O canal BandNews TV faz a partir de 19/3, quando completa
19 anos, uma série de investimentos e mudanças em sua programação, comandados
pelo diretor executivo Marcello D’Angelo. A emissora passará a exibir o
seu primeiro talk show, num formato mais tradicional na área do
entretenimento. O ineditismo da atração deve atrair a atenção dos
telespectadores.
O canal também estreará o programa Estado de Direito,
semanal comandado por Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band,
abordando questões de segurança jurídica e institucional. Vale lembrar que a
emissora já havia anunciado o Oléé S.A., com Beetto Saad, e o
novo canal de agronegócio Agro News.
Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo, apresentou à Justiça um pedido de indenização por danos morais contra o presidente Jair Bolsonaro, após os ataques e insultos com insinuações sexuais que ele lhe fez.
Os advogados de Patrícia relataram também que já iniciaram
processos cíveis contra Hans River e contra Allan dos Santos, apresentador do
canal Terça Livre, também por causa de ofensas de cunho sexual feitas a ela.
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na segunda-feira (9/3) dois homens acusados de racismo contra a apresentadora da TV Globo Maju Coutinho. O caso ocorreu em 2015, quando os dois réus direcionaram de forma coordenada xingamentos e injúrias de cunho racista à apresentadora, na página do Facebook da TV Globo.
Segundo o juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, que
assina a sentença, os réus controlavam uma comunidade online e ordenaram aos
membros desse grupo que “efetuassem postagens de cunho preconceituoso e
discriminatório contra a raça negra e a cor preta, o que efetivamente
aconteceu, e de modo maciço e impactante. (…) Ao atacar figura pública
emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão
de suas mensagens segregacionistas”.
Na época, o caso ganhou enorme repercussão. A redação do Jornal
Nacional uniu-se e apoiou a jornalista, que em 2015 integrava a equipe. Em
vídeo, eles gritaram e lançaram a hashtagSomos Todos Maju.
As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime
semiaberto, mais multa. Outros dois homens foram indiciados, mas acabaram absolvidos
por falta de provas.
A equipe do Auto+, dirigida por Benê Gomes e Marcelo Sant’Anna, ganhou um reforço nesta semana. Depois de quase dois anos atuando no setor corporativo, no Grupo Printer, Vagner Aquino está de volta às redações. Ele assumiu em 2/3 o cargo de editor de conteúdo, tanto para as plataformas digitais (site e redes sociais) quanto para o programa, exibido semanalmente aos sábados pela RedeTV.
“O Vagner
chega com sua experiência e alegria para tocar a redação do Auto+ e desenvolver um projeto mais
apurado de conteúdo digital, mas vai também coordenar alguns projetos especiais”,
destaca Benê. “Estamos em um período de reordenação de ideias e ações para
seguirmos vivos e criativos como produtores de conteúdo especializado nesse
universo de que a gente tanto gosta, por isso a chegada dele é muito importante
para nós”.
Vagner
começou a carreira no setor automotivo justamente no Auto+, em 2008. Passou depois pela revista Motor Show e pelos
jornais Diário de S.Paulo e Diário do Grande ABC, onde permaneceu por seis anos
e meio. Como freelance, produziu
também matérias para a revista Autoesporte.
“Além de
estar em outro momento da vida (pessoal), não é segredo para ninguém que meu
coração sempre bateu mais forte por redação; afinal, são muitos anos do lado de
cá do balcão”, afirma Aquino. “Estou muito feliz com este novo
momento, sem contar que atuar novamente ao lado do querido Benê Gomes é uma
honra! Além de um coração gigante, Benê tem um profissionalismo inspirador.
Essa oportunidade, para mim, é um presente”.
O Portal Imprensa divulgou nesta segunda-feira (9/3) as vencedoras do 14º Troféu Mulher Imprensa, que visa a premiar e homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2019, valorizando pautas e debates sobre os direitos das mulheres na profissão e na sociedade como um todo. A edição deste ano conta com três novas categorias: Comunicação Pública, Jornalista Empreendedora e Contribuição Acadêmica ao Jornalismo.
Confira a lista das vencedoras:
Telejornalismo
• Âncora ou Comentarista/Colunista de TV: Maria Júlia
Coutinho (Globo)
• Repórter de Telejornal: Sonia Blota (Band)
Radiojornalismo
• Âncora ou Comentarista/Colunista de Rádio: Carla
Bigatto (BandNews FM)
• Repórter de Rádio: Basilia Rodrigues (CNN
Brasil/ex-CBN)
Jornalismo Impresso
• Colunista de Jornal ou Revista: Djamila Ribeiro
(Folha de S.Paulo)
• Repórter de Jornal ou Revista: Malu Gaspar (piauí)
Jornalismo Online
• Jornalista Revelação na Web: Amanda Audi (The
Intercept Brasil)
Cobertura Internacional
• Correspondente (brasileira ou estrangeira residente no
Brasil): Ilze Scamparini (Globo)
Fotojornalismo
• Fotojornalista: Gabriela Biló (Estadão)
Assessoria de Comunicação
• Assessora de Comunicação – Agência: Juliana Boechat
(Torre Comunicação e Estratégia)
Morreu em São Paulo em 3/3 o editor Kleber Almeida, um dos responsáveis pelo sucesso do Jornal da Tarde entre os anos 1970 e 1990. Na época, era responsável pelo fechamento da editoria de Economia, função que dominava com maestria.
Em sua coluna no jornal GGN, Luís Nassif, que foi
colega de Almeida no Jornal da Tarde, destacou a importância da convivência e
da parceria com o falecido editor para o tipo de jornalismo econômico que
produziam: “O público a ser atingido não era o de economistas, empresários,
mercado e homens de governo, mas o leitor comum, classe média, e seus problemas
com tarifas públicas, condomínios, financiamentos habitacionais”.
Nassif relembrou também a personalidade de Almeida nas
redações. Conhecedor assíduo da política mineira, ele informava os colegas
sobre a “arte da política”.
A empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa, divulgou a pesquisa Iceberg Digital, que indicou que 62% dos brasileiros não sabem identificar ou diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.
O estudo, que entrevistou pessoas de Argentina, Brasil,
Chile, Colômbia, México e Peru, visa a analisar a atual situação da segurança
dos internautas nos países participantes, ensinando os leitores a reconhecer os
perigos que se escondem na internet, aprendendo a distinguir bom e ruim e real
de falso, evitando ciberataques. Em média, 70% dos latino-americanos não
conseguem identificar uma fake news. Destaque para o Peru, onde 79% dos
entrevistados disseram não conseguir reconhecer uma notícia falsa, seguido
perto por Colômbia (73%) e Chile (70%). Argentina e México aparecem à frente do
Brasil na pesquisa, com 66%, contra 62% do nosso País.
Além disso, em média, 16% dos entrevistados desconheciam o
termo fake news. Apesar de indicar números altos em países como o Peru,
onde 47% dos participantes disseram não saber do que se trata o termo, no
Brasil apenas 2% desconheciam as chamadas fake news. A pesquisa aponta
também outros dados relevantes, como o de que 72% dos latino-americanos
consideram as fake news como perigosas e eventualmente danosas; e cerca
de um terço dos entrevistados utilizam apenas as redes sociais para se
informar.
Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da
Kaspersky no Brasil, analisa que os resultados “deixam claro que grande parte
dos latino-americanos continua confiando fielmente no que circula na web, algo
que pode causar graves consequências não apenas no âmbito pessoal, mas também
no profissional. No caso de fake news, além de prejudicar uma pessoa ou
instituição, pode também destruir reputações e gerar caos. Elas também são
usadas pelos cibercriminosos para atrair usuários desatentos para links
maliciosos e, assim, roubar dados pessoais e dinheiro”.
A piauí lança nesta terça-feira (10/3), às 5 da manhã, A Terra é Redonda, podcast sobre questões da atualidade da ciência. Apresentado pelo repórter de ciência da piauí Bernardo Esteves, o programa irá ao ar quinzenalmente, às terças-feiras, no mesmo horário. O projeto é uma produção da Rádio Novelo para a revista.
Bernardo explica que o podcast contará com a
presença de especialistas na área, no objetivo de conversar com o público sobre
temas atuais relacionados à ciência, como doenças e agrotóxicos, entre outros:
“Para tratar desses temas pretendo ouvir pesquisadores, gestores públicos e
representantes de vários setores da sociedade. Os ouvintes podem esperar
discussões estimulantes e informação de qualidade”.
Especialista em reportagens científicas, Bernardo tem mais
de 20 anos de experiência na área. Doutorado em História da Ciência pela UFRJ,
é autor do livro Domingo é dia de Ciência.
Ainda em situação indefinida, a Disney busca a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para realizar a fusão de seus canais esportivos ESPN e Fox Sports. Depois de quase um ano, a Disney não conseguiu vender a Fox, exigência determinada em outras ocasiões pelo Cade para evitar o monopólio de audiência.
Segundo
Erich Beting, do blog Máquina do Esporte (UOL), a fusão
deve ser aprovada. Uma nova reunião da entidade deve ocorrer ainda este mês
para reanalisar o processo de venda da Fox Sports e a possibilidade de uma
fusão. Beting diz que alguns fatores apontam para a aprovação da união dos
canais, como a saída de Eduardo Zebini do comando da Fox Sports,
anunciada no começo da semana.
A ESPN segue fazendo mudanças em seu jornalismo, como o
anúncio, em fevereiro, de Carlos Maluf como o novo head de
esportes da emissora. Beting diz que, entretanto, a Fox não vem fazendo muitos
investimentos: “Pelo contrário, cada vez mais profissionais deixam a emissora,
como o próprio Zebini. Em relação aos direitos de transmissão, a tendência é
que a ESPN adquira Libertadores, Europa League, Copa do Nordeste, entre outros
eventos cujos direitos pertencem à Fox Sports”.
Por causa de ajustes técnicos, o primeiro turno de votação da edição 2020 do TOP Mega Brasil, que começaria nesta segunda-feira (9/3), foi adiado para terça-feira (10/3) e vai até 30 de março. Ele elegerá as feras da comunicação corporativa do Brasil, numa renovada parceria entre a Mega Brasil e a Maxpress. Nesta sexta edição, a premiação tem como principal novidade a criação da categoria Comunicadores do Serviço Público, que se soma às tradicionais categorias de Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.
“Esse era um
pleito antigo dos profissionais da área pública, que não se viam representados
pelo certame”, assinala Eduardo Ribeiro, sócio-diretor da Mega Brasil.
“Ao aceitá-lo, a Mega Brasil considera estar dando um passo importante para uma
integração ainda maior da atividade da comunicação no Brasil”.
Para Fabiano
Manso, diretor da Maxpress, “esta será a oportunidade de colocar na vitrine
também os profissionais da área pública, hoje mais fundamentais do que nunca em
atuarem por uma comunicação pública ética, transparente e cidadã”.
As três
categorias elegerão os TOP 10 Brasil e os TOP 5 das Regiões
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, destacando ainda, com o podium,
os três campeões Brasil e os campeões das cinco regiões.
Neste primeiro
turno, os eleitores indicarão livremente até cinco nomes de profissionais ou
agências de qualquer lugar do Brasil, em cada uma das três categorias. Os mais votados
classificam-se, como finalistas, para o segundo turno, que será realizado de 6
a 22/4 e definirá os vencedores.
TOP de Ouro – q Outra novidade que passa a valer a
partir desta edição é a da concessão do Troféu TOP de Ouro aos
executivos ou agências que se sagrarem campeões por cinco vezes (consecutivas
ou alternadas) na mesma categoria. Uma vez conquistado o TOP de Ouro, o vencedor cumpre uma quarentena de dois anos sem
poder concorrer nessa mesma categoria. Esse é o caso da agência In Press Porter
Novelli, que venceu as primeiras cinco edições do TOP Mega Brasil Sudeste
e receberá o TOP de Ouro, ficando impedida de concorrer este ano nessa
categoria, mas podendo concorrer normalmente no TOP 10 Brasil e nas
demais regiões em que atua. “Há três agências com quatro conquistas e que
poderão levar este ano o Troféu TOP de Ouro, caso se sagrem novamente
campeãs nas respectivas categorias: Temple, de Belém (TOP Região Norte);
AD2M, do Fortaleza (TOP Região Nordeste); e Martha Becker Comunicação (TOP
Região Sul)”, explica Marco Rossi,
também sócio-diretor da Mega Brasil. “No segmento dos executivos não há nenhum
profissional com quatro conquistas na mesma categoria e, portanto, nenhum
candidato ao TOP de Ouro”.
Colégio
Eleitoral – q Poderão
votar nos dois turnos do TOP Mega Brasil jornalistas e profissionais de
comunicação corporativa e áreas afins de todo o Brasil. Cada profissional
poderá votar uma única vez e nas categorias que desejar, indicando até cinco
nomes diferentes em cada uma delas. Todos os votos, ainda que parciais, ou
mesmo com uma única indicação, serão computados na apuração. Votos irregulares
ou com suspeitas de fraude serão anulados.
O colégio
eleitoral inicial da votação é integrado por cerca de 58 mil nomes, entre
jornalistas e profissionais de comunicação corporativa, que estão cadastrados
para o certame. Esse cadastro, no entanto, é aberto e aceitará inscrições até
21/4, véspera do encerramento do segundo turno de votação. Para se cadastrar
basta encaminhar mensagem para premio@maxpress.com.br, com cargo e empresa em que atua,
solicitando a inclusão.
Festa de
premiação – q A
premiação do TOP Mega Brasil será em 27/5, no Teatro do CIEE, em São
Paulo (rua Tabapuã, 445), em coquetel por adesão. Interessados já podem comprar
seus lugares aqui.
Certificados,
troféus e especial do JCC
– q Os vencedores receberão certificados e troféus e serão destaque em edição
especial do Jornal da Comunicação Corporativa, que circulará em 1º de junho
para todo o mercado e imprensa brasileira.
O TOP Mega
Brasil conta com o patrocínio da Samsung.