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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Jornalistas&Cia em todas as redações do País

Logo Jecia e Imax

Parceria com o I’Max garante envio da newsletter aos mais de 60 mil jornalistas em atividade no País

Jornalistas&Cia, que acaba de chegar a 1.200ª edição, celebra a marca e o Dia do Jornalista com um presente aos profissionais de todo o País: a partir desta semana, passa a ser distribuído a todas as redações, sendo acessado pelos mais de 60 mil jornalistas em atividade nas mídias digitais e demais plataformas informativas, como jornais, revistas, rádio e televisão.

A iniciativa é fruto de um acordo entre a Jornalistas Editora e o I’Max, empresa surgida da fusão entre a Maxpress e o I’m Press, líder do mercado de relacionamento com jornalistas brasileiros.

Segundo Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, “o acordo nos permite atingir com regularidade e abrangência a totalidade de jornalistas em atividade nas redações, inclusive os mais jovens, um sonho antigo que finalmente vai se materializar. Com isso, vamos valorizar ainda mais nossos conteúdos e, com certeza, melhorar ainda mais o fluxo de informações sobre o que acontece no universo jornalístico”.

Para Fernanda Lara, CEO do I’Max, a parceria é para valorizar e aproximar os profissionais que atuam com comunicação, em qualquer lado do balcão: “Saber as tendências e as notícias do segmento, como as movimentações das redações e a dança das contas entre agências, demostra que as diversas frentes da comunicação são importantes e podem ser mais unidas frente ao atual cenário”.

Outras informações com Romulo Orlandini, pelo 11-987-550-017 ou [email protected]; ou com Silvio Ribeiro, 11-3861-5280 e [email protected].

Prêmio Alltech de Jornalismo 2019 divulga seus dez finalistas

Logo do Prêmio Alltech

O Prêmio Alltech de Jornalismo 2019 anunciou em 4/4 os dez finalistas selecionados pela equipe organizadora. Ao todo, 119 jornalistas, de 90 veículos, provenientes de 21 estados e do Distrito Federal, inscreveram 282 trabalhos, entre materiais audiovisuais e reportagens de jornais, portais e revistas. Foram selecionados cinco trabalhos em cada uma das categorias: Criação e Nutrição Animal,e Agricultura. Os vencedores serão revelados entre os dias 19 e 21/5, durante o One: Simpósio de Ideias Alltech, na cidade de Lexington, no estado do Kentucky, nos Estados Unidos. Confira os finalistas:

Categoria Agricultura: Água sob medidaAriosto Mesquita, Revista Agro DBO; Algodão brasileiroCésar Dassie, TV Globo SP; Reúso da águaDaniela Castro, TV Terra Viva; A última fronteira agrícola do paísGustavo Porto, Agência Estado; Uma safra no Norte, outra no SulJoana Colussi, Zero Hora.

Categoria Criação e Nutrição Animal:Uso de colchões aumenta produtividade de gado leiteiro Dany Fran, RPC TV; Pecuaristas do Pantanal de MS apostam na criação orgânica e sustentável Edevaldo do Nascimento, TV Morena/ Negócio de sucesso: camarão com tecnologiaÍtalo de Lucena Pereira, TV Cabo Branco; Caminho do LeiteValteno de Oliveira Santos, TV Band; Bem-estar para as fazendas e os animaisVinicius Galera, Revista Globo Rural.

Bolsas Persephone Miel inscrevem até 15/4

Centro Pulitzer

O Centro Pulitzer está com inscrições abertas até 15/4 para o programa de bolsas Persephone Miel, que oferecerá US$ 5 mil para jornalistas realizarem um projeto de reportagem com foco em uma crise global a partir de seus países de origem. Os candidatos não podem morar nos Estados Unidos e devem ser proficientes de inglês.

Podem participar da seleção jornalistas, escritores, fotógrafos, produtores de rádio ou cineastas. Não é necessário estar empregado em um veículo de mídia para se inscrever. A seleção será feita com base no potencial do tema proposto e no histórico de trabalho do candidato. O Centro Pulitzer busca projetos que explorem problemas sistêmicos dos países de origem dos inscritos e que ofereçam uma visão abrangente sobre o tema. Inscrições e mais informações no site do programa.

Conselho de Comunicação quer incluir crimes contra jornalistas em pacote anticrime

Conselho de Comunicação

Reunido nessa segunda-feira (8/4), o Conselho de Comunicação do Congresso Nacional decidiu apresentar parecer sobre o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro. O presidente do conselho, Murillo de Aragão, destacou que o pacote trata de questões relacionadas às liberdades de expressão e de imprensa. “A violência contra jornalistas é um problema que nós temos que enfrentar no Brasil, e isso também deve ser tratado no âmbito do pacote anticrime”, completou.

Miguel Matos, representante da sociedade civil, que coordenará o relatório sobre o tema, que quer sugerir a tipificação dos crimes contra jornalistas. “Foram apresentados três projetos de lei que tornam crime hediondo o assassinato de profissionais da comunicação. Esse não é um problema só dos profissionais de comunicação e das empresas. O Estado brasileiro precisa de se responsabilizar pela segurança desses profissionais”, defendeu Maria José Braga, presidente da Fenaj.

O Conselho também decidiu editar uma cartilha para ser distribuída entre os deputados e senadores, para que o colegiado seja mais demandado pelos parlamentares. O conselheiro David Emerick explicou que é preciso que eles entendam que o conselho é um órgão de colaboração e que pode prestar uma grande assessoria, de forma qualificada, aos projetos que tramitam na Casa. Para isso, os projetos de lei que dizem respeito ao setor serão divididos nas seguintes áreas: Comunicação e Projetos Eleitorais; Tecnologia da Informação, Internet e Redes Sociais; Conteúdos em Meios de Comunicação; Liberdade de Expressão e Participação Social; e Publicidade e Propaganda.

Fábio Wajngarten é novo titular da Secom da Presidência da República

Fábio Wajngarten

Embora não tenha sido nomeado oficialmente, Fábio Wajngarten está desde segunda-feira (8/4) no comando da Secom/PR. Ele assumiu o cargo em substituição ao publicitário Floriano Amorim, que estava no órgão desde a posse de Bolsonaro.

Floriano foi chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e acompanhou o próprio presidente desde quando era deputado. Sob a responsabilidade da Secom estão a gestão de verbas e ações de publicidade, além do atendimento à imprensa. A ideia do Planalto, com as mudanças que pretende implementar na Comunicação, é investir mais recursos na campanha publicitária de TV pela reforma da Previdência e se aproximar da mídia tradicional, a fim de melhorar a relação com a imprensa.

Wajngarten, que acompanhou por algum tempo a comitiva que viajou com o presidente a Jerusalém, em Israel, é empresário, especialista em comunicação e atuou na campanha presidencial de Bolsonaro. Abandonou a carreira de advogado aos 22 anos. Sócio e fundador do Controle da Concorrência e da FW Comunicação, empresas de pesquisas e apuração de dados sobre conteúdo e publicidade no meio televisivo, foi um dos articuladores da vinda da consultoria GFK ao Brasil, para a mensuração de audiência televisiva – projeto que chegou a ser implementado com o apoio de algumas emissoras abertas, mas acabou descontinuado. (Com informações do Meio & Mensagem)

CNN Brasil contrata Ellen Nogueira e Maura Martines

Ellen e Maura
Ellen Nogueira e Maura Martines

A CNN Brasil anunciou as contratações de Ellen Nogueira, como diretora de Jornalismo, e da publicitária Maura Martines para a direção de Inteligência de Mercado. As duas trabalhavam no Grupo Globo há mais de uma década.

Na TV Globo desde 2009, Ellen era responsável pelas pautas do Jornal Nacional em São Paulo. Exerceu as funções de coordenadora de produção de rede e chefe de produção do Fantástico. É graduada em Jornalismo e tem mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

Especializada em Economia com MBA pela FIA. Maura tem mais de 15 anos de carreira, a maioria nas áreas de controladoria e finanças do Grupo RBS, afiliado à Rede Globo no Sul do País. Ultimamente era diretora de Operações e Finanças da agência de mídia digital Predicta.

Direitos autorais ampliam cerco sobre plataformas digitais

Logo Copyright

Especial Reino Unido

Luciana Gurgel

Por Luciana Gurgel (@lcnqgur), especial para o J&Cia

O movimento para limitar o impacto das plataformas digitais sobre o jornalismo tradicional ganhou um importante capítulo na semana passada, com a aprovação de uma nova legislação de direitos autorais pelo Parlamento Europeu. Embora não entre imediatamente em vigor, ela confirma os prognósticos de que vai mudar muito a forma como as empresas de tecnologia e mídias sociais vêm atuando.

O pacote vem somar-se às muitas iniciativas isoladas que países da Europa adotaram ou já anunciaram a intenção de adotar, sobre as quais temos falado aqui. A diferença desta vez é que, em sendo uma legislação da União Europeia, todos os integrantes do bloco serão obrigados a implementá-la. No dia 9 de abril a nova lei será referendada pela UE, e em dois anos todos os países devem completar a implantação, criando legislações locais em linha com o texto geral.

A aprovação dessa nova lei na íntegra foi considerada surpreendente, e causou enorme polêmica. Foram 348 votos a favor e 274 contrários, com 36 abstenções. Sinal do grau de sensibilidade do tema.

Em pé de guerra – Empresas jornalísticas e associações do setor comemoraram. Carlo Perrone, presidente da Associação Europeia de Empresas Jornalísticas, classificou a decisão como “um voto histórico para a cultura e para a alma da Europa, trazendo uma reforma na legislação de direitos autorais essencial para o futuro da Imprensa e do jornalismo profissional”.

Do outro lado, plataformas digitais e produtores independentes de conteúdo não gostaram nem um pouco, pois esperavam que alguns dos artigos mais controversos ficassem de fora do texto final. Houve até manifestações de rua contra a nova lei.

Uma das principais mudanças introduzidas está no Artigo 11 da nova legislação.  Ele dispõe que plataformas digitais só poderão reproduzir livremente trechos pequenos de notícias, ou palavras-chave. A partir de um determinado tamanho (a ser definido), elas precisarão obter autorização e pagar à empresa jornalística um valor pelo uso do material, a ser compartilhado também com o autor. Esse ponto muda radicalmente a forma como hoje, por exemplo, notícias aparecem nas ferramentas de busca.

Mas o maior embate está sendo provocado pelo Artigo 13. Ele estabelece que as plataformas online ficam obrigadas a garantir, no momento do upload, que o conteúdo esteja em linha com a lei de direitos autorais, tornando-as legalmente responsáveis pelo que é veiculado. O chamado “filtro de upload” colocou as empresas digitais e os produtores independentes de conteúdo do mesmo lado da trincheira, no ataque à nova legislação.

Eles alegam que os filtros podem não conseguir identificar com precisão o conteúdo que não respeita os direitos de autor, e, ao travar a publicação, acabar funcionando como censura ao que é criado por fontes independentes, prejudicando sua liberdade de expressão. Nessa linha, o YouTube manifestou-se logo após a votação, apontando que as regras “podem ter consequências involuntárias capazes de prejudicar a economia criativa digital europeia”.

Liberdade de expressão x responsabilização, eis a questão – Embora esteja no contexto da proteção dos direitos autorais, a responsabilidade maior das plataformas digitais sobre o que nelas é veiculado poderia contribuir para estabelecer limites no caso de conteúdos irresponsáveis, como os que promovem crimes de ódio. A onda ultranacionalista na Europa é uma questão delicada, e muitos desses grupos veiculam atualmente conteúdo agressivo contra minorias sem que as plataformas assumam qualquer responsabilidade.

No Reino Unido essa questão tem provocado pressão contra as mídias sociais, especialmente no que diz respeito ao acesso de crianças e jovens a conteúdos ligados a suicídio e automutilação. O caso do atentado na Nova Zelândia igualmente agravou esse debate, com fortes questionamentos sobre o papel das empresas digitais na transmissão do ataque via streaming e no compartilhamento do vídeo nos dias seguintes.

Por enquanto essa lei vale apenas para a União Europeia, mas pode acabar afetando o mundo todo, não só pela inspiração de leis semelhantes, mas pelo alcance das empresas afetadas. Afinal, a forma como as plataformas digitais vão ser obrigadas a operar a partir de sua implantação pode acabar se estendendo globalmente, já que os acessos não obedecem a fronteiras geográficas.

Canázio vai para a Paradiso FM – RJ

Roberto Canazio
Roberto Canazio

Roberto Canázio não teve seu contrato renovado na rádio Globo, depois de 12 anos. Com passagens anteriores pelas rádios Tupi, Manchete e Nacional, ficou conhecido por seus comentários polêmicos. Ele está agora na rádio SulAmérica Paradiso.

Seu programa, com estreia marcada para 15/4, das 8h às 10h, terá o título de Manhã Paradiso. Na rádio Globo, Vanessa Riche o substituiu no programa Revista Rádio Globo.

Aberto o credenciamento para cobertura da Agrishow 2019

Logo Agrishow

Está aberto até 25/4 no site do evento o credenciamento para cobertura da Agrishow 2019  – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Após essa data o credenciamento será realizado apenas na Sala de Imprensa da feira (rodovia Antônio Duarte Nogueira, km 321 – Ribeirão Preto), a partir de 29/4, às 7h30.

Após receber a aprovação do credenciamento, o profissional de imprensa receberá a credencial em seu e-mail. Para ter acesso à feira, é necessário realizar a impressão. O porta-crachá deve ser retirado na Sala de Imprensa.

Bruno Astuto começa na JHSF

Bruno Astuto
Bruno Astuto

Bruno Astuto é o novo Chief Creative Officer (CCO) do grupo JHSF, tendo entre suas atribuições as áreas de criação, branding e comunicação de Shopping Cidade Jardim, Catarina Fashion Outlet e Cidade Jardim Shops, assim como das operações de varejo. Incluem-se nessa categoria o market place CJ Fashion e as marcas Aquazzura, Balmain, Chloé, Emilio Pucci e René Caovilla.

Bruno vem do jornal O Globo, onde atuou como editor-chefe da revista Ela, ajudando a repaginar a tradicional publicação carioca. Passou ainda pelas redações do jornal O Dia e da revista Época e presidiu por dez anos a instituição Nosso Mundo, dedicada a atender a pessoas com necessidades educacionais específicas. Colunista de Vogue e do programa Mais Você, é especialista em moda e mercado de luxo. Assinou também a curadoria histórica das exposições Maria Antonieta (2006, Rio) e Mulheres Reais (2008, Casa França-Brasil, Rio) e é autor dos livros In The Spirit of Rio (Assouline) e Catarina de Médicis (Lacerda).

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