Julio Sampaio está lançando o livro Rasgando o Papel: Jornal Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?, que estuda o caso do diário paranaense Gazeta do Povo, que fez uma virada estratégica depois de quase 100 anos de existência, optando por se posicionar como uma empresa digital e promovendo uma radical mudança como empresa.
O que o levou a essa transformação? O que pode haver de comum entre uma empresa quase centenária e uma startup? Qual a mudança em sua estratégia? Que experiências podem ser úteis para outros jornais?. Segundo Julio, trata-se de um dilema que outros jornais e veículos enfrentam ou enfrentarão.
Diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching, ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Ponto Vital. Mais informações com Cláudia Moreira (canoacomunica@gmail.com e 41-996-959-838).
Estreia nesta segunda-feira (26/3) o novo Band Cidade-RS, com apresentação de Sérgio Stock e novo estúdio, junto da redação. O time de comentaristas, que já tem André Machado, Lizemara Prates e Oziris Marins, ganha mais três nomes: Sergio Boaz assume o conteúdo de esporte, com os destaques da dupla Gre-Nal; Ico Thomaz traz mais cultura e entretenimento para as noites da Band RS; e, de Londres, Fernanda Zaffari mostra curiosidades da vida na Europa e experiências que podem servir para Rio Grande do Sul. Outra novidade será o investimento em tecnologia para Gabriela Lerina mostrar como fica o tempo em todo o Estado.
“É uma tendência mundial estar onde os fatos chegam e são apurados”, afirma o apresentador Sérgio Stock. “É uma mudança de cenário, mas também de conceito. Teremos um programa mais dinâmico e próximo do telespectador”.
O Band Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 19h20, e pode ser assistido também pela internet.
A Economídia, agência com sede em São Paulo, acaba de abrir em Florianópolis a sua primeira filial, no prédio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O novo escritório será, em princípio, focado em serviços de marketing digital. Fundada por Luis Fernando Klava, a agência atende a clientes em mais de 30 mercados e conta com 35 colaboradores. Entre suas principais áreas de atuação estão relações públicas, marketing digital e eventos.
“Somos uma agência com espírito jovem e visão de crescimento”, afirma Tâmara Wink (tamara.wink@economidia.com.br), diretora de Estratégias Digitais. “Com essa filial, vamos nos aproximar de grandes players do marketing digital e estaremos sempre à frente das inovações, tendências e tecnologias, gerando mais resultados para nossos clientes.
Com o objetivo de permitir que um maior número de profissionais possa participar do primeiro turno do TOP Mega Brasil – 2018, que distinguirá as feras da comunicação corporativa nas categorias Agências de Comunicação e Executivos da Comunicação Corporativa, a Mega Brasil e a Maxpress, parceiras no projeto, decidiram prorrogar por três dias o prazo de votação. Desse modo, jornalistas e profissionais de comunicação têm até 29 de março para fazerem as indicações de executivos e agências de comunicação de qualquer região do País. A apuração, prevista para 28 e 29 de março, foi transferida para os dias 2 e 3 de abril; e o segundo turno, programado para de 2 a 17 de abril, será realizado de 4 a 20 de abril.
Os organizadores lembram que quem não recebeu o link para votação, mas quer votar, deve enviar mensagem para premio@maxpress.com.br solicitando a inclusão no mailing de votantes, neste caso até quarta-feira, 28 de março. Pedidos de cadastramento após essa data serão automaticamente direcionados para votação no segundo turno do certame.
Estão abertas as inscrições para o programa de correspondente do Jornalismo sem Fronteiras em Buenos Aires. A preparação dos participantes será de 4 a 14 de julho, em São Paulo. Para aqueles que moram em outros estados ou que não poderão comparecer na data dos encontros, o treinamento será virtual. Ao todo, serão três encontros, em que haverá oficinas e bate-papos com profissionais que irão auxiliar os profissionais durante a experiência.
O programa tem como objetivo proporcionar a estudantes de Comunicação e Jornalismo a experiência de ser um correspondente internacional. Durante a capacitação, os participantes exercerão atividades relacionadas aos cursos, como fotografar, entrevistar, filmar e editar. Além disso, participarão de reuniões e produzirão reportagens em vídeos e textos, que serão postadas no site do Jornalismo sem Fronteiras. As inscrições para o programa vão até 30 de março, ou enquanto houver disponibilidade.
O portal R7 vai publicar diariamente conteúdo do Lance em sua editoria de esportes. Desde a semana passada (14/3), traz a cobertura internacional e nacional do Lance nos campeonatos de futebol, tênis, basquete e outros esportes.
Há mais de 20 anos no mercado do segmento esportivo, o Lance tem, no site, 4 milhões de usuários únicos ao mês e mais de 70 milhões de páginas vistas, além do jornal impresso nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O R7 registra 56 milhões de visitantes únicos por mês e acumula 948 milhões de páginas vistas mensalmente, com uma força muito grande no ambiente mobile.
Jorge Duarte, organizador de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia– Teoria e Técnica (editora Atlas – GEN/Grupo Editorial Nacional), informa que o lançamento da nova edição do livro será na próxima terça-feira (27/3), das 19h às 22h, no Carpe Diem (104 Sul). Atual gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa, que inclui a Supervisão de Relações com as Mídias, ele conversou com J&Cia sobre a obra.
Jornalistas&Cia – De quando é a primeira edição do livro?
Jorge Duarte – De 2002, quando alguns dos principais especialistas da área se reuniram para dar visibilidade ao trabalho desempenhado por profissionais que fazem a ponte entre as fontes de informação e os veículos de comunicação – um papel cada vez mais relevante para qualquer instituição e para dirigentes de qualquer área. Antes disso, havia desinteresse de editoras com a proposta; e o assunto nem constava como disciplina do Ensino Superior. Além da visibilidade, o objetivo da obra era servir como um guia, com sugestões de opções para a obtenção de melhores padrões de qualidade na realização desse trabalho.
J&Cia – O que muda na relação da assessoria de imprensa com a mídia em tempos de comunicação digital?
Duarte – Com a ampliação do potencial da comunicação digital, o profissional de relacionamento com a imprensa estendeu sua atuação para outros campos. A atuação com base em cultura, visão e estratégia; o uso de múltiplos canais para relacionamento, particularmente as redes sociais; a fragmentação da audiência; e a multiplicação dos formatos e canais ampliaram os desafios. Está mais difícil caracterizar um profissional apenas como “assessor de imprensa”. Esta passou a ser apenas uma de suas múltiplas funções. Hoje, ele pode atuar com produção de conteúdo (texto, imagem, áudio e suas variações) para diferentes públicos, gerenciar e monitorar mídias sociais, elaborar planejamento estratégico, agir como consultor e também gerenciar equipes. Não apenas subsidia as diferentes “imprensas”, como dialoga com diferentes públicos em múltiplas plataformas. Não apenas informa, como atende às demandas sociais por acesso e gerencia a reputação da organização ou de um assessorado.
J&Cia – Por que você resolveu lançar uma nova edição?
Duarte – O livro acompanhou a evolução citada na resposta anterior. Em 16 anos, passou por quatro atualizações. Nesta versão, três novos temas foram incorporados: Gestão das Mídias Sociais, atividade cada vez mais frequente e relevante na rotina do profissional; Curadoria de Conteúdo, instrumento renovador no processo de qualificar a informação para a sociedade; e Gestão da Terceirização, exigência agora corriqueira nas estruturas de comunicação corporativa. Importante dizer que todos os autores, desde a primeira edição, doaram os direitos autorais. Desta vez, quem recebe é a Abrace, ONG de Brasília, que há três décadas atua no combate ao câncer em crianças e adolescentes.
Daniel de Andrade, novo gerente de Jornalismo da RecordTV-RS, fez algumas alterações na equipe, que fazem parte de uma reformulação do quadro de funcionários da emissora. Dentre as alterações está a dispensa da editora de texto Natália Gaion, que será substituída nos próximos dias por Giórgia Bazzoti, e a saída de Débora Sartori, que atuava como editora do Jornal da Record, ainda sem substituto definido. As informações são do Coletiva.net.
Luiz Cesar Pimentel, ex-diretor de Conteúdo do R7, lança seu sétimo livro, Jesus, uma reportagem, que, como o próprio título denota, é fruto de uma investigação jornalística sobre como um galileu comum foi reconhecido Deus. Até onde se pode saber, é a primeira vez que a vida de Cristo é contada na forma de jornalismo investigativo.
Luiz conta que foi a Israel, mergulhou nas escrituras aprovadas pela Igreja e que viraram o Novo Testamento, assim como nos evangelhos proibidos, ouviu fontes científicas sobre os feitos e ditos de Jesus, abordou historiadores e suas obras sobre o Jesus histórico para “remontar o quebra-cabeças sobre quem foi ele de verdade a partir de todas as peças do tabuleiro, e não apenas pelo recorte mais conveniente à Igreja ou à ciência”. O livro chegará às livrarias na próxima semana.
Segundo Nirlando Beirão, que assina o prefácio, “com espantoso domínio dos textos bíblicos e das pesquisas científicas, o jornalista vai além da curiosidade sobre Jesus de carne e osso e busca entender toda a história”.
Especialista em Mídia Digital e Estratégia de Conteúdo, Pimentel foi repórter da Folha de S.Paulo, correspondente internacional na Ásia, editor da revista Trip, gerente do UOL e diretor do portal Virgula. Também dirigiu o Myspace no Brasil e participou da criação do R7, onde foi diretor de Conteúdo por oito anos.
Dr. José Luiz de Almeida Simão, defensor público em São José dos Campos (SP), lança em 5/4 o livro O STF e a imprensa, no qual analisa os principais fundamentos constitucionais da liberdade de expressão sob a ótica de renomados juristas do Brasil, bem como o tratamento que o tema recebe nos Estados Unidos e na Europa. A pesquisa é complementada por casos de grande repercussão nacional e a técnica de argumentação utilizada pelo STF para decidir temas polêmicos envolvendo esse princípio fundamental. O estudo é resultado de dois anos pesquisa para seu mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Simão atua na defensoria pública há 11 anos e é professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Univap.
Na esteira do fenômeno das chamadas fake news, que tem gerado importantes repercussões no cenário eleitoral internacional, a importância da discussão sobre o tema é grande e não envolve apenas a complexa questão da verdade, mas principalmente os efeitos da intenção ou formas de controle. Para Simão, o momento do Brasil é propício para a ampliação do debate: “Novas dimensões sobre o tema devem surgir com a aproximação da campanha eleitoral, com a possibilidade de novos impactos ao processo democrático”. Ele associa o momento com a expansão e facilidades de acesso às redes sociais e comunicação por meio eletrônico.
O lançamento será na livraria Maxsigma, do shopping Colinas (Av. São João, 2200 – Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP), às 19h.