrangência nacional e multiplataforma, o momento agora é de buscar outras ferramentas de integração e conectividade com o público. Uma das suas primeiras medidas é a criação de uma nova área digital, conduzida por Lenara Londero, gerente de produtos digitais do Canal Rural. “O modelo atual de TV precisa ser reinventado e isso não é exclusividade nossa. Temos de fazer uma releitura do modelo vigente, que deverá transpor o ambiente do vídeo”, afirma.
A plataforma 3.0 a que se refere precisará estabelecer engajamento profundo com o público, em uma comunicação altamente customizada. Afinal, as mudanças tecnológicas avançam rapidamente no campo também, sendo aguardada para os próximos dois anos uma grande revolução em relação à conectividade na área rural, com explosão de dados e informações precisas para quem atua no agronegócio.
Para se aproximar do público de todo o País Júlio contará ainda com engajamento de especialistas no setor: “Vamos reforçar a equipe com profissionais das mais diversas áreas, como advogados, economistas, agrônomos, engenheiros, para que possam participar em eventos e ações por todo o País, gerando oportunidades também aos anunciantes”.
Após cinco meses, a Ponte Jornalismo encerrou sua parceria com a CartaCapital e volta para o seu domínio original ponte.org.
O comunicado emitido pela publicação informou que, “iniciada em dezembro do ano passado, a parceria significou a hospedagem do conteúdo da Ponte nos servidores da Carta e a mudança do endereço eletrônico do site para o domínio cartacapital.com.br – sem interferência no conteúdo jornalístico nem qualquer tipo de remuneração. A Ponte avalia que a experiência foi positiva, por ter permitido levar as denúncias do site para um grupo maior de leitores”.
O site informou também que termina esta semana a campanha de financiamento coletivo Fortaleça a Ponte.
Matheus Leitão lança Em nome dos pais – livro-reportagem sobre a saga de seus pais, Marcelo Netto e Míriam Leitão, presos durante a ditadura militar.
A obra, sua primeira, é resultado de incansáveis investigações, desde a busca pelo delator até a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura. Ele passou dez anos analisando documentos, ouvindo antigos companheiros de militância e localizando personagens que, mesmo depois de 45 anos, ainda provocam na família sentimentos difíceis de contornar. A identidade de torturadores é uma das revelações do livro. Alguns já haviam morrido quando o autor conseguiu chegar aos nomes deles.
Matheus relatou a O Globo: “Foi sofrido, difícil. Em alguns momentos, angustiante. Lamento muito, tantos anos depois, que ainda existam vetos do Exército. Veto à minha entrada nos quartéis. Veto aos documentos […]”.
Passado e presente se entrelaçam na obra que reconstitui com rigor os eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. Além de uma história sobre pais e filhos, é também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.
Matheus tem 40 anos, nasceu em Brasília e se especializou no jornalismo investigativo. Recebeu os prêmios Barbosa Lima Sobrinho, Esso, e Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa. Trabalhou nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, na revista Época e no portal iG. Foi visiting scholar na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente edita o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia, no G1.
* Nesta terça-feira (30/5), Matheus Leitão promove no Rio de Janeiro mais uma sessão de autógrafos do lançamento de Em nome dos pais. O encontro acontece a partir das 19h, na Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290).
O jornal A Comarca, de Mogi Mirim, que completa 117 anos de fundação em 5/6, anunciou no último dia 6 de maio a aquisição do concorrente O Impacto, semanário de 36 anos de histórica, que deixará de circular. Os dois jornais saem aos sábados.
O negócio foi anunciado por Gilmar Bueno de Carvalho Júnior, diretor de A Comarca, jornal que adquiriu no final de 2016. Ele também é diretor da Gazeta Itapirense, de Itapira.
Ao anunciar a aquisição, o jornal publicou tratar-se de uma iniciativa ousada e inédita na região: “Algo parecido ocorreu em Itapira, quando o jornal Gazeta Itapirense adquiriu a marca de A Cidade, do município vizinho, e viu os dois veículos se fundirem. A Comarca ganha o reforço de leitores e anunciantes de O Impacto. Em contrapartida, os leitores e assinantes de O Impacto não ficarão desamparados, porque continuarão recebendo agora o jornal A Comarca”.
Mário Neves, presidente da NSC, apresenta a marca vencedora -
Crédito: Cristiano Estrela - Agência RBS
Mário Neves, presidente da NSC, apresenta a marca vencedora – Foto Cristiano Estrela – Agência RBS
Depois de 13 dias de votação popular, o nome NSC foi o escolhido para rebatizar a RBS TV em Santa Catarina. Vendida em março de 2016 ao Grupo NC, dos irmãos Carlos, Marcus e Leonardo Sanchez, a operação chega agora à sua fase final de transferência. A mudança definitiva deve ocorrer nos próximos meses, após a criação da nova identidade visual do grupo e de suas emissoras.
A empresa não divulgou o total doa votos, mas informou que a escolha por NSC recebeu 66,28% dos sufrágios. A marca concorria com as opções LIG e DNC, que terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.
Por videoconferência, o presidente Mário Neves revelou a nova assinatura da afiliada da Rede Globo no Estado em primeira mão para os colaboradores da empresa na manhã desta terça-feira (16/5). Na sequência, a notícia foi anunciada ao público no Jornal do Almoço.
A campanha para a escolha do novo nome foi criada pela agência Exit e veiculada em todas as mídias da RBS SC nas últimas semanas, com o mote Essa TV é sua. Esse nome também é seu. A partir de agora, terá sequência o processo de criação de marca pela Interbrand, especialista no tema. Já a produção de todo o material publicitário para o lançamento da nova marca segue sob responsabilidade da Exit.
Jornalistas brasileiros de 22 a 35 anos podem se candidatar ao programa de bolsas Reham Al-Farra Memorial Journalists, promovido pela ONU. O concurso selecionará profissionais de países em desenvolvimento para cobrir a Assembleia Geral das Nações Unidas, de 11 a 29 de setembro, em Nova York.
Os selecionados terão a oportunidade de acompanhar ações da entidade, entrevistar membros e trocar experiências com jornalistas de outras partes do mundo. A programação prevê ainda visitas a redações como New York Times e Associated Press. Desde 1981, participaram 566 jornalistas de 168 países.
Para se candidatar, além de estar naquela faixa etária, é necessário ser fluente em inglês, selecionar três trabalhos já publicados, enviar uma carta de referência e currículo em inglês. A bolsa inclui passagem aérea e uma quantia diária para hospedagem, refeições e transporte.
Com a proposta de compartilhar histórias de viajantes, Anelise Zanoni e Clarissa Ciarelli lançaram o blog Travelterapia, plataforma que trabalha com o conceito de que toda viagem leva a mudanças. Para isso, as curadoras terão como base relatos colaborativos sobre histórias de viagens.
Segundo Anelise, a ideia é dar voz aos viajantes de forma a motivar pessoas a conhecerem o mundo: “Visitar novos lugares e culturas pode trazer transformações para a vida. Por isso chamamos o projeto de Travelterapia”. Além das narrativas, acompanhadas por fotografias e vídeos, o site disponibiliza um espaço com dicas e destinos nacionais e internacionais, além de notícias relacionadas ao turismo.
O projeto se iniciou em 2016 no Instagram (@travelterapia) e, depois, ganhou espaço na rádio Unisinos.FM, na qual Anelise apresenta, todas as sextas-feiras, às 8h20, dicas de roteiros e experiências pelo mundo durante o programa Cafeína.
* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro
Raquel Medeiros, Carol Rezende e Christine Lages criaram o Arredores RJ, grupo no Facebook para a troca de dicas e informações de roteiros, eventos, hotéis, atividades e restaurantes em lugares próximos da cidade do Rio ou em outras cidades do Estado.
Elas pensaram no viajante que sempre tem, em sua lista de desejos, destinos distantes, e muitas vezes não conhece bem o quintal da própria casa. E querem criar um ambiente interessante, com clima de conversa na sala, para que os participantes sintam-se à vontade para compartilhar seus achados.
As autoras usam a experiência em comunicação para fazer uma curadoria das informações divulgadas no grupo. Em um mês, foram mais de quatro mil adesões.
As hashtags, por si sós, definem a pauta do grupo: #1horadecarro #2horasdecarro #3horasdecarro #4horasdecarro #vade4x4 #vadecarro #vadeonibus #vadebarco #vadehelicoptero #naorecomendado #valeinvestir #petfriendly #kidfriendly #adultsonly #ecoturismo #turismosustentavel #acessibilidade, entre outras.
Leonardo Cruz, que em dezembro passado deixou o posto de coordenador da Estratégia Digital da Folha de S.Paulo, após 19 anos de casa, assumiu em 8 de maio o cargo de editor de Projetos Especiais do Estadão, respondendo diretamente ao diretor de Jornalismo João Caminoto.
Segundo comunicado do jornal, em parceria com outras áreas do Grupo, ele será responsável, entre outras coisas, pela formulação, planejamento e execução de eventos, conteúdos especiais e outras atividades.
Leonardo entra no lugar de Ari Schneider, que deixa a Redação e vai se dedicar, com a área comercial, a projetos especiais em curso.