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Associação Comercial de São Paulo lança agência de notícias DC News

Associação Comercial de São Paulo lança agência de notícias DC News

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou nessa quarta-feira (7/8) a agência de notícias DC News, focada em notícias sobre o universo do varejo. O projeto foi idealizado em parceria com a Tamer Comunicação.

O site da agência tem mais de 20 editorias, incluindo uma específica sobre o Centro de São Paulo, com reportagens especiais e análises que abordam temas como como economia, negócios, tecnologia, lideranças femininas e varejo. O site terá também, em breve, projetos em vídeo como entrevistas com especialistas e podcasts, que serão lançados ainda neste semestre.

Segundo Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, a ideia da iniciativa surgiu da “necessidade de um meio de comunicação que dialoga diretamente com os comerciantes e os empreendedores e por não existir outro que aborda, exclusivamente, o universo varejista”.

As reportagens do DC News farão uso intensivo de dados, apresentando não só análises e contextualizações, mas diversos gráficos. Renan Silva, superintendente de Serviços da ACSP, explica que a agência “fará um serviço de utilidade pública para que os empreendedores tenham acesso a informações mais qualificadas e inteligentes”.

A equipe do DC News é formada pelo editor-chefe Edson Rossi; os editores Bruna Lencioni e Klester Cavalcanti; e os repórteres Bruna Galati, Naira Zitei, Victor Marques e Vitor Nuzzi. Integram o conselho editorial Danielle Pessanha, Edson Rossi, Gustavo Girotto, João Palomino e Sergio Tamer.

Os 100 anos de Wilson Figueiredo

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio

Wilson Figueiredo completou 100 anos em 29 de julho. Celebrado como um dos mais importantes jornalistas brasileiros, seu centenário motivou inúmeras comemorações. Dono de um texto elegante e inteligente, pessoa educadíssima, bem-humorada e de bem com a vida, é referência para várias gerações de jornalistas.

Capixaba de Castelo, foi para Belo Horizonte aos 20 anos, e entre os mineiros iniciou sua carreira no jornalismo. A convite de Carlos Castello Branco, o Castelinho, trabalhou em uma agência de notícias ligada ao jornal Estado de Minas. Dali em diante, foram 80 anos de dedicação ao bom jornalismo.

Chegou ao Rio em 1957 e esteve nas redações de Última Hora, de Samuel Wainer, e O Jornal, de Assis Chateaubriand. Foi repórter, redator, colunista, editor, cronista e editorialista de grandes jornais.

Mas foi no Jornal do Brasil, onde passou 45 anos e fez parte do time liderado por Odylo Costa, filho, Amílcar de Castro e Jânio de Freitas – responsável pela reforma gráfica do JB, um marco do jornalismo brasileiro – que Figueiredo entrevistou as mais importantes personalidades da política brasileira, e sobre elas escreveu. Jeitoso para abordar e conquistar as fontes mais poderosas da República, seus textos são hoje uma fonte preciosa e fidedigna para se conhecer e entender a história política do Brasil após a década de 1950.

Nos anos 1940, publicou dois livros de poesia, o que levou Nelson Rodrigues a chamá-lo de “sempre um poeta”. Em 1964, em conjunto com oito autores redatores do JB, participou da coletânea Os idos de março e a queda em abril. A estreia como escritor no tema do jornalismo permaneceu adormecida por 50 anos, até que, entre 2015 e 2018, lançou três livros: 1964: o último ato; De Lula a Lula – sobre os dois primeiros governos; e Os mineiros: modernistas, sucessores & avulsos. Para este último, valeu-se da experiência de ter sido amigo próximo de uma geração de escritores que também atuou em jornal, como Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos. Rubem Braga qualificou-o como “mineiro do litoral”.

Figueiredo deixou o JB aos 81 anos. Quando todos acreditavam que iria descansar, Francisco Soares Brandão – sócio-fundador da FSB Comunicações, conhecido como Chiquinho Brandão – convidou-o para trabalhar no escritório de Ipanema. Ali, diariamente, de 2005 a 2020, escreveu artigos e refinou os textos dos mais jovens, a quem recebia para uns minutos de prosa com Seu Wilson, como era chamado. Um mestre, mas ainda assim não lhe faltava humildade. Com a pandemia de Covid, recolheu-se no convívio da família, apesar de permanecer no quadro de colaboradores da FSB.

Quando Chiquinho Brandão quis produzir um livro para comemorar os 30 anos de fundação da FSB, Ancelmo Gois sugeriu uma obra sobre a vida e a carreira de Figueiredo. Foi assim que surgiu E a vida continua – A trajetória profissional de Wilson Figueiredo. Lá estão o fim do Estado Novo, a Constituinte de 1946, os governos de Getulio Vargas e Juscelino, as idiossincrasias de Jânio Quadros – dizem mesmo que foi o primeiro a antever a renúncia de Jânio Quadros em uma de suas colunas –, os anos de ditadura e a reconstrução da democracia. A empresa patrocinou agora uma reedição da obra, disponível nas livrarias.

Aos 88 anos, quando foi lançada a primeira edição de sua biografia, Figueiredo brincou: “Evito pensar que possa ser o mais antigo jornalista em atividade no País. Há de haver outro desgraçado, e ainda mais velho, por aí”.

Abracom lança nova pesquisa de avaliação do trabalho das agências de PR

Abracom lança nova pesquisa de avaliação do trabalho das agências de PR
Crédito: Reprodução/Abracom

A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) iniciou nesta semana a segunda edição da pesquisa Radar, que tem como objetivo a melhoria do ambiente de negócios do setor de comunicação corporativa.

Bienal, a pesquisa foi feita pela primeira vez em 2022 e obteve como resultado uma aprovação do trabalho das agências de comunicação corporativa de 70% por parte dos clientes (24% muito satisfeitos e 46% satisfeitos). Foram 168 respostas em formulário online, tendo como público-alvo os profissionais de primeiro e segundo escalões das empresas, como CEOs, VPs, sócios, diretores e gerentes de áreas de comunicação, marketing e RH.

Nessa próxima edição, a pesquisa também irá abordar o uso da Inteligência Artificial no bloco sobre os desafios de comunicação das empresas-clientes.

Organizações interessadas em participar podem responder até 10 de setembro o formulário desenvolvido pela consultoria Somar, com garantia de confidencialidade e proteção de dados pessoais. A estimativa é de que as respostas não tomem mais de 10 minutos do tempo dos participantes.

Em outubro, a Abracom divulgará os resultados para o mercado e os respondentes e associados receberão um relatório completo e analítico. Para participar, clique aqui.

+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira: Votação começa na próxima quinta-feira (15/8)

+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira: Votação começa na próxima quinta-feira (15/8)

Terá início na próxima quinta-feira (15/8) a eleição dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024, que homenageará profissionais e veículos de todo o País eleitos pelos próprios jornalistas e por colegas de áreas como comunicação, marketing, publicidade, academia, entre outras.

Organizada por Jornalistas&Cia em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, a premiação elegerá os profissionais TOP 50 Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem (foto e vídeo), os Veículos TOP 5 (Geral e Liderados por Jornalistas Negros ou Negras), além de promover homenagens especiais aos profissionais Decanos e à Revelação e Personalidade do Ano.

Neste primeiro turno, cada pessoa pode votar uma única vez, indicando até cinco nomes em cada uma das categorias. Os profissionais e veículos com o maior número de indicações classificam-se para o segundo turno, que definirá os vencedores da edição 2024. Ficará reservada para a festa de premiação a revelação dos profissionais TOP 10 e dos campeões das categorias Profissional de Imagem (foto e vídeo), Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalista Negro ou Negra, bem como os campeões regionais.

Poderão ser votados jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização. E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro.

A festa de premiação também já tem data e local definidos. Será na noite de 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, uma das entidades aliadas ao projeto, que também conta com o patrocínio da Unilever e o apoio da Latam Airlines.

Justiça do Tocantins tira do ar Diário Centro do Mundo; diretor do site diz não ter sido notificado

Justiça do Tocantins tira do ar Diário Centro do Mundo; diretor do site diz não ter sido notificado

O Tribunal de Justiça do Tocantins tirou do ar nesta quarta-feira (7/8) o site de notícias Diário Centro do Mundo (DCM). Segundo informações do UOL, a decisão é resultado de um processo, que está sob sigilo de Justiça, movido pela deputada estadual Janad Valcari (PL). O site já está de volta ao ar.

Em novembro de 2023, o DCM publicou matéria na qual afirmou que Valcari teria faturado mais de R$ 23 milhões em esquema envolvendo prefeituras e shows da banda Barões da Pisadinha. A deputada foi empresária da banda até dezembro do ano passado. Após a publicação, Valcari entrou na Justiça do Tocantins com um processo contra o DCM.

De acordo com a decisão, a derrubada do site ocorreu por “tentativas infrutíferas” de contato com o DCM e “impossibilidade técnica” de suspensão apenas do link da matéria citada, o que levou à opção de tirar o site do ar. Em live no YouTube, Kiko Nogueira, diretor do DCM, declarou que não recebeu nenhuma notificação sobre a derrubada do site.

“Nosso advogado está atrás disso e me disse que retorna em breve com a solução. Acho que ele vai ter que entrar com pedido de liminar pro site voltar ao ar. Enquanto isso, nós vamos perdendo dinheiro, audiência e, no limite, o que eles querem é quebrar o DCM”, declarou Nogueira, que classificou a decisão como “loucura”.

O site do DCM retornou ao ar nesta quinta-feira (8/8).

Pagê lança dois livros com histórias de 60 anos de jornalismo

Pagê lança dois livros com histórias de 60 anos de jornalismo

Paulo Jeronimo, o Pagê, ex-presidente da ABI, tem dois lançamentos programados. Ele terminou dois livros – Memórias quase tardias e Napoleão nu no playground e outras histórias hilárias. Marcou de encontrar os amigos no próximo dia 16/8, na Livraria Travessa do Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290), no Rio. E no dia 29/8, às 18h, na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.501), em São Paulo.

No Memórias, conta a trajetória de dois garotos, Paulo Jeronimo e Paulo Rehder, que nasceram no interior de São Paulo e se tornaram jornalistas vitoriosos no Rio de Janeiro. Tem prefácio de Lula Vieira e orelha de Cid Benjamin.

Napoleão traz como prefácio o último trabalho de Paulo Totti, falecido recentemente, e orelha de Marcus Miranda. São inúmeros casos bizarros, insólitos e divertidos que o autor testemunhou em décadas de profissão, todos eles reais.

Pagê trabalhou em O Globo, O Jornal, Boletim Cambial, e nas TVE e TV Tupi no Rio, e no Jornal do Dia de Belém do Pará. Na comunicação pública, assessorou um ministro de Estado, três governadores e um prefeito do Rio, além do BNH e BNDES.

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Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar segue recebendo indicações

Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar segue recebendo indicações

O Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, iniciativa promovida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o J&Cia, recebe até 15 de agosto indicações para a sua quarta edição. Nesta fase, o colégio eleitoral, formado por jornalistas e profissionais da Comunicação, poderá indicar até cinco jornalistas ou veículos em cada categoria. A cédula de votação está disponível no Portal dos Jornalistas.

São oito categorias destinadas aos profissionais, com destaque para a principal, que homenageará os TOP 25 +Admirados Jornalistas de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Além dela, mais uma vez haverá reconhecimentos especiais ao +Admirado Jornalista Especializado em Ciência, ao +Admirado Colunista e aos +Admirados Jornalistas Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).

Já para os veículos, são sete categorias: Agência de Notícias, Áudio (Programa de Rádio/Podcast), Jornais e Revistas (Impresso ou Digital), Programa de TV, Veículo Impresso e/ou Digital Especializado em Saúde, Veículo Especializado em Jornalismo Científico e Site/Portal.

Os nomes mais indicados na primeira fase serão classificados para o segundo turno, em que serão definidos os TOP 25 + Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados nas demais categorias. Na cerimônia de premiação, ainda a ser marcada, todos os selecionados serão homenageados e também serão conhecidos os TOP 5 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar do Brasil e os mais votados em cada categoria temática.

Google anuncia ações de combate à desinformação nas eleições 2024

Google anuncia ações de combate à desinformação nas eleições 2024
Crédito: Luis França/Google

O Google anunciou na manhã dessa segunda-feira (5/8) uma série de ações e iniciativas de combate à desinformação durante as eleições deste ano. Em evento de divulgação à imprensa, a big tech falou sobre novas ferramentas e recursos, parcerias e treinamentos de educação midiática, com o objetivo de trazer informação confiável a seus usuários durante o período eleitoral.

A empresa chamou atenção para as parcerias que mantém com instituições governamentais, veículos de mídia e ONGs para o combate à desinformação. Uma delas é a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já dura dez anos. Segundo a empresa, a parceria com o TSE é “espinha dorsal” para o trabalho do Google no combate às fake news durante as eleições.

O Google renovou o apoio ao Projeto Comprova, coalizão de jornalismo colaborativo de checagem de fatos com 42 veículos jornalísticos espalhados por todo o País. A empresa também está investindo em programas de apoio ao jornalismo local e treinamentos de educação midiática, segundo Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab para o Brasil. A empresa vai apoiar as agências de checagem de notícias Aos Fatos e Lupa para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos focados no combate à desinformação.

Aos Fatos vai aprimorar o Busca Fatos, que assiste e transcreve vídeos e identifica alegações verificáveis e as conecta com fontes de informação confiáveis. A ferramenta será complementada pela assistente virtual Fátima. Já a Lupa vai investir no Lupascan, plataforma que consegue monitorar perfis de políticos nas redes sociais, analisando os posts publicados. A ferramenta inclui transcrição de vídeos.

Outra iniciativa do Google é uma parceria com É nois, que visa a formar uma rede de treinamento para checadores de fatos com foco em regiões vulnerabilizadas, como comunidades indígenas e quilombolas. A ideia é que essas localidades tenham suas próprias redes de checagem de fatos. Mais detalhes da parceria devem ser anunciados em breve.

A empresa também está investindo em educação midiática. Em 2024, renovou seu apoio ao Educamidia, realizado pelo Instituto Palavra Aberta desde 2019, com uma doação de mais de R$ 4 milhões. A ideia é investir em novos treinamentos, incluindo alguns com foco em Inteligência Artificial. com o objetivo de capacitar mais de 50 mil professores em todo o Brasil, alcançando cerca de um milhão de estudantes com temas essenciais de educação midiática.

Já na próxima quinta-feira (8/8), durante o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pela Band, vai estrear um estúdio do Google Trends, ferramenta que analisa as principais tendências de busca no Google. Em tempo real, será possível verificar os principais assuntos que os internautas estão buscando durante o debate.

Inteligência Artificial e outras iniciativas

Durante o evento, Luiz Moncau, gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google, falou sobre o uso de Inteligência Artificial por parte da empresa nas eleições. O Google está identificando todos os conteúdos que utilizam IA em suas plataformas, além de adicionar o contexto no qual a tecnologia foi utilizada em seus produtos.

Luiz Moncau (Crédito: Luís França/Google)

No Gemini, assistente virtual do Google, por exemplo, dependendo do que for solicitado, haverá uma mensagem informando que não pode gerar aquele determinado texto ou imagem para evitar a disseminação de informações falsas. O Gemini também disponibiliza um link para buscar no Google o texto que foi gerado pela IA, para saber o contexto e as fontes que a tecnologia utilizou.

O Google também está desenvolvendo tecnologias como o SynthID, lançado em 2023, que consegue criar marcas d’água digitais e imperceptíveis em imagens e áudios gerados por IA. Na busca por imagens, a empresa adicionou a opção de “sobre esta imagem”, que informa o usuário sobre a origem e autenticidade das imagens, dar contexto e saber se é uma imagem manipulada por IA ou não.

Outra iniciativa refere-se ao Google Play, que lançou uma espécie de selo para identificação de aplicativos governamentais. Centenas de apps já estão identificados como plataformas de instituições governamentais, com o objetivo de que os usuários consigam identificar com maior facilidade os aplicativos oficiais do governo, e consequentemente, fontes confiáveis de informação.

No YouTube, os criadores de conteúdo devem atender a uma das diretrizes do Google de informar em seus vídeos quando for utilizada Inteligência Artificial e dar um contexto, explicando de que forma a tecnologia foi identificada. E sobre anúncios, o Google segue restringindo conteúdo político-eleitoral, em cumprimento à Resolução do TSE n° 23.732/2024. A empresa usa um sistema automatizado de checagem para garantir a aplicação de suas diretrizes, além de checadores humanos para verificar casos mais complexos.

Rede JP é indicada para o prêmio Defensorar por luta antirracista

Rede JP é indicada para o prêmio Defensorar por luta antirracista
Crédito: Defensoria Pública do Rio de Janeiro

A Rede Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação foi indicada ao prêmio Defensorar, na categoria Luta Antirracista. Iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o prêmio celebra os 70 anos da instituição e reconhece projetos que promovem acesso à justiça e defesa de direitos.

Ele aceita indicações de organizações e personalidades nas categorias Empoderamento Feminino, Defesa da Infância e da Juventude, Promoção de Acesso à Saúde, Promoção dos Direitos Humanos, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Direito do Consumidor, Defesa dos Territórios, Por todas as Famílias e Por Uma Justiça Mais Justa.

Os votantes devem se cadastrar na página da Defensoria Pública com nome, CPF, e-mail e senha. Quem já está cadastrado no site pode usar o mesmo registro para votar. A votação está aberta até 16/8 e os vencedores serão anunciados em 23 de agosto.

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Morre Sinval de Itacarambi Leão, fundador da Revista Imprensa

Sinval de Itacarambi Leão )Foto: Zanone Freissat - Folhapress)

Faleceu nesta segunda-feira (5/8), aos 81 anos, o jornalista Sinval de Itacarambi Leão. Fundador e editor da revista e portal Imprensa, e com passagens por Rede Globo, Realidade e Visão, ele lutava desde 2012 contra um quadro de insuficiência cardíaca.

O funeral acontecerá nesta terça-feira (6/8), das 8h às 14h, na Funeral Home (Rua São Carlos do Pinhal, 376 – Bela Vista), em São Paulo.

Sinval de Itacarambi Leão )Foto: Zanone Freissat – Folhapress)

Reproduzimos à seguir a homenagem publicada no Portal Imprensa sobre a vida e obra de seu fundador:

Mais velho entre os seus cinco irmãos, veio ao mundo, na zona rural de Araçatuba, interior de São Paulo, com o sobrenome trocado. A ascendência paterna, uma corruptela de Itákurubi, que significa “pedregulho, seixos”, de origem Tupi-Guarani e nome de uma cidade do norte de Minas Gerais, a margem esquerda do Rio São Francisco, acabou sendo deslocada para o meio.

De origem humilde, encontrou na igreja a oportunidade para o conhecimento. Foram 14 anos de dedicação à Ordem de São Bento, a que pertencem os monges beneditinos. As experiências transformadoras da infância para a adolescência e, depois, para a vida adulta, foram atravessadas pelos dogmas morais e espirituais da fé cristã. O batismo extramuros do internato, iniciado alguns anos antes na faculdade de Filosofia, emergiu quando se desligou do monastério.

Eram tempos difíceis os da ditadura militar brasileira. Preso duas vezes durante o regime de exceção, em 1969 e 1971, e brutalmente torturado em ambas as passagens por associação com a Aliança Libertadora Nacional (ALN), fundada por Carlos Marighella, e por conspirar contra o país, acabou enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Do ponto de vista factual, foi preso a primeira vez por sua amizade com os frades dominicanos.

Não bastasse o histórico dos amigos com os quais convivia, a editora Vozes, onde trabalhava, se posicionou contra o regime e publicou obras importantes nos anos de repressão. Com esse histórico, os militares estavam certos da conexão do jornalista com o comunismo. Conseguiu a liberdade, em definitivo, em 1971, respondendo a processo do Estado por ser membro da ALN.

Guardou durante muitos anos o recorte do jornal Diário Popular (hoje Diário de S.Paulo), que publicou a decisão do julgamento, com destaque para a condenação dos freis Carlos Alberto Cristo e Yves dos Amaral Lesbaupin. No texto, o periódico citava a absolvição de Sinval de Itacarambi Leão por unanimidade do tribunal “por carência de provas”, processo em que também foram inocentados o filósofo dominicano Roberto Romano, preso junto com Sinval, e a amiga e jornalista Rose Nogueira.

Atuou como repórter nas revistas Realidade e Visão e passou rapidamente pela Folha de S.Paulo. Migrou para o Departamento de Pesquisa de Mídia da agência de publicidade Lintas e de lá seguiu para a DPZ. Ficou na agência até os militares reaparecerem para buscá-lo. O erro foi o local: tinham o endereço da Lintas. Os amigos o avisaram e, dessa vez, não esperou ser capturado, pegou a família e “saiu de férias”.

A situação começa a melhorar a partir de 1974, ao assumir como diretor de Serviços de Marketing na Rede Globo, posto que exerceu até 1982 quando foi transferido como diretor Comercial da Globo Minas. Criou e coordenou projetos relevantes, como o prêmio “Profissionais do Ano”, em vigor até os dias de hoje.

Ao sair da emissora, lançou em 1987 a Revista IMPRENSA, ao lado dos jornalistas Paulo Markun, Dante Matiussi e Manoel Canabarro, da qual foi o único fundador a permanecer e dar continuidade ao projeto.

Foram 38 anos à frente da publicação, período em que IMPRENSA recebeu dois Prêmios Esso de Jornalismo, em 1987 e 1994, o principal reconhecimento da categoria. O exercício contínuo de valorização da vida e dos direitos humanos, a promoção de debates e a criação do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo (em 1989), pró-martir da liberdade de imprensa, e do Troféu Mulher Imprensa, o primeiro a reconhecer o trabalho feminino no jornalismo, são alguns exemplos dos valores que sustentaram sua conduta. Recebeu com orgulho a Medalha Juscelino Kubitschek (2013) por serviços prestados à cultura de Minas Gerais.

Em 2012, iniciou quadro de insuficiência cardíaca, que aos poucos gerou outras comorbidades. Desde então, teve como médico e amigo o cardiologista Dr. Renato Azevedo Junior, ex-presidente da Associação Médica do Hospital Samaritano de São Paulo, do qual integra o corpo clínico desde 1993.

Trabalhou diariamente em seu escritório até o início do ano, mantendo uma rotina de leitura voraz de clássicos, atento as últimas notícias e aos jogos do Corinthians. Sempre acompanhado da medalha de São Bento envolta ao pescoço. Deixa a esposa Ruth, companheira de mais de 50 anos, quatro filhos, os quais reestabeleceu o sobrenome trocado no passado, e seis netos.

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