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sábado, julho 5, 2025

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Milton Leite assina com o UOL para o Campeonato Paulista

Milton Leite assina com o UOL para transmissão do Campeonato Paulista
Milton Leite (Crédito: Instagram)

O narrador Milton Leite assinou com o UOL para a transmissão do Campeonato Paulista de futebol. A estreia será na próxima segunda-feira (20/1), às 20h, no UOL Play, plataforma de streaming do UOL, no jogo entre Botafogo de Ribeirão Preto e São Paulo, ao lado dos comentaristas André Hernan e José Trajano.

Milton, que já narrou diversas edições do Paulistão na carreira, comentou sobre a novidade: “Eu transmito o Campeonato Paulista desde 1990 e voltar agora em um projeto bacana e nesse novo mercado, com a pulverização dos direitos que facilita que muita gente trabalhe, é muito interessante. Estou feliz porque vou fazer o que gosto e já percebi que será com gente muito legal”.

O UOL Play, streaming do UOL, vai transmitir sete dos oito jogos de cada rodada da competição. E o canal UOL, na TV e na internet, terá um jogo por rodada.

Milton Leite deixou o Grupo Globo no final de agosto do ano passado, após 19 anos de casa. O último trabalho na Globo foi a cobertura das Olimpíadas de Paris. Com bordões marcantes como “Que beleza!” e “Que fase!”, tornou-se um dos grandes nomes da narração esportiva nos últimos anos. Narrou diversos eventos esportivos importantes ao longo da carreira, como cinco Copas do Mundo e oito Olimpíadas. No SporTV, apresentou os programas SporTV RepórterArena SporTV e O Grande Círculo.

Instituto Reuters revela paradoxos e tendências para o jornalismo em 2025

Crédito: Freddy Kearney/Unsplash

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions 2025 do Instituto Reuters, lançado na semana passada, revela um paradoxo: enquanto a confiança no futuro da mídia diminuiu, a maioria dos líderes mostra-se otimista em relação aos seus próprios veículos. Essa dicotomia ilustra as dificuldades e as oportunidades que o setor enfrenta.

Foram ouvidos 326 ocupantes de cargos de liderança em empresas de mídia com presença digital. Apenas 41% deles se disseram confiantes no futuro do jornalismo, uma queda de 19 pontos percentuais em relação a 2022.

Ataques de políticos, legislações restritivas e a ascensão de mídias alternativas, amplificadas por influenciadores, foram apontados como fatores que minam a confiança na imprensa tradicional. O Brasil é destacado como exemplo de consumo de notícias geradas por personalidades.

No entanto, 56% dos líderes mostram-se otimistas com seus próprios veículos. Esse otimismo baseia-se na expectativa de aumento no tráfego online devido à turbulência política, no crescimento das assinaturas digitais e na crença de que a proliferação de conteúdo impreciso gerado por inteligência artificial pode levar o público de volta à mídia confiável.

Os temas que moldarão o futuro do jornalismo

  • Jornalismo ameaçado, mas resiliente: A pesquisa destaca a necessidade de defender a liberdade de imprensa diante de ataques e legislações restritivas.
  • Disrupção na busca online: A IA generativa, utilizada por plataformas como Google e OpenAI para gerar respostas diretas às buscas, ameaça reduzir o tráfego para sites de notí A remuneração por conteúdo também é uma preocupação.
  • Incertezas sobre plataformas: Editores buscam alternativas como WhatsApp, LinkedIn e Bluesky, enquanto negociam acordos com plataformas de IA.
  • Impulsionando o crescimento: A diversificação de receitas, com foco em assinaturas, financiamento de plataformas, filantropia e crowdfunding, é Novos produtos em áudio e vídeo, jogos e educação visam novas audiências.
  • “Creatorização” do jornalismo: A influência de personalidades e influenciadores exige colaborações estratégicas entre mídia tradicional e criadores de conteúdo, equilibrando alcance e confiabilidade.
  • Gerenciamento de talentos: A competição por jornalistas, cientistas de dados e outros especialistas demanda novas estratégias de recrutamento e retençã
  • Combate à fadiga de notícias: Formatos inovadores, histórias humanizadas e jornalismo positivo são essenciais para engajar o público sem aliená-lo diante da cobertura de eventos negativos.
  • IA generativa na redação: Ferramentas de IA já auxiliam em tarefas como edição, verificação de fatos e pesquisa, com potencial para personalização de conteúdo e formatos, chatbots e interfaces de conversaçã
  • Agentes inteligentes e interfaces de conversação: A interação por voz e texto abre novas possibilidades, mas levanta preocupações sobre o impacto na interação humana e na atribuição de crédito a criadores de conteú

O relatório enfatiza a necessidade de adaptação e inovação para enfrentar desafios como a desinformação, a competição por atenção do público e o impacto da IA.

Leia mais sobre o documento e veja a íntegra em MediaTalks.


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Editora Três recorre a frilas para furar greve e produzir revistas

Parece não ter fim a grave crise vivida pela Editora Três, responsável pelas revistas IstoÉ, Dinheiro e Motorshow. Em seu segundo processo de recuperação judicial, iniciado em 2020 – o primeiro havia ocorrido entre 2008 e 2016 –, o grupo vem sofrendo para quitar salários e acordos com seus funcionários, que desde 6 de janeiro estão em greve, a sexta em menos de um ano.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas de SP, nem o presidente da editora, Caco Alzugaray, nem os responsáveis pelos setores financeiro e jurídico têm dado qualquer informação sobre prazos para os pagamentos. A entidade afirma ainda que, para seguir publicando as edições semanais da IstoÉ e Dinheiro e a mensal da Motorshow, a editora vem recorrendo a matérias de gaveta e frilas para furar a paralisação.

Além de dois salários atrasados, os profissionais cobram a quitação de um acordo estabelecido em julho do ano passado, não honrado, assim como o 13º salário de 2024 e metade da mesma gratificação de 2023. Diante de promessas não cumpridas, a Editora Três foi denunciada pelo SJSP à Justiça do Trabalho e à Vara de Falência. A entidade, porém, tem evitado pedir a falência da empresa, para que não ocorram novos fechamentos de postos de trabalho para jornalistas.

“Os trabalhadores estão sofrendo todo tipo de humilhação com a falta de compromisso da editora: muitos convivem com o risco de despejo por falta de pagamento dos aluguéis, há quem sofra com o corte de energia e a maioria está com atrasos em boletos”, denuncia Thiago Tanji, presidente do SJSP. “Os funcionários vivem uma situação de total miserabilidade, dependentes do cheque especial, empréstimos bancários ou pessoais para saldar as contas mensais. Sem dinheiro, esses trabalhadores passaram um Natal à mingua. Mais grave ainda é que essa crise atinge a saúde mental dos jornalistas. Ninguém consegue viver tranquilo numa situação dessas”.

Capa desta semana da Dinheiro com matéria sobre os melhores empregadores

“Tem funcionário até se escondendo da polícia por conta de pensão não paga”, acrescenta um jornalista da casa que preferiu não se identificar. “O mais surpreendente e inacreditável: a revista Dinheiro desta semana sairá na capa com as melhores empresas para se trabalhar”.

Procurado, Caco Alzugaray não respondeu ao contato da nossa reportagem. Caso o faça, publicaremos aqui a posição da Editora Três sobre o caso.

5º Prêmio Inac de Integridade recebe inscrições até 15 de fevereiro

5º Prêmio Inac de Integridade recebe inscrições até 15 de fevereiro
Crédito: Logo Prêmio Inac

Foram abertas as inscrições para o 5º Prêmio Inac de Integridade, que reconhece e valoriza trabalhos que promovem o combate à corrupção e a construção de uma sociedade mais íntegra. O prazo para inscrições vai até 15 de fevereiro.

Podem participar jornalistas, universitários, pesquisadores, gestores públicos e privados, profissionais e empreendedores com projetos relacionados à temática. As categorias incluem Academia, Tecnologia e Inovação, Boas Práticas de Governança, Jornalismo Investigativo, Comunicadores Locais e, como novidade deste ano, Integridade no Esporte.

Um dos projetos será eleito para o Grande Prêmio, e a cerimônia de premiação está prevista para o final de maio, no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. O vencedor de cada categoria receberá troféu e certificado.

Mais informações aqui.

Fundação Gabo abre inscrições para o 13º Prêmio Gabo de Jornalismo

Fundação Gabo abre inscrições para o 13º Prêmio Gabo de Jornalismo
Crédito: Fundação Gabo

Estão abertas até 18 de fevereiro as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Gabo de Jornalismo. O prêmio, que reconhece produções jornalísticas da Ibero-América, valorizará neste ano trabalhos que, além de denunciar injustiças, destaquem a resiliência diante das adversidades, trazendo narrativas inspiradoras e cheias de esperança, conforme anunciado pela Fundação Gabo.

A premiação é dividida em cinco categorias: Texto, Fotografia, Áudio, Imagem e Cobertura. Serão selecionados três finalistas por categoria, que receberão 37 milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 51 mil) e terão todas as suas despesas cobertas para participar do Festival Gabo 2025, de 25 a 27 de julho, em Bogotá.

Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão um diploma de reconhecimento e uma cópia da escultura Gabriel, criada pelo artista colombiano Antonio Caro. Inscrições e mais informações estão disponíveis aqui.

Revista britânica coloca Eliane Brum entre os 25 pensadores mais influentes de 2024

Governo Bolsonaro tem responsabilidade no assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, diz Eliane Brum
Crédito: Lilio Clareto/Divulgação

Eliane Brum, jornalista mais premiada da história do Brasil, segundo a última edição do Ranking +Premiados da Imprensa, e fundadora da Sumaúma, plataforma de jornalismo trilíngue feita sobre e a partir da floresta Amazônica, foi reconhecida pela revista Prospect, uma das publicações mais importantes da imprensa britânica, como uma das 25 pensadoras e pensadores mais influentes do mundo em 2024.

A publicação destacou que Eliane tem escrito incansavelmente sobre a Amazônia nos últimos 25 anos, bem como tem traçado, em seu pensamento, uma clara linha que liga a destruição da floresta à exploração capitalista da região. Única brasileira na lista, Eliane vive desde 2017 em Altamira, no Pará.

Pesquisa aponta baixo nível de motivação e satisfação de jornalistas em redações

Pesquisa aponta baixo nível de motivação e satisfação de jornalistas em redações
Crédito: Felicia Buitenwerf/Unsplash

Uma pesquisa realizada com jornalistas em redações brasileiras aponta que a maioria dos entrevistados está desmotivada ou insatisfeita com o trabalho. O levantamento também analisou fatores que influenciam a motivação profissional, a percepção de ações das lideranças e o impacto desses elementos no desempenho das equipes.

Os dados fazem parte da dissertação A liderança no jornalismo: como desenvolver e motivar equipes em ambientes de alta pressão, conduzida por Daniel Corrá (daniel.corra@hotmail.com), gerente de Comunicação da Todos pela Educação, a partir da especialização em Gestão de Pessoas na USP-Esalq.

De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados discordam, em algum nível, que se sentem motivados no emprego atual. Em contrapartida, menos de 3% afirmam estar totalmente motivados. Além disso, 62% discordam, em algum nível, que percebem ações intencionais pela liderança para contribuir com a motivação.

“A pesquisa evidencia que a liderança desempenha um papel central na motivação e no desenvolvimento das equipes jornalísticas”, afirma Corrá. “Ou seja, líderes bem preparados e sensíveis às necessidades são fundamentais para o sucesso organizacional e para a sustentabilidade do jornalismo em um cenário desafiador e em constante mudança. Dessa forma, é possível não apenas melhorar o desempenho profissional, mas também contribuir para um jornalismo de alta qualidade, essencial para a sociedade”. (Saiba+)

ABI restaura sua sede histórica

ABI restaura sua sede histórica
Crédito: Aldo Bragança

A ABI assinou convênio com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para realizar obras de restauração em seu prédio histórico, utilizando recursos de emendas parlamentares para modernização e proteção. Os recursos são liberados após a ABI vencer uma batalha jurídica que permitiu celebrar um Termo de Colaboração com o Iphan.

A primeira, em dezembro de 2024, foi a compra de um novo elevador Otis, fabricante que instalou os elevadores originais em 1939. A medida vai dobrar a capacidade de transporte de passageiros de 14 para 29. Seguem-se as obras de modernização da parte elétrica, em fase de contratação, com projeto elaborado e aprovado pela Light e pelo Iphan. A próxima será o equipamento de sonorização, iluminação e projeção do auditório, o que vai ampliar as oportunidades de locação do espaço, fator importante na arrecadação da entidade.

O edifício da ABI, concluído em 1939, foi uma das primeiras construções a utilizar brise-soleil, técnica para reduzir o excesso de luz e calor. O projeto dos irmãos Roberto, inspirado na arquitetura então moderna, venceu um concurso instaurado por Herbert Moses, ex-presidente da casa e que dá nome ao prédio. Foi tombado pelo Iphan em 1984.

O adeus a Gilberto Severo

O adeus a Gilberto Severo

No fim de tarde de 14/1, a missa de sétimo dia pela alma de Gilberto Severo reuniu seus muitos amigos em Copacabana, na igreja São Paulo Apóstolo, que ele frequentava. Foi criado no Whatsapp o grupo Giba para sempre, que recebe as condolências.

Gilberto morreu em 8/1, aos 57 anos, devido a uma sepse cutânea que provocou um choque séptico, ou seja, ferida mal curada que gerou infecção generalizada. O corpo foi trasladado para Cruz Alta, Rio Grande do Sul, onde mora a família, e o enterro foi no dia 11.

O gaúcho Gilberto Arcanjo dos Santos Severo era formado em Comunicação e Estudos da Mídia pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), com especialização em Comunicação no Ambiente de Negócios pela ESPM-Rio. Por dez anos, trabalhou como repórter e editor de rádio, jornal e revista em redações gaúchas, principalmente nas editorias de Economia e Agronegócio.

Transferiu-se para o Rio a convite de Edgar Lisboa, para atender à Globalstar do Brasil, empresa de telefonia via satélite que se instalava no Brasil. Passou, então, definitivamente à Comunicação Corporativa e, em 2003, fundou sua empresa Ascese. Assim, atendeu, nas áreas de assessoria de imprensa, relação com investidores e clientes e eventos, a empresas como Brascan Shopping Centers, Brascan Incorporadora e Repsol. Teve oportunidades de trabalhar em outras cidades, mas amava o Rio de Janeiro e sempre optou por ficar aqui.

Por sete anos foi gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Bradesco Seguros. Para Malu Fernandes, na agência Shopping da Comunicação, respondeu pela árvore de Natal do Bradesco na Lagoa por vários anos. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Município na gestão 2016 a 2020. Foi ainda gerente de Comunicação do Clube de Engenharia e, por último, era colaborador do portal Repórter Brasília.

Um exemplo do seu modo de encarar a vida foi a postagem deste anúncio no Linkedin.

Thiago Simpatia é o novo diretor artístico da TV G10

Thiago Simpatia é o novo diretor artístico da TV G10
Crédito: Reprodução/Instagram

O repórter e apresentador Thiago Simpatia foi anunciado como diretor artístico da TV G10, uma iniciativa do G10 Favelas. Sediado na comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, o G10 Favelas é uma organização sem fins lucrativos que busca impulsionar o desenvolvimento social e econômico das favelas por meio de empreendedorismo, inovação e ações sociais.

Após contribuir com histórias para diversas emissoras de TV, os colaboradores do G10 decidiram criar e produzir seu próprio conteúdo. Para essa missão, Thiago Simpatia assume a direção artística. Comprometido em retratar as vivências e conquistas das comunidades periféricas, o jornalista promete trazer uma nova perspectiva à televisão:

“Quem ainda não conhece vai descobrir a força e a potência da favela! As pessoas têm informações fragmentadas sobre a periferia e seus moradores. A TV G10 vai mostrar toda a criatividade, competência e brilho das pessoas que vêm do gueto!”, declarou Thiago em comunicado.

O lançamento da emissora será anunciado em breve nas redes sociais do G10 Favelas e de seus colaboradores.

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