27.9 C
Nova Iorque
domingo, julho 13, 2025

Buy now

Início Site Página 739

Rasgando o Papel: Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?

Capa do livro
Capa do livro

Julio Sampaio está lançando o livro Rasgando o Papel: Jornal Gazeta do Povo, uma startup de 100 anos?, que estuda o caso do diário paranaense Gazeta do Povo, que fez uma virada estratégica depois de quase 100 anos de existência, optando por se posicionar como uma empresa digital e promovendo uma radical mudança como empresa.

O que o levou a essa transformação? O que pode haver de comum entre uma empresa quase centenária e uma startup? Qual a mudança em sua estratégia? Que experiências podem ser úteis para outros jornais?. Segundo Julio, trata-se de um dilema que outros jornais e veículos enfrentam ou enfrentarão.

Diretor da Resultado Consultoria, Mentoring e Coaching, ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e é mestre em Organizações e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Ponto Vital. Mais informações com Cláudia Moreira (canoacomunica@gmail.com e 41-996-959-838).

Publicidade

Novo Band Cidade RS estreia nesta segunda-feira (26/3)

Sergio Stock no novo estúdio
Sérgio Stock no novo estúdio

Estreia nesta segunda-feira (26/3) o novo Band Cidade-RS, com apresentação de Sérgio Stock e novo estúdio, junto da redação. O time de comentaristas, que já tem André Machado, Lizemara Prates e Oziris Marins, ganha mais três nomes: Sergio Boaz assume o conteúdo de esporte, com os destaques da dupla Gre-Nal; Ico Thomaz traz mais cultura e entretenimento para as noites da Band RS; e, de Londres, Fernanda Zaffari mostra curiosidades da vida na Europa e experiências que podem servir para Rio Grande do Sul. Outra novidade será o investimento em tecnologia para Gabriela Lerina mostrar como fica o tempo em todo o Estado.

“É uma tendência mundial estar onde os fatos chegam e são apurados”, afirma o apresentador Sérgio Stock. “É uma mudança de cenário, mas também de conceito. Teremos um programa mais dinâmico e próximo do telespectador”.

O Band Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 19h20, e pode ser assistido também pela internet.

 

Economídia abre filial em Florianópolis

A Economídia, agência com sede em São Paulo, acaba de abrir em Florianópolis a sua primeira filial, no prédio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O novo escritório será, em princípio, focado em serviços de marketing digital. Fundada por Luis Fernando Klava, a agência atende a clientes em mais de 30 mercados e conta com 35 colaboradores. Entre suas principais áreas de atuação estão relações públicas, marketing digital e eventos.

“Somos uma agência com espírito jovem e visão de crescimento”, afirma Tâmara Wink (tamara.wink@economidia.com.br), diretora de Estratégias Digitais. “Com essa filial, vamos nos aproximar de grandes players do marketing digital e estaremos sempre à frente das inovações, tendências e tecnologias, gerando mais resultados para nossos clientes.

Top Mega Brasil prorroga votação até quinta-feira (29/3)

Com o objetivo de permitir que um maior número de profissionais possa participar do primeiro turno do TOP Mega Brasil – 2018, que distinguirá as feras da comunicação corporativa nas categorias Agências de Comunicação e Executivos da Comunicação Corporativa, a Mega Brasil e a Maxpress, parceiras no projeto, decidiram prorrogar por três dias o prazo de votação. Desse modo, jornalistas e profissionais de comunicação têm até 29 de março para fazerem as indicações de executivos e agências de comunicação de qualquer região do País. A apuração, prevista para 28 e 29 de março, foi transferida para os dias 2 e 3 de abril; e o segundo turno, programado para de 2 a 17 de abril, será realizado de 4 a 20 de abril.

Os organizadores lembram que quem não recebeu o link para votação, mas quer votar, deve enviar mensagem para premio@maxpress.com.br solicitando a inclusão no mailing de votantes, neste caso até quarta-feira, 28 de março. Pedidos de cadastramento após essa data serão automaticamente direcionados para votação no segundo turno do certame.

Outros esclarecimentos também devem ser solicitados pelo premio@maxpress.com.br.

Inscrições abertas para o Jornalismo sem Fronteiras em Buenos Aires

Estão abertas as inscrições para o programa de correspondente do Jornalismo sem Fronteiras em Buenos Aires. A preparação dos participantes será de 4 a 14 de julho, em São Paulo. Para aqueles que moram em outros estados ou que não poderão comparecer na data dos encontros, o treinamento será virtual. Ao todo, serão três encontros, em que haverá oficinas e bate-papos com profissionais que irão auxiliar os profissionais durante a experiência.

O programa tem como objetivo proporcionar a estudantes de Comunicação e Jornalismo a experiência de ser um correspondente internacional. Durante a capacitação, os participantes exercerão atividades relacionadas aos cursos, como fotografar, entrevistar, filmar e editar. Além disso, participarão de reuniões e produzirão reportagens em vídeos e textos, que serão postadas no site do Jornalismo sem Fronteiras. As inscrições para o programa vão até 30 de março, ou enquanto houver disponibilidade.

Portal R7 fecha parceria com o Lance

O portal R7 vai publicar diariamente conteúdo do Lance em sua editoria de esportes. Desde a semana passada (14/3), traz a cobertura internacional e nacional do Lance nos campeonatos de futebol, tênis, basquete e outros esportes.

Há mais de 20 anos no mercado do segmento esportivo, o Lance tem, no site, 4 milhões de usuários únicos ao mês e mais de 70 milhões de páginas vistas, além do jornal impresso nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O R7 registra 56 milhões de visitantes únicos por mês e acumula 948 milhões de páginas vistas mensalmente, com uma força muito grande no ambiente mobile.

 

Nova edição de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia

Capa da Revista
Capa da revista

Jorge Duarte, organizador de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica (editora Atlas – GEN/Grupo Editorial Nacional), informa que o lançamento da nova edição do livro será na próxima terça-feira (27/3), das 19h às 22h, no Carpe Diem (104 Sul). Atual gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa, que inclui a Supervisão de Relações com as Mídias, ele conversou com J&Cia sobre a obra.

Jornalistas&Cia – De quando é a primeira edição do livro?

Jorge Duarte – De 2002, quando alguns dos principais especialistas da área se reuniram para dar visibilidade ao trabalho desempenhado por profissionais que fazem a ponte entre as fontes de informação e os veículos de comunicação – um papel cada vez mais relevante para qualquer instituição e para dirigentes de qualquer área. Antes disso, havia desinteresse de editoras com a proposta; e o assunto nem constava como disciplina do Ensino Superior. Além da visibilidade, o objetivo da obra era servir como um guia, com sugestões de opções para a obtenção de melhores padrões de qualidade na realização desse trabalho.

J&Cia O que muda na relação da assessoria de imprensa com a mídia em tempos de comunicação digital?

Duarte – Com a ampliação do potencial da comunicação digital, o profissional de relacionamento com a imprensa estendeu sua atuação para outros campos. A atuação com base em cultura, visão e estratégia; o uso de múltiplos canais para relacionamento, particularmente as redes sociais; a fragmentação da audiência; e a multiplicação dos formatos e canais ampliaram os desafios. Está mais difícil caracterizar um profissional apenas como “assessor de imprensa”. Esta passou a ser apenas uma de suas múltiplas funções. Hoje, ele pode atuar com produção de conteúdo (texto, imagem, áudio e suas variações) para diferentes públicos, gerenciar e monitorar mídias sociais, elaborar planejamento estratégico, agir como consultor e também gerenciar equipes. Não apenas subsidia as diferentes “imprensas”, como dialoga com diferentes públicos em múltiplas plataformas. Não apenas informa, como atende às demandas sociais por acesso e gerencia a reputação da organização ou de um assessorado.

J&Cia – Por que você resolveu lançar uma nova edição?

Duarte – O livro acompanhou a evolução citada na resposta anterior. Em 16 anos, passou por quatro atualizações. Nesta versão, três novos temas foram incorporados: Gestão das Mídias Sociais, atividade cada vez mais frequente e relevante na rotina do profissional; Curadoria de Conteúdo, instrumento renovador no processo de qualificar a informação para a sociedade; e Gestão da Terceirização, exigência agora corriqueira nas estruturas de comunicação corporativa. Importante dizer que todos os autores, desde a primeira edição, doaram os direitos autorais. Desta vez, quem recebe é a Abrace, ONG de Brasília, que há três décadas atua no combate ao câncer em crianças e adolescentes.

Daniel de Andrade reestrutura equipe da RecordTV-RS

Daniel de Andrade, novo gerente de Jornalismo da RecordTV-RS, fez algumas alterações na equipe, que fazem parte de uma reformulação do quadro de funcionários da emissora. Dentre as alterações está a dispensa da editora de texto Natália Gaion, que será substituída nos próximos dias por Giórgia Bazzoti, e a saída de Débora Sartori, que atuava como editora do Jornal da Record, ainda sem substituto definido. As informações são do Coletiva.net.

Luiz Cesar Pimentel lança o livro “Jesus, uma reportagem”

Capa do livro
Capa do livro

Luiz Cesar Pimentel, ex-diretor de Conteúdo do R7, lança seu sétimo livro, Jesus, uma reportagem, que, como o próprio título denota, é fruto de uma investigação jornalística sobre como um galileu comum foi reconhecido Deus. Até onde se pode saber, é a primeira vez que a vida de Cristo é contada na forma de jornalismo investigativo.

Luiz conta que foi a Israel, mergulhou nas escrituras aprovadas pela Igreja e que viraram o Novo Testamento, assim como nos evangelhos proibidos, ouviu fontes científicas sobre os feitos e ditos de Jesus, abordou historiadores e suas obras sobre o Jesus histórico para “remontar o quebra-cabeças sobre quem foi ele de verdade a partir de todas as peças do tabuleiro, e não apenas pelo recorte mais conveniente à Igreja ou à ciência”. O livro chegará às livrarias na próxima semana.

Segundo Nirlando Beirão, que assina o prefácio, “com espantoso domínio dos textos bíblicos e das pesquisas científicas, o jornalista vai além da curiosidade sobre Jesus de carne e osso e busca entender toda a história”.

Especialista em Mídia Digital e Estratégia de Conteúdo, Pimentel foi repórter da Folha de S.Paulo, correspondente internacional na Ásia, editor da revista Trip, gerente do UOL e diretor do portal Virgula. Também dirigiu o Myspace no Brasil e participou da criação do R7, onde foi diretor de Conteúdo por oito anos.

Defensor público lança livro sobre liberdade de expressão

Capa do livro
Capa do livro

Dr. José Luiz de Almeida Simão, defensor público em São José dos Campos (SP), lança em 5/4 o livro O STF e a imprensa, no qual analisa os principais fundamentos constitucionais da liberdade de expressão sob a ótica de renomados juristas do Brasil, bem como o tratamento que o tema recebe nos Estados Unidos e na Europa. A pesquisa é complementada por casos de grande repercussão nacional e a técnica de argumentação utilizada pelo STF para decidir temas polêmicos envolvendo esse princípio fundamental. O estudo é resultado de dois anos pesquisa para seu mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Simão atua na defensoria pública há 11 anos e é professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Univap.

Na esteira do fenômeno das chamadas fake news, que tem gerado importantes repercussões no cenário eleitoral internacional, a importância da discussão sobre o tema é grande e não envolve apenas a complexa questão da verdade, mas principalmente os efeitos da intenção ou formas de controle. Para Simão, o momento do Brasil é propício para a ampliação do debate: “Novas dimensões sobre o tema devem surgir com a aproximação da campanha eleitoral, com a possibilidade de novos impactos ao processo democrático”. Ele associa o momento com a expansão e facilidades de acesso às redes sociais e comunicação por meio eletrônico.

O lançamento será na livraria Maxsigma, do shopping Colinas (Av. São João, 2200 – Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP), às 19h.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese