Paulo Cannabrava Filho lança livro sobre a ditadura e seus protagonistas

Paulo Cannabrava Filho

Paulo Cannabrava Filho lança o livro Resistência e Anistia – A História Contada por seus Protagonistas (Alameda Casa Editorial), que aborda a Ditadura Militar sob a perspectiva de quem viveu esse período. A obra é baseada em documentos e depoimentos de pessoas que sentiram na pele a repressão.

O livro aborda alguns processos como a Justiça de Transição (direito à memória e à verdade, à justiça, à reparação e à reforma institucional) e as manifestações de milhares de pessoas que foram às ruas para pedir eleições diretas e “anistia ampla, geral e irrestrita” a todos os brasileiros presos e exilados no período de perseguição política. Segundo o autor, “o livro é muito oportuno, pois coloca as coisas no seu devido lugar. Mostra quem é bandido e quem é mocinho, de verdade, nessa história”.

A obra contém os depoimentos Antônio Jorge de Oliveira, Eduardo Reina, Idibal Pivetta, João Batista de Paula, Maria Auxiliadora (Dodora) Arantes, Regina Maria D’Aquino Fonseca Gadelha, Rita Sipahi e Victor Mendonça Neiva, além de memórias do próprio Paulo Cannabrava Filho. Nesta sexta-feira (4/9), às 18h, haverá uma live com o autor no canal do Opera Mundi.

Paulo Cannabrava Filho iniciou a carreira como repórter no jornal O Tempo, em 1967. Quatro anos depois, integrou a primeira equipe de correspondentes da Agência Informativa Latinoamericana de Notícias (Prensa Latina). Trabalhou como repórter político nos jornais Correio da Manhã, Última Hora e Folha de S.Paulo, onde assumiu a editoria de política justamente na época em que a ditadura se instalou no País. Hoje, aos 84 anos, edita a revista eletrônica Diálogos do Sul, inspirada no projeto Cadernos do Terceiro Mundo, emblemático para o jornalismo latino-americano, que deixou de circular na década de 1990. Sempre esteve comprometido com as causas da profissão e a militância política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *