A semana começou movimentada na sede da Record, na Barra Funda. Cinco dos principais executivos de Jornalismo mudaram de função. Domingos Fraga, chefe de Redação do Jornal da Record, foi para o mesmo cargo no Jornal da Record News, apresentado por Heródoto Barbeiro. Sucedeu a Marco Nascimento, que regressou ao Mesão de Jornalismo da Record, reassumindo o posto de editor-executivo que ocupava anteriormente. O novo chefe de Redação do JR é Thiago Contreira, que estava na Chefia de Redação de Rede. Ele passará a ter agora, na Coordenação de Rede, o apoio de Marcos Barreto, que regressa de Belém. Para o seu lugar, na capital paraense, segue Roberto Quirino, que estava como editor do JR, mas que já atuou pela emissora em Salvador, Goiânia e Ribeirão Preto. A direção da Record News decidiu extinguir quatro das cinco edições do programa Entrevista Record, mantendo apenas o que tem Paulo Henrique Amorim como titular. Os demais, que eram liderados por Celso Freitas, Rodrigo Vianna, Arnaldo Duran e Marco Camargo, foram extintos e no horário agora é exibido o talk show norte-americano Jay Leno. Como os quatro têm outras atribuições na equipe de Jornalismo da Record, continuam na empresa nas funções originais. Ainda por lá, registro para a saída da editora de internacional do JRN Audrey Buckeridge. Sem fazer estardalhaço, a Direção da Record vem tomando há alguns meses medidas para reduzir despesas, em decorrência, segundo apurou o J&Cia, da decisão da Iurd de controlar os aportes que faz mensalmente à Rede, como pagamento dos horários da madrugada que utiliza para a veiculação de programas religiosos. A primeira medida concreta nesse sentido foi a proibição, meses atrás, de horas extras em toda a empresa. Posteriormente, a organização começou a fazer ajustes nas várias filiais. Consta que também tem aproveitado saídas espontâneas de profissionais, para enxugar o quadro de pessoal. A gora o aperto começa a chegar efetivamente à nave mãe, como se comenta nos corredores da emissora.
Amanda Klein sucede Rita Lisauskas no Rede TV News
Amanda Klein, que vinha se revezando com Kennedy Alencar na apresentação do Tema Quente, passa a ocupar o lugar de Rita Lisauskas e se torna a nova apresentadora do Rede TV News. Amanda já está dividindo a bancada do telejornal com Augusto Xavier. Em seu lugar, no Tema Quente, entrou Patrícia Zorzan. Outra novidade por lá é a chegada de Roberto Munhoz, vindo do SBT, como editor-chefe do Rede TV News, em vaga que estava aberta desde novembro, com a saída de Vanessa Kalil.
Líderes em premiações, Eliane Brum e Miriam Leitão têm seus perfis no Portal
O Portal dos Jornalistas abriu esta semana com 1.176 perfis profissionais cadastrados e entre os que chegam estão as duas líderes do Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos, Eliane Brum e Miriam Leitão. Outras estrelas do jornalismo que também se destacam entre os quase 1.200 perfilados são: Barbara Gancia, Dácio Malta, Denise Campos de Toledo, Elio Gaspari, Fábio Altman,Germano Oliveira, Ilze Scamparini, Jânio de Freitas, Jorge Kajuru, Lúcia Hippolito, Merval Pereira, Mônica Waldvogel, Paulo Henrique Amorim, Renata Lo Prete, Renato Machado e Tereza Cruvinel. Foram mais de 70 perfis incluídos na última semana, entre eles novos casos de homônimos: duas Karla Mendes e dois Lucas Mendes. Vários outros profissionais do primeiro time do jornalismo brasileiro também já fazem parte do banco de dados do portal, casos, além dos citados na abertura desta nota, de: Aline Falcone, Ana Paula Cappellano, Annamaria Bonanomi, Camila Latrova, Carine Ferreira, Cristina Lyra, Débora Ferreira, Diego Tenutti, Diogo Schelp, Fabiana Gitsio, Fabiana Parajara, Fernando Allende, Fernando Nardini, Filipe Vilicic, Gabriela Pasqualin, Geisa Barra, Georgia Jordan, Irineu Guarnier Filho, Isabel Capaverde, Joaquim Alessi, Julia Garcez, Lasier Martins, Leonardo Muller, Maísa Infante, Luciano Augusto, Luciano Cherubini, Marcelo Leite, Mariana Paes,Marília Ruiz, Nathalie Folco, Natasha Madov, Otávio Cohen, Patrícia Knebel, Paulo Pontes, Ramona Spener, Reginaldo Rizzo, Renan Silveira, Renata Maron, Rita Lobo, Roberta Pimenta,Roberto Muller, Rosana Félix, Sérgio Quintanilha, Tainá Ianone, Tatiana Sendin, Thiago Borges, Vanessa Dezem, Vanessa Ruiz, Wianey Carlet e Wllyssys Wolfgang. Profissionais de redação cujos perfis ainda não foram incluídos e que não enviaram ou cadastraram suas informações pelo Portal, podem fazê-lo pelo e-mail (perfil@dev.portaldosjornalistas.com.br) ou diretamente no site, pelo botão ?Cadastre-se?. O endereço é www.portaldosjornalistas.com.br
Primeiro Campeonato Automotivo de Kart – Caka
O primeiro campeonato automotivo de Kart, organizado por J.A.Otazú, da Mastermídia,e que reúne a imprensa automotiva, divulga quem foram os campeões da disputa, por categoria: Chassi Novo (jornalistas com experiência em kart), Rodrigo Lara (UOL), Placa Preta (anciões com mais de 40 anos), Luiz Alberto Pandini (Revista Club News),Dilma (mulheres no poder), Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), Foca (quem nunca correu de kart indoor), Alexandre Akashi (Auto Jornal) e Mão de Pau do I Caka (o piloto que ficasse em último) Larissa Florêncio(Carsale).O evento, contou com a participação de 55 jornalistas especializados no setor automobilístico e teve como patrocinadores: Fiat, FPT Powertrain, Volkswagen, Goodyear, Yokohama, Mercedes-Benz e Renault, e os apoios de macacões: Corsa, Cachaça Vitoriosa, Inarco, Escola de Pilotagem Alpie, Kartódromo Premium ? Interlagos, Banda Clave de Rock e Sid Mosca Paint.Ao todo foram nove corridas disputadas de fevereiro a outubro, no Kartódromo Premium Interlagos. A organização informou que a pedido dos participantes e para o pavor dos acompanhantes e assistentes, este ano será disputado o II Campeonato Automotivo de Kart ? Caka, com muito mais diversão e loucuras.
Memórias da Redação ? O conselho de Vicente Leporace
O conselho de Vicente Leporace A história desta semana é de Sandro Villar (sandro.villar@hotmail.com), também radialista e, segundo o próprio, ?um eterno aprendiz (se o Calendário Maia estiver certo, não vou aprender nunca). De vez em quando, quando baixa o santo, escrevo crônicas de humor, sendo que cem delas estão no livro As 100 Melhores Crônicas de Humor de SV”. Trabalhou na TV Cultura e em quase todas as rádios AM de São Paulo. Desde 2007, é correspondente do Estadão em Presidente Prudente e garante que é correspondido. O dono de um jornal de uma cidade do interior paulista ficou mais triste que político sem mandato depois de constatar uma queda brutal na circulação. O jornal ia de mal a mal mesmo, pior que o Ibope do Obama. Como naquela época ainda não havia o SEBRAE, ele decidiu pedir conselhos a um jornalista tarimbado para tentar tirar o jornal do buraco. Escreveu uma carta a Vicente Leporace, apresentador do antológico programa O Trabuco na Rádio Bandeirantes, onde trabalhou nas décadas de 1960 e 70. Leporace, que também foi ator e atuou em dois filmes do Mazzaroppi ? Sai da frente e Nadando em dinheiro ?, era ouvidíssimo, principalmente em São Paulo. Durante uma hora, Leporace, com sua voz tonitruante, comentava as notícias dos jornais ou, como dizia a vinheta do programa, “dava um tiro nos assuntos nacionais”, ora com grossa, ora com fina ironia. Um de seus alvos prediletos era o então ministro do Planeja Aumento, quer dizer, Planejamento, Roberto Campos, que os jornalistas não amestrados chamavam de Bob Fields. Eles protagonizaram um arranca-rabo no ar e, salvo engano, Leporace teve dificuldades ao tentar encostar o ministro na parede. Mas do que é que eu falava mesmo? Devo confessar que na estreia, aqui, estou mais perdido do que a oposição no Brasil ou, se me permitem outro exemplo comparativo, estou mais perdido do que o time do Santos no jogo contra o Barcelona. Ah, sim, já me lembrei: o degas (essa é nova) aqui falava do dono do jornal que escreveu uma carta a Leporace narrando seu drama financeiro tintim por tintim ou tantã por tantã, como disse um locutor de FM. Como foi dito, ele resolveu se aconselhar com o apresentador de O Trabuco, que leu a carta no ar. “O que devo fazer para aumentar a circulação, seu Leporace?”, perguntou. Ao que Leporace, após dar uma pigarreada, aconselhou: “Faça um jornal redondo”.E mais não disse nem lhe foi perguntado.
Car and Driver prepara 50ª edição
A equipe da revista Car and Driver, que tem como diretor de redação Luiz Guerrero e Lucas Litvay como editor-executivo, trabalha no fechamento da 50ª edição, que chegará às bancas no dia 25 de janeiro.
A revista apresenta como um dos destaques, uma homenagem a alguns dos mais significativos carros clássicos nacionais. Serão 50 carros do passado que a revista considera de maior relevância.
Lançada em dezembro de 2007, pela editora Escala, a Car and Driver chega ao mercado com uma tiragem de 10 mil exemplares, valor de cada de R$9,80 e 146 páginas.
Zero Hora lança a série Boletim de Ocorrência
Boletim de Ocorrência é o título da série que Zero Hora lançou neste sábado, 7 de janeiro. Durante as 52 semanas de 2012, Celito De Grandi, 69 anos, recordará em formato de reportagens fatos que marcaram a história do Rio Grande do Sul. Celito, que atuou nos principais veículos de comunicação gaúchos, é um dos memorialistas mais conceituados do Estado, tendo entre seus livros Loureiro da Silva, o charrua (biografia do ex-prefeito de Porto Alegre), Diário de Notícias ? o romance de um jornal, Cyro Martins ? o homem e seus paradoxos e Caso Kliemann ? a história de uma tragédia (em que relata a morte do ex-deputado Euclides Kliemann após o misterioso assassinato de sua mulher). Cada edição de Boletim de Ocorrência ocupará uma página do jornal.
Ranking J&Cia ? Critérios utilizados para a criação do ranking
Por Maurício Bandeira Após a construção e divulgação, por este Jornalistas&Cia, do Ranking dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, o Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Veículos de Comunicação Brasileiros, que aqui publicamos, consolida o maior levantamento sobre premiações de jornalismo já realizado no Brasil. Os critérios de pontuação e ponderação agora utilizados seguem os mesmos princípios e valores aplicados no ranking de jornalistas. Para a pontuação, foram somados os pontos de todos os prêmios conquistados por jornalistas vinculados ao veículo classificado, vínculo esse da época em que o prêmio foi concedido. Porém, foram excluídos os prêmios internos promovidos por veículos de comunicação (Folha de S. Paulo, Abril, Jaime Sirotsky e Editora Globo), já que não promovem a concorrência entre estes. Outro critério adotado foi considerar como sendo um único veículo aqueles com alcance e organização nacional, ou em mais de um Estado, reunindo em seu Estado sede suas filiais e sucursais, e os pontos a eles atribuídos. No caso das emissoras de rádio e televisão, a somatória incluiu os pontos de todos os programas premiados (no caso da Globo, por exemplo, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo, Globo Repórter, Globo Rural e assim por diante). É um princípio que equipara ao que se aplicou nos veículos impressos, nos quais também foram somados os pontos das várias editorias e produtos editoriais. Em relação aos profissionais com vínculo de trabalho com mais de um veículo, a pontuação relativa a seus prêmios pessoais — e não aos conquistados pelas matérias que produziram para este ou aquele veículo — foi computada com peso 0,5 para todos os veículos que contribuíram para aquela premiação pessoal, a exemplo do que foi feito no Ranking de Jornalistas. Os prêmios conquistados por equipes de jornalistas foram, neste ranking de veículos, considerados como uma só premiação, e com pontuação integral, diferentemente do Ranking de Jornalistas , em que a pontuação foi atribuída a cada integrante da equipe vencedora com peso 0,5. É ainda importante registrar que as informações que deram corpo a esses rankings resultam de um grande volume de dados coletados, que, de um lado, expressam sólida representatividade das premiações no País e, de outro, nos impõem o desafio de aperfeiçoar e ajustar incontáveis variáveis para a sua consolidação.
Anunciada sétima edição da Feijoada Alô Imprensa
A 7ª edição da Feijoada Alô Imprensa já tem data e horário definidos: será em 16/2, a partir das 13h, no Forte de São Diogo, no Porto da Barra, em Salvador. Organizado por Paulo Brandão, apresentador do programa TV Auto (TV Aratu/SBT), o encontro é um dos mais tradicionais eventos pré-carnavalescos da cidade. Em 2012, a Feijoada vai homenagear o escritor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos em agosto. Brandão lembra que a festa surgiu da necessidade de dar continuidade a um evento que marcou época na Bahia, o Alô Méridien (nome do antigo hotel que hoje é o Pestana): ?Nossa preocupação sempre foi ter um dia para rever os colegas, bater papo, fazer uma confraternização agradável. Por isso, fizemos muitas feijoadas no Méridien e, com o fechamento hotel, passamos a realizar o evento no Forte de São Diogo?. O encontro reúne artistas e formadores de opinião e tem como objetivo revelar novos talentos musicais (sempre prestigiando artistas da Bahia) e criar oportunidade para que a iniciativa privada, por seus executivos, tenha mais uma forma de contato com os jornalistas. Outras informações no 71-3247-1845 ou feijoadaaloimprensa@terra.com.br.
Site do Extra aponta recorde de visitação
O Extra comemorou no final do ano os resultados obtidos na versão digital: o site atingiu sua melhor marca do ano em novembro, com 16,2 milhões de visitantes únicos e 89 milhões de pageviews, conforme o iMedia Analytics do IVC. Pela métrica do Ibope (home+work), o total de VU foi de 6,3 milhões, número que o mantém entre os maiores sites de notícias do País. Os demais parâmetros ? como tempo de permanência e relação visitante/página ? também registraram crescimento exponencial. “Esses números são resultado de conteúdo próprio, exclusivo, e do alto valor para a sua audiência, somado ao excelente trabalho de criação e desenvolvimento do novo site do jornal Extra, a cargo do gerente geral Aloy Jupyara”, diz Bruno Thys, diretor-executivo da Infoglobo. O site foi relançado em janeiro de 2011 e teve um crescimento, ao longo do ano, de 50% no número de visitantes únicos. Em relação ao mesmo mês de 2010, o crescimento foi de 75%. Também em novembro, o Extra lançou a versão mobi do site.