-6.5 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 15, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 716

Saem os finalistas do Prêmio Engenho 2018

Prêmio Engenho

Foi divulgada a lista com os finalistas do 15º Prêmio Engenho de Comunicação, que este ano conta com o apoio deste Jornalistas&Cia: Melhor Coluna: Denise Rotenbrug e Luiz Carlos Azedo, ambos do Correio Braziliense, e Eliane Cantanhêde (Em Pauta/GloboNews); Veículo Impresso: Correio Braziliense, jornal Metro e revista Traços; Programa de Rádio: Cabeças da Notícia (Metrópoles FM), CBN Brasília (CBN) e Gente Brasília (Bandeirantes); Apresentador de TV: Fábio Wiliam (Rede Globo), Neila Medeiros (SBT) e Rodrigo Orengo (Band); Cobertura Brasília: Caderno Cidades (Correio Braziliense), Portal Metrópoles e programa Gente Brasília (BandNews); Site: G1, Metrópoles e Poder360; Programa de TV: Band Cidades (Bandeirantes), CB Poder (TV Brasília) e Jornal das 10 (GloboNews).

Este ano, o jornalista homenageado será Valdo Cruz, da GloboNews. A cerimônia de premiação está marcada para 22/11, no Minas Hall.

 

Jornalistas investem na produção de conteúdo para moda

Natália Macedo
Natália Macedo

Jornalistas mineiros estão investindo na produção de novos conteúdos e expandindo conhecimentos dos leitores. Para muitos, a moda é um tema elitista, mas está atraindo olhares de diversas regiões do Brasil. Na capital mineira existem vários exemplos, como o de Natália Macedo, 22 anos, repórter do jornal Edição do Brasil, responsável pelo blog Modelando, que repercute assuntos do mercado fashion.

Ela explica que sempre teve grande interesse em atuar de alguma forma na área: “Gosto de abordar o tema, desde que me entendo por gente. Cursei design de moda na Escola Denise Aguiar e, em seguida, Consultoria de Imagem e Estilo no Inap”.

Segundo Natália, essa preferência por moda, aliada à paixão em escrever, fez com que o projeto do blog saísse do papel: “Sempre amei escrever. Sempre arriscava alguns textos e na adolescência cheguei a produzir conteúdos para algumas Fanfics. Gostava também de dar dicas sobre looks para amigas mais próximas, situação que virou hábito por sempre me perguntarem e solicitarem alguma ajuda ao comprar alguma roupa”.

A moda também chamou a atenção de outras profissionais da comunicação, que apostam na produção de temas, paralelamente ou ligadas aos veículos em que trabalham, focando no compartilhamento de notícias sobre o meio com mais assertividade.

Flávia Ivo divulga dicas de consultoria em seus perfis pessoais nas redes sociais e em seu blog Estilo em Dia, ligado ao jornal Hoje em Dia, seu local de trabalho. Titita Motta comanda desde 2012 o blog Estilo Minas e ainda repercute fatos sobre gastronomia, campanhas, viagens e design. Antes do Hoje em Dia, ela passou por Pampulha e O Tempo, sendo que, neste, fez parte da equipe de fundação.

Prêmio Jatobá PR – Boxnet patrocinará jantar de premiação

Cerimônia já tem confirmada a presença de 150 convidados

A Boxnet confirmou na terça-feira (30/10) a renovação do patrocínio ao jantar de premiação do Prêmio Jatobá PR, no próximo dia 8 de novembro, no Salão Havana do Hotel Renaissance, em São Paulo, com 150 convidados. Todas as 39 agências que classificaram cases para a final estarão na cerimônia, muitas delas com os clientes, que, a partir deste ano, receberão, do mesmo modo que elas, certificados de finalistas e, no caso dos cases vencedores, os respectivos troféus.

No total, a premiação recebeu a inscrição de 151 cases, 79 deles de agências-butique e outros 72 de grandes agências. Das 54 agências participantes, 35 são butiques e 19, grandes agências. Dessas, classificaram-se para a final 39, sendo 23 butiques e 16 grandes.

Dos 151 cases inscritos, 83 passaram para a finalíssima nas 11 categorias da premiação, sendo 41 de agências-butique e 42 de grandes agências.

Estão na final representantes dos estados de Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Distrito Federal.

Informações sobre o jantar de premiação com Dalila Ferreira ([email protected]), pelo t11-5576-5600.

Monitor Mercantil: um clássico reciclado

Monitor Mercantil

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Marcos de Oliveira

O Monitor Mercantil prepara uma reforma gráfica e editorial para estrear em 26/11, quando o jornal completa 106 anos. Marcos de Oliveira, diretor de Redação desde 1989, comenta o que motivou as mudanças: “Fazemos aperfeiçoamentos e acréscimos com a visão de haver espaço para um jornal econômico competitivo crescer”. E confidencia: “No final dos anos 1990, Paulo Guedes [NdaR: guru do presidente eleito Bolsonaro na economia] me disse que os anos 2000 seriam de oportunidades para duas áreas, Educação e Mídia”.

Oliveira considera que o Monitor ocupa hoje um intervalo claro no Rio; informa que circula em Brasília e Minas Gerais, e produz também uma edição para São Paulo, com particularidades regionais. E analisa a concorrência: “Hoje, depois da saída dos Associados [NdaR: Jornal do Commercio], o único jornal com circulação nacional nesse segmento é o Valor Econômico. Existe uma perspectiva de crescimento”.

A primeira mudança será a integração visual entre o impresso e o digital, pois havia diferenças na programação do jornal e da web – site, Twitter, Facebook. Felipe Coelho, ex-SRzd, foi contratado para cuidar da parte digital, incluindo o marketing, e para assimilar o conteúdo da redação. Entre outras tarefas, está a de contornar contratempos que aparecem, como o nome Monitor Mercantil não caber no Twitter, pelo número de caracteres. A nova identidade visual vai das redes sociais até o cartão de visitas.

Também está prevista a contratação de colunistas, pois o jornal, que este ano perdeu três deles por motivos de saúde, negocia as substituições. Áreas novas, como uma seção de vinhos para o fim de semana, também estão na finalização dos acordos. E há conversas em andamento com novos possíveis articulistas de opinião, pois Oliveira vê o jornal como identificado pela análise do setor financeiro e da economia política.

Para firmar tantas mudanças, o Monitor acaba de admitir um novo acionista: Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval (Sindicato da Indústria Naval), entra como pessoa física, sem participação da entidade. Reitera a história do jornal, que é uma S.A. desde 1916, quando o Estaleiro Mauá foi um dos primeiros acionistas, apesar de alterar, depois, a composição acionária. “Esperamos mudanças significativas na economia do País, com espaço para o crescimento do setor de mídia”, reitera Oliveira.

Rádio BBC aposta em programa exclusivo via podcast para conquistar jovens

Logo Beyond Today

O embate entre digital e mídia tradicional continua aqui no Reino Unido, com um novo round. Pressionada pela perda de audiência entre o público jovem (16 a 34 anos), que consome cada vez mais conteúdo online e por streaming em detrimento dos programas radiofônicos ao vivo, a Rádio BBC 4 lançou na segunda-feira (29/10) o Beyond Today, pegando carona na popularidade de seu popular noticiário Today.

Fazendo jus ao nome, Beyond Today não repete o formato nem o conteúdo do programa que lhe deu origem, e vai além dos tradicionais podcasts de matérias ou comentários já veiculados pela rádio, como muitas emissoras fazem. Trata-se de um programa estruturado, chegando a ter uma equipe própria e apresentadores exclusivos (Tina Dahley e Mathew Price).

São 20 minutos e apenas um tema por dia, aprofundando um assunto em evidência. O tom é de conversa, bem descontraído, diferente do padrão noticioso convencional da BBC. O podcast pode ser acessado pelo BBC Sounds, um novo site e aplicativo que reúne conteúdo das rádios BBC e música. A equipe procura espelhar o público-alvo. São jornalistas oriundos de várias áreas da BBC, abaixo de 30 anos. A maioria mulheres, e diversos representantes de minorias étnicas.

O primeiro programa foi sobre o novo orçamento 2018 divulgado pelo Governo. É um tema que afeta os jovens, já que envolve questões como financiamento para educação e para aquisição do primeiro imóvel. O apresentador deixa claro que não está competindo com o imenso noticiário já disponível sobre o assunto, mas sim procurando esclarecer as consequências. O movimento da Rádio BBC busca reverter a perda de audiência semanal do Today, que é de 3% em relação ao ano passado.

É também uma reação à pressão do Ofcom, órgão regulador da imprensa britânica, que em seu relatório anual sobre a BBC, divulgado na semana passada, apontou que a emissora pública não está fazendo o suficiente, nem na velocidade adequada, para alcançar os jovens, o que o órgão considera  crucial para a sua sobrevivência futura. O relatório cobra que a BBC adote medidas significativas para resolver esse problema e garantir a entrega de conteúdo interessante no formato que reflita a visão e os hábitos de consumo de conteúdo dos jovens.

Wagner Matheus divulga criptomoeda para o turismo

Wagner Matheus
Wagner Matheus

Wagner Matheus, em Portugal, na sua empresa Animuzz, vai fazer a coordenação global de comunicação da Bestkoin, primeira criptomoeda focada no setor de turismo. A Bestkoin, fundada por empresários portugueses, tem sede nos Emirados Árabes Unidos.

Wagner é também proprietário da Eco Atrio, empresa de ecoturismo de luxo, com operação no Rio de Janeiro (21-997-065-432) e Lisboa (351-910-990-202).

ABL homenageia Austregésilo de Athayde nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Austregésilo de Athayde
Austregésilo de Athayde

Cícero Sandroni participará nesta terça-feira (6/11), às 17h30, no Petit Trianon da ABL (av. Presidente Wilson, 203, no Castelo), com outros membros da Academia Brasileira de Letras, da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sob a coordenação de Marco Lucchesi, o encontro terá também a participação de Arnaldo Niskier e Marcos Vilaça, além do dramaturgo Roberto Athayde, filho do acadêmico Austregésilo de Athayde, um dos redatores da Declaração, homenageado na sessão.

Austregésilo foi considerado, por seus companheiros da comissão que a redigiu – formada pela jornalista norte-americana Eleonor Roosevelt, o professor libanês Charles Malek e o soviético professor Pavlov, sob assistência do jurista e filósofo francês René Cassin –, como o mais ativo colaborador na redação do histórico documento. No 20º aniversário da Declaração, a Academia Sueca conferiu o Prêmio Nobel da Paz a Cassin que, ao tomar conhecimento da homenagem que lhe fora prestada, pelo papel desempenhado na elaboração do Documento, declarou: “Quero dividir a honra deste prêmio com o grande pensador brasileiro Austregésilo de Athayde que, ao meu lado, durante três meses, contribuiu para o êxito da obra que estávamos realizando por incumbência da Organização das Nações Unidas”.

Confira os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo 2018

Prêmio Estácio

A Estácio anunciou nessa quarta-feira (31/10), em cerimônia no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, os vencedores do Prêmio Estácio de Jornalismo. A festa reuniu mais de 300 pessoas, grande parte delas profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil. A oitava edição do prêmio distribuiu R$ 125 mil para os autores das melhores reportagens do ano, regionais e nacionais, sobre ensino superior, publicadas em veículos impressos (jornais e revistas), internet, rádio e televisão, avaliadas por profissionais do setor. Confira os vencedores:

Grande Prêmio Estácio de Jornalismo: Abandonadas, assim caminham as escolas com piores notas do Enem / Autores:  Leilane Menezes, Rafaela Felicciano, Lilian Tahan, Priscilla Borges, Ana Helena Paixão, Denise Costa, Michael Melo, Gui Prímola, Cícero Lopes, Joelson Miranda, Guilherme Sadeck, Allan Rabelo, Saulo Marques, Marcos Lopes e Jonatas Delforge / Veículo: Metrópoles (Brasília).

Modalidade Nacional

InternetAbandonadas, assim caminham as escolas com piores notas do Enem / (idem).

ImpressoEstudo inédito indica alta chance de fraude em mil provas do Enem/ Autores: Fábio Takahashi, Daniel Mariani, Mariana Zylberkan e Paulo Saldaña / Veículo: Folha de S.Paulo.

TV Guerrilha virtual / Autores: Bruno Della Latta, Felipe Santana, Flavio Lordello, Nathalia Butti, Alex Carvalho e Eduardo Torres / Veículo: TV Globo.

Rádio Série A academia também pode ser del(x)s – Os desafios de transgêneros e travestis na pós-graduação / Autores: Gabriel Sabóia e Paula Martini / Veículo: CBN (Rio de Janeiro).

Modalidade Regional                                   

Internet – A vitória do ensino sobre a distância / Autores: Jéssica WelmaNasion Frota, Rafael Luís Azevedo, Iago MonteiroFelp Soares / Veículo: Tribuna do Ceará.

Impresso A reinvenção das universidades particulares / Autor: Guilherme Justino / Veículo: Zero Hora (Porto Alegre).

TV Faculdades fantasmas: sonho ou pesadelo / Autores: Thiago Correia, José Pereira e Esther Carvalho / Veículo: TV Pajuçara (Maceió).

Rádio Trans: O difícil caminho para a educação / Autores: Marcelo Henrique Andrade, Maria Eduarda Madu e Jonathan Dias / Veículo: CBN (João Pessoa).

AAAPV é o mais novo prêmio de jornalismo no mercado

AAAPV

A Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV) lança em 5/11 o Prêmio AAAPV de Jornalismo, que concederá R$ 200 mil a jornalistas brasileiros que tenham produzido matérias que abordem o sistema mutualista de proteção patrimonial e veicular do País. A iniciativa, que visa a incentivar e reconhecer a produção jornalística do setor, será dividida em quatro categorias: Televisão, Rádio, Internet e Impresso (jornal e revista). Todos os ganhadores também concorrerão ao Grande Prêmio AAAPV de Jornalismo, que elegerá o material mais bem produzido e executado.

Serão aceitos e julgados apenas trabalhos inscritos que tenham sido veiculados entre 20/10/2018 e 31/5/2019. O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 25 mil, troféu e certificado de participação; o segundo, R$ 10 mil e certificado de participação; e o terceiro, R$ 5 mil e certificado de participação. Já o Grande Prêmio recompensará o vencedor com R$ 40 mil e o troféu. Podem participar apenas jornalistas com registro profissional.

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Fenacor

Logo Fenacor

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) prorrogou até 12/11 o prazo para concorrer ao Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2018. Promovido pela entidade, que está completando 50 anos, com apoio da CNseg e da Escola Nacional de Seguros, o concurso é um dos maiores do País em valores, oferecendo um total de R$ 300 mil em prêmios.

Podem concorrer trabalhos em seis categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Imprensa especializada do mercado de seguros e Prêmio especial corretor de seguros. Os três melhores de cada uma receberão R$ 30 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente. No caso do Prêmio especial corretor de seguros, além do valor em dinheiro, o vencedor receberá de bônus uma viagem, com direito a hospedagem e acompanhante.

A iniciativa é um reconhecimento aos profissionais de imprensa que cobrem o mercado de seguros e o trabalho dos corretores. O prêmio engloba todos os ramos de seguros, capitalização, vida, saúde, resseguros e previdência complementar aberta, entre outros. O foco são iniciativas que estimulem a conscientização a respeito de oportunidades e benefícios envolvidos na contratação do seguro. Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º/11/2017 e 30/10/2018.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese