Nova edição de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia

Capa da revista

Jorge Duarte, organizador de Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Técnica (editora Atlas – GEN/Grupo Editorial Nacional), informa que o lançamento da nova edição do livro será na próxima terça-feira (27/3), das 19h às 22h, no Carpe Diem (104 Sul). Atual gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa, que inclui a Supervisão de Relações com as Mídias, ele conversou com J&Cia sobre a obra.

Jornalistas&Cia – De quando é a primeira edição do livro?

Jorge Duarte – De 2002, quando alguns dos principais especialistas da área se reuniram para dar visibilidade ao trabalho desempenhado por profissionais que fazem a ponte entre as fontes de informação e os veículos de comunicação – um papel cada vez mais relevante para qualquer instituição e para dirigentes de qualquer área. Antes disso, havia desinteresse de editoras com a proposta; e o assunto nem constava como disciplina do Ensino Superior. Além da visibilidade, o objetivo da obra era servir como um guia, com sugestões de opções para a obtenção de melhores padrões de qualidade na realização desse trabalho.

J&Cia O que muda na relação da assessoria de imprensa com a mídia em tempos de comunicação digital?

Duarte – Com a ampliação do potencial da comunicação digital, o profissional de relacionamento com a imprensa estendeu sua atuação para outros campos. A atuação com base em cultura, visão e estratégia; o uso de múltiplos canais para relacionamento, particularmente as redes sociais; a fragmentação da audiência; e a multiplicação dos formatos e canais ampliaram os desafios. Está mais difícil caracterizar um profissional apenas como “assessor de imprensa”. Esta passou a ser apenas uma de suas múltiplas funções. Hoje, ele pode atuar com produção de conteúdo (texto, imagem, áudio e suas variações) para diferentes públicos, gerenciar e monitorar mídias sociais, elaborar planejamento estratégico, agir como consultor e também gerenciar equipes. Não apenas subsidia as diferentes “imprensas”, como dialoga com diferentes públicos em múltiplas plataformas. Não apenas informa, como atende às demandas sociais por acesso e gerencia a reputação da organização ou de um assessorado.

J&Cia – Por que você resolveu lançar uma nova edição?

Duarte – O livro acompanhou a evolução citada na resposta anterior. Em 16 anos, passou por quatro atualizações. Nesta versão, três novos temas foram incorporados: Gestão das Mídias Sociais, atividade cada vez mais frequente e relevante na rotina do profissional; Curadoria de Conteúdo, instrumento renovador no processo de qualificar a informação para a sociedade; e Gestão da Terceirização, exigência agora corriqueira nas estruturas de comunicação corporativa. Importante dizer que todos os autores, desde a primeira edição, doaram os direitos autorais. Desta vez, quem recebe é a Abrace, ONG de Brasília, que há três décadas atua no combate ao câncer em crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *