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Mara Luquet deixa o Grupo Globo para cuidar do seu canal Letras&Lucros

Mara Luquet - Foto: Adri Felden
Mara Luquet – Foto: Adri Felden

Depois de quase dez anos no Grupo Globo, Mara Luquet decidiu sair para cuidar de seu empreendimento pessoal, o canal Letras&Lucros. Desde 2008 ela mantinha na CBN a coluna O assunto é dinheiro e desde 2011 dava dicas de finanças pessoais no SPTV – 1ª Edição e no Jornal da Globo, além de participações na GloboNews.

Disse a J&Cia que está saindo, mas não para ser garota-propaganda, como chegou a ser veiculado, “embora ser chamada de garota depois dos 30 tenha me deixado honrada”.

Segundo ela, cresceram muito as assinaturas do site da Letras&Lucros e por isso precisa se dedicar a cuidar do canal: “Não dá para deixá-lo em segundo plano quando se tem assinantes. Tenho que produzir conteúdo e isso inviabiliza manter Globo e CBN”.

Enfatiza também que a Letras criou um sindicato de colunistas e vai vender assinaturas dessas colunas para outros canais: “Há hoje uma demanda enorme por conteúdo, que está sendo atendida pelos chamados creators. Por que não inserir os jornalistas como fornecedores? Isso não tem nada de propaganda. É texto jornalístico, assinado, só que veiculado em outras mídias. A confusão começou porque o Bradesco fechou um contrato com a Letras para comprar minhas colunas no Medium. Aí surgiu essa história de garota-propaganda. Estamos fechando contratos com outros jornalistas para comercializar as colunas deles, vamos dar a infraestrutura administrativa, a produção de vídeo, quando for necessário. Enfim, a Letras será o canal que vai distribuir o conteúdo desses jornalistas para as mais diversas mídias e não apenas as tradicionais – que, infelizmente, estão cada vez mais fechando postos”.

Formada na Universidade Gama Filho, Mara teve passagens por Valor Econômico, Exame e Folha de S.Paulo. Foi quinta colocada na eleição dos +Admirados Jornalistas de Economia, Negócios e Finanças, promovida em 2016 por Jornalistas&Cia e Maxpress.

A Crítica contrata para novo núcleo digital

O jornal A Crítica, de Manaus, está lançando seu núcleo digital e abriu até o final desta semana processo seletivo para vagas de social media, SAC 2.0 e designer.

A Go Upper, empresa especializada em mídias digitais, está à frente do projeto. Ao todo, serão nove profissionais no núcleo digital, cinco escolhidos nesse processo seletivo. “Buscamos jovens com visão ampla e mente aberta, mas que também sejam disciplinados, organizados e comprometidos com o trabalho”, disse a relações públicas Dessana Oliveira, uma das proprietárias da Go Upper, ao lado da sócia Chrys Braga. “Os diferenciais são conhecimento de cultura pop e memes, ser criativo, ter boa redação e vontade de aprender, além de estar conectado 24 horas com o mundo”, completou Chrys. A seleção será, inicialmente, por meio de currículos, com testes sendo realizados na sequência.

O projeto, que já vem sendo discutido e ensaiado há algum tempo pela direção do jornal, surgiu da necessidade de acompanhar a forma como o conteúdo é consumido digitalmente.

Panorama 2016 é celeiro de pautas para o 5º Prêmio Abear de Jornalismo

Anuário traz informações e análises inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro

 

Panorama 2016 traz análises e informações inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lançou no final de julho o Panorama 2016. Com análises e informações inéditas sobre o transporte aéreo brasileiro, o anuário reúne dados de suas associadas ao longo do ano passado. A conectividade entre os aeroportos nacionais, evidenciando aqueles com potencial de exploração, além de um olhar acurado sobre os desafios que o ICMS sobre o combustível dos aviões trazem para o setor no País são alguns dos destaques dessa quinta edição do estudo anual, que pode inspirar diversas pautas para o 5º Prêmio Abear de Jornalismo (ver abaixo).

“É a primeira vez que o Panorama analisa o setor aéreo como parte de uma rede de relações com os setores que ele impulsiona – e não como uma atividade econômica autônoma”, destaca Maurício Emboaba, consultor técnico da Abear. “Esta edição tem também uma análise das ineficiências do transporte aéreo de passageiros, por meio das distâncias úteis percorridas por hora de voo, medidas nas quase um milhão de decolagens realizadas em voos domésticos em 2016”.

O documento contém ainda uma série de informações referentes a custos operacionais, demanda aérea, aproveitamento dos aviões, qualidade dos serviços, pontualidade dos voos, extravios e danos no manuseio de bagagens.

Prêmio Abear – Em sua quinta edição, o Prêmio Abear de Jornalismo 2017 distribuirá R$ 57 mil líquidos. O concurso tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar matérias jornalísticas que focalizem a aviação e que possibilitem, direta ou indiretamente, maior conhecimento sobre a aviação civil comercial nacional, contribuindo para o desenvolvimento do setor e também estimulando o hábito de voar.

Podem concorrer reportagens publicadas entre 21 de setembro de 2016 e 20 de setembro de 2017. Já a categoria Fotojornalismo, criada para celebrar os cinco anos do concurso e da própria Abear, premiará cinco trabalhos de destaque veiculados a partir de 21 de agosto de 2012. As inscrições vão até 22 de setembro.

Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Temáticas (Cargas, Competitividade, Experiência de Voo ou Inovação e Sustentabilidade), em Imprensa Setorizada e no Especial de Fotojornalismo. Além delas, reportagens publicadas em veículos de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília concorrerão ao Prêmio Especial Imprensa Regional.

Outra novidade da edição está no Grande Prêmio Abear, que neste ano será conhecido apenas na cerimônia de premiação. Ele será entregue ao trabalho que obtiver maior pontuação dentre os vencedores de uma das categorias Temáticas ou Setorizada.

Cláudia Vassallo sai e Antonio Salvador reassume o comando da CDI

Cláudia Vassallo deixou esta semana o posto de CEO da CDI Comunicação Corporativa, que ocupava há dois anos e nove meses. Ela decidiu empreender e está criando uma nova empresa, cujos detalhes promete informar em breve. Negociou sua saída com Antonio Salvador Silva, fundador e presidente do Grupo CDI Comunicação e Marketing, que reassume a liderança da agência, uma das maiores do mercado brasileiro, com oito empresas e mais de 70 clientes.

Cláudia fez carreira na revista Exame, depois de passar pelo Curso Abril de Jornalismo. Na revista, atuou como repórter especial, editora de Negócios, editora-executiva e redatora-chefe. Em 2005 passou a diretora de Redação e em 2012, a publisher da Superintendência da Unidade Tecnologia e Negócios, posto que manteve nas reestruturações da Abril em junho de 2013.

Deixou em agosto de 2014 o comando da Unidade de Negócios Exame, em que respondia pelo conteúdo editorial e pelas redações de revista Exame, anuários e guias com a marca Exame, Exame PME e Exame.com.

UOL cancela blog de Mário Magalhães

Depois de quatro anos e três meses, chegou ao fim o blog que Mário Magalhães mantinha no UOL. Segundo ele informou a J&Cia, o blog havia sido criado a convite do portal, do qual agora partiu a iniciativa de encerrar o contrato que mantinha ele. Nesse período, publicou 2.474 posts.

“Nos próximos meses, pretendo me concentrar na biografia de Carlos Lacerda (1914-1977), a sair no ano que vem pela Companhia das Letras”, disse Mário. “Até o fim de 2017 será filmada a adaptação da biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, livro que lancei em 2012 e recebeu seis prêmios. O diretor é o ator Wagner Moura, estreando na direção de longa-metragem. Wagner é um dos produtores, ao lado da O2 Filmes e da Globo Filmes. Continuam no ar a minha página no Facebook e o meu perfil no Twitter”.

Carioca, formado pela UFRJ, Mário trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, diário do qual foi repórter especial, colunista e ombudsman.

 

Audálio Dantas estreia canal no YouTube

Com quase 70 anos de carreira e, naturalmente, muitas histórias para contar (de “sujar os sapatos, como diria o grande Ricardo Kotscho”), Audálio Dantas estreou no YouTube o Canal do Audálio. Nele, todas as segundas-feiras contará bastidores de grandes reportagens, “o fazer jornalístico, o olhar humano sobre humanos – e desumanidades, o jornalismo como instrumento de justiça social”.

No vídeo de estreia, conta o episódio que vivenciou nas Sete Pancadas, região de corredeiras no Jari, que faz divisa do Amapá com o Pará. Ele esteve lá quando ainda era fotógrafo da Folha da Manhã (antecessora da Folha de S.Paulo), na década de 1950, para fazer uma reportagem.

Ele resume: “Quando chegou a região das corredeiras, o homem do barco (de motor de popa) foi encostando e avisando:  ‘Agora todo mundo desce, o barco vai ser puxado por terra’. Foi mais de meio dia de lida, até passar a corredeira das Sete Pancadas, onde rio descia em degraus, furioso. Na volta, ele disse: ‘Pra descer é mais fácil, só que se quebrar o pino do motor, adeus’. Decidi enfrentar, era uma oportunidade de virar herói. Mas tô aqui, não deu certo…”.

Paulo Marinho deixa o Itaú Unibanco e parte para um sabático

Após um ano de negociações, Paulo Marinho deixou nessa terça-feira (1º/8) o posto de superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, depois de 17 anos de casa. Segundo informou aos amigos, parte para um sabático no exterior e só quando voltar ao Brasil, no final de outubro ou início de novembro, decidirá quais serão seus novos passos profissionais. Cícero Araújo, diretor de Relações Institucionais e Comunicação, responde pela área até a chegada de quem ele próprio irá escolher como sucessor.

Formado em Jornalismo, com pós-graduação em Administração de Marketing, tem especialização pelo Corporate Communication International Program – Syracuse University/Aberje. Foi por dez anos assessor de Comunicação Social da Fundação Ezequiel Dias e atuou como repórter do Estado de Minas por sete anos, especializado nas áreas de Finanças, Telecomunicações e Infraestrutura. No Itaú Unibanco, respondia por relações com imprensa, gestão de crises, relações públicas, reconhecimentos e visibilidade corporativa.

ESPN e Alê Oliveira rescindem contrato após polêmica com maquiadora

Alê Oliveira em um de seus "decretos" - Reprodução ESPN Brasil
Alê Oliveira em um de seus “decretos” – Reprodução ESPN Brasil

Afastado há cerca de uma semana dos canais ESPN por causa de problemas com uma maquiadora, o comentarista Alê Oliveira está deixando a emissora. O contrato foi rescindido de comum acordo nessa terça-feira (1º/8).

Em nota, o canal confirmou a decisão: “A ESPN e o comentarista Alexandre Oliveira decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato nesta terça-feira. Muito embora não tenha sido constatada ofensa racial em recente episódio envolvendo uma funcionária da ESPN, as partes optaram por não continuar com o contrato. A ESPN agradece ao comentarista pelos anos de parceria e deseja sucesso em seu futuro profissional”.

Na casa desde 2000, quando foi contratado para comentar futsal, Alê vinha ganhando fama nos últimos anos por seus comentários que mesclavam jornalismo e humor. Entre suas participações especiais, ganhou grande destaque pelos “decretos” que divulgava às sextas-feiras. O quadro era recheado com frases de duplo sentido e gozações com os fatos da semana no esporte.

Em um de seus “decretos”, no final do ano passado, o comentarista já havia criado polêmica ao brincar: “Assistiu o penta, já aguenta”. Dessa vez, porém, o problema foi além das críticas dos telespectadores.

Há duas semanas o jornalista envolveu-se em uma confusão com uma maquiadora da emissora. Nos bastidores circulou a informação de que ele teria dirigido palavras racistas à funcionária. O caso saiu na mídia apenas em 26/7, o que levou ao afastamento temporário e adiantamento das férias do comentarista. A emissora confirmou a confusão, mas não o conteúdo da reclamação da funcionária.

 

Jatobá PR reconhecerá cases de Comunicação

Fruto da união das empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil, a iniciativa premiará cases brasileiros e internacionais

 

Acaba de ser lançado no mercado brasileiro e para os demais países da América Latina o Prêmio de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR 2017, destinado ao segmento das agências de comunicação. Com perfil técnico, júri especializado e focado em cases, que concorrerão em diferentes categorias por meio de inscrição, o prêmio é uma iniciativa conjunta das empresas Business News OnlineJornalistas EditoraMaxpress e Mega Brasil, que para lançá-lo criaram o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que o assumirá e que, a partir dele, iniciará um novo ciclo de colaboração com o mercado.

Lideram a iniciativa os empresários Hélio Garcia (Business News), Eduardo Ribeiro Vinícius Ribeiro (Jornalistas Editora), Decio Paes Manso e Thales Toffoli (Maxpress) e Marco Antonio Rossi e Célia Radzvilaviez (Mega Brasil).

 

Banco de Cases e Certificação, dois dos principais diferenciais

 

Com a premiação, segundo asseguram os sócios do Gecom, serão criados o Banco de Cases, que abrigará de forma segmentada e organizada todos os cases inscritos e validados pelos organizadores do Jatobá PR, e a Certificação Jatobá PR, que levará ao mercado parâmetros da eficiência das agências, tendo por base o julgamento técnico da premiação.

“Cremos ser inédito no Brasil quatro empresas se unirem para lançar uma iniciativa com esse formato, em que o prêmio é apenas o ponto de partida para um projeto maior e mais ambicioso, que tem como objetivos ampliar a visibilidade da atividade, das empresas e dos profissionais; criar parâmetros sobre a performance dessas agências nos diferentes serviços oferecidos; e contribuir para expandir o mercado e os negócios na atividade”, salientam os empresários do Gecom.

 

20 categorias e o primeiro a contemplar grandes agências e agências-butique

 

Prêmio Jatobá PR terá 20 categorias e 16 delas premiarão simultaneamente com troféus de campeãs tanto as grandes agências como as chamadas agências-butique, ou seja, as pequenas e médias agências que atuam em nichos, determinadas regiões geográficas ou especializadas em serviços específicos (assessoria de imprensa ou comunicação interna, por exemplo). “Trata-se do primeiro prêmio mundial de PR que se debruça sobre o universo das agências-butique, que no Brasil somam perto de 1.300 das 1.500 existentes, segundo informações do Anuário da Comunicação Corporativa”, destacam os dirigentes do Gecom.

site com o Regulamento e todo o detalhamento da premiação já está em operação. As inscrições serão abertas no dia 14 de agosto e a festa de premiação está marcada para 8 de dezembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, num jantar para 300 convidados. Outras informações pelo 11-5576-5600.

Hermano Henning segue para a TV Câmara de Guarulhos

Hermano Henning

Depois de não ter seu contrato renovado com o SBT em junho, após 23 anos na casa, Hermano Henning toma novo rumo nos próximos dias. A convite do vereador Eduardo Soltur (PDT), presidente da Câmara dos Vereadores de Guarulhos, na Grande São Paulo, assumirá a direção da TV Câmara local, em substituição a Geraldo Júnior, que recentemente solicitou afastamento do cargo.

Nascido em Guararapes, no interior paulista, Hermano formou-se e começou a carreira em Guarulhos, onde passou por Rádio Difusora e Folha Metropolitana. “Por ele já ter morado em Guarulhos e estar afastado, fiz o convite”, destacou o vereador. “Será bom aos nossos funcionários. Ele tem vasta experiência”.

Na nova função, Hermano será responsável pela administração da Rádio, da TV e do portal, além dos impressos internos e externos da Câmara. “Estou feliz e honrado em estar de volta a Guarulhos”, comentou. “Aqui me sinto em casa. É muito bom rever os amigos e trabalhar com eles, estamos juntos outra vez”. Além do SBT, ele teve passagens por Estadão e Veja, entre outros.

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