Confira o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias as redações de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Ceará: São Paulo: Após um ano de licença não remunerada para uma temporada de estudos em Londres, Melina Costa acaba de reassumir como repórter do caderno de Negócios do Estadão. Ainda por lá, destaque para as chegadas de Lílian Cunha e Nayara Fraga, contratadas após a saída de Renato Cruz do caderno. Ele, a propósito, recentemente foi reconhecido com o prêmio especial pela melhor reportagem de Inovação do Prêmio CNI de Jornalismo, com a matéria O Brasil que inova.Mauricio Thusdowl assumiu a edição da revista Inova, que circula na região do ABC. Sua 19ª edição tem matéria de capa centrada na alternativa da energia solar: Em busca de um lugar ao sol. A Inova é produzida pela MP Editora, dirigida por Celso Horta, também responsável pelo ABCD Maior. Rio de Janeiro: Saíram do R7, no Rio, Camila Latini, que estava no portal desde a sua inauguração, vinda da sede em São Paulo; Carolina Farias, que também veio transferida da sede havia dois anos; e Monique Cardone.Jacinta Rodrigues deixou o canal Futura, que fez vários cortes no Jornalismo.Terminadas as eleições e a campanha de Rodrigo Neves, candidato vencedor à prefeitura de Niterói, Mário Hugo Monken (mariohugoster@gmail.com e 21-8856-2021), que trabalhava junto ao político, busca recolocação. Formado pela UFF, ele esteve por seis anos na sucursal da Folha de S.Paulo, e passou por O Dia, Jornal do Brasil, R7, iG e FSB. Minas Gerais: O jornal Diário do Comércio anunciou esta semana a volta de Carlos Plácido Teixeira com sua coluna Radar do Futuro. O espaço vai analisar e cruzar dados, movimentos e informações e indicar tendências da economia. A coluna será publicada às 3as.feiras, com foco regional, mas será ampliada na primeira edição de cada mês, quando compõe com a sessão Cenários um estudo de um tema em particular de forma mais profunda, eventualmente de conjectura internacional. Contato: radardofuturo@diariodocomercio.com.br.Adriana Ramos não trabalha mais com o colunista Luiz Otávio Brandão, que assina coluna no jornal Hoje em Dia. Ela está agora na agência Pessoa Comunicação (lob.eventos@gmail.com). Distrito Federal: Ana Cláudia Felizola deixou o Correio Braziliense, onde atuava como repórter de Esportes, e seguiu para a equipe do Ministério dos Esportes. Sua vaga no jornal permanece aberta. <
Memórias da Redação ? Momentos de Murilo Felisberto
A história desta semana é uma colaboração de José Maria dos Santos (dsjose@uol.com.br), que atuou, entre outros, nos Diários Associados e no Jornal da Tarde e hoje é colunista de Cidades e pauteiro de Nacional no Diário do Comércio, de São Paulo. Momentos de Murilo Felisberto O recente sepultamento do Jornal da Tarde inspirou a recordação de três momentos de Murilo Felisberto na sua direção, entre 2000 e 2003. Ele fora convocado pela família Mesquita para tentar reerguer da cama um moribundo. Todas as manhãs, por volta das 11h, Murilo comandava a reunião de abertura do jornal, do qual faziam parte Ruyzito Mesquita, eu, Luiz Rufatto e representantes das variadas editorias, cada um com suas respectivas pautas. Havia uma gigantesca mesa redonda sobre cujo tampo Murilinho passava o tempo desenhando charges dos presentes ? guardo várias delas ? enquanto ouvia, na maioria das vezes com muxoxos de desagrado, as propostas do dia. Antes, porém, de iniciar essa etapa, ele fazia uma espécie de critica da edição, carregada de comentários ácidos, fruto do seu perfeccionismo, felizmente ditos em voz baixa, quase inaudível, como era o jeito dele, o que reduzia seu impacto. Mas houve uma ocasião em que Murilinho fugiu dessa rotina. Entrou por último na sala, que ficava à margem da Redação, ao lado do gabinete de Fernão Mesquita, dobrou a edição em quatro partes, jogou-a de lado, sinalizando seu desprezo, afundou na cadeira e disse num fio de voz, quase num sussurro: ? Hoje eu não vou comentar a edição porque me faltam forças. Com certa freqüência, nós convidávamos figuras representativas das variadas áreas de conhecimento e poder para almoçar com editores no restaurante da diretoria, no sétimo andar. (Uma digressão: eram duas alas e em uma delas havia uma mesa trabalhada, com um magnífico tampo em mosaico de lápis-lazúli, que impressionava vivamente os convidados. O secretário Saulo de Castro, por exemplo, não perdia oportunidade de elogiá-la. A propósito, nela se evitava o uso de toalha, de modo a não esconder sua imponência). Murilo jamais participava desses encontros, e a cada vez que era solicitado, gesto para se cumprir formalidades, respondia com um esgar de horror. Contudo, certa vez, aceitou fazer parte da mesa com surpreendente entusiasmo ao saber que se tratava de Marco Aurélio Garcia, futuro assessor presidencial de Lula e Dilma, então da cúpula do PT e, salvo engano, membro da gestão Marta Suplicy na Prefeitura paulistana. Viemos compreender o motivo da sua excitação durante a refeição: ópera. Marco Aurélio Garcia é grande conhecedor do assunto e lá ficaram os dois, falando de Escamillo, Rodolfo & Mimi, Don Giovanni, Almaviva, O Anel de Nibelungo e por ai afora. Como era de praxe, a redação do JT tinha várias televisões, permanentemente ligadas em canais diferentes. Murilo, embora odiasse tudo o que se referisse a tevê, interrompia o que estivesse fazendo quando o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) aparecia em uma das telas, apenas para poder mirá-lo intensamente. Às vezes, desafiando seu mau preparo físico, cruzava a redação em passos apressados. Depois de assistir por várias vezes a essa performance, perguntei-lhe a razão do fascínio obsessivo. Ele respondeu que o rosto do senador era extraordinário. Aquelas bochechas gordas e salientes, que comprimiam a boca pequena, estufando os lábios carnudos para a frente, indicavam como seria o rosto adulto de um anjinho barroco, caso viesse a crescer, que ele tanto se habituara a ver nas igrejas de Minas. Também o fazia lembrar as clássicas ilustrações medievais simbolizando a figura do vento soprando entre as nuvens e, principalmente, a máscara esculpida em pedra-sabão, vertendo água pela boca gorducha, incrustada no conhecido chafariz colonial da cidade de Tiradentes.
Klester Cavalcanti lança Dias de inferno na Síria
Klester Cavalcanti promoveu nesta 2ª.feira (26/11) o lançamento de Dias de Inferno na Síria (Benvirá), obra que traz o relato dos seis dias em que o jornalista foi preso e torturado pelas tropas do governo sírio. Em maio de 2012, Klester viajou àquele país para registrar a realidade de sua guerra civil iniciada em março do ano anterior, mas ao tentar ingressar pela fronteira com o Líbano acabou sendo detido e encaminhado para Homs, então epicentro do conflito entre as forças de Bashar al-Assad e dos rebeldes do Exército Livre da Síria.
Após turbulência, R7 contrata e promove mudanças internas
Duas semanas após os cortes que levaram cerca de 30 funcionários do R7 (e outros 40 na Record News), o portal da emissora voltou a contratar. A começar pelo canal Carros, cujo cargo de editor estava vaga desde setembro, e Diogo de Oliveira, ex-AutoEsporte, passou a ocupar na véspera do feriado de 15/11. Para a homepage de Entretenimento, Thiago Calil, vindo do IG Gente, será o novo redator, enquanto em Notícias, esta função passa a ser exercida por Gustavo Vilela (ex-Diário de Mogi e Diário de Osasco). Também chegam Joyce Carla de Paula (ex-Agora São Paulo) para a equipe de Economia e Vanessa Beltrão (ex-Agência Estado) para a editoria de Cidades. Não foram só contratações que movimentaram o R7 recentemente: o portal também promoveu mudanças internas. Érica Saboya, que era repórter de Cidades desde junho de 2011, é agora subeditora de Brasil. Filipe Albuquerque passou de repórter de Brasil a editor interino de Cidades. O canal também recebeu Fernando Mellis, que trabalhou durante um ano e meio na Agência Record.
De papo pro ar ? Caetano Veloso
Geraldo Vandré almoça com o amigo Darlan Ferreira no restaurante Filé do Moraes, em São Paulo. Lá pras tantas entra um vendedor de bilhetes de loteria que reconhece Vandré. O vendedor esquece o nome do artista e cantarola uma canção pra todo mundo ouvir. Feliz, ele anuncia: ? Essa música ? apontando Vandré ? é desse grande artista que está aqui. Não era, era de Caetano. Comentário de Vandré: ? Que loucura!
Revista e site Motor Quatro anunciam separação amigável
A revista e o site Motor Quatro anunciaram oficialmente, nesta 5ª.feira (22/11), que estão se separando, tornando-se empresas distintas. Proprietário da editora Art Plus, Arilo Alencar Júnior comprou as cotas do sócio Sergio Quintanilha, que em contrapartida passa a ser dono da metade digital da marca. Em seu terceiro ano de circulação, a Motor Quatro continua sendo editada pela Art Plus, mesma casa da revista 4×4&Cia, e mantém Gabriel Marazzi como editor-chefe ? seu domínio na internet deve ser alterado em breve. Até janeiro, Sérgio deverá reformular o atual site, inclusive identidade gráfica e logotipo, em que a palavra ?quatro? será substituída pelo numeral ?4?, mantendo, em compensação, a parceria com o R7. ?Foi uma decisão tranquila, de comum acordo, pois quero me dedicar mais à mídia eletrônica?, destaca Sérgio. Arilo confirma: ?Foi natural. Sérgio quer se dedicar ao digital e vamos continuar fazendo a revista, adequando o título ao mercado. Devemos ter um projeto novo para estrear no início do ano que vem?. Mais informações sobre a revista com Arilo, em arilo@4x4ecia.com.br e 11-5539-4042. Sobre o site, com Sérgio, em quinta@motor4.com.br e 11-98305-8643.
Treinamento da Folha passa por nova mudança em seu comando
Diversas mudanças na Folha de S.Paulo nas últimas semanas. Izabela Moi, que em março havia assumido interinamente como editora de Treinamento após a ida de Ana Estela de Sousa Pinto para Mercado, deixou o jornal para tocar projetos pessoais. Em seu lugar assumiu, também interinamente, sua assistente Paula Leite, que logo em seguida se afastou em licença maternidade. Durante a licença de Paula, a editoria de Treinamento será comandada pela redatora da Secretaria de Redação Alessandra Balles. Também a editora-adjunta de Ilustrada Francesca Angiolillo se deslocou para o caderno Ilustríssima, onde assume a mesma posição. Dentre os que chegam ou saem da casa, Denise Menchen, que era repórter da Sucursal Rio, chega para assumir a pauta de Mundo, enquanto despedem-se os repórteres Epaminondas Neto (eneto75@gmail.com), do online, e Marcos Guedes, do Agora SP. Especializado na cobertura econômica e de finanças, e com passagem por Folhanews, Folha Online e caderno Mercado, Epaminondas vinha atuando como repórter de economia internacional no site do caderno Mundo, e antes esteve por cinco anos no DCI, como repórter de economia com foco no setor financeiro e em mercado de capitais. Marcos segue para a GazetaEsportiva.net, onde desde a última semana já vem atuando na equipe de reportagem do portal. Ele era setorista do Corinthians no caderno Vencer. Sucursal DF ? Após o retorno de Melchíades Filho à direção da sucursal da Folha de S.Paulo em setembro, também está de volta Fernanda Odilla, repórter de Política, depois de um ano de estudos em Londres. Saiu, no entanto, Maeli Prado, repórter de Economia, no início do mês. Sua substituição ainda não foi definida. A propósito da Folha em Brasília, a comemoração do Esso de Jornalismo teve sabor especial, pelo fato de ser o terceiro consecutivo de uma das equipes que mais sofreu cortes no Grupo nos últimos anos. A vencedora foi a série O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira, que culminou com afastamento do antigo mandatário da CBF. Os autores do trabalho foram Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel.
Salão do Jornalista Escritor é adiado para setembro de 2013
O II Salão Nacional do Jornalista Escritor, marcado inicialmente para este próximo final de semana (de 23 a 25/11), foi adiado para o feriado da Semana da Pátria, entre os dias 6 e 8 de setembro de 2013. A decisão foi tomada de comum acordo por UBE ? União Brasileira de Escritores, realizadora do evento, Memorial da América Latina, onde o Salão seria realizado, Mega Brasil, responsável pela organização, e seu idealizador e curador Audálio Dantas, que passou recentemente por uma cirurgia. Embora já recuperado, Audálio viu-se obrigado a diminuir temporariamente o ritmo de trabalho por recomendação médica, o que motivou o adiamento. Interessados em apoiar a iniciativa, que contará com alguns dos mais importantes jornalistas-escritores do País, podem procurar a equipe da Mega Brasil, liderada por Célia Radzvilaviez, pelo contato@megabrasil.com.br ou 11-5576-5600.
Diogo de Oliveira é o novo editor do R7 Carros
Após um ano e meio de Autoesporte, Diogo de Oliveira chega ao R7 para editar Carros, ocupando vaga que estava aberta desde a saída de Lucas Bessel, em setembro, quando rumou para a IstoÉ. Diogo também esteve por dois anos no Carsale e por quase três no Auto Press, no Rio de Janeiro. Na Autoesporte, produziu reportagens para a revista e vídeos para o site, além de ter ancorado semanalmente o podcast da publicação. Apesar dos recentes sacolejos que o R7 levou (30 demissões no começo do mês), a equipe de Carros segue também com o repórter Rodrigo Ribeiro e o estagiário Rafael Rojas. Sobre a nova missão, Diogo diz que tenta manter os pés no chão, já que é sua primeira experiência como editor, está feliz pela oportunidade e tem como missão ?fazer do R7 Carros referência em informação de qualidade sobre veículos na internet brasileira?. Seus novos contatos são diaoliveira@sp.r7.com, 11-3300-7774 e 99886-5707.
Grupo Estado migra a área tecnológica para dentro da redação
Medida possivelmente inédita no Brasil, o Grupo Estado anunciou recentemente a migração de sua área de Desenvolvimento de Tecnologia para a Diretoria de Conteúdo, em novo passo na estratégia de dar um foco ainda maior na integração das plataformas digitais, como assinalou o comunicado da empresa. Na prática, a decisão significa a incorporação da tecnologia pelo Jornalismo, ou, como diz o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, a integração de uma área meio com a área fim. ?Se voltarmos no tempo, vamos ver que esse movimento guarda de certo modo estreita relação com o que ocorreu nos anos 1980, quando as redações promoveram a união de suas áreas de texto, fotografia e arte, que em geral ficavam inclusive fisicamente separadas. Agora vai se dar o mesmo com a equipe de desenvolvimento tecnológico do Grupo Estado, que, integrada à Diretoria de Conteúdo, passará a atuar lado a lado e de forma integrada com os jornalistas. Até janeiro, a propósito, os cerca de 20 técnicos da área vão se mudar para a redação, atuando próximos às editorias de Arte (Design) e Fotografia e ao núcleo Estadão Dados. Isso nos dará maior agilidade, precisão e autonomia nas operações com as plataformas digitais, caso de desenvolvimento de novos aplicativos, formatação e atualização das home pages e uma série de outros produtos e processos que combinem conteúdo com tecnologia?. Numa outra leitura, a decisão do Grupo Estado é de certo modo o reconhecimento de que a tecnologia, no caso de uma empresa jornalística, deve ser parte ? e não apêndice ? da produção de conteúdo, contribuindo com o aprimoramento do processo jornalístico e com o esforço de melhor servir o leitor. Vale ressaltar que não é toda a área de TI que passou a se subordinar à Diretoria de Conteúdo, mas apenas a de Desenvolvimento; a de Infraestrutura e Sistemas foi absorvida pela Diretoria de Finanças. São mudanças que se deram na sequência da saída do diretor de Estratégias e Mercados Digitais, José Papa Neto (Zizo), do Grupo Estado.






