A Atelier de Imagem e Comunicação, com 15 anos de mercado, dirigida por Pedro Issa, mudou o nome para Pridea Comunicação e anuncia estar iniciando um processo de transformação nos processos internos, quadro de colaboradores e no perfil dos serviços prestados, que passam a contar mais intensivamente com tecnologia e inovação, mantendo o padrão na produção de conteúdo, marca que a agência considera sua grande expertise.
Issa diz que “buscou os principais desenvolvedores do País e iniciou, juntamente com os jornalistas da casa, a criação de um novo modelo de negócio, baseado na jornada do cliente e amparado em uma moderna metodologia de trabalho, com novos atributos, resultando na criação do content tech, que se baseia na análise de dados para a geração de insights e narrativas”
A agência tem hoje em carteira clientes como a Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Detran-SP, Embrapii, Amigos da Arte e Movimento Recicla Sampa.
O New York Times anunciou em 5/2 a demissão de Donald McNeil Jr, renomado repórter de ciência, após falas racistas ditas durante uma viagem com estudantes ao Peru, organizada pelo próprio jornal. A decisão ocorreu após cerca de 150 funcionários do NYT enviarem carta à direção exigindo punição rigorosa para o repórter.
Mesmo sabendo da história, denunciada por pais de alunos que fizeram a viagem, o jornal alçou o profissional ao posto de principal nome de sua equipe durante a crise da Covid. E inscreveu seu trabalho para concorrer ao Prêmio Pulitzer. Mas na semana passada o The Daily Beast fez uma reportagem sobre o caso, baseada em relatos de alunos que participaram da excursão. Após a reportagem e pressão dos funcionários, o NYT optou por demitir Donald McNeil Jr.
Enrico Rodrigues de Freitas, procurador regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul, abriu nessa quinta-feira (4/2) investigação para contra o narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, pelo uso do termo racista “criolinho” no jogo entre Grêmio e Santos realizado em 3 de fevereiro.
Durante a partida, Haroldo perguntou a um repórter de campo: “Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”, referindo-se ao jogador Lucas Braga, atacante do time alvinegro. O MPF mandou ofícios à Rádio Grenal e ao narrador solicitando manifestação sobre o ocorrido.
Por meio de assessoria, Haroldo de Souza desculpou-se e reiterou que não houve intenção de racismo: “Minha vida pessoal e profissional é pautada pelo respeito a toda a sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo. Reitero minhas sinceras desculpas aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência”.
A Rádio Grenal também se manifestou, dizendo que “não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através do respeito a todos, sem exceção. Salientamos nosso apreço à sociedade em geral, sem qualquer tipo de discriminação”.
A Austrália venceu a primeira batalha na guerra contra o Google. A gigante de tecnologia anunciou nesta sexta-feira (5/2) a implementação do News Showcase, plataforma que vai pagar pelo conteúdo jornalístico. O Facebook não mudou sua posição anterior, de que pode sair do país se a lei não for mudada.
A decisão veio dois dias depois de uma reunião entre o CEO do Google Sundar Pichai e o primeiro-ministro Scott Morrison. Segundo o The Sydney Herald, Morrison disse após o encontro que o Google entendeu que é a Austrália quem define as regras em relação à regulamentação do pagamento por conteúdo que tramita no Senado. Mas o projeto ainda não conseguiu a adesão das principais organizações de notícias, que preferiram aguardar a aprovação da nova lei.
O Facebook não mudou sua posição anterior, de que se a lei não for mudada pode sair do país. Para complicar um pouco mais, a Microsoft anunciou pleno apoio à proposta do Governo. E sobre a possibilidade de saída do Google da Austrália, prometeu investir o que for necessário no Bing para torná-lo comparável ao concorrente. Vale lembrar que o Google é responsável por mais de 90% do mercado de buscas na Austrália.
A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) entregou nessa quinta-feira (4/2) petição à Petrobras pedindo a impugnação de licitação para contratação de serviços de comunicação corporativa pela estatal. No texto, a entidade aponta problemas estruturais no edital, que propõe a contratação pelo menor preço, sem exigência de qualificação técnica, de serviços que têm natureza intelectual e complexidade de entregas de produtos.
A Abracom aponta que o edital exige perfis de profissionais formados exclusivamente em jornalismo, o que contraria o caráter multidisciplinar da atividade de comunicação corporativa. Além disso, a Petrobras limita a participação de agências que pertençam a grupos internacionais, o que contraria a livre concorrência e impede que agências nacionais com parcerias em outros mercados possam apresentar suas propostas.
Carlos Henrique Carvalho, presidente-executivo da Abracom, declarou que espera da Petrobras “a compreensão de que ao fazer uma contratação no formato de leilão esteja sujeita a contar com serviços de baixa qualidade, com a participação de empresas meramente fornecedoras de mão de obra, o que contraria a necessidade de um serviço especializado e estratégico. Vamos trabalhar contra os pregões até que os órgãos públicos entendam que gastam recursos do orçamento com empresas aventureiras. São recorrentes, infelizmente, os casos em que empresas de limpeza, conservação e prestação de serviços gerais conquistam contas de comunicação com preços baixos, salários achatados e entrega de serviços sem qualidade”.
A General Motors promoveu neste início de mês uma série de mudanças em sua área de Comunicação Corporativa.
Equipe de Comunicação Externa da GM (Da esq. para a dir.: Felipe, Nelson, Isabel e Beatriz)
Na equipe de Comunicação Externa, sob o comando do diretor Nelson Silveira, Beatriz Matarazzo, atual responsável por eventos e ações com influenciadores digitais, passa a ocupar a posição de head de Digital e curadora de redes sociais. Ela será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização de ações estratégicas das marcas GM e Chevrolet no ambiente digital e pela coordenação do relacionamento com novas mídias e influenciadores digitais.
Felipe Nóbrega Arado assume a posição de gerente das marcas Chevrolet e OnStar. No novo posto, ficará responsável por liderar o planejamento estratégico e a execução da comunicação do portfólio de produtos e serviços das marcas no Brasil, além de coordenar a estratégia de comunicação na América do Sul.
Já Isabel Faria assume a posição de gerente da marca GM, liderando as ações estratégicas de comunicação e gerenciando a reputação da General Motors e de seus executivos no Brasil, além de coordenar a estratégia de comunicação da marca corporativa na região.
“A equipe se reconfigura com o objetivo de fazer frente aos desafios impostos pela transformação digital e da indústria, contribuindo para posicionar GM e Chevrolet na liderança dessa transformação rumo a um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, destaca Nelson.
“A GM e a indústria automotiva estão em um ponto de inflexão, com a aceleração da disrupção digital e a transformação da indústria rumo a um futuro onde o negócio vai passar a focar na oferta de serviços de mobilidade pessoal, processo que envolve eletrificação, conectividade e desenvolvimento de carros autônomos. Por consequência, a comunicação com nossos diversos públicos também vem se transformando continuamente. Nesse novo formato, estaremos melhor posicionados para elaborar estratégias de engajamento com os principais stakeholders do negócio através de ações estratégicas e customizadas com as mídias, novos canais, formadores de opinião e influenciadores digitais, completa”.
Na área de Comunicação Interna, sob os cuidados da gerente para América do Sul Selva Carbajal, Ariane Pereira assume a nova posição de supervisora de Comunicação Interna da América do Sul, sendo responsável pela coordenação e execução das estratégias de comunicação interna em todas as operações na região.
“A comunicação interna demonstra cada vez mais sua capacidade de agregar valor ao negócio, e a gestão estratégica e estruturas robustas nos aproximam desse objetivo”, complementa Carbajal, que, assim como Nelson, se reporta a Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação e Relações Governamentais da GM América do Sul.
A Fato Relevante anunciou a chegada de quatro reforços.Alcides Ferreira, CEO da agência é quem dá os detalhes: “Silvio Bressan, que foi chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e atuou em grandes agências de PR, reforça nossa área de relações governamentais.
Rosana Duda da Costa, jornalista de TV, soma ao nosso time de relacionamento com influenciadores digitais. Cristina Maiello, experiente profissional de PR, com passagem por agências de porte, traz sua vivência com crises, treinamento e atendimento a grandes contas. O jovem talento da relações públicas Tainá Santana vai nos ajudar na área de planejamento da FR”.
O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) é uma das entidades jornalísticas indicadas ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. A nomeação reconhece o trabalho da entidade em investigações como FinCEN Files, publicada em setembro de 2020, e Panama Papers, vencedora do Prêmio Pulitzer em 2016.
No Brasil, o site Poder360 e as revistas Época e Piauí estão entre os veículos que participaram da investigação jornalística do FinCEN Files. A carta de nomeação destaca o “excepcional trabalho do ICIJ para trazer à luz fluxos ilegais. (…) Esses corajosos jornalistas e organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental na documentação da corrupção e dos fluxos ilícitos de dinheiro, muitas vezes enquanto colocam suas vidas em perigo no processo”.
Repórteres Sem Fronteiras, Comitê de Proteção a Jornalistas e Rede Internacional de Checagem de Fatos também foram indicados ao prêmio, além da jornalista filipina Maria Ressa, criadora do site de notícias Rapler e crítica do governo do presidente Rodrigo Duterte.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou o lançamento de um curso sobre mídias sociais para jornalistas. Serão cinco aulas online, ao vivo, em tempo real, com interações, perguntas, troca de experiências, aos sábados, das 9h às 12h, de 27 de fevereiro a 27 de março.
Ao longo do curso, serão debatidos dez tópicos essenciais sobre marketing digital: Website, Domínio e Hospedagem, Softwares CMS, Facebook/Instagram/YouTube, Google Analytics, Google Ads, Google Search Console e Google Trends. O investimento é de R$ 350.
Estreou nesta quinta-feira (4/2) o podcastCaçadores de Fake News, baseado no livro Esquadrão Curioso − Caçadores de Fake News, de Marcelo Duarte, que mistura realidade e ficção para explicar o que são fake news, como surgem, como se espalham, os perigos que causam e como combatê-las.
Para discutir o assunto, os quatro personagens da trama − Isa, Pudim, Leo e Débora − entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países em cinco episódios de 20 minutos. A ideia é que o material possa ser trabalhado nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Os jornalistas entrevistados no podcast são: Gilmar Lopes, checador de fatos; Januária Cristina Alves, autora do livro Como Não Ser Enganado pelas Fake News; Cristina Tardáguila, fundadora e dona da Agência Lupa; Edgard Matsuki, editor do site Boatos.Org; Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo; Filipe Vilicic, autor dos livros O Clique de Um Bilhão de Dólares e O Clube dos YouTubers; Rodrigo Ratier, professor e pesquisador sobre fake news na Faculdade Cásper Líbero; Esther Wojcicki, fundadora do Centro de Mídias e Artes da Palo Alto High School, na California; Fernando Esteves, editor do site Polígrafo; Cláudio Michelizza, editor do site italiano Bufale; e Madelyn Webb, pesquisadora investigativa do site de checagem First Draft.