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quarta-feira, junho 4, 2025

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BandNews anuncia primeiro talk show e mudanças na grade

Eduardo Oinegue comandará o Estado de Direito

O canal BandNews TV faz a partir de 19/3, quando completa 19 anos, uma série de investimentos e mudanças em sua programação, comandados pelo diretor executivo Marcello D’Angelo. A emissora passará a exibir o seu primeiro talk show, num formato mais tradicional na área do entretenimento. O ineditismo da atração deve atrair a atenção dos telespectadores.

O canal também estreará o programa Estado de Direito, semanal comandado por Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, abordando questões de segurança jurídica e institucional. Vale lembrar que a emissora já havia anunciado o Oléé S.A., com Beetto Saad, e o novo canal de agronegócio Agro News.

Patrícia Campos Mello processa Bolsonaro por danos morais após ofensas de cunho sexual

Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo, apresentou à Justiça um pedido de indenização por danos morais contra o presidente Jair Bolsonaro, após os ataques e insultos com insinuações sexuais que ele lhe fez.

O caso em questão refere-se ao comentário de Bolsonaro sobre a polêmica da CPMI das Fake News, onde Hans River, ex-funcionário de uma empresa de disparos de mensagens em massa, disse que a repórter da Folha teria “dado em cima dele” para obter informações. O presidente comentou sobre o ocorrido, afirmando que Patrícia “queria um furo, queria dar o furo a qualquer preço contra mim”.

Os advogados de Patrícia relataram também que já iniciaram processos cíveis contra Hans River e contra Allan dos Santos, apresentador do canal Terça Livre, também por causa de ofensas de cunho sexual feitas a ela.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Justiça condena dois homens por racismo contra Maju Coutinho

Maju Coutinho

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na segunda-feira (9/3) dois homens acusados de racismo contra a apresentadora da TV Globo Maju Coutinho. O caso ocorreu em 2015, quando os dois réus direcionaram de forma coordenada xingamentos e injúrias de cunho racista à apresentadora, na página do Facebook da TV Globo.

Segundo o juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, que assina a sentença, os réus controlavam uma comunidade online e ordenaram aos membros desse grupo que “efetuassem postagens de cunho preconceituoso e discriminatório contra a raça negra e a cor preta, o que efetivamente aconteceu, e de modo maciço e impactante. (…) Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”.

Na época, o caso ganhou enorme repercussão. A redação do Jornal Nacional uniu-se e apoiou a jornalista, que em 2015 integrava a equipe. Em vídeo, eles gritaram e lançaram a hashtag Somos Todos Maju.

As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto, mais multa. Outros dois homens foram indiciados, mas acabaram absolvidos por falta de provas.

Vagner Aquino está de volta ao Auto+

Vagner Aquino

A equipe do Auto+, dirigida por Benê Gomes e Marcelo Sant’Anna, ganhou um reforço nesta semana. Depois de quase dois anos atuando no setor corporativo, no Grupo Printer, Vagner Aquino está de volta às redações. Ele assumiu em 2/3 o cargo de editor de conteúdo, tanto para as plataformas digitais (site e redes sociais) quanto para o programa, exibido semanalmente aos sábados pela RedeTV.

“O Vagner chega com sua experiência e alegria para tocar a redação do Auto+ e desenvolver um projeto mais apurado de conteúdo digital, mas vai também coordenar alguns projetos especiais”, destaca Benê. “Estamos em um período de reordenação de ideias e ações para seguirmos vivos e criativos como produtores de conteúdo especializado nesse universo de que a gente tanto gosta, por isso a chegada dele é muito importante para nós”.

Vagner começou a carreira no setor automotivo justamente no Auto+, em 2008. Passou depois pela revista Motor Show e pelos jornais Diário de S.Paulo e Diário do Grande ABC, onde permaneceu por seis anos e meio. Como freelance, produziu também matérias para a revista Autoesporte.

“Além de estar em outro momento da vida (pessoal), não é segredo para ninguém que meu coração sempre bateu mais forte por redação; afinal, são muitos anos do lado de cá do balcão”, afirma Aquino. “Estou muito feliz com este novo momento, sem contar que atuar novamente ao lado do querido Benê Gomes é uma honra! Além de um coração gigante, Benê tem um profissionalismo inspirador. Essa oportunidade, para mim, é um presente”.

Confira as vencedoras do Troféu Mulher Imprensa 2020

O Portal Imprensa divulgou nesta segunda-feira (9/3) as vencedoras do 14º Troféu Mulher Imprensa, que visa a premiar e homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2019, valorizando pautas e debates sobre os direitos das mulheres na profissão e na sociedade como um todo. A edição deste ano conta com três novas categorias: Comunicação Pública, Jornalista Empreendedora e Contribuição Acadêmica ao Jornalismo.

Confira a lista das vencedoras:

Telejornalismo

• Âncora ou Comentarista/Colunista de TV: Maria Júlia Coutinho (Globo)

• Repórter de Telejornal: Sonia Blota (Band)

Radiojornalismo

• Âncora ou Comentarista/Colunista de Rádio: Carla Bigatto (BandNews FM) 

• Repórter de Rádio: Basilia Rodrigues (CNN Brasil/ex-CBN)

Jornalismo Impresso

• Colunista de Jornal ou Revista: Djamila Ribeiro (Folha de S.Paulo)

• Repórter de Jornal ou Revista: Malu Gaspar (piauí)

Jornalismo Online

• Jornalista Revelação na Web: Amanda Audi (The Intercept Brasil)

Cobertura Internacional

• Correspondente (brasileira ou estrangeira residente no Brasil): Ilze Scamparini (Globo)

Fotojornalismo

• Fotojornalista: Gabriela Biló (Estadão)

Assessoria de Comunicação

• Assessora de Comunicação – Agência: Juliana Boechat (Torre Comunicação e Estratégia) 

• Assessora de Comunicação – Corporativa: Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil) 

• Comunicação Pública: Rosangela Sanches (Tribunal de Justiça/SP)

Destaque (em todas as mídias)

• Repórter ou Comentarista Esportiva: Marcela Rafael (ESPN)

• Repórter Investigativa: Daniela Arbex (Jornalista independente)

• Jornalista empreendedora: Carolina Oms (AzMina)

Educação

• Contribuição acadêmica ao jornalismo: Luisa Medeiros Massarani (Fundação Oswaldo Cruz)

Prêmio Especial

• Melhor reportagem especial ou série com temática sobre violência contra a mulher: Elas por Elas (Metrópoles/DF)

• Melhor projeto, canal ou programa sobre a temática feminina: Não me Kahlo

Morreu em 3/3 o editor Kleber Almeida

Kleber Almeida

Morreu em São Paulo em 3/3 o editor Kleber Almeida, um dos responsáveis pelo sucesso do Jornal da Tarde entre os anos 1970 e 1990. Na época, era responsável pelo fechamento da editoria de Economia, função que dominava com maestria.

Em sua coluna no jornal GGN, Luís Nassif, que foi colega de Almeida no Jornal da Tarde, destacou a importância da convivência e da parceria com o falecido editor para o tipo de jornalismo econômico que produziam: “O público a ser atingido não era o de economistas, empresários, mercado e homens de governo, mas o leitor comum, classe média, e seus problemas com tarifas públicas, condomínios, financiamentos habitacionais”.

Nassif relembrou também a personalidade de Almeida nas redações. Conhecedor assíduo da política mineira, ele informava os colegas sobre a “arte da política”.

Mais de 60% dos brasileiros não conseguem identificar uma notícia falsa, diz estudo

A empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa, divulgou a pesquisa Iceberg Digital, que indicou que 62% dos brasileiros não sabem identificar ou diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.

O estudo, que entrevistou pessoas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, visa a analisar a atual situação da segurança dos internautas nos países participantes, ensinando os leitores a reconhecer os perigos que se escondem na internet, aprendendo a distinguir bom e ruim e real de falso, evitando ciberataques. Em média, 70% dos latino-americanos não conseguem identificar uma fake news. Destaque para o Peru, onde 79% dos entrevistados disseram não conseguir reconhecer uma notícia falsa, seguido perto por Colômbia (73%) e Chile (70%). Argentina e México aparecem à frente do Brasil na pesquisa, com 66%, contra 62% do nosso País.

Além disso, em média, 16% dos entrevistados desconheciam o termo fake news. Apesar de indicar números altos em países como o Peru, onde 47% dos participantes disseram não saber do que se trata o termo, no Brasil apenas 2% desconheciam as chamadas fake news. A pesquisa aponta também outros dados relevantes, como o de que 72% dos latino-americanos consideram as fake news como perigosas e eventualmente danosas; e cerca de um terço dos entrevistados utilizam apenas as redes sociais para se informar.

Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, analisa que os resultados “deixam claro que grande parte dos latino-americanos continua confiando fielmente no que circula na web, algo que pode causar graves consequências não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. No caso de fake news, além de prejudicar uma pessoa ou instituição, pode também destruir reputações e gerar caos. Elas também são usadas pelos cibercriminosos para atrair usuários desatentos para links maliciosos e, assim, roubar dados pessoais e dinheiro”.

Confira a pesquisa na íntegra.

Piauí lança o podcast de ciência A Terra é Redonda

A piauí lança nesta terça-feira (10/3), às 5 da manhã, A Terra é Redonda, podcast sobre questões da atualidade da ciência. Apresentado pelo repórter de ciência da piauí Bernardo Esteves, o programa irá ao ar quinzenalmente, às terças-feiras, no mesmo horário. O projeto é uma produção da Rádio Novelo para a revista.

Bernardo explica que o podcast contará com a presença de especialistas na área, no objetivo de conversar com o público sobre temas atuais relacionados à ciência, como doenças e agrotóxicos, entre outros: “Para tratar desses temas pretendo ouvir pesquisadores, gestores públicos e representantes de vários setores da sociedade. Os ouvintes podem esperar discussões estimulantes e informação de qualidade”.

Especialista em reportagens científicas, Bernardo tem mais de 20 anos de experiência na área. Doutorado em História da Ciência pela UFRJ, é autor do livro Domingo é dia de Ciência.

Confira o teaser do programa!

Cade definirá ainda em março futuro da Fox Sports no Brasil

Ainda em situação indefinida, a Disney busca a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para realizar a fusão de seus canais esportivos ESPN e Fox Sports. Depois de quase um ano, a Disney não conseguiu vender a Fox, exigência determinada em outras ocasiões pelo Cade para evitar o monopólio de audiência.

Segundo Erich Beting, do blog Máquina do Esporte (UOL), a fusão deve ser aprovada. Uma nova reunião da entidade deve ocorrer ainda este mês para reanalisar o processo de venda da Fox Sports e a possibilidade de uma fusão. Beting diz que alguns fatores apontam para a aprovação da união dos canais, como a saída de Eduardo Zebini do comando da Fox Sports, anunciada no começo da semana.

A ESPN segue fazendo mudanças em seu jornalismo, como o anúncio, em fevereiro, de Carlos Maluf como o novo head de esportes da emissora. Beting diz que, entretanto, a Fox não vem fazendo muitos investimentos: “Pelo contrário, cada vez mais profissionais deixam a emissora, como o próprio Zebini. Em relação aos direitos de transmissão, a tendência é que a ESPN adquira Libertadores, Europa League, Copa do Nordeste, entre outros eventos cujos direitos pertencem à Fox Sports”.

Votação para o TOP Mega Brasil é adiada para terça-feira (10/3)

Top Mega Brasil
Top Mega Brasil

Por causa de ajustes técnicos, o primeiro turno de votação da edição 2020 do TOP Mega Brasil, que começaria nesta segunda-feira (9/3), foi adiado para terça-feira (10/3) e vai até 30 de março. Ele elegerá as feras da comunicação corporativa do Brasil, numa renovada parceria entre a Mega Brasil e a Maxpress. Nesta sexta edição, a premiação tem como principal novidade a criação da categoria Comunicadores do Serviço Público, que se soma às tradicionais categorias de Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

“Esse era um pleito antigo dos profissionais da área pública, que não se viam representados pelo certame”, assinala Eduardo Ribeiro, sócio-diretor da Mega Brasil. “Ao aceitá-lo, a Mega Brasil considera estar dando um passo importante para uma integração ainda maior da atividade da comunicação no Brasil”.

Para Fabiano Manso, diretor da Maxpress, “esta será a oportunidade de colocar na vitrine também os profissionais da área pública, hoje mais fundamentais do que nunca em atuarem por uma comunicação pública ética, transparente e cidadã”.

As três categorias elegerão os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, destacando ainda, com o podium, os três campeões Brasil e os campeões das cinco regiões.

Neste primeiro turno, os eleitores indicarão livremente até cinco nomes de profissionais ou agências de qualquer lugar do Brasil, em cada uma das três categorias. Os mais votados classificam-se, como finalistas, para o segundo turno, que será realizado de 6 a 22/4 e definirá os vencedores.

TOP de Ouro – q Outra novidade que passa a valer a partir desta edição é a da concessão do Troféu TOP de Ouro aos executivos ou agências que se sagrarem campeões por cinco vezes (consecutivas ou alternadas) na mesma categoria. Uma vez conquistado o TOP de Ouro, o vencedor cumpre uma quarentena de dois anos sem poder concorrer nessa mesma categoria. Esse é o caso da agência In Press Porter Novelli, que venceu as primeiras cinco edições do TOP Mega Brasil Sudeste e receberá o TOP de Ouro, ficando impedida de concorrer este ano nessa categoria, mas podendo concorrer normalmente no TOP 10 Brasil e nas demais regiões em que atua. “Há três agências com quatro conquistas e que poderão levar este ano o Troféu TOP de Ouro, caso se sagrem novamente campeãs nas respectivas categorias: Temple, de Belém (TOP Região Norte); AD2M, do Fortaleza (TOP Região Nordeste); e Martha Becker Comunicação (TOP Região Sul)”, explica Marco Rossi, também sócio-diretor da Mega Brasil. “No segmento dos executivos não há nenhum profissional com quatro conquistas na mesma categoria e, portanto, nenhum candidato ao TOP de Ouro”.

Colégio Eleitoral – q Poderão votar nos dois turnos do TOP Mega Brasil jornalistas e profissionais de comunicação corporativa e áreas afins de todo o Brasil. Cada profissional poderá votar uma única vez e nas categorias que desejar, indicando até cinco nomes diferentes em cada uma delas. Todos os votos, ainda que parciais, ou mesmo com uma única indicação, serão computados na apuração. Votos irregulares ou com suspeitas de fraude serão anulados.

O colégio eleitoral inicial da votação é integrado por cerca de 58 mil nomes, entre jornalistas e profissionais de comunicação corporativa, que estão cadastrados para o certame. Esse cadastro, no entanto, é aberto e aceitará inscrições até 21/4, véspera do encerramento do segundo turno de votação. Para se cadastrar basta encaminhar mensagem para premio@maxpress.com.br, com cargo e empresa em que atua, solicitando a inclusão.

Festa de premiação – q A premiação do TOP Mega Brasil será em 27/5, no Teatro do CIEE, em São Paulo (rua Tabapuã, 445), em coquetel por adesão. Interessados já podem comprar seus lugares aqui.

Certificados, troféus e especial do JCC – q Os vencedores receberão certificados e troféus e serão destaque em edição especial do Jornal da Comunicação Corporativa, que circulará em 1º de junho para todo o mercado e imprensa brasileira.

O TOP Mega Brasil conta com o patrocínio da Samsung.

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