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domingo, dezembro 28, 2025

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Exposição Olhares sobre a Mata Atlântica é estendida até 22 de fevereiro

Logo exposição

A exposição fotográfica Olhares sobre a Mata Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, permanece no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), em São Paulo, até 22 de fevereiro.

A mostra retrata a visão de 30 pessoas sobre a Mata Atlântica em várias partes do Brasil, além dos mais diversos contextos socioambientais.

Cartunistas homenageiam Ricardo Boechat

Logo da exposição

Associação dos Cartunistas do Brasil abriu um espaço para lançar a Expo Toca o Barco Brasil, em homenagem a Ricardo Boechat, falecido em 11/2 após a queda do helicóptero que o transportava, em São Paulo.

Segundo José Alberto Lovetro (JAL), presidente da entidade, Boechat adorava desenhar cartuns e até caricaturas: “No fundo,era um chargista. Seu bom humor não nos deixa pensar de outra forma. A forma de confrontar governos e as incoerências de acontecimentos sem nexo que vivemos hoje em dia farão muita falta.  

Angelo France
Cassio Manga
Fernandes
Fernandes
J.Bosco
Paulo Sergio Jindelt
Dálcio Machado
Leandro Capanema
Mauro Miranda
Amarildo Lima
Cau Gomes
Lézio Júnior

Maré de boas notícias para a imprensa no Reino Unido

Reino Unido
Luciana Gurgel

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

Saiu nessa terça-feira (12/2) o aguardado relatório Cairncross, elaborado com o objetivo de salvaguardar o jornalismo de qualidade na era digital. Com 157 páginas, faz uma profunda análise do cenário da imprensa no Reino Unido e pode transformar 2019 em um ano decisivo para a atuação das empresas de tecnologia, como Google e Facebook, principalmente na sua relação com os grupos de imprensa tradicional.

Dame Frances Cairncross

O relatório, com potencial de provocar mudanças na legislação local capazes de se estender a outros países, leva o nome da respeitada jornalista, escritora e acadêmica Dame Frances Cairncross. Ela foi nomeada pelo Governo em março do ano passado para liderar uma comissão independente dedicada a produzir a análise.

Com o apoio de um painel de especialistas e sugestões de representantes de vários segmentos ouvidos em consultas públicas, o grupo examinou o cenário da mídia, as ameaças à sustentabilidade financeira, o impacto das ferramentas de busca e das mídias sociais, e o papel da publicidade digital.

Entre as principais recomendações está a criação de uma entidade (Institute for Public Interest News), que teria entre suas atribuições o gerenciamento de um fundo de inovação para incentivar a modernização das empresas. Também foi sugerida a redução da carga tributária – chegando a zero para publicações digitais – ou até o financiamento direto, sobretudo para a imprensa regional (que vem encolhendo dramaticamente por aqui), de forma a não deixar morrer a cobertura sobre temas que não encontram espaço na mídia nacional.

Quanto à atuação das mídias sociais, o relatório é incisivo. Defende que passem a ser supervisionadas por um órgão regulador especificamente criado para tal, e que tenham a obrigação de prover notícias de qualidade.

Recomenda ainda a criação de um código de conduta para equilibrar a relação entre as empresas jornalísticas e as de tecnologia. E uma investigação por parte do órgão de defesa do consumidor sobre as receitas publicitárias, a fim de assegurar competição mais justa, já que hoje as companhias de tecnologia absorvem a maior parte do bolo. Segundo o relatório, isso afeta a capacidade das empresas jornalísticas de se desenvolverem nesse novo cenário.

A partir da publicação, o Governo anunciou que vai acionar os órgãos relacionados ao tema para que iniciem os trabalhos recomendados pelo relatório. Por tratar-se de uma iniciativa dele próprio, pode-se esperar celeridade na implantação de algumas das medidas. Confira a íntegra do documento.

Vitória da liberdade de Imprensa – No momento em que o relatório Cairncross é divulgado, o jornalismo do Reino Unido comemora duas vitórias nos tribunais. A primeira assegurou ao Sunday World, da Irlanda do Norte, o direito de não revelar as fontes de uma reportagem investigativa que havia publicado.

A segunda permitiu ao Daily Telegraph veicular uma reportagem sobre um poderoso empresário do ramo da moda acusado de assédio sexual, moral e racismo. Philip Green, dono da Topshop, tinha conseguido em outubro uma decisão favorável impedindo que a matéria saísse. O jornal iniciou uma cruzada para revogar a decisão, e tornou pública a briga judicial, provocando uma série de especulações sobre quem seria o pivô do caso.

Só que não adiantou a proteção da justiça: no dia seguinte à revelação da história, um parlamentar foi à tribuna de Westminster e anunciou o nome do empresário envolvido, por ser ele um detentor do título de Sir (Cavaleiro da Ordem Britânica). O caso continuou tramitando até que na semana passada, às vésperas de uma audiência, Green retirou o processo, tendo que pagar uma multa de £ 3 milhões.

E, assim, em 8/2 o Daily Telegraph saiu finalmente com a história completa. São cinco funcionários que deixaram a empresa com indenizações devido aos abusos praticados, mas não puderam levar o caso a autoridades por terem assinado previamente acordos de confidencialidade.

Além de denunciar as más práticas e as ameaças feitas pelo empresário ao jornal, o Daily Telegraph luta agora para que acordos desse tipo não possam impedir quem os assina de prestar queixa às autoridades. O Governo já sinalizou a intenção de colocar em pauta a revisão da atual legislação sobre tais acordos. Um belo exemplo de bom jornalismo contribuindo para transformar a sociedade.

Rachel Pessôa começa na Comunicação da MRN-Pará

Rachel Pessôa
Rachel Pessôa

Rachel Pessôa deixou a Cia. Siderúrgica do Pecém, no Ceará, no final de 2018, e começou em janeiro na Comunicação da Mineração Rio do Norte, no Pará, como gerente de Comunicação.

Rachel foi antes da Vale, tendo atuado no sudeste do Pará, em Belém e também no Rio de Janeiro. Campeã do TOP Mega Brasil 2018, Região Nordeste, ela atende pelo [email protected].

Secom-SP conclui reestruturação

Secom SP

Passado pouco mais de um mês do início da gestão de João Doria no Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Especial de Comunicação concluiu sua reestruturação.

Na Chefia de Redação está Hélia Araújo, que conta na equipe com Shirley Nara Araújo, Vinicius Santos, Paulo Reis, Alessandra Nalio, Cristina Pessoa e Ivanna Ferraz. Para as demandas de imprensa dos veículos do interior do Estado, o coordenador será Luiz Paro, com o apoio de Julia Guimarães, Juliana Lolato, Odil David e Aline Mustafá

Rodrigo Bastos é o responsável pelo Núcleo de Dados e tem em sua equipe Ivan Belmudes, Vivian Wolf, Beatriz Cotrim, Tamires Febronio, Luís Felipe Manoel e Lúcia Boldrini.

Letícia Bragaglia e Bruna Fasano continuam atendendo diretamente ao governador, com o apoio de Márcia Franco, Regina Valdez e Josi Vicentin

A equipe de jornalistas está sediada no Palácio dos Bandeirantes, atendendo de domingo a domingo, das 7h às 21 horas. A maior parte deles é contratada pelas agências Attachée de Presse e Máquina Cohn&Wolfe, que ganharam a concorrência para o trabalho.

A agenda do governador João Doria é atualizada diariamente no site oficial do Governo do Estado, sempre no início da manhã, onde também estão disponíveis releases, fotos, áudios e vídeos. Informações pertinentes e avisos de pauta são disponibilizados também nos sites oficiais do Governo e suas secretarias. Os pedidos de informações do Governo devem ser feitos pelo [email protected] ou 11-2193-8520.

A Secom responde pelo Sistema de Comunicação (Sicom) do Governo do Estado, que abarca as áreas de comunicação de secretarias e empresas. Algumas, que são mais demandadas – como Saúde, Educação, Segurança e Planejamento –, também contam com agências, além de estruturas internas. A linha mestra de trabalho foi estabelecida por decreto.

Nesse início de gestão, a Secom tem organizado reuniões mensais para tratar de temas como digital, imprensa, publicidade, novas tecnologias e está começando a abordar a Lei Geral de Proteção de Dados – que deve impactar bastante a área de comunicação digital –, além de concluir a implementação de um estúdio multimída no Palácio. As redes sociais pessoais do governador são administradas por uma equipe própria, paga com recursos pessoais dele.

Clone do Aos Fatos esconde rede de sites de fake news

Logo do site Aos Fatos fake

Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos, informou em matéria publicada no portal em 13/2 que uma rede de sites de fake news punida pela Justiça Eleitoral no ano passado apropriou-se do nome Aos Fatos para espalhar mais desinformação.

Segundo ela, o mais recente empreendimento desse grupo articulado que produz informações fraudulentas é o site aosfatos.com, ou Jornal Aos Fatos, cujo domínio foi comprado em 31 de janeiro e, desde então, publica sistematicamente conteúdo com informações falsas. Investigação que sua equipe fez apurou que o site é ligado a uma rede de mais de uma dezena de sites que usam ferramentas do Google para hospedar conteúdo e fazer dinheiro por meio de publicidade. O próprio Google já foi acionado pela Justiça Eleitoral para fornecer dados sobre esses produtores de conteúdo fraudulento. “O Jornal Aos Fatos usa deliberada e ilegalmente o nome do Aos Fatos para confundir leitores”, diz Tai.

Ela informa que o site fake está ligado a ao menos outras cinco páginas de distribuição de notícias falsas com grande capilaridade nas redes sociais: O Detetive (hoje fora do ar), Plantão BrasilNotícias Brasil OnlinePensa Brasil e Descobrindo As Verdades. “Aos Fatos já desbancou conteúdo falso ou distorcido desses sites ao menos 14 vezes”, afirma. “O aosfatos.com (que não é o site aosfatos.org ) está no ar há menos de um mês, mas usa o mesmo Google Analytics ID de um site banido por espalhar fake news durante as eleições do ano passado. Pesquisando o código-fonte do site fake Jornal Aos Fatos é possível ver que o ID é pub-2670901358432562”.

Tai diz que o Aos Fatos tentou entrar em contato com os responsáveis pelos sites citados na reportagem, mas apenas o Notícias Brasil Online tem ferramenta ativa, com endereço de e-mail válido. A mensagem enviada ao e-mail do Pensa Brasil retornou. “Por e-mail, a reportagem apresentou o que apurou: as ligações entre os IDs e o Google AdSense”, esclarece ela. “Também perguntou quais seriam as relações entre as páginas. Mas até a publicação da reportagem não havia obtido retorno dos responsáveis pelos sites”.C

Diálogos | Supera aborda a comunicação com empregados

Logo do evento Diálogos Supera

A Supera Comunicação realiza em 21/2, às 19h, na sede da Aberje (rua Amália de Noronha, 151), o Diálogos | Supera, encontro voltado para profissionais de comunicação corporativa para discutir os rumos do mercado, assuntos ligados à cultura organizacional e outros temas.

O encontro é focado na conversa contínua para gerar reflexões, juntamente com o lançamento do livro Diálogos | Supera – Uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados, que reúne reflexões e cases de 19 profissionais de comunicação que participaram dos encontros e compartilharam diferentes experiências. O conteúdo do livro será comentado por convidados no evento, seguido de coquetel e sessão de autógrafos.  

Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades tem novidades nesta edição

Logo do Prêmio Plural de Jornalismo

A Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência) acaba de lançar a segunda edição do Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades. O certame propõe o reconhecimento dos autores de trabalhos jornalísticos sobre ações para o setor de combustíveis e lubrificantes.

Nesta edição, o prêmio traz como novidade duas categorias: Jornalismo Impresso e Jornalismo eletrônico. Elas contemplarão profissionais responsáveis por reportagens (ou séries de reportagens) sobre aspectos do setor, com potencial de gerar melhorias no mercado e, consequentemente, nos indicadores sociais, econômicos e ambientais do País.

Podem concorrer artigos e reportagens que tenham sido originalmente veiculados em jornais, revistas, rádio, internet e televisão, entre setembro de 2018 e agosto de 2019. O autor de cada trabalho vencedor receberá R$ 8 mil brutos. As inscrições serão online e podem ser realizadas até 30 de agosto.

Mais informações na RP Consultoria, com Fernando Portilho e Pâmela Cunha ([email protected] ou 21-998-325-156).

Luciana Garbin é a nova coordenadora do Labjor Faap

Luciana Garbin - Foto: Gabriela Bilo/ Estadão
Luciana Garbin – Foto: Gabriela Bilo/ Estadão

Luciana Garbin, do Estadão, é a nova coordenadora do LabJor Faap, laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso Jornalismo da Faculdade Armando Álvares Penteado. Ela também ministrará a disciplina ebjornalismo.

Em sua carreira no jornal paulista, Luciana assumiu diversos projetos e exerceu variadas funções: repórter, repórter-especial, chefe de Reportagem da editoria Metrópole, editora de Metrópole, editora da Primeira Página e coordenadora de produção de Política. Hoje é editora de Produção. Em 2010, participou do redesenho da versão impressa do diário e, em 2014, do redesenho do portal do Estadão, além da produção e edição do especial dos 140 anos do jornal – que teve edição impressa com 76 páginas, multimídia e documentário.

Na Faap, será responsável por coordenar e orientar os alunos na produção de conteúdos para o site do LabJor e os seus canais no YouTube, no Facebook e no Instagram,  entre outras iniciativas do curso de Jornalismo da Faap, que, após anos de interrupção, formou sua primeira turma em 2018 e foi avaliado com nota máxima (5) pelo MEC.

Ganhadora, entre outros, do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, em 2017, e do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2016, Luciana é autora dos livros Álbum de retratos – Photographias brazileiras, em parceria com João Emilio Gerodetti, (editora TrezMarias, 2012) e do infantil Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras, que está no prelo.

Livro traz a história dos 50 anos da Aberje e ensaios de comunicação

Capa do livro 50 anos da Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), lançou no fim de dezembro o livro 50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias, em celebração ao seu cinquentenário. A obra é dividida em duas partes. A primeira conta sobre a trajetória da Aberje e sua relação com a evolução da comunicação corporativa no País. Nela, o leitor conhece a história da fundação da entidade, o seu processo de nacionalização e internacionalização, a criação das diversas frentes de atuação, tais como o Prêmio Aberje, o Centro de Memória e Referência, a Aberje Editorial e o DatAberje, bem como as perspectivas e os desafios.

Na segunda parte, o livro reúne 19 ensaios de profissionais da academia e do mercado, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea: ética, responsabilidade social, reputação, engajamento, relações governamentais e institucionais, imprensa, redes sociais, mensuração e agências. Entre os autores estão nomes como Renato Janine Ribeiro, Matthew Shirts, Pollyana Ferrari, Suzel Figueiredo, Yacoff Sarkovas e Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, entre outros. A publicação fecha o ciclo comemorativo do Projeto Aberje 50 anos, que contou com uma série de ações ao longo de 2018. O livro está disponível nas livrarias e no site da Aberje por R$ 45.

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