Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Iniciativa do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, em parceria com a Federação Nacional dos Policiais Federais, vai premiar as melhores reportagens sobre Segurança Pública publicadas em veículos de comunicação brasileiros. Serão R$ 20 mil para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, Jornais, Revistas, Rádios, Sites e Blogs.
O jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou em parceria, até 31/8, data-limite para o envio das matérias por meio do site do prêmio. As reportagens precisam ter sido publicadas entre 20/10/2017 e 31/7/2018. Os finalistas serão divulgados em 19 de outubro. A premiação será realizada em Brasília durante coquetel em comemoração ao Dia do Policial Federal, em 22/11, a partir das 20h, no salão de festas Porto Vitória (Setor de Clubes Esportivo Sul, trecho 02, lote 19). Mais informações e inscrições no site do prêmio.
*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro
A jornalista indiana Zahra Rasool, editora na rede Al Jazeera, discute nesta quinta feira (23/8), sobre a realidade virtual, o protagonismo dos personagens e o papel da tecnologia nas narrativas imersivas. Ela dedica-se a contar histórias de pessoas que não costumam ter voz na mídia tradicional. Para tanto, usa a realidade virtual para tentar transportar o espectador para uma verdade diferente, por meio de imagens em 360 graus. Às 21h15, no programa Singulares da TV Brasil; replay no dia seguinte (24/8), às 6 horas.
Natural de Mumbai, Zahra graduou-se em Jornalismo pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. Depois de concluir o mestrado, trabalhou para o Huffington Post e lá especializou-se na produção de vídeos imersivos e em realidade virtual. Hoje responde pelo Contrast Studio da rede Al Jazeera, que realiza documentários em realidade virtual.
A Agência Pública lançou esta semana, em parceria com a Oxfam Brasil, o concurso Microbolsas Fome. As inscrições, abertas online até 21/9, destinam-se aos repórteres interessados em propor pautas sobre a volta da fome ao Brasil.
Cada um dos quatro autores escolhidos pelas melhores pautas ganhará uma bolsa de R$ 7 mil e orientação da Agência Pública para produzir a reportagem. Os candidatos devem detalhar a pauta que pretendem investigar, a pré-apuração, o plano de trabalho e o orçamento. Serão aceitas propostas de reportagens escritas, em vídeo, áudio ou multimídia, desde que sejam investigativas.
O narrador do SporTV Jorge Vinícius despediu-se nessa segunda-feira (20/8) do Grupo Globo em São Paulo. Após oito anos de casa, sua saída faz parte da chamada reestruturação do esporte do Grupo, fruto da integração entre TV Globo e SporTV.
Na emissora, Jorge narrava partidas de futebol e de outros esportes. Novas dispensas não estão descartadas, já que a conclusão da integração do Esporte do Grupo Globo está prevista para se encerrar no final de 2019, segundo apurou a reportagem do UOL.
Diego Escosteguy deixou o cargo de editor executivo da Infoglobo. Ele informou sobre a saída em sua conta no Twitter: “Após sete anos, deixo o Grupo Globo, onde fui editor-chefe de Época e executivo da Infoglobo. Espero ter acertado mais do que errado, sempre na busca do bom jornalismo. Trabalhei com ótimos profissionais e com eles muito aprendi. Foi uma grande experiência, pessoal e profissional”.
Em 17 anos de carreira, Diego produziu e editou reportagens sobre corrupção e fatos políticos nos três Poderes da República – além de reportagens especiais no interior do Brasil, no Haiti (terremoto de 2010) e na Líbia (guerra de 2011). Destacou-se na cobertura de grandes casos de corrupção política da última década, como o Mensalão e a Lava Jato. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília em 2003, teve passagem pelas sucursais de Brasília de Veja, Época e Estadão nos anos 2000. Ingressou em Época pela segunda vez em março de 2011. Foi editor de Política em São Paulo e, em setembro de 2011, mudou-se para Nova York, onde cursou mestrado em Jornalismo Político na Columbia University. Dirigiu a sucursal de Brasília de julho de 2012 a dezembro de 2014. Foi editor-chefe de entre janeiro de 2015 e janeiro de 2018, quando passou a editor executivo da Infoglobo. É comentarista da rádio CBN, também do Grupo Globo, desde 2012.
Programação será aberta por Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, da 4CO, e reunirá experiências de Telefônica | Vivo, Roche, Serasa, Santos Brasil e Sanofi
A oitava edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna será realizada em São Paulo no próximo dia 28 de agosto, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (rua da Quitanda, 18 – Centro). O tema do encontro é Os desafios da Comunicação Interna e das Relações de Trabalho na Indústria 4.0, nome também da intervenção de abertura, a cargo de Bruno Carramenha e Thatiana Cappellano, diretores da 4CO e coautores do livro Comunicação com Empregados – A Comunicação Interna sem fronteira.
A programação contempla a participação de cinco organizações que se sucederão apresentando suas experiências. Patricia Santos Pereira,da Santos Brasil, abordará o projeto Viva Voz APP, sobre cultura digital; Elisa Prado, da Telefonica | Vivo, mostrará a experiência do Vivo Digital Labs, que engaja e estimula a criatividade e o cooperativismo; Cynthia Provedel, da Sanofi, falará sobre engajamento e trabalho colaborativo entre as diversas áreas nas organizações; Regina Moura, da Roche Brasil, tratará da comunicação e do desafio de dar sustentação ao propósito da empresa – de salvar vidas; e Antonio Moreno, do Serasa Experian, discorrerá sobre as inovações em RH que chegam com a People Analytics, nova ferramenta para reter e motivar talentos em alinhamento com os propósitos da organização.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site. São apenas 70 lugares. Outras informações pelo 11-5576-5600 ou [email protected]. Clientes Mega Brasil têm 30% de desconto e instituições apoiadoras têm 20% – associados de Abracom, Conrerp, Aberje e ABRH, assinantes de Jornalistas&Cia e Maxpress, e cadastrados do Jornal da Comunicação Corporativa da Mega Brasil.
Marcelo Alonso está organizando, por sua agência de comunicação e sustentabilidade Lunedi, o Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS), em parceira com Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, da Folha de S. Paulo, e a rede de voluntariado Turma do Bem. O FIIS, que espera reunir cerca de duas mil pessoas em Poços de Caldas (MG), de 2 a 7/11, terá curadoria de Fábio Bibancos, presidente voluntário e fundador da Turma do Bem; Eliane Trindade, editora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo; e Betânia Lins, jornalista especializada em comunicação para negócios de impacto social.
O Festival contará com uma agenda que facilitará trocas de experiências, práticas inovadoras e projetos desenvolvidos por ONGs, empreendedores socioambientais, acadêmicos, estudantes, gestores de negócios de impacto social da América Latina e CEOs de empresas com marcas de propósito.
A proposta é integrar social makers, abrindo espaço para debater ideias transformadoras em rede; gerar resultados inspiradores; apresentar negócios disruptivos; promover mudanças sistêmicas; e causar impacto positivo na sociedade. Mais informações pelo [email protected].
Quarta etapa do projeto Empresa Cidadã, especial circulará em 24 de setembro
O projeto Empresa Cidadã, lançado este ano por Jornalistas&Cia em parceria com o Portal dos Jornalistas, fará um profundo mergulho no oceano das redes sociais, buscando mostrar como as chamadas vedetes do mundo contemporâneo impactaram e transformaram os negócios e a vida das organizações, bem como a comunicação corporativa e o comportamento das pessoas, da força de trabalho.
“A revolução digital provocada pelas redes sociais no ambiente corporativo”, ressalta Eduardo Ribeiro, diretor de J&Cia, “pavimentou um caminho sem volta para a comunicação das organizações, passando a absorver de forma crescente os investimentos na área. Mas quanto já se avançou nesse caminho, quais são os casos emblemáticos, o que há de novo chegando, quais as tendências observadas, o que está dando certo, o que evitar? Essas são algumas das perguntas que queremos responder com o Especial”.
O ciclo Empresa Cidadã é composto de cinco etapas, três delas já realizadas – Diversidade (março), Fake News (maio) e Inteligência Artificial (julho) – e duas que fecharão o calendário: Redes Sociais, que circulará em 24 de setembro; e Sustentabilidade, prevista para 26 de novembro. O projeto já recebeu a adesão de CHN, GM, Henkel, Latam, PayPal, Scania, Telefônica | Vivo, Unisys, Vale e Volkswagen.
Faleceu na madrugada desta terça-feira (21/8), na capital paulista, o diretor de Redação da Folha de S.Paulo Otavio Frias Filho. Aos 61 anos, lutava contra um tumor no pâncreas descoberto em 2017, e estava internado no Hospital Sírio Libanês.
Filho de Octavio Frias de Oliveira, empresário que comprou a Folha em 1962, e de Dagmar Frias de Oliveira, era casado com Fernanda Diamant, editora da revista Quatro Cinco Um, e deixa duas filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena.
Formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, começou no jornal assessorando o então diretor de redação Cláudio Abramo e o pai, publisher do jornal. Em 1984, aos 26 anos, assumiu a função de diretor de Redação, tendo enfrentado naquele período forte resistência interna e externa, especialmente pela idade e porque era filho do dono. Apesar da desconfiança, conduziu o jornal em seu principal período de reformas e modernizações, tornando-se uma das figuras mais importantes do mercado jornalístico brasileiro.
Já no primeiro ano sob sua direção, a Folha encampou o movimento das Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidente da República após o mandato de João Figueiredo. Nos 50 anos do golpe de 1964, sob a direção de Frias Filho, a Folha abordou o tema da ditadura militar: “Às vezes se cobra desta Folha ter apoiado a ditadura durante a primeira metade de sua vigência, tornando-se um dos veículos mais críticos na metade seguinte. Não há dúvida de que, aos olhos de hoje, aquele apoio foi um erro”, destacou o executivo.
Em 1989, a Folha foi o primeiro jornal brasileiro a implantar a função de ombudsman, profissional responsável por opinar sobre o trabalho interno da publicação com total liberdade. Foi responsável também pela criação do Manual de Redação, obra que prega um texto mais descritivo, rigoroso e impessoal aos profissionais da casa.
Em 2005, em entrevista para a série Protagonistas da Imprensa Brasileira, produzida por Jornalistas&Cia, definiu seu trabalho na Folha como o de um “moderador inúmeras tensões”. “Considero positivo, dentro de certos limites, que isso ocorra, até para que o jornal não se transforme numa entidade monolítica, de pensamento único”, destacou Otavio Frias Filho.
O velório está sendo realizado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, e a cerimônia de cremação será às 13h30, no mesmo local.
A Faculdade Cásper Líbero vai promover nos dias 15 e 22/9 o curso Jornalismo de Moda, onde técnicas e particularidades da atividade serão desvendadas por Camila Yahn, especialista da área. O programa de aula está dividido em quatro partes: o jornalismo profissional de moda, técnicas de reportagem e entrevista, crítica de moda, e redação e edição de notícias. Os temas também contarão com atividades práticas.
Especializada em moda, com mais de 15 anos de experiência na área, Camila foi idealizadora do seminário Pense Moda e atualmente é editora-chefe do site FFW e da revista FFWMAG. O curso será realizado na Faculdade Cásper Libero (av. Paulista, 900), das 9h às 16 horas. Inscrições e mais informações sobre no site da Faculdade.