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domingo, dezembro 28, 2025

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Eduardo Tessler coordena novo projeto de consultorias da SIP

Eduardo Tessler
Eduardo Tessler

ESIP Responsive Consulting oferece às empresas de comunicação das Américas um serviço de busca de respostas às questões que mais preocupam a indústria. Eduardo Tessler, do Mídia Mundo, é o coordenador

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que reúne 1.300 empresas de comunicação das Américas do Sul, Central e do Norte, está lançando um projeto de apoio aos membros: a SIP Responsive Consulting. A ideia é facilitar um momento de reflexão sobre os problemas internos dos sócios, buscando soluções adequadas e um caminho para o crescimento. Para criar o serviço, a entidade partiu do princípio de que a transformação da indústria a partir da digitalização e da mudança de comportamento da audiência exige um novo plano de ação para reforçar a qualidade do jornalismo e a busca de novas receitas.

“Vimos que os problemas dos nossos sócios eram muito semelhantes, mas com algumas particularidades que não poderiam ser resolvidas apenas com seus executivos assistindo a palestras em nossas reuniões”, observa Ricardo Trotti, diretor-executivo da SIP. A solução, então, foi buscar um novo serviço da associação, unindo especialistas de vários países – muitos deles trabalhando regularmente em veículos membros. Para organizar a consultoria, a entidade convidou o brasileiro Eduardo Tessler, que há mais de 15 anos atua em consultorias de mídia como a Innovation Media e o Mídia Mundo – do qual é sócio-diretor.

Tessler já era presença constante nos encontros da SIP, por isso a escolha. A primeira missão do brasileiro foi identificar especialistas nos mais variados temas do dia-a-dia de uma empresa de comunicação. “Consegui atrair para o grupo o editor-chefe do jornal líder da Colômbia, o maior especialista em estratégia digital da Espanha, a diretora de redes sociais de uma importante cadeia de TV dos EUA e ainda um dos melhores designers de jornal do mundo”, comemora Tessler. O grupo de consultores já conta com 15 profissionais, acionados de acordo com a natureza de cada projeto.

A SIP Responsive Consulting será lançada oficialmente na reunião da que a SIP realizará de 29 a 31/3, em Cartagena (Colômbia). Mas o serviço já está disponível em fase beta – segundo Tessler, já há três solicitações em andamento. A iniciativa está ligada ao Instituto de Imprensa da entidade, cujo objetivo é melhorar o desempenho dos membros.

“A metodologia desse projeto de consultoria é a de muita busca de informação através de documentos, entrevistas e vivência no veículo, análise, troca de ideias e, ao final, construção de um Plano de Ação para resolver o que não está adequado”, diz ele. “Tudo isso de forma rápida, entre dois e cinco dias – dependendo do tamanho da empresa. A aplicação desse Plano de Ação – depois de aprovado e pactuado – já passa a ser Fase 2 do projeto, com outros prazos”

Apesar de assumir a coordenação do projeto, Tessler segue em paralelo com seu projeto próprio de consultoria, com o Mídia Mundo.

Os contatos podem ser feitos pelo [email protected] ou [email protected].

Ivete Brandalise volta a fazer entrevistas

Ivette Brandalise
Ivette Brandalise

Aos 79 anos, mais de 50 deles dedicados ao jornalismo, Ivette Brandalise voltou com seu programa de entrevistas. Distante das câmeras e do microfone desde meados de 2018, ela agora integra a webradio Salve Sintonia, coletivo formado por profissionais com passagens pela FM Cultura.

Na nova emissora, Ivette apresenta As músicas que fizeram sua cabeça – mesmo título do programa que fazia na Cultura até ser dispensada da Fundação Piratini –, sempre ao meio-dia dos sábados e com reapresentação aos domingos, às 18 horas.

Ivette teve passagens por veículos como TV Gaúcha, Diário de Notícias, Folha de Manhã, TV Difusora e TV Guaíba. No final dos anos 1980 ingressou na TVE, onde liderou por mais de 20 anos o programa Primeira Pessoa. Na FM Cultura, também seguiu nas entrevistas para contar histórias.

Projeto oferece oficinas gratuitas de rádio e fotografia

Logo Rádio Conectados

Estão abertas até 7/2 inscrições para as oficinas de rádio e fotografia do Projeto Conectados. Os cursos são gratuitos, com 30 vagas para o curso de rádio, 30 para locução esportiva e 14 para fotografia. As oficinas têm um ano de duração e são responsabilidade da Fundação Nossa Senhora do Ipiranga (Funsai).

O curso de rádio começa em 19/2, com aulas duas vezes na semana. Os alunos vão aprender técnicas de locução AM e FM, sonoplastia, produção e texto etc.

O curso de locução esportiva começa em 21/2 e vai abordar entrevistas, técnicas de locução, transmissão ao vivo e elaboração de matérias. No final, os alunos participarão de uma etapa do Paulista de Beach Soccer. As aulas serão às quintas e aos sábados.

Os alunos de fotografia terão aulas às quartas-feiras. O programa inclui introdução à fotografia digital, tratamento de imagem, iluminação, foto com celular ou câmera compacta e noções de publicidade.

Agressões contra jornalistas no Brasil aumentaram em 2018

Logo Relatório 2018

De acordo com  relatório recente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), os casos de agressões a jornalistas no Brasil cresceram 36,7% entre 2017 e 2018. Foram 135 ocorrências de violência, com 227 vítimas, segundo a entidade. Os principais agressores foram eleitores/manifestantes, responsáveis por 22,2% dos casos de agressão – no ano passado, o Brasil viveu uma campanha presidencial polarizada.

Os partidários do presidente Jair Bolsonaro foram os que mais agrediram jornalistas, de acordo com a Fenaj: eles foram responsáveis por 23 das 30 ocorrências que envolviam eleitores/manifestantes. Parte das agressões ocorreu durante dias de votação e comemorações da vitória. Outro acontecimento importante foi a greve dos caminhoneiros, que também contribuiu para o aumento das agressões. A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o estopim para violência contra jornalistas: a Fenaj contou sete casos de agressão em protestos contra a condenação e encarceramento de Lula. O episódio também motivou dois ataques por parte de policiais militares e uma ocorrência de censura quando o Supremo Tribunal Federal impediu que a imprensa entrevistasse o ex-presidente.

A maioria dos jornalistas vitimados no ano passado foi vítima de agressões físicas (24,4% das ocorrências), seguido de ameaças e intimidações (20,7%) e agressões verbais (20%). Os impedimentos ao exercício profissional também tiveram um aumento significativo e chegaram a 14,8% dos casos em 2018. Veja o relatório completo no site da Fenaj.

Re­latório da Fenaj denuncia violência contra Jor­nalistas

Maria José Braga


Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Na tarde de 18/1, Maria José (Zequinha) Braga, presidente da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas, apresentou no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro o Re­latório da Violência contra Jor­nalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2018.

Além do que já fora anunciado antes – como o aumento de 36% de ataques no exercício da profissão e um assassinato na Região Norte –, o relatório mostrou um recorte por região e por gênero, entre outros aspectos. Embora o documento restrinja-se aos profissionais de jornalismo, ele assinala que diversos profissionais da comunicação, como radialistas e blogueiros – quatro deles assassinados – também foram alvos da violência.

Na rua, nas redes, nos tribunais

As ameaças e intimidações nas redes sociais, visando o trabalho de jornalistas, aumentaram em muito e representaram uma pressão a mais, como se não bastassem os ataques nas ruas e nos tribunais. Neste último caso, as ações judiciais resultaram algumas vezes em censura concreta – nas quais certas reportagens investigativas, mesmo quando comprovadamente verídicas, e sem ofenderem alguém pessoalmente, tiveram sua publicação proibida. Esse tipo de impedimento do exercício profissional mostrou um espírito de corpo do Judiciário – e também do Ministério Público – pois, em sua totalidade, nas ações desses poderes constituídos o jornalista foi condenado.

Os casos de violência ocorreram em todo o País, verificando-se, porém, o maior índice no Sudeste, com São Paulo em primeiro lugar, em seguida o Rio de Janeiro. Isto se explica pelo fato de as manifestações públicas, frequentemente, serem nas grandes cidades, e de a maioria das agressões aos jornalistas acontecer nas manifestações. Eles são alvos de todos os lados: os agressores se dividem entre policiais e manifestantes, principalmente de partidos políticos. Houve ainda registro de assessores de imprensa agredidos nessa situação. “Na prática, o diálogo está mais difícil no Brasil,” afirma Zequinha.

Outra constatação, a partir da mesma circunstância, é que o jornalista não é alvo por acidente, no meio da confusão, mas deliberadamente, pela sua condição profissional. Um dos exemplos documentados foi a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018. Juntamente com a atuação do Judiciário, esse foi o fato mais relevante no sentido de impedimento do exercício profissional no ano que passou.

Em termos de gênero, mais homens que mulheres foram atingidos. Isto porque os jornalistas de imagem (cine e foto) são homens em sua maioria, e mais facilmente identificáveis por portarem o equipamento. As câmeras os transformam em alvos preferenciais. Ainda na questão de gênero, quase 30% das ocorrências não definia o gênero, na medida em que as denúncias mencionavam equipes inteiras impedidas de trabalhar, sendo elas compostas por homens e mulheres.

As providências

A Fenaj não se limita à apuração e análise dos casos constantes do relatório, mas está sempre propondo medidas para, se não saná-los, pelo menos amenizá-los. E essas providências têm endereço:

O Estado precisa: (1) Ter um protocolo de atuação. O uso da violência é prerrogativa do Estado, e as situações em que os agentes podem e devem fazer valer esse direito precisam ser especificadas. (2) Criar um Conservatório da Violência Contra Jornalistas, que centralize os registros dos casos e, muito importante, que acompanhe o desenrolar das ações.

As empresas empregadoras devem: (1) Fornecer equipamento individual, o que nem todas fazem. (2) Discutir as situações de risco com os funcionários, e decidir providências que evitem os principais riscos.

A sociedade como um todo demanda um trabalho de convencimento sobre a importância do jornalismo e do profissional jornalista.

Os depoimentos

Após a apresentação, três jornalistas submetidos a violência deram seu depoimento: Bruno Kaiuca, preso quando trabalhava pelo Jornal do Brasil; Marcelo Auler, em seu blog, viu usarem a Justiça como forma de intimidação e censura; e Melissa Munhoz, ex-SBT, sofreu constrangimento pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Maria José Braga encerrou o encontro dizendo que espera, um dia, não precisar mais montar um relatório, nem relatar casos como esses. Esse é o objetivo da Fernaj. Confira o relatório completo.

Primeiro curso da Abracom-SP em 2019 aborda projetos digitais

Logo Abracom

O primeiro curso da Abracom-SP em 2019, em 31/1, será Gestão de projetos digitais – Você sabe MESMO como fazer?. O workshop será conduzido por Guilherme Mamede, CEO da Predicta, especialista em marketing digital e professor de Mídia Programática na ComSchool.

Entre os tópicos estão os tipos de mídia (earned, paid e owned), modelos de comercialização, planejamento de mídia digital, jornada do consumidor, content marketing, SEO e social media ads. Das 9h às 13h, na sede da Abracom (rua Jesuíno Arruda, 769, 4° – Itaim Bibi). R.S.V.P: [email protected] ou 11-3079-6839. Mais informações pelo [email protected] ou [email protected].

Editoras Globo, Três, Ediouro e Panini questionam venda do Grupo Abril no Cade

Sede da Editora Abril
Abril na Marginal Tietê – Crédito Onildo Lima

A coluna Mercado Aberto, publicada por Maria Cristina Frias na Folha de S.Paulo, informou em primeira mão nessa quarta-feira (23/1) que pelo menos quatro editoras concorrentes e uma gráfica entraram com um pedido junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que sejam consideradas partes interessadas na venda do Grupo Abril ao empresário Fábio Carvalho.

As editoras Globo, Três, Panini e Ediouro e o grupo gráfico EBR alegaram que a aprovação do negócio foi precipitada e “deixou de considerar efeitos concorrenciais do negócio”. O documento, protocolado em 18/1, acusa a Abril de monopolizar a distribuição de revistas e de prejudicar suas concorrentes por atraso de pagamentos.

Se o pedido for acatado, as empresas poderão pedir a anulação da venda, mas, segundo apurou a coluna, a expectativa é de que o órgão rejeite o pedido. Do lado da Abril, a ação é vista como uma tentativa de atrasar a aprovação definitiva da aquisição.

Aos 126 anos, Fanfulla renasce em São Paulo

Logo Fanfulla

Um dos mais antigos jornais de São Paulo, o Fanfulla, em atividade continua desde 1893 e que até os anos 1960 foi o principal porta-voz da colônia italiana na capital paulista, está em processo de reformulação e será relançado em fevereiro. Ele renasce pelas mãos dos empresários paranaenses Márlon Bueno, Sérgio Prestes e Marcelo Sader, que adquiriram os direitos de uso do nome em qualquer atividade, mas agora modernizado e dirigido aos paulistanos de todas as origens.

Jornal que nasceu para aglutinar a comunidade italiana de São Paulo, que no final do Século 19 chegava a representar 40% da população da cidade, retoma sua trajetória de 126 anos em fevereiro próximo primeiro com um novo site, presença nas principais redes sociais e, mais adiante, com uma edição impressa e distribuição quinzenal gratuita em pontos estratégicos da cidade e para assinantes.

Nessa nova fase, o Fanfulla terá noticiário diário, colunistas, entrevistas e seções especiais na versão online, e um trabalho expandido com seções adicionais e exclusivas para a versão impressa. A nova linha editorial e a reformulação como um todo estão sendo conduzidas pela MediaLink Comunicação Corporativa, de Adhemar Altieri. A construção do novo site e a reformulação gráfica estão a cargo da Editora Camarinha, de Píndaro Camarinha, ex-Veja e Exame.

“É um desafio e um privilégio participar da missão de levar adiante a tradição e a bela história do Fanfulla”, diz Altieri. “O jornal surgiu quando São Paulo era considerada uma das principais cidades ‘italianas’ do mundo, uma realidade hoje refletida não só nas raízes e sobrenomes da população, mas no jeito de ser do paulistano, fortemente influenciado pela presença secular dos italianos. Por isso, a evolução natural do Fanfulla é o novo foco: o cidadão paulistano de todas as origens”.

Novos proprietários

Os direitos de uso da marca Fanfulla foram adquiridos no início de 2018 por um grupo de amigos e empreendedores baseados no Paraná e São Paulo. O acervo do jornal, que foi diário até 1965, também está sendo transferido para os novos donos, e futuramente será digitalizado e disponibilizado para pesquisas.

O empresário Márlon Bueno idealizou o projeto e liderou a negociação e compra do Fanfulla. Com forte atuação na área comercial, especialmente desenvolvendo grandes projetos na construção civil junto a empresas de grande porte, ele pretende utilizar a experiência acumulada nos últimos 20 anos como CEO e diretor comercial do Fanfulla. “Pesquisamos muito o potencial do público que queremos atingir, inclusive com um produto que inclui uma versão impressa em tempos cada vez mais digitais”, afirma. “Temos a convicção de que um projeto jornalístico diferenciado e dirigido será uma novidade muito bem recebida pelos paulistanos”.

Também é sócio-proprietário do projeto o empresário Sérgio Prestes, empreiteiro da construção civil e atuante na área administrativa de grandes empresas há 17 anos, além de pioneiro na implantação do futebol society com grama sintética no Paraná. O terceiro sócio-proprietário é o empresário, neurocirurgião, advogado e amante da gastronomia Marcelo Sader, com 20 anos de atuação na área médica.

Um conselho consultivo de paulistanos notáveis está sendo formado para interagir com os novos proprietários do Fanfulla, aconselhando e contribuindo para orientar o desenvolvimento do veículo.

Lançamento

O relançamento do Fanfulla deve começar em 1º de fevereiro, com a entrada em operação do novo site e o início da atuação nas redes sociais. O lançamento formal deve acontecer em 21 de fevereiro, Dia Nacional do Imigrante Italiano, em local a ser anunciado em breve. O lançamento e distribuição da primeira edição impressa da nova fase está previsto para abril.

Mais informações na MediaLink, com Sandra de Angelis ([email protected] e 11-999-113-798).

Globo lidera entre os +Premiados Veículos do Ano e da História

Depois de divulgar nas últimas duas semanas os resultados dos +Premiados Jornalistas do Ano e +Premiados Jornalistas da História, Portal dos Jornalistas apresenta nesta semana, em parceria com Jornalistas&Cia, o desempenho dos veículos de comunicação. Mais uma vez, unificando os títulos, a Rede Globo terminou à frente das pesquisas que apontaram os +Premiados do Ano e da História.

Na pesquisa anual a emissora do Grupo Globo terminou na primeira colocação, seguida pelo jornal gaúcho Zero Hora, em segundo, e pela Folha de S.Paulo, na terceira posição. Já no levantamento histórico, a Folha garantiu mais uma vez a segunda posição, seguida pelo jornal O Globo. Foram analisados 154 prêmios em 2018 para chegar ao resultado que você confere nos links:

Globo, Zero Hora e Folha de S.Paulo são os +Premiados Veículos do Ano

Pelo quinto ano consecutivo, e o sétimo desde a criação do Ranking dos +Premiados da Imprensa, a Rede Globo de Televisão foi o +Premiado Veículo do Ano. Ao todo, foram 16 prêmios que lhe renderam 490 pontos, dentre eles destaque para o Grande Prêmio CNT, o Petrobras de Telejornalismo e cinco troféus no Comunique-se.

Na vice-liderança, com 250 pontos e 11 prêmios, aparece o jornal gaúcho Zero Hora, seguido de perto pela Folha de S.Paulo, na terceira posição, com 245 pontos e cinco troféus. A publicação paulista, a propósito, ostenta ainda a marca de ter a +Premiada Reportagem de 2018. Com a série Um mundo de muros, o periódico venceu premiações de grande importância, como o internacional Rei da Espanha e o Grande Prêmio Petrobras.

Completam os Top 10 de 2018, na ordem: Bandnews FM (230 pontos), GloboNews (180), TV Brasil (170), Estadão (165), Diário de Pernambuco (160), UOL (150) e, empatados na décima colocação, Jornal do Commercio/PE, Metrópoles e Valor Econômico (140).

Confira a lista com os +Premiados Veículos do Ano:

POSIÇÃOVEICULOUFPONTOSPRÊMIOS
REDE GLOBORJ49016
ZERO HORARS25011
FOLHA DE S. PAULOSP2455
RÁDIO BANDNEWS FMSP2307
GLOBO NEWSRJ1806
TV BRASILDF1705
O ESTADO DE S. PAULOSP1656
DIÁRIO DE PERNAMBUCOPE1605
UOLSP1506
10ºJORNAL DO COMMERCIOPE1405
10ºMETRÓPOLESDF1404
10ºVALOR ECONÔMICOSP1405
13ºO POVOCE1254
13ºTV BANDEIRANTESSP1256
15ºCORREIO BRAZILIENSEDF1204
16ºDIÁRIO DO NORDESTECE1106
17ºPORTAL NE10PE1053
17ºRÁDIO GAÚCHARS1051
19ºCBN JOÃO PESSOAPB1003
19ºPODER 360DF1001
19ºSBTSP1005
19ºTV PAJUÇARAAL1004
23ºGAZETAWEBAL955
24ºBUZZFEED BRSP903
24ºRÁDIO BANDEIRANTESSP906
24ºRECORD TVSP904
27ºCORREIO DO POVORS855
28ºTRIBUNA DO NORTERN803
28ºTV CULTURASP802
30ºRBS TVRS755
31ºTV GAZETAAL704
32ºGAÚCHA ZHRS653
32ºJORNAL DO COMÉRCIORS653
34ºAGÊNCIA ESTADOSP602
34ºAGÊNCIA PÚBLICASP602
34ºDIÁRIO DIGITALMS602
34ºEL PAÍSSP602
34ºEXAME.COMSP602
34ºSPORTVRJ603
40ºFOLHA DE PERNAMBUCOPE552
40ºREDE TV RONDÔNIARO553
42ºGALILEUSP501
42ºGAZETA DO POVOPR501
42ºPORTAL CORREIOPB502
42ºTRIBUNA DO CEARÁCE502
42ºVICE BRASILSP501
47ºAGÊNCIA SOCIAL DE NOTÍCIASSP452
47ºCBNRJ452
47ºCULTURA FMPA453
47ºDIÁRIO CATARINENSESC452
47ºISTOÉ DINHEIROSP451
47ºO POVO ONLINECE452
47ºO TEMPOMG452
47ºTV CULTURA DO PARÁPA453
55ºA GAZETAES301
55ºACONSEGSP301
55ºAGÊNCIA SPORTLIGHTRJ301
55ºAPÓLICESP301
55ºBBC BRASILSP301
55ºBLOG ARENA DO PAVINISP301
55ºBRAZIL JOURNALSP301
55ºBRIO MEDIASP301
55ºCAPITAL ABERTOSP301
55ºDIÁRIO DA REGIÃOSP301
55ºDIÁRIO DE SANTA MARIARS301
55ºDIÁRIO DO PARÁPA302
55ºDIÁRIO POPULARRS301
55ºEDER CONTENTSP301
55ºÉPOCASP301
55ºESTADAO.COMSP301
55ºESTADO DE MINASMG301
55ºEXTRARJ301
55ºG1 – GLOBORJ301
55ºGASTROLÂNDIASP301
55ºGLOBO RURALSP301
55ºISTOÉSP301
55ºJORNAL METROSP302
55ºLUMIERESP301
55ºMOTOR 1SP301
55ºMUNDO DA ELÉTRICASP301
55ºNEXO JORNALSP301
55ºNOTÍCIA AGORAES301
55ºNOTÍCIAS AGRICOLASSP301
55ºO GLOBORJ301
55ºO LIBERALPA302
55ºPANROTASSP301
55ºPESQUISA FAPESPSP301
55ºPIAUÍRJ301
55ºPLANT PROJECT SP301
55ºPORTAL LEIAJÁPE301
55ºPOTÊNCIA HMNEWSSP301
55ºRÁDIO 94 FMSP301
55ºRÁDIO ASSEMBLEIACE302
55ºRÁDIO GLOBORJ301
55ºRÁDIO GUAÍBARS302
55ºRÁDIO SUPER NOTICIAMG301
55ºRÁDIO TRÂNSITOSP301
55ºREVISTA CNTDF301
55ºRIC TVSC302
55ºSAÚDE É VITALSP301
55ºSEMANÁRIO DE ITAPETININGASP301
55ºTECHTUDOSP301
55ºTRIBUNA INDEPENDENTEAL302
55ºTV AMAZONASAM301
55ºTV BAHIABA301
55ºTV CABO BRANCOPB301
55ºTV GAZETA NORTE / ESTVES301
55ºTV LIBERALPA302
55ºUFS FMSE301
55ºVALOR SETORIALSP301
55ºVAZA FALSIANESP301
55ºVEJASP301
113ºA HORARS251
113ºAGÊNCIA RADIOWEBRS251
113ºEXTRA CLASSERS251
113ºGAZETA DE ALAGOASAL251
113ºMACEIO AM 1020 AL251
113ºO DIAAL251
113ºRÁDIO JORNAL DO COMMERCIOPE251
113ºTV MACEIÓAL251
113ºTV PONTA VERDEAL251
122ºRÁDIO CORREIOAL201
122ºTV SERGIPESE201
124ºAGRONEGÓCIOSPA151
124ºAMAZONAS EM TEMPOAM151
124ºAMAZÔNIA JORNAL PA151
124ºBANDA BPR151
124ºCANAONLINESP151
124ºCORREIO DO ESTADOMS151
124ºCORREIO POPULARSP151
124ºDIÁRIO ONLINEPA151
124ºEPTVSP151
124ºESPN BRASILSP151
124ºFOLHA DE LONDRINAPR151
124ºG1 AMAZONASAM151
124ºG1 RNRN151
124ºG1 RONDÔNIARO151
124ºGAZETA DO SULRS151
124ºJORNAL NHRS151
124ºNORDESTVCE151
124ºNOVA CANAPR151
124ºNOVA FMMS151
124ºO ALTO URUGUAIRS151
124ºPORTAL BHAZ MG151
124ºPORTAL GAZRS151
124ºPORTAL O LIBERALPA151
124ºRÁDIO CATARINENSESC151
124ºRÁDIO ITATIAIAMG151
124ºRÁDIO PAJUÇARA FMAL151
124ºRÁDIO TRANSAMÉRICASP151
124ºRONDONIADINAMICARO151
124ºSITE CORREIO DO POVORS151
124ºTV A CRÍTICAAM151
124ºTV ASSEMBLEIACE151
124ºTV EDUCATIVA / TVERS151
124ºTV MS RECORDMS151
124ºTV TEMSP151
124ºVOCÊ S/ASP151

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