Aos 126 anos, Fanfulla renasce em São Paulo

Um dos mais antigos jornais de São Paulo, o Fanfulla, em atividade continua desde 1893 e que até os anos 1960 foi o principal porta-voz da colônia italiana na capital paulista, está em processo de reformulação e será relançado em fevereiro. Ele renasce pelas mãos dos empresários paranaenses Márlon Bueno, Sérgio Prestes e Marcelo Sader, que adquiriram os direitos de uso do nome em qualquer atividade, mas agora modernizado e dirigido aos paulistanos de todas as origens.

Jornal que nasceu para aglutinar a comunidade italiana de São Paulo, que no final do Século 19 chegava a representar 40% da população da cidade, retoma sua trajetória de 126 anos em fevereiro próximo primeiro com um novo site, presença nas principais redes sociais e, mais adiante, com uma edição impressa e distribuição quinzenal gratuita em pontos estratégicos da cidade e para assinantes.

Nessa nova fase, o Fanfulla terá noticiário diário, colunistas, entrevistas e seções especiais na versão online, e um trabalho expandido com seções adicionais e exclusivas para a versão impressa. A nova linha editorial e a reformulação como um todo estão sendo conduzidas pela MediaLink Comunicação Corporativa, de Adhemar Altieri. A construção do novo site e a reformulação gráfica estão a cargo da Editora Camarinha, de Píndaro Camarinha, ex-Veja e Exame.

“É um desafio e um privilégio participar da missão de levar adiante a tradição e a bela história do Fanfulla”, diz Altieri. “O jornal surgiu quando São Paulo era considerada uma das principais cidades ‘italianas’ do mundo, uma realidade hoje refletida não só nas raízes e sobrenomes da população, mas no jeito de ser do paulistano, fortemente influenciado pela presença secular dos italianos. Por isso, a evolução natural do Fanfulla é o novo foco: o cidadão paulistano de todas as origens”.

Novos proprietários

Os direitos de uso da marca Fanfulla foram adquiridos no início de 2018 por um grupo de amigos e empreendedores baseados no Paraná e São Paulo. O acervo do jornal, que foi diário até 1965, também está sendo transferido para os novos donos, e futuramente será digitalizado e disponibilizado para pesquisas.

O empresário Márlon Bueno idealizou o projeto e liderou a negociação e compra do Fanfulla. Com forte atuação na área comercial, especialmente desenvolvendo grandes projetos na construção civil junto a empresas de grande porte, ele pretende utilizar a experiência acumulada nos últimos 20 anos como CEO e diretor comercial do Fanfulla. “Pesquisamos muito o potencial do público que queremos atingir, inclusive com um produto que inclui uma versão impressa em tempos cada vez mais digitais”, afirma. “Temos a convicção de que um projeto jornalístico diferenciado e dirigido será uma novidade muito bem recebida pelos paulistanos”.

Também é sócio-proprietário do projeto o empresário Sérgio Prestes, empreiteiro da construção civil e atuante na área administrativa de grandes empresas há 17 anos, além de pioneiro na implantação do futebol society com grama sintética no Paraná. O terceiro sócio-proprietário é o empresário, neurocirurgião, advogado e amante da gastronomia Marcelo Sader, com 20 anos de atuação na área médica.

Um conselho consultivo de paulistanos notáveis está sendo formado para interagir com os novos proprietários do Fanfulla, aconselhando e contribuindo para orientar o desenvolvimento do veículo.

Lançamento

O relançamento do Fanfulla deve começar em 1º de fevereiro, com a entrada em operação do novo site e o início da atuação nas redes sociais. O lançamento formal deve acontecer em 21 de fevereiro, Dia Nacional do Imigrante Italiano, em local a ser anunciado em breve. O lançamento e distribuição da primeira edição impressa da nova fase está previsto para abril.

Mais informações na MediaLink, com Sandra de Angelis (sdeangelis@medialinkbrasil.com e 11-999-113-798).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *