-0.6 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 754

Clube dos 100 Amigos comemora 20 anos e lança o livro É o que parece!

Capa do livro
Capa do livro

O Clube dos 100 amigos, que este ano comemora seu 20º aniversário, está lançando o livro É o que parece!. Com a finalidade de manter as raízes históricas do mercado da comunicação publicitária, os encontros desses amigos são realizados periodicamente em almoços festivos, em que temas atuais são discutidos sem pressa e livre de qualquer compromisso. Com o passar do tempo, o Clube transformou-se num case de marketing, pelo fato de cada vez mais agregar amigos e sempre revelando novas facetas do vasto mundo da comunicação.

A origem do Clube é contada no livro por José Francisco Queiroz, que teve passagens por agências como Norton, J.Walter Thompson e, mais recentemente, pela ESPM. A obra é prefaciada por Roberto Duailibi, que faz um resgate histórico, desde os anos de 1955 até os nossos dias, destacando o quanto a propaganda tem contribuído para a economia de livre iniciativa. Além disso, lembra também de como surgiram entidades de defesa do setor como a Abap (Associação Brasileira de Propaganda), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), APP (Associação dos Profissionais da Propaganda), Grupo de Mídia e a criação da ESPM. Ele está à venda na APP (rua Hungria, 664, 11°).

Prêmio Abear de Jornalismo chega à sexta edição com nova categoria

Asas do Bem premiará trabalho sobre transporte de órgãos pelas companhias aéreas para transplantes 

 

Estão abertas até 30/9 as inscrições para o sexto Prêmio Abear de Jornalismo, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas para estimular e valorizar trabalhos jornalísticos sobre a aviação comercial brasileira. Nesta edição, a novidade é o prêmio especial Asas do Bem, para a melhor reportagem sobre transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas para transplantes. A cerimônia de premiação será em novembro, em dia, horário e local a serem definidos oportunamente. Ao todo, serão distribuídos R$ 48 mil em premiações.

“Com a criação da série de palestras Jornada Asas do Bem neste ano, projeto que está percorrendo o País para divulgar a importância da doação de órgãos, a Abear quer valorizar o tema também junto à imprensa”, diz Adrian Alexandri, diretor de comunicação da Abear, ressaltando que no ano passado as empresas aéreas associadas transportaram gratuitamente mais de nove mil itens para transplante (órgãos, tecidos e equipes médicas).

O Prêmio Abear de Jornalismo conta ainda com as categorias Experiência de voo, Competitividade, Cargas, Inovação e sustentabilidade, e Imprensa setorizada. Também inclui o Prêmio Especial Regional, que reconhece veículos e jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio Abear, para o melhor trabalho entre os finalistas das demais categorias, com exceção de Asas do Bem.

A nova categoria aceita inscrições de trabalhos jornalísticos publicados desde a fundação da Abear, em 21/8/2012, até 30 de setembro próximo. As demais englobam materiais veiculados entre 23/9/2017 e 30 de setembro deste ano.

Ketchum assume atendimento da SKY

A Ketchum (11-5090-8900) é a nova agência de relações públicas da operadora de tevê por assinatura SKY. A agência atuará na construção de estratégias de comunicação para a marca e será responsável pelo relacionamento da empresa com a imprensa, influenciadores e outros públicos de interesse.

“O objetivo é contribuir para o fortalecimento da marca no mercado, reforçando seu processo de transformação digital e seus atributos de especialista em entretenimento e conteúdo”, destacou o comunicado distribuído pelas Ketchum.

A equipe de atendimento e media relations conta com Paloma Almeida ([email protected]), Bruna Oliveira ([email protected]), Martha Schubert e Aline Penha; no Planejamento, Laís Varella e Bruno Peviani, e na equipe de Performance, Gabriela Bocallini, Roberto Moura e Camila Shiratsubaki. O time fica sob a gerência de Geninha Moraes e Rafael Lucas, e direção de Adriana Toledo.

Prêmio Aberje prorroga inscrições

O prazo para inscrições e entrega do projeto para o Prêmio Aberje 2018 foi prorrogado até 9 de agosto. O prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer e divulgar iniciativas nas áreas de relacionamento e comunicação empresariais. Serão avaliadas ações ocorridas entre 1º/1/2017 e 9 de agosto próximo.

O prêmio é aberto a empresas, assessorias, agências, organizações e profissionais autônomos. Para se inscrever é necessário preencher a ficha no site da Aberje e pagar a taxa de inscrição. Os trabalhos devem ser entregues ou enviados pelo correio até 9/8, das 10h às 17 horas, com a ficha de identificação impressa e assinada (veja a descrição do formato de entrega no capítulo III do Regulamento).

SBT faz campanha conta fake news

SBT

O SBT lançou nesta semana a campanha SBT contra notícias falsas, para reforçar a credibilidade das informações transmitidas pelo Jornalismo da emissora no ambiente virtual.

“Em um momento sensível de discussão sobre a veracidade das informações que circulam nos diversos meios de comunicação, percebemos a necessidade de reforçar o compromisso do SBT, que tem a informação como um dos seus pilares, com as fontes confiáveis. A partir disso, entendemos que poderíamos estender esse comprometimento em um movimento multiplataforma”, destaca José Occhiuso, diretor de Jornalismo da emissora.

Como parte da campanha, o SBT vai publicar pílulas em seus site e redes sociais. Além disso, a partir de 22/6, toda sexta-feira haverá um vídeo com o relato de um artista da casa sobre fake news.

Inicialmente, são dez pílulas com abordagem mais explicativa sobre o que são fake news. Na sequência haverá a publicação de uma notícia falsa por dia, com apresentação de Carlos Nascimento, Cassius Zeilmann e outros jornalistas da emissora, para desmitificar o assunto e conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar fontes confiáveis.

Juliana Nunes é a nova diretora de Comunicação da CPFL Energia

CPFL Energia
Juliana Nunes

Juliana Nunes assume a Diretoria de Comunicação e Marca Institucional da CPFL Energia e passa a responder diretamente para Gustavo Gachineiro, vice-presidente Jurídico e de Relações institucionais do Grupo. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá, tem experiência de mais de 20 anos em diversas áreas, como relações institucionais, comunicação corporativa, recursos humanos, compliance e sustentabilidade, entre outras. Ao longo de sua carreira foi responsável pela implementação de marca institucional, gerenciamento de crises e estruturação das estratégias de comunicação e relações externas de grandes empresas.

Antes da CPFL Energia, Juliana exerceu diversos cargos de liderança em empresas do ramo de bens de consumo, como Unilever e Brasil Kirin, ocupando, nesta última, a posição de vice-presidente de Assuntos Corporativos, RH, Sustentabilidade e Compliance.

 

Curso de Focas do Estadão abre inscrições

Estão abertas até 31/7 as inscrições para o 29º Curso Estado de Jornalismo, uma parceria entre o Estadão e a Universidade de Navarra. O programa, gratuito, vai de 10/9 a 7/12, com atividades práticas e teóricas, além experiência nas redações do Grupo em São Paulo. Podem participar recém-formados em 2016 e 2017 e estudantes do último ano de Jornalismo de todo o País.

A primeira etapa é realizada online, no ato da inscrição. Para completar o processo, o candidato precisa incluir o currículo no site, justificar seu interesse no curso e realizar testes de conhecimentos gerais, português e inglês. Uma vez iniciado, o teste não pode ser interrompido. A segunda fase, com até 90 selecionados, será presencial, de 21 a 24/8, na sede do Estadão.

Os aprovados para a segunda etapa terão um dia de atividades no jornal. Na parte da manhã, fazem prova de conhecimentos gerais e português, e escrevem uma reportagem. No intervalo após o almoço, visitarão a redação e outras áreas do Grupo Estado. À tarde, participam de um processo de entrevista.

Também conhecido como Curso de Focas, tem patrocínio da Philip Morris e inclui disciplinas teóricas de política, economia, filosofia, direito, ética e português, além de módulos práticos com palestras e coletivas especiais. Os alunos também passam por diversas áreas do Grupo Estado. O produto final do curso é uma reportagem especial multimídia, com tema escolhido pela turma, que publicada no portal do Estadão.

Morre José Marques de Melo

José Marques de Melo
José Marques de Melo

Faleceu no começo da tarde desta quarta-feira (20/6), aos 75 anos, o professor José Marques de Melo, titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e idealizador, fundador e sócio emérito da Intercom, instituição que presidiu de 2005 a 2008. Foi também o primeiro doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973), a ECA/USP.

Com a saúde debilitada e sofrendo do mal de Parkinson, sofreu um infarto fulminante logo após o almoço. O velório, pelo que apurou este J&Cia, será no Cemitério do Morumbi, onde o corpo será sepultado, às 11h da quinta-feira, 21 de junho.

Um dos nomes mais importantes e reverenciados da universidade brasileira, com múltiplas conexões internacionais, o professor foi um dos personagens da série Protagonistas da Imprensa Brasileira, deste J&Cia, em entrevista que concedeu no dia 8 de junho de 2009 aos editores Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli, tendo como convidado especial Antonio Alberto Prado.

José Marques de Melo nasceu em Palmeira dos Índios (Alagoas), em 1943. Começou no jornalismo aos 15 anos, como correspondente da Gazeta de Alagoas, em Santana de Ipanema. Foi um dos homenageados pela Mega Brasil com o Prêmio Personalidade da Comunicação.

Conheça os vencedores da primeira edição do Prêmio Landell de Moura

Prêmio Landell de Moura
Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo

Foram anunciados em cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (20/6), no auditório da Câmara Municipal de São Paulo, os vencedores da primeira edição do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo. Iniciativa deste Jornalistas&Cia, que se tornou lei municipal por projeto do vereador Eliseu Gabriel, reconheceu profissionais e programas do radiojornalismo paulistano em quatro categorias: Âncora, Comentarista, Repórter e Programa.

Os vencedores da primeira edição são: Âncora: Marcio Bernardes (Transamérica); Comentarista: Claudio Zaidan (Bandeirantes); Repórter: Agostinho Teixeira (Bandeirantes) e Programa: Jornal da BandNews. Na cerimônia receberam o Troféu Ondas Landellianas, de autoria do designer Nelson Graubart.

J&Cia, Amazon.com.br e Editora Record lançam prêmio de livro-reportagem

Autor de melhor livro-reportagem receberá R$10 mil e proposta de contrato com a Editora Record. Estudantes e recém-formados concorrerão a R$ 5 mil

 

Em uma parceria entre Jornalistas&Cia, Amazon.com.br e a Editora Record, foi lançado nesta quarta-feira (20/6) o Prêmio Livro-Reportagem Amazon. Com o objetivo de reconhecer títulos do gênero, a iniciativa avaliará obras publicadas até 31 de outubro de 2018 por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon. O vencedor receberá R$ 10 mil, além da oportunidade de ter seu livro impresso editado e publicado pela Editora Record. Outra novidade será o Destaque Universitário, para estudantes de jornalismo e recém-formados, com graduação a partir de dezembro de 2015. O vencedor dessa categoria receberá R$ 5 mil.

Para participar, os interessados devem publicar seu livro gratuitamente pelo KDP e inserir o termo #PremioReportagemAmazon no cadastro de palavras-chave. Estudantes e recém-formados devem incluir também o termo #DestaqueUniversitario. Para serem elegíveis, os livros não podem ter sido previamente publicados e comercializados por uma editora. Além disso, precisam ficar exclusivos para venda na Amazon em formato digital, devendo ser inscritos no programa KDP Select.

Seleção

Os finalistas e vencedores serão selecionados por uma comissão julgadora formada por executivos e jornalistas de Amazon, Jornalistas&Cia e Editora Record. Os livros serão avaliados com base na originalidade, atualidade e relevância do tema. Aspectos como veracidade e profundidade dos fatos, diversidade e relevância das fontes, qualidade literária e viabilidade comercial, também serão diferenciais. Na composição do júri estarão, entre outros, Carlos Andreazza, editor executivo de não-ficção e literatura brasileira do Grupo Editorial Record, e Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.

“Na Amazon, nos esforçamos para encorajar autores a compartilhar o seu trabalho e ideias com o mundo, enquanto os ajudamos a encontrar novos leitores”, afirma Talita Taliberti, gerente do KDP na Amazon.com.br. “O KDP foi criado para oferecer aos autores uma ferramenta de autopublicação fácil e aberta a todos para permitir isso”.

“Este prêmio valoriza o trabalho jornalístico. Nossa ideia é colocá-lo em destaque, ampliando o conhecimento sobre este gênero e buscando descobrir talentos em nosso meio”, diz Marina Zveibil, gerente de Comunicação da Amazon.com.br.

“A Record tem uma longa tradição na publicação de livros-reportagem que vem de muito anos. Está no DNA da editora”, afirma Carlos Andreazza, da Editora Record. “Apostamos no gênero e acreditamos que hoje o livro é o espaço onde o jornalista tem tempo e total liberdade para investigar e contar uma história da forma que ela deve ser contada. Estamos muito felizes em poder participar dessa iniciativa, descobrir e publicar novos talentos da literatura jornalística no Brasil”.

“Estamos empolgados em oferecer esse prêmio de livro-reportagem, ao lado da Amazon.com.br e da Editora Record. Será uma iniciativa que nos permitirá descobrir e reconhecer novos e talentosos profissionais do jornalismo brasileiro”, destaca Fernando Soares, editor do Jornalistas&Cia. “É também uma ótima oportunidade para jornalistas e estudantes compartilharem seus trabalhos, além de terem um retorno financeiro com isso”.

Sobre o KDP

O KDP é uma ferramenta gratuita e simples para escritores e editoras publicarem seus livros em todo o mundo. Todos os títulos participantes do Prêmio estarão à venda na loja Kindle e disponíveis gratuitamente aos clientes do Kindle Unlimited. Os e-books podem ser lidos pelo aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones e em e-readers Kindle.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese