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Raphael Rezende deixa a Globo para assumir área de mercado do Botafogo

Raphael Rezende deixa a Globo para assumir área de mercado do Botafogo

O comentarista Raphael Rezende, que estava na Globo desde 2006, deixou a emissora para assumir imediatamente o cargo de head scout do Botafogo, sendo responsável pela análise de jogadores no mercado.

Raphael entrou na Globo como estagiário do SporTV em fevereiro de 2006. Foi contratado um ano depois e estreou como comentarista em 2009, num jogo entre Deportivo Quito e Estudiantes, pela Libertadores.

Formado em Jornalismo, completou o curso da CBF que permite ser técnico das divisões e base, e, no primeiro semestre de 2018, realizou um estágio no próprio Botafogo. Por estar na Globo há 16 anos, Raphael disse que a decisão foi muito difícil, mas que o momento foi propício para a mudança.

“Está alinhado com o que era a minha função anterior, por mais que mudem responsabilidade e demanda. (…) A conjuntura eu acho que é muito favorável para fazer essa escolha, mesmo com vários questionamentos que fiz nos últimos tempos sobre mudar ou não. São questões que todo mundo coloca, como vida profissional e pessoal. Com relação à função em si, acho que está superalinhada com o que sempre foi minha busca de trabalho mesmo antes de imaginar essa mudança”.

Checadores de fatos enviam carta à presidente do YouTube contra desinformação

Empresas multinacionais anunciam em vídeos desinformativos sobre a Amazônia

Mais de 80 organizações de checagem de fatos de 46 países enviaram carta a Susan Wojcicki, presidente-executiva do YouTube, na qual cobram ações efetivas para combater a desinformação que circula na plataforma. No documento, os checadores solicitam uma reunião com ela para discutir as sugestões.

Uma das sugestões é que o YouTube estabeleça parcerias com checadores de fatos e assuma a responsabilidade de investir sistematicamente em iniciativas independentes de verificação de informações. Além disso, as organizações pedem prioridade para tópicos como transparência em relação a como as fake news chegam e se espalham pela plataforma, tomar providências contra violadores reiterados e estender esforços para idiomas que não o inglês.

Entre as 80 organizações da América Latina que assinam a carta estão as brasileiras Aos Fatos e Agência Lupa, e veículos de Argentina, Bolívia, Colômbia, entre outros. Também integram o grupo de checadores empresas americanas, como o jornal The Washington Post, e de nações como Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Nigéria, Etiópia, África do Sul, Índia, Mianmar, Filipinas e Austrália.

“A questão não é prioritariamente financeira, é prioritariamente discutir o modo de operação do YouTube que privilegia a disseminação de conteúdos desinformativos e que é totalmente contraditório com o discurso de que existe uma parceria com checadores de fatos”, disse Natália Leal, diretora-executiva da Agência Lupa.

Diferentemente do Meta, por exemplo, grupo do qual o Facebook faz parte, o YouTube, que pertence ao Google, não tem um programa de parcerias com agências de checagem.

Em nota, o YouTube escreveu que investiu em políticas e produtos em todos os países e que opera “para conectar as pessoas a conteúdo qualificado, reduzir a disseminação de informação limítrofe e remover vídeos que violam as políticas da plataforma”. A empresa afirmou também que “mantém o consumo de desinformação limítrofe recomendada significativamente abaixo de 1% de todas as visualizações no YouTube”.

Na Austrália e no UK, três líderes políticos começam o ano alvejados por crises evitáveis e inevitáveis

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

O ano mal começou, mas três primeiros-ministros que entraram em 2022 enredados em crises devem estar torcendo para que ele acabe.

Dois estão no cargo: Scott Morrison, da Austrália, e Boris Johnson, do Reino Unido.

O terceiro é Tony Blair, que liderou a Grã-Bretanha de 1997 a 2007 e desfrutava de prestígio até ganhar um presente de grego: uma indicação de Elizabeth II para receber a Ordem do Império Britânico, que virou onda de reprovação por sua conduta na Guerra do Iraque.

Uma petição contra o futuro “Sir Tony” bateu 1 milhão de assinaturas, colocando em questão se não teria sido melhor abrir mão da honra logo que a bola de neve começou a crescer.

A bem da verdade, Blair e Scott Morrison entraram nas crises involuntariamente, engolfados por situações que não criaram − mas que talvez pudessem ter administrado melhor para mitigar os danos potenciais.

Não foi o caso de Boris Johnson, que abusou da sorte com atos de alto risco de má percepção em uma floresta hostil, habitada por desafetos políticos e por uma imprensa astuta, cujas bombas são amplificadas pelas redes sociais.

A bola fora de Scott Morrison

O primeiro-ministro australiano foi alvejado pelo tenista número 1 do mundo ao endurecer o jogo bloqueando a entrada do antivacina Novak Djokovic no país.

Na Austrália e no Reino Unido, três líderes políticos começam o ano alvejados por crises evitáveis e inevitáveis
Djokovic prepara-se para treinar em Melbourne

A decisão de comprar a briga não deve ter ido fácil para os assessores.

Se Morrison não enfrentasse o adversário, seria devorado pelos australianos revoltados com regras frouxas para uma celebridade depois de terem vivido um dos piores lockdowns da pandemia.

Tendo resolvido enfrentar, anunciando pessoalmente no Twitter o cancelamento do visto, saiu chamuscado pela derrota inicial no tribunal, quando um juiz reverteu a ordem por considerar válidos os documentos provando que ele tinha testado positivo para a Covid e por isso estaria imunizado.

A situação que pode até mudar, depois de o tenista admitir (na quarta-feira) que não informou à imigração que tinha viajado a outros países antes de seguir para a Austrália.

Ganhando ou perdendo a batalha nos tribunais, o imbroglio deixará sequelas.em um momento sensível, pois a Austrália vai às urnas ainda neste primeiro semestre.

Scott Morrison tenta a reeleição com a popularidade − conquistada no início da pandemia − em queda livre.

Ela havia dobrado em um ano − de 29% para 54%, em meados de 2020. A pesquisa mais recente do Ipsos, de novembro, registrou declínio de 12 pontos percentuais.

As próximas pesquisas − ou as urnas − mostrarão o efeito Djokovic.

Boris, atingido por quatro letras: BYOB

Já Boris Johnson não foi surpreendido por um antivacina que desembarcou em seu território.

A imagem do ex-jornalista que virou político − e sabe como funcionam as coisas ali − vem sendo corroída há semanas por notícias sobre doações mal explicadas para obras em sua residência oficial e encontros proibidos em Downing Street 10 durante o lockdown.

Tudo vinha sendo justificado como encontros de trabalho, sem que o primeiro-ministro tivesse participado de nada que não fosse profissional.

Até que veio a famigerada sigla: BOYB, de Bring Your Own Booze (traga sua própria bebida), a cereja do bolo do “Partygate”.

Ela estava em um e-mail enviado a mais de 100 destinatários por Martin Reynolds, seu secretário pessoal, e revelado pela ITV.

Na Austrália e no UK, três líderes políticos começam o ano alvejados por crises evitáveis e inevitáveis
O e-mail com o convite para o encontro

Era um convite para um encontro aproveitando o “lovely weather” em 20 de maio de 2020, quando o país chorava por internados, mortos e prejuízos de uma pandemia descontrolada.

Não tem como ser tratado como trabalho nem pelo mais cara de pau dos assessores. Pior: o primeiro-ministro e a mulher estariam lá.

O tamanho da corrosão de Johnson foi medido por uma pesquisa do Instituto YouGov para a Sky News. Pela primeira vez em sua gestão, mais da metade da população (56%) acha que ele deve renunciar e 17% não têm certeza, restando apenas 27% ainda confiantes em sua liderança.

Nesse dia, todas as capas dos principais jornais britânicos estamparam o mesmo assunto.

Na quarta-feira (12/1), ele enfureceu mais ainda o país e seu próprio partido ao dar desculpas esfarrapadas no Parlamento, como a de que não tinha se dado conta de que o encontro com queijos e vinhos no qual foi fotografado era uma atividade social proibida. Elevou à estratosfera as pressões por renúncia.

Na Austrália e no UK, três líderes políticos começam o ano alvejados por crises evitáveis e inevitáveis
A repercussão nos jornais

Novak, o no-vaxx

Mas se há um ganhador entre os perdedores da semana ele se chama Novak Djokovic, mesmo que a Austrália acabe cassando o seu visto.

Além de herói dos anti-Morrison e dos sérvios − que se reuniram em Melbourne com bandeiras do país e bandas de música folclórica −, Djokovic entrou de vez para o panteão dos heróis antivacina, dando uma ajudinha providencial aos que insistem em desafiar a ciência.


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TV Globo é o +Premiado Veículo da imprensa brasileira em 2021

Folha de S.Paulo e UOL completam o pódio na segunda e terceira posições

A TV Globo foi o +Premiado Veículo de Comunicação em 2021, segundo o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira. O levantamento, promovido anualmente por Portal dos Jornalistas e pela newsletter Jornalistas&Cia, apontou que o Jornalismo da emissora do Grupo Globo conquistou nove prêmios no ano passado, que juntos somaram 305 pontos na pesquisa e lhe garantiram a liderança. Em onze anos de pesquisa, é a nona vez que o veículo lidera o levantamento anual.

Em 2021 foram nove prêmios conquistados, entre eles o tradicional Latinoamericano de Jornalismo Investigativo, promovido pelo Instituto Prensa y Sociedad, além de troféus nos prêmios Alltech, Cristina Tavares, Abag/RP, Aceesp e Mulher Imprensa. Somadas, essas conquistas renderam 305 pontos e a liderança à emissora.

Na segunda posição aparece o jornal Folha de S.Paulo, com 280 pontos e oito prêmios. A publicação, a propósito, foi uma dos únicas que já conseguiram tirar da TV Globo o título de +Premiado Veículo do Ano, ao terminar na liderança da pesquisa em 2013. Além dela, apenas o portal candango Metrópoles conseguiu tal feito, na última edição do Ranking, em 2020.

Entre suas principais conquistas de 2021 estão o Grande Prêmio CNT de Jornalismo e o Vladimir Herzog, na categoria Multimídia, e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. A publicação também viu seus profissionais conquistarem os prêmios Abecip, Amaerj, Abag/RP, Comunique-se e +Admirados de Saúde e Bem-Estar.

Completando o pódio, outra publicação do Grupo Folha/UOL. Em seu melhor desempenho na história da pesquisa, o portal UOL alcançou o terceiro lugar, com 255 pontos e oito conquistas. Elas foram pelos prêmios Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, SAE Brasil, Crosp, SBD, +Admirados Jornalistas de Esporte, Mulher Imprensa e Aceesp, em três categorias.

Nos recortes regionais, os +Premiados Veículos de 2021 foram: Rede Globo (Sudeste); Metrópoles (Centro-Oeste); RBS TV (Sul); O Povo (Nordeste); e Amazônia Real (Norte).

Confira a lista completa com os veículos mais premiados de 2021 no Brasil:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
REDE GLOBO RJ 305 9
FOLHA DE S. PAULO SP 280 8
UOL SP 255 8
METRÓPOLES DF 240 8
RÁDIO BANDNEWS FM SP 230 8
O ESTADO DE S. PAULO SP 200 7
THE INTERCEPT BRASIL RJ 175 4
RBS TV RS 170 10
VALOR ECONÔMICO SP 170 5
10º O GLOBO RJ 165 4
11º CORREIO DO POVO RS 145 7
12º O POVO CE 135 5
13º EL PAÍS SP 125 2
13º GLOBO NEWS RJ 125 4
15º AGÊNCIA RADIOWEB RS 120 3
15º JORNAL DO COMMERCIO PE 120 4
15º SPORTV RJ 120 5
15º TV BANDEIRANTES SP 120 5
19º CNN BRASIL SP 115 3
20º AMAZÔNIA REAL AM 105 2
21º AGÊNCIA LUPA RJ 100 1
21º CORREIO BRAZILIENSE DF 100 3
21º ZERO HORA RS 100 4
24º REDE MINAS DE TELEVISÃO MG 95 3
25º TV AMAZONAS AM 90 4
25º TV CULTURA SP 90 2
27º AGÊNCIA PÚBLICA SP 85 2
27º ÉPOCA SP 85 1
27º PROJETO COLABORA SP 85 2
27º VÓS SOCIAL RS 85 2
31º RÁDIO GAÚCHA RS 80 4
31º RECORD SP 80 3
33º MATINAL JORNALISMO RS 75 3
33º RÁDIO BANDEIRANTES SP 75 5
35º AGÊNCIA ESTADO SP 70 2
35º ANTARES PI 70 2
35º ESTADO DE MINAS MG 70 2
35º PORTAL LEIAJÁ PE 70 2
39º 37 GRAUS SP 65 1
40º DIÁRIO CATARINENSE SC 60 1
40º IDEIA POSITIVA ONLINE PB 60 1
40º MARCO ZERO PE 60 2
40º O JOIO E O TRIGO SP 60 1
40º O LIBERAL PA 60 1
40º RÁDIO JOVEM PAN SP 60 2
40º TNT SPORTS SP 60 2
40º TRIBUNA INDEPENDENTE AL 60 2
40º TV ASSEMBLEIA CE 60 2
40º TV CORREIO PB 60 2
50º DIÁRIO DO NORDESTE CE 55 3
50º GLOBOESPORTE.COM SP 55 2
52º ALMA PRETA SP 50 1
52º AZMINA SP 50 1
52º BOCA DE RUA RS 50 1
52º DATA_LABE RJ 50 1
52º FM UNIVERSITÁRIA RN 50 1
52º FOLHA DE LONDRINA PR 50 1
52º G1 MARANHÃO MA 50 1
52º GAÚCHA ZH RS 50 2
52º INFOAMAZÔNIA SP 50 1
52º INTERNETLAB SP 50 1
52º TV SERGIPE SE 50 1
63º PORTAL CARSUGHI SP 45 1
63º RÁDIO TRANSAMÉRICA SP 45 3
65º O TEMPO MG 40 2
66º AERO MAGAZINE SP 35 1
66º AGÊNCIA BRASIL DE NOTÍCIAS DF 35 1
66º AGÊNCIA MURAL SP 35 1
66º AUTODATA SP 35 1
66º CATRACA LIVRE SP 35 1
66º CBN JOÃO PESSOA PB 35 1
66º COBERTURA SP 35 1
66º COMO VIAJA! SP 35 1
66º DIÁRIO DA REGIÃO SP 35 1
66º ENVOLVERDE SP 35 1
66º EXAME SP 35 1
66º EXTRA RJ 35 1
66º FOLHA VITÓRIA ES 35 1
66º GALILEU SP 35 1
66º JORNAL DO COMÉRCIO RS 35 2
66º LIPE TRAVEL SHOW SP 35 1
66º MOTOREDE SP 35 1
66º NATIONAL GEOGRAPHIC SP 35 1
66º NONADA RS 35 1
66º PIAUÍ RJ 35 1
66º PORTAL EBC DF 35 1
66º QUATRO RODAS SP 35 1
66º REDE CULTURA PR 35 1
66º RETRUCO PE 35 1
66º SAFRA ES ES 35 1
66º SITE INFOMONEY SP 35 1
66º TRAVELTERAPIA RS 35 1
66º TURISMO S.A. SP 35 1
66º TV BRASIL DF 35 1
66º TV CABO BRANCO PB 35 1
66º TV MORENA MS 35 1
66º VEJA SAÚDE SP 35 1
66º VOCÊ S/A SP 35 1
99º BBC BRASIL SP 30 1
99º BRASIL 247 SP 30 1
99º INVESTNEWS SP 30 1
99º JORNAL GGN SP 30 1
99º MÁQUINA DO ESPORTE SP 30 1
99º NEWSRONDONIA RO 30 2
99º PLACAR SP 30 1
99º PORTAL AUTOMOTIVE BUSINESS SP 30 1
99º PORTAL DRAUZIO VARELLA SP 30 1
99º RÁDIO BRASIL ATUAL SP 30 1
99º RÁDIO CAPITAL SP 30 1
99º REDETV SP 30 1
99º SBT SP 30 1
99º STOCK PICKERS SP 30 1
99º TV TERRA VIVA SP 30 1
114º CIDADE VERDE PI 25 1
114º FAN FM SE 25 1
114º G1 BAHIA BA 25 1
114º JOVEM PAN FORTALEZA CE 25 1
114º O POVO ONLINE CE 25 1
114º TCM HD RN 25 1
114º TRIBUNA DO CRICARÉ ES 25 1
114º TV ASSEMBLEIA MA 25 1
114º TV DIÁRIO CE 25 1
123º RÁDIO ESPÍRITO SANTO ES 20 1
123º TV PAMPA RS 20 1
125º A GAZETA SC 15 1
125º A GRANJA RS 15 1
125º BAND.COM.BR SP 15 1
125º BLOOMBERG LÍNEA SP 15 1
125º CATVE PR 15 1
125º CBN RJ 15 1
125º CBN TOCANTINS TO 15 1
125º DOM BOSCO CE 15 1
125º ESPN BRASIL SP 15 1
125º G1 RONDÔNIA RO 15 1
125º GLOBO RURAL SP 15 1
125º JOVEM PAN NEWS RS 15 1
125º LEGISLACAST RS 15 1
125º NSC TV SC 15 1
125º O ALTO URUGUAI RS 15 1
125º POA STREAMING RS 15 1
125º PORTAL BHAZ MG 15 1
125º RÁDIO CAÇANJURÊ SC 15 1
125º RÁDIO COMUNITÁRIA RS 15 1
125º RÁDIO DIFUSORA FM AM 15 1
125º RÁDIO FANDANGO RS 15 1
125º RÁDIO GRENAL RS 15 1
125º RÁDIO GUAÍBA RS 15 1
125º RÁDIO INFORMATIVO COAMO PR 15 1
125º RÁDIO SARANDI RS 15 1
125º RÁDIO VERDES MARES CE 15 1
125º RDC TV RS 15 1
125º REDE TV RONDÔNIA RO 15 1
125º RONDONIAOVIVO RO 15 1
125º RPCTV / GRPCOM PR 15 1
125º SABER COOPERAR DF 15 1
125º TV FORTALEZA CE 15 1
125º TV NAIPI PR 15 1
125º TVC CE 15 1
125º VALE AGRÍCOLA RS 15 1

+Premiados Veículos do Ano: Metrópoles lidera pelo segundo ano consecutivo no Centro-Oeste

YouTube derruba vídeos de Metrópoles, que acusa plataforma de censura

+Premiado Veículo do Ano na Imprensa Brasileira em 2020 e quarto colocado neste ano, o portal Metrópoles garantiu pelo segundo ano consecutivo a liderança no recorte anual da Região Centro-Oeste, com 240 pontos e oito prêmios.

Em 2021 a publicação foi o grande destaque do Prêmio Policiais Federais, em que conquistou três troféus, incluindo o Grande Prêmio. Seus profissionais também foram reconhecidos com dois troféus nos prêmios Comunique-se e +Admirados (Esporte e Saúde e Bem-Estar), e com o primeiro lugar no CNT, categoria Internet.

Na vice-liderança aparece o Correio Braziliense, cujos profissionais conquistaram no ano passado os prêmios Andifes, CNT (Meio Ambiente) e Mulher Imprensa (Liderança). Somadas, essas iniciativas lhe renderam 100 pontos.

Apenas outras cinco publicações conquistaram prêmios na região no ano passado: a Agência Brasil de Notícias, o Portal EBC e as tevês Brasil e Morena, que terminaram empatadas na terceira posição, e a revista Saber Cooperar. Confira o resultado:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
METRÓPOLES DF 240 8
CORREIO BRAZILIENSE DF 100 3
AGÊNCIA BRASIL DE NOTÍCIAS DF 35 1
PORTAL EBC DF 35 1
TV BRASIL DF 35 1
TV MORENA MS 35 1
SABER COOPERAR DF 15 1

+Premiados Veículos do Ano: O Povo garante tricampeonato ao Ceará no Nordeste

Pelo terceiro ano consecutivo uma publicação cearense foi a +Premiada do ano na Região Nordeste. Após dois anos com o Diário do Nordeste liderando a pesquisa, desta vez foi o jornal O Povo que se garantiu como o +Premiado Veículo do Ano na região. Foram cinco prêmios conquistados em 2021, que somados, lhe renderam 135 pontos: Adpec, Abecip, Automação Imprensa, Jornalista de Impacto e MPCE.

Na segunda posição, com apenas 15 pontos de diferença, aparece o pernambucano Jornal do Commercio, cujos profissionais levarem três troféus no Prêmio Cristina Tavares 2021 (Criação Gráfica, Ilustração e Texto/Reportagem), além do +Admirados Jornalistas de Saúde e Bem-Estar – Regional Nordeste.

Completam o pódio, empatados na terceira posição, com 70 pontos, o portal LeiaJá, também de Pernambuco, e a rádio Antares, do Piauí. A colocação da emissora piauiense, a propósito, também garantiu ao repórter Christhian Sousa o primeiro lugar entre os +Premiados Jornalistas do Ano na Região.

Confira a relação com os veículos mais premiados do ano na Região Nordeste:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
O POVO CE 135 5
JORNAL DO COMMERCIO PE 120 4
ANTARES PI 70 2
PORTAL LEIAJÁ PE 70 2
IDEIA POSITIVA ONLINE PB 60 1
MARCO ZERO PE 60 2
TRIBUNA INDEPENDENTE AL 60 2
TV ASSEMBLEIA CE 60 2
TV CORREIO PB 60 2
10º DIÁRIO DO NORDESTE CE 55 3
11º FM UNIVERSITÁRIA RN 50 1
11º G1 MARANHÃO MA 50 1
11º TV SERGIPE SE 50 1
14º CBN JOÃO PESSOA PB 35 1
14º RETRUCO PE 35 1
14º TV CABO BRANCO PB 35 1
17º CIDADE VERDE PI 25 1
17º FAN FM SE 25 1
17º G1 BAHIA BA 25 1
17º JOVEM PAN FORTALEZA CE 25 1
17º O POVO ONLINE CE 25 1
17º TCM HD RN 25 1
17º TV ASSEMBLEIA MA 25 1
17º TV DIÁRIO CE 25 1
25º DOM BOSCO CE 15 1
25º RÁDIO VERDES MARES CE 15 1
25º TV FORTALEZA CE 15 1
25º TVC CE 15 1

+Premiados Veículos do Ano: Amazônia Real lidera na Região Norte

Em um dos anos mais devastadores na história da Região Amazônica, o papel de fiscalização e cobrança da imprensa brasileira tem sido cada vez mais fundamental. Neste cenário, poucas publicações têm se destacado tanto quanto a agência de jornalismo investigativo Amazônia Real.

Organização sem fins lucrativos fundada em 2013 por Kátia Brasil e Elaíze Farias, a iniciativa recebeu importantes reconhecimentos ao longo de 2021, entre eles o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo, entregue às suas fundadoras, e o Comunique-se de Jornalista de Sustentabilidade, vencido por Kátia.

Na segunda posição aparece a TV Amazônica, com quatro troféus: Abmes, Abraciclo, Fenacor e +Admirados de Saúde e Bem-Estar; enquanto o jornal O Liberal completa o pódio pela conquista do Vladimir Herzog de Fotografia.

Confira a lista com os veículos premiados na Região Norte em 2021:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
AMAZÔNIA REAL AM 105 2
TV AMAZONAS AM 90 4
O LIBERAL PA 60 1
NEWSRONDONIA RO 30 2
CBN TOCANTINS TO 15 1
G1 RONDÔNIA RO 15 1
RÁDIO DIFUSORA FM AM 15 1
REDE TV RONDÔNIA RO 15 1
RONDONIAOVIVO RO 15 1

+Premiados Veículos do Ano: RBS TV é o +Premiado na Região Sul

A RBS TV, emissora afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul e que pertence ao Grupo RBS, conquistou mais uma vez o título de +Premiado Veículo do Ano na Região Sul. Segundo o levantamento, foram dez conquistas em 2021, sendo três troféus no MP-RS (Proteção do Patrimônio Público, Proteção Social e Sustentabilidade), três no Prêmio Press (Comentarista de TV, Locutor/Apresentador de Notícias e Repórter Cinematográfico), além de conquistas nos prêmios Adpergs, Amrigs, ARI e Cooperativismo Gaúcho.

Em um de seus melhores desempenhos nos últimos anos, o jornal Correio do Povo garantiu a segunda posição com sete prêmios de jornalismo conquistados ao longo de 2021, com destaque ao ARI e ao Press, em cada um dos quais recebeu dois troféus. A publicação também foi vencedora dos prêmios MP-RS (Segurança Pública) e Sindilat-RS (Impresso).

Com as conquistas dos prêmios Abracopel, ARI e Direitos Humanos/RS, a Agência Radioweb somou 120 pontos e garantiu a terceira colocação na região.

Confira a seguir os veículos mais premiados do ano na Região Sul:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
RBS TV RS 170 10
CORREIO DO POVO RS 145 7
AGÊNCIA RADIOWEB RS 120 3
ZERO HORA RS 100 4
VÓS SOCIAL RS 85 2
RÁDIO GAÚCHA RS 80 4
MATINAL JORNALISMO RS 75 3
DIÁRIO CATARINENSE SC 60 1
BOCA DE RUA RS 50 1
FOLHA DE LONDRINA PR 50 1
GAÚCHA ZH RS 50 2
12º JORNAL DO COMÉRCIO RS 35 2
12º NONADA RS 35 1
12º REDE CULTURA PR 35 1
12º TRAVELTERAPIA RS 35 1
16º TV PAMPA RS 20 1
17º A GAZETA SC 15 1
17º A GRANJA RS 15 1
17º CATVE PR 15 1
17º JOVEM PAN NEWS RS 15 1
17º LEGISLACAST RS 15 1
17º NSC TV SC 15 1
17º O ALTO URUGUAI RS 15 1
17º POA STREAMING RS 15 1
17º RÁDIO CAÇANJURÊ SC 15 1
17º RÁDIO COMUNITÁRIA RS 15 1
17º RÁDIO FANDANGO RS 15 1
17º RÁDIO GRENAL RS 15 1
17º RÁDIO GUAÍBA RS 15 1
17º RÁDIO INFORMATIVO COAMO PR 15 1
17º RÁDIO SARANDI RS 15 1
17º RDC TV RS 15 1
17º RPCTV PR 15 1
17º TV NAIPI PR 15 1
17º VALE AGRÍCOLA RS 15 1

+Premiados Veículos do Ano: Globo lidera no Sudeste. Oito dos “Top 10” Nacional são da Região

Com grande parte dos mais tradicionais veículos de comunicação do País instalados no Sudeste, em especial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a região mais uma vez registrou pouca alteração entre seu levantamento regional e o nacional.

Além de manter o mesmo pódio, com TV Globo, Folha de S.Paulo e UOL nas três primeiras posições, respectivamente, dos Top 10 +Premiados Veículos do Ano, oito estão na região. As únicas exceções foram o portal Metrópoles, do Distrito Federal, e a RBS TV, do Rio Grande do Sul.

Com isso, entraram nos Top 10 regional, empatados na nona posição, o site El País Brasil, que infelizmente encerrou suas atividades no ano passado, e a Globo News.

Confira a relação completa com os veículos mais premiados do ano na Região Sudeste:

POSIÇÃO VEICULO UF PONTOS PRÊMIOS
REDE GLOBO RJ 305 9
FOLHA DE S. PAULO SP 280 8
UOL SP 255 8
RÁDIO BANDNEWS FM SP 230 8
O ESTADO DE S. PAULO SP 200 7
THE INTERCEPT BRASIL RJ 175 4
VALOR ECONÔMICO SP 170 5
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Organizações cobram providências contra apagão de dados da Covid-19

Integrantes do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas publicaram nessa terça-feira (11/1) nota pública na qual cobram providências do Ministério da Saúde no que se refere ao apagão de dados sobre a pandemia e a vacinação contra a Covid-19, citando “incompetência e negligência” do setor.

A nota exige que o Ministério da Saúde esclareça quais foram os impactos do ataque digital e quais são as providências tomadas para evitar que caso semelhante se repita, além de alertar para possíveis consequências. As organizações destacam também que, a ausência dos dados, prejudica ou até inviabiliza o desenvolvimento de medidas para evitar a sobrecarga do sistema de saúde no Brasil.

“Relatos de profissionais da saúde e checagens jornalísticas mostram que as redes pública e privada não têm conseguido inserir seus registros de casos no e-SUS Notifica, nem os registros de doses de vacinas no SI-PNI”, diz a nota. “Ou seja, quaisquer que sejam os dados que o Ministério diz coletar no momento, eles não refletem a realidade”.

Segundo as organizações, o apagão de dados evidencia a “precarização da segurança dos dados pessoais de saúde de milhões de brasileiros. O desafio da segurança é ainda mais urgente quanto aos dados da Rede Nacional de Dados e Saúde (RNDS), que centraliza dados sensíveis de toda a população brasileira, incluindo usuários de serviços privados”.

O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas encaminhará a demanda ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Assinam o documento: Transparência Brasil, ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Brasil.io, Fiquem Sabendo, Open Knowledge Brasil, Associação Alternativa Terrazul, Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB), Projeto Saúde e Alegria, Rede Brasileira de Conselhos (RBdC).

Leia a nota na íntegra.

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