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sábado, junho 21, 2025

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As preciosidades do IMB – Noel Rosa

Assis Ângelo
Assis Ângelo

No seu pouco tempo de vida (morreu em 4/5/1937, com 26 anos, quatro meses, três semanas e dois dias), Noel Rosa, um dos nossos maiores e mais inspirados sambistas, produziu cerca de 250 composições. Desse total, ele pôs a sua voz em mais ou menos 40. Foram à praça pela Odeon.

No acervo do Instituto Memória Brasil estão alguns desses exemplares, em 75 rpm, como o que mostro aí na foto. Uma curiosidade: a capa foi desenhada por Di Cavalcanti. No IMB também há raridades de Aracy de Almeida, que foi a principal intérprete da obra de Noel.

Quer saber mais sobre samba. Leia a edição de J&Cia Memória da Cultura Popular sobre Paulo Vanzolini.

JCia está divulgando as preciosidades do acervo do Instituto Memória Brasil, o maior no gênero da cultura popular em mãos de particular no País, porque Assis Ângelo, um dos maiores estudiosos do tema, com vários livros publicados sobre o tema, decidiu pô-lo à venda. Cego desde 2013 por causa de descolamento das retinas, não tem mais condições físicas e financeiras de manter o material, que começou a reunir há mais de 40 anos. São cerca de 150 mil itens, entre discos de todos os formatos, fotos, partituras, folhetos de cordel, livros, fitas cassete e MDs.

Contatos pelos institutomemoriabrasil@gmail.com, www.institutomemoriabrasil.org.br, http://assisangelo.blogspot.com, 11-3661-4561 e 11-985-490-333.

 

Professor Imprensa Homenageia Tânia Brandão

Tânia Brandão
Tânia Brandão

A terceira edição do Professor Imprensa, iniciativa da Revista e Portal Imprensa com o apoio de Intercom e Jeduca, anunciou em 13/11 os homenageados de 2017. Para a categoria Professor Universitário da Região Norte, os alunos do Centro Universitário do Norte – Uninorte/AM indicaram Tânia Brandão.

“Depois de uma atuação mais focada no mercado, senti necessidade de construir uma carreira acadêmica unindo essas duas áreas”, afirmou. “Mas minha atuação no magistério sempre salientou a necessidade de superar o tecnicismo no ensino da comunicação. Acredito que os rumos das profissões dessa área apontam para uma postura mais crítica, mais analítica na produção dos conteúdos”.

Após afirmar que gosta muito do trabalho de Eliane Brum, Beatriz Castro, Francisco José e Geneton Moraes Neto, Tânia disse que o reconhecimento é um estímulo para os que apostam na educação como a possibilidade de mudar a realidade individual e coletiva: “Sempre que entro na sala de aula e olho meus alunos vejo cansaço, porque a maioria trabalha ao longo do dia. Além dos conteúdos da disciplina, minha função nesse contexto é apresentar a eles uma perspectiva diferente: que estudar vale a pena, que para conhecimento não existe atalho e que, embora mais trabalhoso e sacrificante, o caminho pautado na busca pelo conhecimento é mais seguro, uma vez que é uma conquista individual. Um professor é um agente de transformação. Eu acredito nisso”.

Patrícia Comunello é eleita Jornalista do Ano no Prêmio Press

Patricia Comunello
Patrícia Comunello

Subeditora do site e repórter de Economia do Jornal do Comércio, Patrícia Comunello conquistou o Grand Prix de Jornalista do Ano no Prêmio Press 2017. A entrega foi em 27/11, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Os profissionais do Grupo RBS predominaram entre os vencedores nas 17 categorias da premiação, levando seis categorias: Colunista de Jornal, Comentarista de Rádio, Apresentador de Televisão, Repórter Cinematográfico, Melhor Programa de Rádio e Melhor Programa de TV.

Além de Patrícia, o JC conquistou mais três premiações: Estagiário do Ano, Repórter de Jornal/Revista e Jornalista de Web. O Grupo Bandeirantes levou três troféus, nas categorias Comentarista de Televisão, Apresentador de Rádio, Locutor/Apresentador de Notícias. O SBT conquistou o prêmio de Repórter de Televisão e o Grupo Record levou os de Repórter de Rádio e Repórter Fotográfico. A radialista Denise Cruz, da rádio União de Novo Hamburgo, foi eleita Jornalista Destaque do Interior. Confira a relação completa dos ganhadores.

Escola Prática de Comunicação do Sinjor abre com curso de redes sociais

Nature blur background. Spring / summer sunny day

A Escola Prática de Comunicação Jornalista Eneida de Moraes, criada pela atual gestão do Sindicato dos Jornalistas do Pará para oferecer capacitação e aperfeiçoamento a profissionais e estudantes da área de comunicação, terá seu primeiro curso nos próximos dias 16 e 17 de dezembro.

Será sobre Gestão de Conteúdo para Redes Sociais, com o professor Petterson Farias, pós-graduado em Marketing Digital pela FGV e graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é coordenador digital da Secretaria de Comunicação do Pará (Secom), onde foi assessor de comunicação entre os anos de 2011 e 2017.

Sindicalizados e estudantes têm descontos especiais, mas as vagas são limitadas. Confira mais informações.

Máquina assume o relacionamento da C&A com a imprensa

A C&A anunciou a Máquina Cohn & Wolfe como sua nova parceira para serviços estratégicos de comunicação corporativa e relacionamento com a imprensa no Brasil. A agência será a responsável pelos trabalhos relacionados às áreas Institucional e Moda, assim como ao Instituto C&A.

Na equipe institucional (imprensacea@maquinacownwolfe.com), o atendimento fica a cargo de Regina Fiori e Luciana Vasconcelos e em Instituto C&A, de Michelle Rodrigues. Já em moda (imprensamodacea@), Marina Lana é a gerente, Nathalia Iunes, a produtora de moda, e Alexandre Carvalho e Isabella Teixeira, os responsáveis pelo atendimento. E-mails formados por nome.sobrenome@maquinacohwolfe.com.

Equipe da Agência Pará é fotografada pela cineasta Tizuka Yamasaki

Tizuka em selfie no barco para Soure, com Marcelo (esq.), Carol e Márcio
Tizuka em selfie no barco para Soure, com Marcelo (esq.), Carol e Márcio

Durante a viagem para Soure/Ilha do Marajó, a cineasta Tizuka Yamazaki fez as honras da reportagem que marcou a pré-estreia de seu filme Encantados, em 18 de novembro. A diretora demonstrou gentileza com os jornalistas. A equipe da Secom/Agência Pará viajou de Belém a Soure junto com Tizuka, que não se furtou a dar boas dicas de direção de câmera para Márcio Nagano e Marcelo Lelis, cinegrafistas oficiais do evento em Soure.

Carolina Amorim, terceira integrante da equipe, também participou da experiência de ser a repórter na cobertura das atividades da press trip.

Thomson Reuters integra lista das mais inclusivas do mundo

A Thomson Reuters está na lista das 100 organizações mais diversas e inclusivas do mundo em 2017, segundo a classificação do índice de Diversidade & Inclusão (D&I), ocupando a 40ª posição.

“A diversidade e a inclusão são a chave para a evolução das organizações e a Thomson Reuters valoriza a geração de novas ideias a partir de perfis e experiências diferentes dentro das equipes”, afirma Andrea Ziravello Elias, VP de Recursos Humanos da empresa. “É essa diversidade que nos torna capazes de inovar e exceder a expectativa de nossos clientes no Brasil e no mundo”.

Treinamento para estagiários

Ainda por lá, o programa Reuters Journalism Internship está com inscrições abertas. A oportunidade para participar de minicurso, que será realizado a partir de junho de 2018 nos escritórios empresa em Nova York e Washington, é destinada a estudantes e recém-formados. O estágio exige alguma experiência em jornalismo, excelente escrita e habilidades de comunicação. Inscrições pelo site dedicado.

Viva Roda lança campanha de financiamento coletivo

O Viva Roda, canal de entrevistas no YouTube comandado pelo grupo Pequena Mídia e cujo nome parodia o Roda Viva, da TV Cultura, está com campanha de financiamento coletivo no Catarse. O objetivo é arrecadar R$ 50 mil.

“Realizamos a primeira temporada com muito esforço e dedicação. Agora, para que esse trabalho continue, precisamos começar a remunerar toda a equipe de produção e para isso contamos com quem pode nos apoiar, mantendo nossa independência e compromisso com o jornalismo de qualidade: você”, diz o canal na apresentação da campanha

Odebrecht contrata Edelman Significa para reforçar comunicação interna e digital

A Odebrecht contratou a Edelman Significa para implementar uma nova estratégia de relacionamento com seus públicos. O trabalho da agência envolve serviços de Pesquisa, Planejamento, Engajamento Interno e Comunicação Digital.

A revisão de conteúdo, abordagem e canais de comunicação da empresa faz parte de sua trajetória de recuperação reputacional, que teve início com o novo modelo de Governança do Grupo Odebrecht, baseado nas melhores práticas globais. A holding e todos os seus negócios fortaleceram ainda seu Sistema de Conformidade e assumiram o compromisso de atuar de maneira ética, íntegra e transparente, combatendo qualquer forma de corrupção.

Os canais de comunicação e diálogo serão reformulados para potencializar a percepção desse compromisso com a mudança. A agência CDN continuará realizando os serviços de consultoria e relacionamento com a imprensa e auditoria de imagem na mídia.

“A Odebrecht está passando por uma grande transformação”, destaca Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da empresa. “Queremos motivar e mobilizar o público interno e comunicar também essas mudanças aos nossos diversos públicos da forma mais clara, ágil e transparente”.

O time de atendimento é liderado por Ana Paula Sartor (ana.sartor@edelmansignifica.com), com direção de Mariana Ramos e Daniela Ferreira e consultoria estratégica de Cristina Schachtitz, VPE de Engajamento Corporativo, e Diogo Braga, VPE de Digital, Criação & Mídia. Mais informações à imprensa com Claudia Jordão (11-3066-7782 ou claudia.jordao@edelmansignifica.com).

Chico Viana abre ciclo de cursos da Unijorge em Salvador

Sob o tema Da Galáxia de Guttemberg à Galáxia da Internet: o que muda na comunicação, o filósofo, jornalista e colunista de J&Cia (ver abaixo ) Francisco Viana abrirá em 13/12, em Salvador, o ciclo de cursos de extensão da Unijorge para 2018. A palestra será às 17h, no campus da av. Tancredo Neves.

Autor de mais de uma dezena de livros, Chico defenderá, entre outras, as teses de que as mídias tradicionais têm se renovado – principalmente o rádio e a TV – e “não estão relegadas ao pó da história” nem “preservadas em formol”, e de que o maior impacto das novas mídias não é a rapidez nem a interatividade, mas sobre “a cabeças das pessoas“. Tanto que “a geração digital de comporta como se jamais fosse envelhecer. Mas uma nova era de mudanças está a caminho e, assim como aconteceu com o universo de Guttemberg, ninguém pode ignorar o universo digital”.

Os cursos começarão após o carnaval. Em princípio, serão cinco módulos, sobre plano de comunicação, estratégia e seus segredos; pautas, notícias, positon papers e entrevista para diferentes meios; porta-vozes, redação de artigos e como trabalham os jornalistas; reputação e os desafios da sua construção; e o candente tema da prevenção e gestão de crises, que custam caro para as empresas e são presença constante na vida brasileira.

“O comunicador precisa de conhecimento e prática para que possa ler os enigmas propostos pelo tempo”, afirma Viana, que está na reta final de um novo livro, Reputação, o capital do século 21.

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