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quinta-feira, julho 10, 2025

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Jornalistas criam abaixo-assinado contra Renan Calheiros e em apoio a Dora Kramer

Um grupo de jornalistas liderados por Regina Helena Paiva Ramos (reginahpaiva@uol.com.br), uma das mais longevas profissionais ainda em atividade, com passagens por A Gazeta, Fatos & Fotos, Visão e TV Bandeirantes, entre outros, criou um abaixo-assinado para pressionar o Senado Federal contra o senador Renan Calheiros.

A decisão foi motivada por uma série de ataques pessoais que o político postou em seu Twitter – e apagou logo em seguida – contra a jornalista Dora Kramer, de Veja. Calheiros insinuou, entre outras coisas, que Dora o teria assediado e mantido relações com um de seus aliados.

“O desrespeito vindo de um senador da República é mais grave, pois que deveria dar o exemplo e seguir a Constituição, que, já no seu artigo 1º, afirma ter como fundamentos ‘a dignidade da pessoa humana’”, destaca o texto na petição online. “A violência cometida contra Dora Kramer não é, apenas, violência contra a mulher, mas atentado à liberdade de imprensa”.

Dentre os jornalistas que apoiaram a criação da causa estão Silvia Saad Jafet, Nair Suzuki, Marinete Veloso, Eliana Silva Haberli, Ana Tahan, Antônio Contente, Sheila Lobato Merlin, Marli Gonçalves, Ana Lúcia Vasconcelos, Bia Bansen, Márcia Neder, Mariuccia Ancona Lopez, Mirian Ibañez, Ione Campos Cirilo, Jacyra Octaviano, Pepe Chaves, Maria Geralda do Amaral Melo, Ana Maria de Cerqueira Leite, Nelson Cunha, Ana Maria de Abreu Laurenza e Valéria do Amaral.

O abaixo-assinado está disponível na página do Change.org.

Eduardo Alves e Flavia Sobral lançam a 4-7 Hz

Eduardo Alves, ex-Edelman, e Flavia Sobral, fundadora da aboutCOM, uniram-se para o lançamento 4-7 Hz (lê-se: quatro sete hertz). Com sede em São Paulo, a agência-butique nasce com foco em criação de narrativas estratégicas para empresas e executivos, além de produção de conteúdos para diferentes plataformas e inbound marketing.

É a terceira vez que os dois trabalham juntos. Eles se conheceram na MS&L, em 2006, e foram colegas de trabalho por quatro anos na Edelman, onde Eduardo (eduardoalves@4-7hz.com.br e 11-994-431-018) ficou por dez anos e, em sua última função na empresa, era responsável por projetos de relações públicas para clientes locais e globais de segmentos, como varejo, educação, alimentos e entretenimento.

Flavia (flaviasobral@4-7hz.com.br e 996-888-013) teve passagens por Jeffrey Group, comunicação regional da Vivo para São Paulo e, em 2014, fundou a aboutCOM, agência de relações públicas especializada no mercado de tecnologia e negócios.

Ricardo Boechat morre em acidente de helicóptero

O jornalista Ricardo Boechat, 66, apresentador e âncora do Grupo Bandeirantes, morreu na manhã desta segunda-feira (11/2) em um acidente de helicóptero na região do Rodoanel, em São Paulo. Ele havia feito uma palestra em Campinas e estava retornando para a Capital.

Além de Boechat, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte do piloto. O chamado de socorro foi feita às 12h14. O jornalista era âncora do Jornal Band, na TV Bandeirantes, e do Jornal da BandNews, na BandNews FM.

Em nota, a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lamentou a morte do jornalista. “Dono de um estilo confundível, Boechat honrou a profissão de jornalista, exercida com ética e compromisso com a verdade dos fatos. Sua habilidade em se comunicar com o público é um legado que fica para a história da comunicação do país”, destacou o presidente da Abert Paulo Tonet Camargo.

Helicóptero que transportava Ricardo Boechat se chocou de frente com um caminhão próximo ao Rodoanel

Filho de um diplomata brasileiro, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires, na Argentina.

Iniciou a carreira em 1970, no extinto Diário de Notícias (RJ), e começou a trabalhar na coluna de Ibrahim Sued. Transferiu-se para O Globo (RJ) em 1983, ano que marcou sua separação da equipe de Ibrahim – já então em O Globo – para integrar a da coluna Swann, no mesmo jornal, da qual se tornaria titular dois anos depois e que passaria a ter o nome de Boechat em fins dos anos 1980.

Ibrahim morreu em 1995, e Boechat já era, então, titular de sua própria coluna há muito tempo. Em 1987, foi convidado por Moreira Franco, governador do Rio de Janeiro na época, para ser titular da Secretaria de Comunicação Social do Estado.

Permaneceu no cargo por seis meses, teve uma breve passagem pelo Jornal do Brasil (RJ), e depois na sucursal carioca de O Estado de S.Paulo (SP). Pela Agência Estado, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem 1989, juntamente com Aluizio MaranhãoSuely Caldas e Luiz Guilhermino.

De volta a O Globo, em 1989, como editor da mesma coluna Swann de outrora, logo transformada em Boechat, ali se fixou como um dos colunistas mais influentes do País. Venceu os Prêmios Esso de 1992, na categoria Informação Política, com Rodrigo França, e de 2001, na categoria Informação Econômica, com Chico Otávio e Bernardo de la Peña, sempre por notas de sua coluna que renderam pautas aprofundadas.

Saiu de O Globo em junho de 2001. Quando recebeu o Esso, no final daquele ano, já não estava no jornal. Deixou a empresa após rumoroso episódio envolvendo empresas de telefonia. Mas subiu ao palco, com a equipe da casa, para receber o prêmio, mesmo assim, por mérito.

Foi então para o Jornal do Brasil como colunista, assumindo o Informe JB. Ganhou depois coluna própria no primeiro caderno – semelhante à que tinha em O Globo – e, cumulativamente, assumiu a Direção de Redação por um ano, a convite de Nelson Tanure.

Teve participações como colunista no SBT, em notas gravadas na própria redação do JB, para o telejornal apresentado por Hermano Henning. Chegou a fazer um piloto para ancorar um telejornal na emissora, mas o projeto não avançou.

Fez coluna em O Dia (RJ) e foi professor da Faculdade da Cidade. Entrou para o grupo Bandeirantes como diretor de Jornalismo no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2006, mudou-se para São Paulo, para ancorar o Jornal da Band, principal noticiário da emissora. Desempenhava a mesma função no programa diário Jornal do Rio, na rádio BandNews FM, transmitido exclusivamente para o Estado do Rio de Janeiro (capital e interior) das 7h às 9h.

Dentre os prêmios conquistados durante a carreira estão os citados três Prêmios Esso – 1989 (reportagem), 1992 (informação política) e 2001 (informação econômica) –, um White Martins de Imprensa, além de nove Comunique-se – 2007, 2010 e 2012, na categoria Âncora de TV; 2006, 2008 e 2010, como Apresentador/Âncora de Rádio, e 2008, 2010 e 2012, como Colunista de Notícia. Pelo acúmulo de troféus Comunique-se, entrou para a Galeria de Mestres do Jornalismoda competição e passou a ser considerado hors-concours em duas categorias: Apresentador/Âncora de Rádio e Colunista de Notícia.

Ricardo Boechat, em 2014, recebe o troféu de +Admirado Jornalista do Brasil

Também foi eleito em duas oportunidades o jornalista ‘Mais admirado do Brasil’ em pesquisa promovida por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas em 2014 e 2015.

É autor do livro Copacabana Palace – Um Hotel e sua História (DBA, 1998), que resgatou a trajetória do hotel mais exclusivo e sofisticado do País, completando 75 anos de existência no ano da publicação.

RP1 e RMA unem-se e criam a RPMA

Claudia Rondon, Augusto Pinto e Marcelo Cavalieri
Claudia Rondon, Augusto Pinto e Marcelo Cavalieri

A RP1 Comunicação e o Grupo RMA anunciaram nesta segunda-feira (11/2) a fusão de suas operações e a criação da RPMA. A nova agência terá gestão dos sócios Claudia Rondon, Augusto Pinto e Marcio Cavalieri, com Claudia e Marcio Cavalieri à frente da agência e Augusto como responsável pelo desenvolvimento da área digital e de Recursos Humanos.

Com similaridade de missão, visão e valores, complementaridade de atuação e sinergia de processos entre as agências fundadoras, a nova empresa tem atuação nacional e internacional, com parcerias no Brasil e no exterior, e expertise em diversos setores, e passa a contar com uma equipe de 150 profissionais.

“Essa fusão traz o melhor de duas empresas reconhecidas e premiadas”, destaca Claudia Rondon. “Chegamos para fazer frente a um mercado competitivo, com excelência na entrega e foco nos resultados de negócios dos clientes”.

“Temos forte DNA em PR e Marketing Digital e utilizamos inteligência de dados e planejamento para executar um cardápio completo de soluções de gestão de reputação, engajamento e geração de leads“, explica Augusto Pinto.

Para Marcio Cavalieri, “os clientes ganham uma estrutura mais robusta para atender a qualquer demanda de comunicação, tendo à disposição uma equipe multidisciplinar e preparada para entregar uma gama completa de serviços de comunicação”.

Congresso Mega Brasil terá encontro Abracom/Aberje em noite que antecederá abertura do evento

Logo do 22ª Congresso Mega Brasil

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) confirmaram na última semana participação na 22ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, em maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A reunião que selou a participação das entidades na Noite Abracom/Aberje, em 27/5, véspera da abertura oficial do Congresso, foi realizada na Aberje em 31/1, com as participações de Hamilton dos Santos, diretor-geral da entidade, Claudia Rondon, presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Carlos Carvalho, presidente executivo da Abracom, e Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil.

Um novo encontro, marcado para 20/2, na sede da Abracom, definirá o formato e a pauta do encontro, que será aberto aos congressistas e convidados das duas instituições e ocorrerá no mesmo auditório do Congresso, no horário das 19h às 21h30.

FSB confirma apoio

A FSB, agência fundada em 1980 e que há mais de uma década lidera o mercado de relações públicas no País, de acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa, confirmou na última semana apoio ao Congresso Mega Brasil.

Soma-se, desse modo, às marcas Fundação Telefônica, McDonald’s, Samsung, Philip Morris, Weber Shandwick e Jeffrey Group, que também estarão no encontro, como patrocinadoras temáticas ou de iniciativas especiais, como a Exposição Empresa Cidadã – Feira de Propósitos e Causas, o Fórum do Pensamento e a Arena da Inovação, previstos na programação.

Os bastidores da internet, de Eduardo Vieira, ganha versão digital ampliada

Capa do livro Os bastidores da internet

Depois de 15 anos de seu lançamento, o livro Os bastidores da internet, de Eduardo Vieira, coCEO do Grupo Ideal, acaba de ganhar edição digital revista e ampliada.

A obra conta a trajetória dos primeiros empreendedores da web brasileira. “A grande maioria das pessoas, hoje, não faz ideia dos nomes dos primeiros empreendedores digitais brasileiros”, afirma Vieira. “Se eu mencionar gente como Marcelo Lacerda, Gustavo Viberti ou Aleksandar Mandic você vai fazer uma cara de interrogação. Se eu falar de Jack London, vai pensar no autor de Caninos Brancos”, diz ele. “O fato é que essas figuras construíram a Internet. São os founding fathers da web brasileira. Sem eles, não viveríamos online como hoje”.

O livro, que esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti de Livro-Reportagem em 2004, traz mais de 100 entrevistas com os protagonistas do mercado de tecnologia e internet realizadas entre 2001 e 2002. Além da versão e-book, disponível exclusivamente na Amazon, o livro será a base de uma série documental e de uma plataforma completa de conteúdo nas redes sociais, a ser lançada ainda este ano

“Meu objetivo é resgatar a história dos pioneiros, desconhecida por muitos”, afirma o autor. “São trajetórias tão inspiradoras que nos ajudam a entender como a internet funciona do jeito que é hoje. E servem de exemplo e de modelo para todo mundo que está no mercado digital, é empreendedor, trabalha numa startup ou sonha em abrir um negócio”.

Vida no Centro estreia coluna no portal de CartaCapital

A Vida no Centro

A Vida no Centro, startup de informação e impacto social focada no Centro de São Paulo, estreou uma coluna no portal de CartaCapital. No espaço, Denize Bacoccina e Clayton Melo, fundadores da plataforma, vão discutir o futuro das cidades, mirando os desafios das metrópoles no século 21, como questões de mobilidade urbana, sustentabilidade, tendências, comportamento, moradia, tecnologias sociais, diversidade e o papel da economia criativa nesse processo, entre outros temas.

Com periodicidade quinzenal, a coluna alternará reportagens, entrevistas e artigos. O texto de estreia analisa as transformações do Centro de São Paulo ao longo das décadas, da formação da cidade como metrópole às décadas de decadência e ao processo de retomada, num movimento que se acentuou nos últimos anos e que tem atraído um público novo para a região.

Casa Pública retoma as atividades

Logo do Conversa Pública

Com a primeira Conversa Pública do ano, a Casa Pública retoma em 14/2 suas atividades e discute O caso Marielle. Angelina Nunes entrevista Sérgio Ramalho, do The Intercept, e a deputada estadual Mônica Francisco, do PSOL, ex-assessora da vereadora assassinada.

O encontro traz novas descobertas sobre morte de Marielle e perguntas que seguem sem resposta. Às 16h, na Casa Pública (rua Dona Mariana, 81, em Botafogo).A entrada é franca, mas o espaço está sujeito à lotação.É preciso confirmar presença no Facebook.

Alexandre Garcia assina coluna semanal no Correio do Povo

Alexandre Garcia
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia estreou nessa quarta-feira (6/2) como colunista semanal do Correio do Povo. Natural de Cachoeira do Sul e formado em Jornalismo pela Famecos, da PUC, Alexandre começou a carreira como estagiário na sucursal do Jornal do Brasil, em Porto Alegre, onde chegou a ocupar o cargo de correspondente estrangeiro.

Foi subsecretário de imprensa da Presidência, no governo João Figueiredo, dirigiu a TV Manchete e foi diretor de Jornalismo da TV Globo, em Brasília, de onde se desligou recentemente.

Site História do Dia celebra dois anos

Logo História do Dia
Daniela Penha

O site História do Dia, projeto que une Jornalismo, literatura, memória, identidade e história, criado em Ribeirão Preto por Daniela Penha, comemora dois anos em 13 de fevereiro. Ex-Bom Dia Bauru e Diário da Região, de Rio Preto, em dezembro de 2016 ela pediu demissão do jornal A Cidade, de Ribeirão, e decidiu empreender com o jornalismo, publicando diariamente histórias de vida de pessoas da cidade e região, em textos de estilo perfil, em jornalismo literário, buscando resgatar a história da cidade por meio da trajetória de pessoas que fazem parte do seu cotidiano.

Segundo Daniela, a ideia é que as histórias sejam positivas, contrapondo o senso comum de que o jornalismo só transmite más notícias: “Não. Há muita notícia boa a ser compartilhada e é isso que faço no História do Dia”.

Em 2018, lançou na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto uma coletânea de 50 histórias publicadas no site, pela editora Outras Palavras, além de uma exposição multimídia com 20 histórias. Pela grande adesão e sucesso do livro, ela está programando a segunda edição, com outras 50 histórias, que deverá ser lançado em junho, também na Feira. Atualmente, o Facebook História do Dia já soma mais de três milhões de visualizações e o site passa de 300 mil visualizações, sendo 240 mil usuários únicos.

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