Joseval Peixoto não seguirá na Jovem Pan em 2019. Sua saída será progressiva. Ele já deixou o cargo de âncora do Jornal da Manhã, atualmente faz apenas o comentário de encerramento e assim será até o final do ano.
Jornalista, radialista e advogado, tem mais de 40 anos de casa, onde começou como narrador de futebol, tendo sido à época um dos mais reconhecidos do País. (Com informações do colunista do UOLFlávio Ricco)
A Folha de S.Paulo confirmou em sua edição impressa de 29/8 a indicação de Maria Cristina Frias ao cargo de diretora de Redação e diretora editorial. Ela sucede ao irmão Otavio Frias Filho, falecido em 21 de agosto.
Maria Cristina é formada em Jornalismo pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e tem pós-graduação em Finanças pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Também passou pelos cursos de Filosofia e Psicologia na USP (Universidade de São Paulo).
Com atuações também em SBT, TV Globo e TV Bandeirantes, tem experiência na área de economia, educação, editoria e tradução. Desde 2009 assina no jornal a coluna Mercado Aberto, que trata de negócios, macroeconomia e empreendedorismo. Outra coluna que escreve é Proteja seu Bolso, no Agora, também do Grupo Folha. Não está claro ainda se ela manterá as duas colunas.
Segundo o Portal dos Jornalistas apurou, foi uma sucessão natural, já que ela reúne três atributos importantes: 1) é da família; 2) é acionista; e 3) é jornalista, com atuação não só na Folha mas em redações importantes como Globo, SBT e Band. Fonte do portal informa que ela deve adotar uma plataforma de continuidade em relação ao legado de Otavio, mas também de inquietação, como sempre foi a característica da Folha.
Sentados: Gilson Campos (esq.), Aziz Ahmed, Nilo Dante e Cícero Sandroni. Em pé: Antônio Carneiro (esq.) conversa com Milton Coelho da Graça.
Sentados: Gilson Campos (esq.), Aziz Ahmed, Nilo Dante e Cícero Sandroni. Em pé: Antônio Carneiro (esq.) conversa com Milton Coelho da Graça.
*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro
Aziz Ahmed já mandou para a gráfica seu livro Memórias da imprensa escrita, para ser lançado ainda este ano. Ele reuniu depoimentos de jornalistas que, desde a década de 1950, acompanharam toda a transformação política, editorial, gráfica e industrial ocorridas na imprensa até este século 21. Inspirado na experiência do autor e nas conversas com antigos companheiros, escrito em forma de notas de coluna, o livro propõe uma leitura leve e bem-humorada de casos que não foram registrados nos jornais.
A lista dos depoentes é interminável: Aluizio Maranhão, Anna Maria Ramalho, Aristóteles Drummond, Arnaldo Niskier, Bruno Thys, Cícero Sandroni, Fernando Carlos de Andrade, Fuad Atala, Gilson Campos, Henrique Caban, Jomar Pereira da Silva, José Silveira, Luiz Edgar de Andrade, Milton Coelho da Graça, Miranda Jordão, Nilo Dante, Paulo Jerônimo, Pery Cotta, Ricardo Boechat, Telmo Wamber e Walter Fontoura, entre outros. O prefácio é de Domingos Meirelles. E o respeito à longevidade aparece logo na capa, ilustrada por Marcelo Moreno, que há 57 anos estampa seu talento nas páginas de O Globo.
Ahmed é carioca de Vila Isabel. Começou no Correio da Manhã, foi chefe de Reportagem de O Globo e da Última Hora, onde também foi editor e diretor da sucursal em Brasília. Diretor do Jornal do Commercio do Rio por 30 anos, lá manteve uma coluna diária. Colaborou depois em O Povo do Rio e editou o jornal comunitário A voz de Rio das Pedras. A obra traz o passado à atualidade e, em cada capítulo, QR codes transportam o leitor a um vídeo de cada entrevistado. Pensando na inclusão, também será lançado em e-book.
Está marcado para 28 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo (rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré), das 9h às 18h, a segunda edição do Seminário Mega Brasil Benchmarking, reunindo a experiência de comunicação de algumas das mais importantes organizações brasileiras.
Já estão confirmadas as participações de Marcus Brier (Citroën/Peugeot), Carol Silvestre (Oracle), Fábio Mincarelli Monfrin (Henkel), Márcio Polidoro (Odebrecht), Regina Teixeira (Pepsico), Mariana Scalzo (Grupo Boticário), Igor Puga (Santander) e Rafael Oliveira (Unimed Saúde).
As inscrições custam R$ 400, com desconto de 30% para clientes Mega Brasil, e 20% para associados das entidades e veículos parceiros, como Abracom, Aberje, Conrerp, ABRH e este Jornalistas&Cia. O valor fixo da segunda inscrição em diante da mesma empresa é de R$ 200. O pagamento pode ser feito em três vezes no cartão. Informações pelo 11-5576-5600 ou [email protected].
A americana Holmes Report divulgou na última semana os vencedores da etapa latino-americana do Sabre Awards, um dos mais consagrados prêmios de PR do mundo. A agência com maior número de conquistas foi a Jeffrey Group, com seis troféus, seguida por Llorente & Cuenca e Porter Novelli, com cinco, e Burson-Marsteller e Little George (Ketchum) com três.
As campanhas vitoriosas foram selecionadas entre perto de 500 inscritas. A melhor campanha latino-americana será conhecida num jantar em 12 de setembro.
“Ser um guia de produtos e serviços para quem quer ser mais ecologicamente correto, mas não sabe como começar ou onde encontrar”, afirma Litza Mattos sobre o objetivo do Moda Verde, que passou de blog a site. Segundo ela, mais legal que comprar uma roupa nova, um cosmético ou fazer uma viagem é saber que, por trás de cada atitude dessas, pode haver uma ação de responsabilidade social e sustentabilidade, ou seja, um “consumo que faz bem para as pessoas e para o planeta”.
O veículo surgiu para dar continuidade a uma coluna que Litza tinha no caderno Eu Acredito!, do Jornal Hoje em Dia. “A ideia é o site ser um guia de produtos e serviços ecológicos e sustentáveis, passando pela moda, turismo, gastronomia, decoração e beleza, entre outros, porque percebi que as pessoas achavam que esse era um assunto distante e difícil de adotar na rotina”, destaca.
Ela explica que o público consumidor desse tipo de conteúdo é bem variado. A maior parte tem de 18 a 44 anos, sendo 70% mulheres e 30% homens. O conteúdo também está disponível nas redes sociais Facebook e Instagram (@modaverdeoficial). Atualmente, Litza é única responsável pela produção do material.
Jornalista formada em 2008 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), onde também concluiu um MBA em Comunicação Estratégica e Branding (2013), ela trabalha como repórter no jornal O Tempo e na rádio Super Notícia e mantém o blog e agora site há quatro anos. Contatos pelo [email protected]
A publisher do Coletiva.net Márcia Christofoli passa a assinar a coluna Intervalo no caderno Empresas & Negócios do Jornal do Comércio. A coluna trará toda segunda-feira temas referentes à Comunicação, com novidades, movimentação de profissionais, eventos e entrevistas. O espaço existe há 17 anos, tendo sido inaugurado pelo jornalista e publicitário José Luiz Fuscaldo.
Segundo Márcia, ainda que Coletiva.net seja sempre uma boa fonte de informações, seu objetivo será trabalhar, também, com conteúdos exclusivos: “Entendo que são públicos diferentes, mas que conversam entre si. Por isso, quero poder explorar o espaço de forma mais leve e com liberdade para tratar de assuntos cotidianos do mercado”.
O Nexo lançou uma newsletter semanal, que circula todas as noites de quarta-feira, com os conteúdos mais relevantes de sua cobertura especial das eleições 2018.
Segundo o editor-chefe Conrado Corsalette, as candidaturas são muitas e o fluxo de informações, altíssimo: “Nesse cenário, apostamos num jornalismo que seja útil para qualificar o debate público com destaque ao que realmente importa. O objetivo é apresentar conceitos da política, discussões mais amplas, ângulos diferenciados e, principalmente, ideias que estimulem a reflexão neste momento central do processo democrático. Temos o compromisso de tentar surpreender o leitor a cada semana, até que o País conheça, no fim de outubro, quem vai governá-lo nos próximos quatro anos”.
A 4PR, agência de Relações Públicas e estratégia de influência do Grupo REF, anuncia as contratações de Sabrina Yamamoto (ex-Terra) e Kaíque Rezende (ex-SevenPR) para sua equipe de atendimento e novos negócios. A agência é responsável pela comunicação corporativa e ações de Brand Experience de companhias como Barilla, Bonduelle, Crystal Cruises e GFT. Ambos responderão a Alexandre Spínola, sócio e Chief Strategy Officer da 4PR
Formada em relações públicas e pós-graduada em Comunicação Organizacional pela Cásper Líbero, com quase 20 anos de experiência no mercado de comunicação, Sabrina assume a função de Influence PR Strategist (head de atendimento) e acumula passagens por Turner International, UFC e Terra. Kaíque chegou para atuar como Influence PR (atendimento). Ele iniciou a carreira na RP1 e esteve na agência SevenPR atuando com startups de tecnologia. Relações Públicas pelo Centro Universitário Belas Artes, tem experiência em assessoria de imprensa, social learning e gestão de crise.
Cristina Panella, fundadora e diretora da agência de planejamento e pesquisa que leva o seu nome, anunciou na última semana a reestruturação de sua atuação, agora sob o nome de Cristina Panella Consultoria e Curadoria, além de adotar novo logo para a empresa. Com isso, passa a verticalizar sua atuação nas atividades de consultoria e curadoria de dados, planejamento de pesquisas de opinião e mercado e soluções metodológicas personalizadas que utilizam, segundo ela, “a ampla expertise acumulada em diferentes segmentos econômicos, construída a partir das necessidades das empresas”.
A este J&Cia, Cristina afirmou que tem sido crescente a demanda por um trabalho mais personalizado e de maior longevidade por alguns de seus principais clientes, a custos menores: “Com esse novo perfil de atuação, que permitirá redução de custos fixos e também a eliminação da bitributação, sobretudo no pagamento dos colaboradores, estamos melhorando significativamente a competitividade de nossas propostas”.
Cristina é doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V, França) e mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais, também pela E.H.E.S.S.. Entre as múltiplas atividades que realiza atualmente está a de consultora associada sênior do BMI – Blue Management Institute.