O Núcleo Jornalismo lançou o Nuclito Resume, ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA) para resumir notícias e notas do site em até três tópicos essenciais. O objetivo é otimizar o tempo de leitura dos usuários.
A ferramenta usa a própria IA do Núcleo, o Nuclito, seguindo a política interna de não criar conteúdo original com a inteligência, mas apenas resumos de conteúdos. A equipe do Núcleo checa o conteúdo resumido pela ferramenta e faz uma supervisão diária do Nuclito Resume. O projeto foi desenvolvido com apoio do International Center for Journalists (ICFJ).
Sérgio Spagnuolo, diretor-executivo do Núcleo e idealizador do projeto, contou que a ideia surgiu a partir de uma necessidade de ficar por dentro de todo o conteúdo que o Núcleo produz, mas não ter tempo de ler tudo: “Comecei a pedir pro ChatGPT resumir várias notas e achei bom o resultado, então tive a ideia de criar esse produto para disponibilizá-lo também para nossos leitores e leitoras”. Para o jornalista, a principal vantagem da ferramenta é a economia do tempo do leitor, além de gerar engajamento para o site.
Além dos três tópicos principais, o Nuclito Resume também disponibiliza o link para a matéria completa, para quem quiser se aprofundar naquele determinado assunto. Confira a ferramenta aqui.
Em prosseguimento ao Ato em homenagem aos 60 anos do Comício da Central do Brasil, realizado no Rio de Janeiro em 13/3, a Associação Brasileira de Imprensa programa agora encontros pelo País. Em parceria com cinco universidades públicas, ocorre a 2ª Semana Nacional de Jornalismo, de 1º a 5 de abril. Todas as mesas de debates serão transmitidas ao vivo pelo canal ABI TV no YouTube.
A abertura em Juiz de Fora (MG), em 1º/4, dia do golpe, será das 10h às 13h, no auditório da UFJF, com apoio da Faculdade de Comunicação − Facom. Sob mediação de Xico Teixeira, estarão presentes cinco debatedores. No dia seguinte (2/4), em Natal, das 15h às 18h, no auditório do Decom da UFRN, quatro convidados terão mediação da professora de Comunicação Mônica Mourão.
Dia 3/4, das 9h às 12h, no Auditório Freitas Nobre, é a vez da Universidade de São Paulo. Com coordenação do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, o debate será entre quatro convidados mediados por Laurindo (Lalo) Leal Filho. Na quinta-feira (4/4), das 10h às 13h, no Auditório 111 (11º andar) do Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Comunicação Social receberá Chico Otávio, a filha de Jango Denize Goulart, e mais três convidados, sob mediação de Patrícia Miranda.
No dia 5/4, em Brasília, das 8h30 às 11h30, no Auditório Pompeu de Souza, a Faculdade de Comunicação da UnB sedia o debate entre Aylê-Selassié Quintão, Fernando Oliveira Paulino, o filho de Jango João Vicente Goulart, Mariana Ferreira Lopes e Moacyr (Moa) Oliveira Filho, com a mediação de Armando Rollemberg.
Na tarde do mesmo dia 5, no Auditório da ABI no Rio, serão realizadas duas mesas de encerramento da 2ª Semana Nacional de Jornalismo ABI. Na primeira delas, das 14h às 16h, estarão os debatedores Ana Arruda Callado, a neta de Jango Bárbara Goulart, Fichel Davit Chargel, Ivan Cavalcanti Proença e Rafael Maull, com a mediação de Erika Werneck. Na segunda mesa, das 16h30 às 18h30, será a vez de seis debatedores, entre eles Milton Temer, Vladimir Palmeira e Octávio Costa, presidente da ABI, sob a mediação do jornalista e presidente da Comissão de Educação da ABI Vitor Iorio.
Nas palavras de uma das netas do ex-presidente João Goulart, Isabela Goulart, “um país sem memória é um país sem identidade. Um país sem identidade é quase como se fosse uma folha em branco. O primeiro a chegar, escreve o que quiser”.
A família real britânica está passando pelo seu primeiro grande teste de resistência da reputação positiva acumulada nos últimos anos de vida da rainha Elizabeth II, que determinou os rumos da comunicação da chamada “firma”, com seu estilo marcado pela discrição e morreu no auge da popularidade, após reverter crises como divórcios dos filhos e a morte da princesa Diana.
Ainda é cedo para medir o impacto dos acontecimentos desde que os problemas de saúde do rei Charles e de Kate Middleton entraram na pauta da imprensa global e das conversas nas mídias sociais.
O vídeo explica de forma convincente o longo silêncio e a ausência de imagens de Kate, que deram margem a um volume de boatos e histórias malucas como poucas vezes se viu: a necessidade de tempo para explicar a situação aos filhos.
Quem já teve doença em família sabe como é difícil dar a notícia a crianças − e até a adultos. Adiar esse momento é humano − e embora alguns não lembrem disso ou discordem da existência da monarquia, Kate, William e os filhos são seres humanos.
A culpa pelo que foi interpretado como má gestão da comunicação com a sociedade e com a imprensa recaiu sobre a assessoria do Palácio de Kensington, que fala em nome de Kate e William. E indiretamente sobre Palácio de Buckingham, que em teoria manda em tudo.
Embora seja difícil saber qual foi o aconselhamento dos assessores, é legítimo imaginar que a demora para dar a notícia tenha sido uma decisão daqueles diretamente envolvidos, o casal. Isso é consistente com o perfil de William, que tantas vezes expressou desconforto com a intrusão da mídia em sua vida, e que para muitos foi responsável pela morte da princesa Diana, perseguida por paparazzi em Paris.
Mas, em dois minutos, tempo de duração do vídeo de Kate explicando o diagnóstico de câncer, a quimioterapia e o motivo do silêncio por tanto tempo, a onda de críticas transformou- se em compaixão, solidariedade, compreensão. E em recriminações contra os que criaram ou compartilharam especulações, piadas e teorias conspiratórias.
Kate Middleton
Críticas mudaram de lado
O que se viu em seguida não foi comum: diversas celebridades se desculparam pelo que falaram ou postaram sobre a ausência de Kate Middleton e a falta de notícias. Algumas removeram as postagens das redes sociais − abrindo mão de seus valiosos cliques.
Uma pesquisa feita na semana seguinte ao episódio da foto editada já tinha indicado que Kate e William são bem protegidos pela imagem que construíram − a de um casal relativamente normal, que se conheceu na faculdade, que leva os filhos à escola e não é visto em restaurantes caros ou locais badalados. Se isso é parte do roteiro ou se eles são mesmo assim é difícil dizer. Mas é como são vistos.
Apesar das críticas sobre a foto editada, devido à falta de transparência na comunicação com o público, a pesquisa do YouGov mostrou que a confiança em Kate caiu muito pouco.
A próxima pesquisa de popularidade deve seguir por caminho semelhante, e isso também pode ser atribuído a movimentos acertados de comunicação.
O vídeo foi gravado pela BBC Estúdios, o braço comercial da rede pública, que informou não ter havido edição, referência indireta à foto editada. Não chegou a matar boatos, como o de que seria um deepfake e não Kate − mas nada comparável à escala das especulações anteriores.
O Palácio também fez saber que o texto foi de autoria de Kate, e não de assessores. Isso reforça o caráter pessoal da revelação. Houve ainda uma explicação para o príncipe William não estar ao lado dela: a intenção de reforçar sua individualidade, sem retratar uma mulher à sombra do marido, ainda que alguns boatos tenham atribuído isso ao fato de que ele era contra dar explicações.
O início da história não foi exatamente uma aula de RP. Mas os últimos acontecimentos estão sendo.
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Christiane Pelajo entrou para o time do Portal VGV, plataforma de conteúdos direcionados a empresários do mercado imobiliário, e estreou em 7/3 como apresentadora do programa Foco VGV.
Nele, além apresentar análises sobre os principais indicadores econômicos que exercem influência no setor, Pelajo entrevista líderes e personalidades que estão à frente de incorporadoras, construtoras, imobiliárias e agentes financeiros.
As exibições do Foco VGV são quinzenais, às 20h, no canal do YouTube do Portal VGV. Os conteúdos também são distribuídos pelas plataformas Linkedin, Instagram e newsletters.
O Dart Center for Journalism and Trauma da Escola de Jornalismo da Columbia University está com inscrições abertas para um seminário intensivo sobre a primeira infância. A iniciativa, destinada a editores de todo o País, visa aprimorar a cobertura jornalística de saúde, educação, política, questões sociais e economia sob a perspectiva de crianças nessa fase.
Promovido em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o seminário será realizado no Rio de Janeiro e terá duração de três dias, de 23 a 25 de agosto. Inclui palestras, painéis e atividades que abordarão temas como a neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, parentalidade, saúde, educação e equidade.
O programa cobrirá custos de transporte, refeições e acomodações aos selecionados durante o evento. Como as vagas são limitadas, terão preferência editores que ocupem cargos de liderança nas redações. Inscrições aqui até 26 de abril.
Fernando Collor de Mello (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A Justiça de Alagoas marcou para 10 de abril o julgamento que decidirá se a Globo pode romper contrato com a TV Gazeta, do ex-presidente Fernando Collor, afiliada da emissora carioca em Alagoas.
A parceria entre os dois veículos existe desde 1975. A Globo alegou que não quis renovar o contrato com a TV Gazeta, destacando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema no qual utilizava a TV Gazeta para receber propina. A Globo já tem um acordo verbal com a TV Asa Branca para ser a nova afiliada da emissora em Alagoas.
Em novembro do ano passado, a TV Gazeta entrou na Justiça pedindo que a Globo não rompesse o contrato de afiliação, sob a justificativa de que, sem o aporte financeiro da emissora carioca, não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial. Além disso, sem o dinheiro da Globo, haveria demissões em massa e a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.
A TV Gazeta chegou a conseguir uma liminar que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação até 2028, mas a decisão foi derrubada no início de janeiro. Por decisão judicial, a emissora manterá o sinal da Globo no ar até o julgamento do caso em abril.
A apresentadora Veruska Seibel, viúva do âncora Ricardo Boechat, deixou a Band em 20/3 após cinco anos. Ultimamente ela atuava no quadro Memória Band, exibido nos finais de semana no Jornal da Band.
Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, a dispensa faz parte de uma série de ações da emissora para reduzir gastos. Além dela, foram desligados funcionários de outros programas, como o Brasil Urgente, de José Luiz Datena.
Veruska foi contratada pela emissora em 2019, alguns meses após o falecimento de Boechat em um acidente de helicóptero. Ela começou participando do Aqui na Band, apresentado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe; com o encerramento deste, passou a atuar em projetos pontuais.
No Instagram, a comunicadora confirmou a saída em uma postagem de despedida: “Meu último dia de trabalho na Band, que desde 2005 fez parte da história da minha família”.
Além da parceria com o The Wall Street Journal, o InvestNews anunciou uma série de contratações que chegam para reforçar a equipe do portal. Edward Pimenta está no comando do veículo desde janeiro, à frente das áreas editorial e comercial. Raquel Balarin chega como editora-chefe do InvestNews. Antes, foi diretora de redação do InfoMoney e diretora de conteúdo digital do Valor Econômico. E Diego Macedo assume o cargo de head de audiência. Foi diretor do Mercado Consumidor na Editora Globo.
Também reforçam o time do InvestNews Alexandre Versignassi, ex-Superinteressante e Você S/A; Eduardo Araújo Silva, analista de comunicação sênior que está cursando MBA em Digital Business pela USP/Esalq; Gregory Prudenciano, ex-Agência Estado/Broadcast, CNN Brasil e Suno Notícias; Lucinda Pinto, ex-Valor Econômico e InfoMoney; Renato Santiago, co-fundador dos canais Market Makers e Stock Pickers; e Olívia Bulla, jornalista especializada em economia com quase 20 anos de experiência.
Eles se unem aos já conhecidos nomes do InvestNews como Dony de Nuccio, apresentador dos programas do veículo; Daniela Arbex, motion designer; as repórteres Erica Martin e Janaína Ribeiro; o gerente de marketing Jefferson Pereira e o editor de vídeo Marcelo Zanutto.
Além das contratações, o InvestNews apresentou uma nova marca e fez uma reformulação de seu projeto editorial, desenvolvendo novos canais, investindo em conteúdo exclusivo e novos conteúdos sobre tecnologia e lifestyle, além de melhorar a experiência online para leitores com um sistema visual e interface reformulados, “leve e contemporâneo”.
O Grupo Bandeirantes e a Pluto TV firmaram parceria no lançamento do canal New Brasil. Com estreia realizada em 15/3, traz uma programação que oferece gratuitamente conteúdos de entretenimento, esportes, gastronomia, cultura e programas da Band.
Entre eles estão os informativos Jornal BandNews, Jornal da Band, Melhor da Noite, além dos esportivos Jogo Aberto, Depois do Jogo, BandSports New e Os Donos da Bola. Também estão inclusos na grade da programação o Jantar O Que? e Papo com Sabor, do canal Sabor & Arte, e as temporadas completas de atrações do Arte 1.
A Pluto TV conta com produções para todos os públicos, com filmes exclusivos, séries, dramas, comédias, reality shows, lifestyle, telenovelas e com foco em crianças e família, além de animes, música e documentários.
Morreu no sábado (23/3) o jornalista Márcio Fonseca, aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer no fígado que afetou seu cérebro por causa da metástase. Figura conhecida no setor do automobilismo, foi assessor de imprensa de diversos pilotos, entre eles, Felipe Massa.
Fonseca fundou em 1990 a agência MF2, ao lado de Lito Cavalcanti, outra referência do jornalismo especializado no esporte a motor brasileiro. Foi responsável pela assessoria de imprensa de Felipe Massa por 17 anos, e trabalhou também com outros nomes como Bruno Senna e Antonio Pizzonia. Prestou consultoria para as equipes Ferrari e Willians, e trabalhou para a Renault, na área de divulgação da Fórmula Renault e do Trofeo Linea. Também comandou a comunicação do GP Brasil de F1.
Recentemente, assumiu o trabalho de divulgação das 6 Horas de São Paulo, prova que volta a ser realizada em 2024 como parte do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), mas precisou se afastar do cargo no começo do ano para tratamento do câncer.
No mesmo sábado da morte do jornalista, Felipe Massa venceu a corrida sprint da Stock Car e dedicou a vitória a Fonseca: “É um dia feliz pela vitória, mas muito triste pela perda de um amigo, uma pessoa que fez parte da minha carreira por muitos anos”, disse Massa, em entrevista ao Motorsport.com.
Entidades ligadas ao automobilismo também lamentaram a morte de Fonseca. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) destacou as habilidades de escrita do jornalista: “Por suas enormes qualidades, Marcio brilhou nas redações e como assessor de imprensa. Fazia de seus textos, mesmo na correria dos fechamentos, verdadeiras peças literárias. Resgatava animais abandonados e dava a todos eles o amparo necessário”.