-1.5 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 12, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 632

Eliane Sobral alça voo empresarial e funda a Dialogik

Eliane Sobral decidiu empreender e montar sua própria agência, para atuar na área de formação e treinamento em comunicação corporativa. É a Dialogik Educação em Comunicação Executiva, que se apresenta como um centro de formação e treinamento em comunicação interpessoal, com foco na comunicação corporativa.

Ao anunciar pelo Linkedin a criação da Dialogik, Eliane salientou: “São 30 anos nos principais veículos de comunicação do País: Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Brasil Econômico. Como repórter e editora de negócios e economia, testemunhei as mais diversas histórias empresariais… Como diretora de Comunicação e Marketing da WTorre, aprendi na prática o que é gerenciamento de crise. E como responsável pela comunicação do então recém-inaugurado Allianz Parque, tive a oportunidade de administrar o relacionamento da marca com uma das mais aguerridas torcidas do futebol brasileiro. No papel de diretora de Comunicação na rede Brasil Pharma, cumpri o desafio de comunicar a mesma mensagem para duas marcas diferentes em Estados tão distintos quando Pará e Bahia. Decidi colocar toda esta bagagem e toda a minha energia naquilo que acredito: um trabalho sério e competente de promoção das melhores práticas em comunicação corporativa”.

A sede da agência, em São Paulo, fica na al. Santos, 1.827, conj. 112. Os contatos de Eliane são [email protected] e 11-3882-0069.

Jatobá PR amplia em uma semana prazo de inscrições

Logo Prêmio Jatobá
Logo Prêmio Jatobá

Os organizadores do Prêmio Jatobá PR decidiram prorrogar o prazo de inscrições do certame, de 30/9 para 7 de outubro. O prêmio é exclusivo das agências de comunicação, distinguindo com troféus e certificados os segmentos de Grande Agência e Agência-Butique. São 15 categorias por inscrição e três especiais para Agência do Ano, Agência Destaque e Case do Ano, totalizando 36 troféus (18 para as grandes e 18 para as butiques). Exceto as categorias especiais Agência do Ano e Agência Destaque, todas as demais – 32 no total – distinguirão também os clientes com troféus.

SAI – Serviço de Apoio às Inscrições e Help Desk já estão funcionando

O SAI – Serviço de Apoio às Inscrições pode ser acessado pelo 11-991-830-969 ou [email protected]. A coordenação desse serviço está a cargo de Mayumi Yoshinaga. Pelo SAI, as agências podem tirar dúvidas sobre categorias, valores de inscrições, detalhes técnicos sobre o material a ser incluído no case etc.

Já o Help Desk está disponível pelos 11-2898-0306 e [email protected].

O Progresso (MS) encerrará versão impressa

A versão impressa do jornal O Progresso, de Dourados (MS), sairá pela última vez nesta sexta-feira (27/9), após 68 anos de circulação. A versão online, O Progresso Digital, será mantida. O anúncio foi feito no próprio site do jornal, nessa terça-feira (24/9).

Adiles do Amaral Torres, diretora-presidente do jornal, explicou que os motivos para o fim da versão impressa são mudanças no conteúdo e as tendências da era digital: “Foi uma decisão difícil, mas pensada para o melhor de todos. Quero agradecer do fundo do meu coração a os nossos leitores e anunciantes que estiveram conosco durante todos esses anos e dizer que a marca permanece viva através de O Progresso Digital”.

Justiça homologa Plano de Recuperação da Abril

Sede da Editora Abril
Abril na Marginal Tietê – Crédito Onildo Lima
Abril na Marginal Tietê – Crédito Onildo Lima

A 2ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo publicou em 17/9, com ressalvas, o Plano de Recuperação da Editora Abril, aprovado na assembleia de credores em 27 de agosto.

As ressalvas não afetam os credores trabalhistas. Com a homologação, abriu-se o prazo de 15 dias para que os credores apresentem recursos. Caso haja algum até 2/10, o prazo inicial de pagamento dos créditos será suspenso. Para os créditos trabalhistas, o prazo final de pagamento está fixado em 16/2/2020, conforme acordo entre a empresa e os trabalhadores.

(Com informações do SJSP)

PR Newswire lança tecnologia de monitoramento de Stories no Brasil

A PR Newswire está lançando no Brasil uma tecnologia que permite amplo monitoramento de redes sociais, incluindo a ferramenta de Stories, extremamente popular hoje em dia.

O monitoramento oferece às empresas uma análise do impacto de suas publicações nas redes sociais e um feedback sobre investimentos em influenciadores.

Este serviço é realizado 24 horas por dia, sete dias da semana, com ferramenta de captura de foto e gravação de vídeos. Todo o material é armazenado na nuvem e o cliente recebe um relatório com todas as informações do monitoramento consolidadas.

Thais Antoniolli, presidente da PR Newswire na América Latina, afirma que a ferramenta faz com que as empresas tenham um panorama completo de como são vistas pelo mercado, permitindo que ajustem suas estratégias de negócios.

“Todos os dias, as redes sociais se reinventam e surgem novas funcionalidades. Os Stories são um bom exemplo de como simples atualizações desses canais conquistam rapidamente o público. A publicação, com duração de 24 horas, permite a inclusão de fotos, vídeos e é uma potente forma de comunicação com os mais diversos públicos”, analisa Thais.

Para mais informações, acesse o site da PR Newswire.

Inscrições para o Edital de Jornalismo de Educação encerram-se em 25/9 (quarta-feira)

O Edital de Jornalismo de Educação encerra suas inscrições nesta quarta-feira (25/9). A iniciativa é da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em parceria com o Itaú Social. O edital visa a auxiliar produções jornalísticas sobre temas de relevância para a educação pública brasileira.

Para a categoria Jornalista, podem ser enviadas pautas de reportagens em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV. Os interessados devem comprovar que exercem a profissão há, pelo menos, dois anos. Cada participante poderá apresentar duas propostas de pauta, desde que abordem temas diferentes em cada uma delas. As pautas selecionadas serão anunciadas até 21 de outubro. Serão oferecidas, no mínimo, quatro bolsas de R$ 8 mil cada.

O edital conta também com a categoria Estudante, que premiará Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre temas relacionados a educação. O vencedor ganhará R$ 3 mil, enquanto que o segundo e terceiro colocados receberão, respectivamente, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Serão aceitos TCCs em diferentes formatos jornalísticos.  

Antônio Gois, presidente da Jeduca, explica a importância da iniciativa: “A missão da Jeduca é apoiar jornalistas com o objetivo de ampliar e qualificar o debate sobre educação no Brasil, respeitando a pluralidade e a independência. O apoio à produção de reportagens em educação é, portanto, uma estratégia coerente com nossa missão e nossos valores”.

Abraji e Fenaj criticam denúncia de Damares Alves

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) criticaram a ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por ter denunciado ao STF reportagem da revista AzMina sobre o aborto e todas as questões que envolvem o tema, principalmente em países onde a prática não é legalizada (como o Brasil). As entidades também repudiaram os ataques feitos às responsáveis pela reportagem.

Em nota, a Abraji afirma que “se solidariza com todas as jornalistas da AzMina e repudia o assédio digital de que são vítimas, e apela aos Ministérios Públicos Federal e paulista que não deem seguimento a eventuais representações criminais contra as profissionais e a revista, em cumprimento a seu papel de salvaguardar a liberdade de expressão”.

A Fenaj reiterou a importância da liberdade de expressão e de imprensa, colocando-se ao lado das jornalistas da revista AzMina e exigindo às autoridades públicas que “preservem os direitos constitucionais, garantindo aos jornalistas o direito ao livre exercício da profissão para o cumprimento do dever de informar, sem qualquer impedimento”.

Thais Folego, editora-chefe da revista, afirma que está confiante de que as jornalistas não cometeram crime e que estão “protegidas pela liberdade de imprensa de divulgar informações que já são públicas e de fonte confiável, como é a OMS”.

A reportagem, de 19/9, teve grande repercussão e chegou até Damares Alves, que classificou a publicação como “apologia ao crime e que pode colocar tantas meninas e mulheres em risco”. Ela encaminhou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal, afirmando que a reportagem poderia incitar práticas clandestinas, pois apresenta “receitas de como praticar um aborto”.

Após a publicação da reportagem, as jornalistas da revista AzMina sofreram inúmeros ataques nas redes sociais e tiveram fotos, endereços e dados divulgados na internet por usuários contrários ao aborto.

Festival 3i, no RJ, terá desconto para jornalistas sindicalizados

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, um dos apoiadores do Festival 3i – Jornalismo inovador, inspirador e independente, oferece um desconto na inscrição para jornalistas sindicalizados e com as mensalidades em dia. Os interessados devem enviar mensagem pelo WhatsApp 21-981-049-636 para receber o código do desconto. Com ele, é só entrar no link do Festival e fazer a inscrição.

Em sua terceira edição, o 3i está marcado para 18 a 20/10, na Fundição Progresso. É organizado por um conselho composto por 13 veículos com o perfil do título: Poder 360, ((o)) eco, Congresso em Foco, ÉNois, Marco Zero Conteúdo, Projeto #Colabora, Agência Lupa, Agência Pública, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte e Repórter Brasil. O primeiro dia será totalmente dedicado a workshops. Depois, oito painéis, quatro em cada dia, vão debater temas como os vazamentos, colaboração entre veículos, dados e tecnologia, modelos de negócio, desinformação e os riscos da profissão.

A mídia tradicional estará representada por Chico Otávio (O Globo), Paula Cesarino (Folha de S.Paulo), José Roberto de Toledo (piauí), e Elvira Lobato, entre outros. Serão 25 palestrantes, quase a metade dos quais editores e acadêmicos estrangeiros, e ainda Glenn Greenwald (The Intercep).

Um mergulho no universo do turismo

Casais Renato Weil/Glória Tupinambás e Marden Couto/Luana Bastos são hoje referências em Minas com seus blogs especializados

Que o turismo sempre foi um tema de primeira grandeza para o jornalismo é coisa que se sabe há décadas e estão aí para comprovar os cadernos especializados e inúmeros programas de rádio e TV sobre esse universo. Com a internet, isso se acentuou, pela facilidade de criar sites e blogs de prestação de serviço e orientação ao público. No caso do jornalismo, sempre foi muito atrativa a ideia de trabalhar viajando, conhecendo diferentes lugares em passeios, tanto que vários jornalistas têm deixado seus empregos em redação para viajar, criando uma nova opção de trabalho direto na estrada.

Jornalistas&Cia foi atrás de dois casais que hoje dedicam boa parte de seu tempo para a produção de conteúdos de turismo para os blogs que criaram. Um deles é formado por Renato Weil e Glória Tupinambás, criadores do site A casa nômade, que reporta viagens e aventuras na chamada “casa móvel”. O mais incrível é que eles se conheceram em 2005, quando trabalhavam como repórteres no Estado de Minas.

De início, fizeram algumas viagens pelo interior do Brasil e também pelo exterior, o que os motivou a ampliar a experiência, por meio de um ano sabático. Foi em 2012, quando fizeram um mochilão ao redor do mundo, chegando a alugar um motor home na Austrália. Nascia ali a ideia da casa sobre rodas.

Hoje, com 67 países visitados, além das publicações no próprio site e nos sites de patrocinadores e nas redes sociais, Renato e Glória também produzem uma coluna de turismo na CBN. “Temos uma liberdade grande com relação à escolha das pautas e horário de trabalho, mas sempre dedicamos boa parte do dia para a produção de conteúdo (seja no contato com agências de viagens, hotéis e restaurantes; na realização de passeios; na produção de textos e tratamento de fotos; no envio de material para jornais e blogs de patrocinadores etc.)”, observa Glória.

Renato e Glória

Três anos de mochila nas costas, vivendo em hotéis

Outro casal ouvido por este J&Cia é Marden Couto e Luana Bastos, que também decidiram largar o cotidiano do jornalismo tradicional para cair na estrada. Em 2016, venderam tudo o que tinham e viajaram por 40 cidades de Minas, produzindo conteúdo para o site Turismo de Minas e redes sociais. Nesse período, assinaram um acordo com o Estado de Minas e viveram em hotéis por três anos de mala de mão e mochila nas costas. Antes, Luana era assessora de comunicação na Secretaria de Turismo de Minas Gerais e Marden trabalhou na Belotur, tendo criado em 2005 o Jornal Turismo de Minas.

“Em 2013, começamos a trabalhar juntos e nos dedicamos integralmente ao Turismo de Minas”, conta Luana. “Em 2016”, prossegue, “acompanhando a tendência do mercado de comunicação, migramos do impresso para o online, investimos em marketing digital, criamos outras plataformas de mídia e apostamos numa nova forma de produzir conteúdo, agregando vídeos aos textos e fotos”.

Viajam e produzem tanto que para muitos parecem férias permanentes. É Luana quem conta: “É até engraçado, mas as pessoas pensam que vivemos de férias. Elas não têm a menor ideia do que seja dedicar horas de sua jornada para produzir um bom conteúdo, fazer o planejamento, organizar um atraente roteiro da viagem, gravar, registrar todos os momentos, fazer a pós-produção. Tudo para poder entregar um material de qualidade para o público”.

> Como não param e estão antenados nas tendências, preparam-se, agora, para lançar, ainda este mês, um podcast de viagem.

Luana e Marden

O jornalismo focado em turismo é antigo, mas a forma como a notícia é apurada e distribuída mudou muito nos últimos anos. Glória avalia que o futuro dessa atividade passa por muita criatividade e inovação: “O desafio é sempre experimentar novas culturas, estar abertos a experiências e sensações inusitadas e retratar esse cotidiano com sinceridade e espontaneidade”. Luana também vislumbra a necessidade de mudança e diz que estão trabalhando na criação de outras alternativas para produzir conteúdo e venda de serviços.

Fernando Rodrigues passa a comandar Poder em Foco no SBT

Fernando Rodrigues / Crédito: Sérgio Lima/Poder360
Fernando Rodrigues / Crédito: Sérgio Lima/Poder360

O programa de entrevistas Poder em Foco retorna ao SBT em 29/9 (domingo), agora comandado por Fernando Rodrigues diretamente de Brasília e com um novo cenário.

Fernando é o fundador do jornal digital Poder360 e já foi correspondente em Nova York, Washington e Tóquio. Acumula alguns prêmios em sua careira, como quatro Esso (1997, 2002, 2003 e 2006) e o Maria Moors Cabot (2018).

O programa irá ao ar todos os domingos, às 0h00, e nas plataformas digitais do SBT Online e no Poder360, simultaneamente. Poderá contar, além do entrevistado, com a participação de jornalistas convidados de acordo com o tema abordado.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese