22.3 C
Nova Iorque
domingo, julho 6, 2025

Buy now

Início Site Página 1199

Site da revista Carro muda para leitor criar seu próprio comparativo

O Carro Online (www.carroonline.net), portal da revista Carro, apresentou na última semana novidades de visual, conteúdo e interatividade. A principal mudança foi a criação de uma ferramenta que permite aos usuários criar seus próprios comparativos de automóveis, selecionando até três modelos diferentes e conferindo a eles atributos técnicos, de equipamentos, preço e desempenho. O banco de dados da publicação conta atualmente com mais de 250 modelos distribuídos em cerca de 800 versões. “A ideia dessa mudança surgiu nas conversas com a equipe, mas baseada na experiência que tivemos com a revista semanal Carro Hoje, descontinuada em novembro”, explica o diretor de Redação Mário Sérgio Venditti. “Ela adotava uma linguagem focada na prestação de serviços para o leitor, no sentido de atuar como guia para orientá-lo na hora da compra. Como a criação do novo site já estava definida, pensamos em manter essa filosofia. Editorialmente, a página também será reforçada semanalmente com mais conteúdos inéditos, como testes e os lançamentos mais recentes”. Seguem inalteradas as seções de interatividade da página, como Acusação e Defesa, Carro Recomenda, Quiz, Enquetes e o Teste dos 100 Dias.

Maurício Menezes volta à Rádio Globo como coordenador Artístico

Maurício Menezes começa em 12/8 na Coordenação Artística da Rádio Globo no Rio. Vai trabalhar como o principal interlocutor do diretor Claudio Henrique, assessorando-o na criação e desenvolvimento de novas atrações, quadros e produtos, tanto na Programação como no Esporte e no Jornalismo.

Menezes vem do programa Show da manhã da Rádio Tupi. E ele é radialista desde criancinha: foi contratado pela Rádio Globo pela primeira vez em 1970, e ali esteve por 29 anos, nas funções de repórter, editor, chefe de Reportagem e apresentador. Paralelamente, seu lado jornalista o levou para a redação da sucursal de O Estado de S. Paulo e assessorias, como a do time do Flamengo.

Desde 1990, esse precursor da stand up comedy passou a apresentar seu espetáculo Plantão de notícias, criado de início informalmente para os companheiros de reportagem de rua, exibido depois em bares, e hoje, mais estruturado, está em palcos de teatros. Seu lado sério aparece como jurado do Prêmio Embratel, em diversas edições, desde o lançamento.

O entusiasmo pela nova aquisição transparece no comunicado de Claudio Henrique, distribuído à sua equipe na emissora: “Tenho convicção de que ele chegará imbuído da mesma gana com que estamos trabalhando para levar a Globo ao seu lugar”. O diretor-geral Bruno Thys reforça: “Maurício Menezes é craque. Joga bem em todas: jornalismo, esportes e entretenimento. Sempre foi Globo. Tem o DNA da Globo”.

Vaivém das redações!

Confira o resumo das mudanças que movimentaram nos últimos dias as redações de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará: São Paulo: Marcelo Leite, que voltou ao time de repórteres especiais da Folha de S.Paulo após dois anos e meio como editor de Opinião, retornando aos temas ligados a Ciência, sua especialidade, a partir de 28/7 passou a revezar com o professor Marcelo Gleiser os textos da coluna dominical Ciência+Saúde. Rio de Janeiro: Leo Dias começou nesta 2ª.feira (29/7) no programa TV Fama, da Rede TV, como repórter especial. Leo começou com uma coluna de celebridades no Extra, transferiu-a para O Dia, e continua a fazê-la simultaneamente ao programa. Minas Gerais: Ângela Faria e Gracie Santos respondem pela editoria de Cultura do Estado de Minas durante as férias do titular João Paulo Cunha, até 15 de agosto. Os contatos são angelafaria.mg@diariosassociados.com.br e graciesantos.mg@diariosassociados.com.br. Giulia Andrade deixou o Metro e foi substituída por Maria Eduarda Ramos (maria.ramos@metrojornal.com.br). A coluna de Paulo Navarro em O Tempo agora ocupa uma página inteira e, aos domingos, apresentará uma personalidade diferente. Sugestões de pauta para jornalismo@pnc.com.br. Rio Grande do Sul: Maiana Antunes é a nova editora da Revista Living (Boniatti), de Porto Alegre. A publicação, que completa dois anos, é focada em arquitetura, decoração, moda e estilo de vida, e tem circulação de 15 mil exemplares. Maiana foi produtora, repórter e apresentadora na TV Univates, e editora executiva da Di Primio, onde atuava com revistas customizadas. Seus novos contatos são maiana@livingdigital.com.br e 51-3097-0520. Desde o último sábado (27/7), o cartunista Laerte voltou a publicar diariamente suas tirinhas no Segundo Caderno de Zero Hora. Ceará: Marcelino Júnior deixou a TV Verdes Mares e assumiu a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sobral. A Dégage, de Eugênia Nogueira e Sônia Lage, faz a assessoria de imprensa local da Convenção dos Atacadistas, a partir de 5/8, no Centro de Eventos do Ceará. Ciro Gomes abandonou por enquanto o projeto de comentarista esportivo para se dedicar à coluna que tem na CartaCapital.

Memórias da Redação ? A manhã em que desapareci do mapa

A história desta semana é uma crônica que Ignácio de Loyola Brandão (loyolabrandao@gmail.com) publicou em O Estado de S. Paulo em 19/4 e cuja reprodução autorizou. Em abril, aliás, saiu o mais recente livro dele, Solidão no fundo da agulha (Tratore), quase memórias: são 32 crônicas que remetem a lugares e canções que marcaram de forma especial a trajetória dele, acompanhadas de um CD em que Rita Gullo canta as músicas citadas. A manhã em que desapareci do mapa Sumi por quase duas horas na quinta-feira, dia 11, semana passada, para “desespero” de um pequeno grupo de pessoas, amigos e familiares, que se viu sem ação, ansioso, em pânico. Desapareci do mapa. Reflexos desta cidade, deste País “Sinal dos tempos que vivemos, de incertezas, sustos e constante tensão por dá cá aquela palha”.

Temos de saber o tempo inteiro onde todos estão. Naquela manhã, eu tinha uma entrevista na Rádio Bandeirantes com José Paulo de Andrade e Salomão Ésper. Seria um bate-papo solto, sobre carreira, livros, vida, manias. E outra na BandNews sobre meu novo livro, Solidão no fundo da agulha. Debora, assessora de imprensa, que tinha programado tudo, me avisou que o carro me apanharia às 10h15. O carro veio, entrei. E sumi. Minutos depois, outro carro chegou, tinha ordens para me levar à Bandeirantes. “Como? Ele acaba de sair, foi para a emissora!”, informou o porteiro. E a epopeia começou. Debora, alertada pelo motorista, ligou para minha casa. Alzeni, que trabalha conosco há 18 anos, disse que eu tinha acabado de descer, uma condução viera me buscar.

A assessora ficou intrigada: “Mas o carro está aí na porta! Que carro ele pegou? Para onde foi?”. Ela não sabia, nem o porteiro do prédio. “Qual o celular dele?”. Não tem. Alzeni assustou-se. Será que sequestraram? Ficou alarmada, ouve rádio o dia todo, é seu companheiro, e a maioria das notícias das emissoras que ela ouve são policiais. Telefonemas circularam entre a BandNews, a Fundação Carlos Chagas, que lançou meu livro Solidão no fundo da agulha, e a minha casa. Onde estava o escritor? O horário do programa da Band se aproximava. Alzeni não sabia se devia ligar para minha cunhada, para ter orientação, uma vez que minha mulher e minha filha estão em viagem. Devia avisar a polícia? Ligar para os parentes em Araraquara? Quem tem os telefones dos filhos? Procurar o registro de um acidente, assalto, o que fosse no trajeto João Moura-Morumbi? Todos em alerta. E eu não aparecia. A empregada (secretária do lar), inquieta, nervosa, parou o almoço, ficou atenta ao rádio para ver se havia notícias de sequestro, desaparecimento, morte. Mas quem sequestraria um escritor? Para quê? Aturdimento. Sem saber de nada, eu desembarquei nos estúdios do Morumbi.

Salomão Ésper me aguardava no pátio, encontramos José Paulo de Andrade, fui conduzido por labirintos que atravessam em várias direções, observando redações com centenas de jovens diante de computadores. Apareceu José Paulo, passamos por um estúdio envidraçado, havia uma morena diante de uma câmera, saudada por todos que passavam. Deve ser uma das musas aqui, pensei. Era Maria Fernanda, âncora da BandNews. Conversamos na rádio durante hora e pouco.

Quando tem jornalista que sabe perguntar, nunca deixa a peteca cair, está informado do que o entrevistado faz, a coisa corre. Adorei o bate-papo descontraído. Terminado, fomos tomar café à sombra de grandes árvores. Pão de queijo quentinho e uma broinha de milho que parecia chegada de Minas. Súbito, surge uma jovem afobada que ao me ver deu um longo suspiro: “Que alívio! O senhor está aqui! Está todo mundo te procurando. Todo mundo. Sumiu. Estávamos bem preocupados”.

Olhem a vida! Essa jovem, que vi criança, é nada menos que a filha de Caio Graco, meu primeiro editor, o homem que me descobriu e me lançou pela Brasiliense. “Me procurando? Por quê?”. E ela: “Para a entrevista com a BandNews, esqueceu?” De repente, ficou claro. Os e-mails para a entrevista na BandNews eram assinados pela Debora, assessora de imprensa da Fundação Carlos Chagas, que lançou o Solidão no fundo da agulha. Os e-mails para a entrevista com Ésper e Andrade eram assinados por outra Debora, assessora da Bandeirantes. Eram duas Deboras em funções idênticas. Ambas tinham enviado, sem que uma tivesse ideia da outra, dois carros para o mesmo horário. Um chegou minutos depois, foi a conta. Deu o quiproquó. Uso essa palavra pela primeira vez na vida, vejam só.

Não prestei atenção ou estou na curva descendente? Entre 10h30 e meio-dia, quando fui “encontrado” tomando café, houve estupefação (gosto dessa palavra), interrogação, susto, ninguém tendo ideia do que fazer, pensar, imaginar. Em que clima vivemos! E eu dentro do estúdio, conversando. Felizes todos, fui para a BandNews e dei a entrevista para a linda Maria Fernanda. Aprendi a lição, rendo-me ao óbvio: no mundo de hoje é preciso levar um celular. Ele é guia, bússola, norteia, pacifica, acalma, ampara, conduz, ilumina.

Anjo protetor. Lembram-se da oração da infância? “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Já que a ti me confiou a providência divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumina” (há certa confusão no tempo verbal, mas assim a tenho na cabeça). Celular? Vou ficar com o da minha filha e comprar outro para ela. Só preciso de um que fale e ouça, dispenso os milhares de aplicativos. Até o dia em que o cotidiano me obrigue aos aplicativos.

Diretores reassumem cargos na ABI

Como a Justiça considerou nula a eleição de abril passado na ABI, Domingos Meirelles e Orpheu dos Santos Salles reassumiram na manhã de 24/7, respectivamente, os cargos de diretor Econômico-Financeiro e Administrativo da entidade. Todos os demais diretores foram reconduzidos aos cargos até que se realize novo pleito. Impedidos de exercer suas funções desde antes da eleição, quando montaram a chapa Vladimir Herzog, opositora à situação, Domingos e Orpheu encontraram agora dificuldades para se reintegrarem à casa.

Acompanhados do advogado Jansen Oliveira, responsável pela ação judicial que anulou o pleito, encontraram na ABI funcionários orientados a não deixá-los entrar no andar da diretoria. Depois de várias tratativas, e com a garantia do advogado de que não seriam demitidos por não haver amparo legal para isso, foi permitida a entrada dos dois. Ambos verificaram documentos da entidade, antes mantidos em sigilo, e encontraram novas irregularidades, que serão encaminhadas à Justiça.

Luciana Freitas deixa a Chefia de Redação da Rádio Estadão

Após 18 anos no Grupo Estado, ultimamente como chefe de Redação da Rádio Estadão, Luciana Freitas está deixando a empresa. Ela começou ainda estudante na Rádio Eldorado, tendo exercido os cargos de produtora, repórter aérea, editora, coordenadora geral de pautas, reportagens e conteúdo. Em 2008, assumiu a Chefia de Reportagem na emissora e três anos depois participou da criação da Rádio Estadão ESPN, da qual passou a ser chefe de Redação. Com o fim da parceria com a ESPN no início deste ano, seguiu como chefe de Redação da agora Rádio Estadão. Integrante do grupo de estudos e análises sobre Diálogos Radiofônicos da ECA-USP, assina online e na Rádio Roquette Pinto (94,1 FM), do Rio de Janeiro, a coluna Por dentro da mídia (http://pordentrodamidia.com.br), espaço para informar o que acontece na indústria da comunicação, publicidade e propaganda. Ela passa a atuar em estratégias de divulgação nas áreas de cultura, saúde e imagem de empresas e entidades, por meio de sua Luciana Freitas Consultoria. Seus novos contatos são lucianafreitasconsultoria@gmail.com e 11-99312-8989 / 99258-0906.

De papo pro ar ? Em inglês, general!

O cientista Paulo Vanzolini, que também era um misto de compositor e músico, um dia me disse que pensava em inglês, e que Shakespeare – cujos livros ele lia no original – era o seu autor preferido. Paulo tinha muitas histórias guardadas na memória. Contou que durante a ditadura militar deu guarida a muitos perseguidos do regime e que até fora chamado pelo general Golbery do Couto e Silva para explicar porque publicava suas pesquisas no idioma da rainha Elizabeth. Resposta: – Quem não sabe inglês também não vai entender em português os meus trabalhos de pesquisa.

Prêmio CNI divulga vencedores

Em cerimônia realizada em Brasília na noite desta 3ª.feira (30/7), a Confederação Nacional das Indústrias anunciou os vencedores da segunda edição do Prêmio CNI de Jornalismo. Caio Cigana, Humberto Trezzi e Guilherme Mazui, de Zero Hora, levaram o Grande Prêmio José Alencar, com A agonia das estradas. Além do prêmio principal, a reportagem também venceu na categoria Prêmio Destaque Regional – Sul. O trabalho mostra o contrassenso que é ser o Rio Grande do Sul, quarta maior economia do País, o Estado com pior percentual entre asfaltamento e malha rodoviária. Publicada em 10/3, a reportagem rendeu um caderno de 12 páginas (versão online disponível aqui). Os vencedores das outras 11 categorias foram: Impresso Jornal: Rosana de Vasconcellos, Tatiana Freitas, Clara Roman, Claudia Rolli, Marianna Aragão, Mariana Barbosa, Mariana Carneiro, Toni Sciarretta, Gabriel Baldocchi, Nelson de Sá, Agnaldo Brito, Filipe Oliveira, Morris Kachani, Maíra Teixeira, Araripe Castilho, Marília Rocha, Natuza Nery, Helton Simões Gomes, Fábio Guibu, Venceslau Borlina Filho, Felipe Bätchtold, Lucas Vettorazzo, Ana Krep, Daniel Carvalho, Nelson Barros Neto, João Alberto Pedrini, Francisco Costa, Paulo Peixoto e Stela Masson (Folha de S.Paulo), com O Brasil que mais cresce; Impresso Revista: Humberto Maia Junior, Patrick Cruz, Alexa Salomão, Márcio Kroehn e Alexandre Rodrigues (Exame), com Ambiente de negócios; Internet: Paulo Favero, Eduardo Asta, Almir Leite e Jonatan Sarmento (Estadao.com.br), com Arquitetura, construção e desenvolvimento dos 12 estádios da Copa 2014; Radiojornalismo: Natália Pianegonda, Kamila Dourado e Rodrigo Orengo (BandNews FM), com Qualificação profissional: a porta para o futuro; Telejornalismo: Tonico Ferreira, Ellen Nogueira, José Alan Dias, Fernando Ferro, Adriano Sorrentino e Fabio Lima (TV Globo/Jornal Nacional), com A importância da indústria brasileira; Especial – Educação: Mariana Niederauer (Correio Braziliense), com Apagão de mão de obra qualificada; Especial – Inovação: Ângela Fernanda Belfort (Jornal do Commercio/PE), com Conexão futuro; Destaque Regional – Centro-Oeste: Marcone Prysthon, Fernanda Galvão, Sabino Lima, Vianey Bentes, Cacá Soares, Rogério Sanches, Joelson Maia e Caroline Manhani Garcia (TV Globo/DFTV-1ª Edição), com Impacto da falta de energia no desenvolvimento econômico do DF; Destaque Regional – Nordeste: Renata Moura e Andrielle Mendes (Tribuna do Norte/RN), com a série Crescer; Destaque Regional – Norte: Daniela Assayag, Orlando Jr., Carlos Barbosa, Luis Avelino, Gerson Marinho, Raissa Almeida, Samia Roberta (TV Amazonas), com Borracha – Apogeu e queda do ouro branco da Amazônia; Destaque Regional – Sudeste: Rosana Cerqueira, Edilson Rizzo, Osmar Sena, Rodrigo Cunha, Patricia Ruiz e Renata Puccinelli (Globo News/Jornal das Dez), com Brasil sobre trilhos.  

Abril confirma fechamento de quatro títulos e demissão de 150

Em comunicado distribuído na tarde desta 5ª.feira (1º/8), a Abril anunciou o fechamento das revistas Alfa, Bravo, Gloss, Lola, do portal Clube Alfa, e a demissão de cerca de 150 dos seus atuais 6.000 funcionários. O número de títulos fechados é bem menor do que se esperava – no mercado, os rumores eram de que a empresa fecharia dez publicações.  Além do comunicado enviado à imprensa, o Bolex (nome do informativo interno da Abril) com os detalhes da reestruturação circulou pouco antes da 17 horas. Nele, a empresa agradece nominalmente aos executivos que deixaram o grupo: Airton  Seligman (diretor de Redação de Men’s Health); Claudia Garcia (diretora de Redação de Manequim); Demetrius Paparounis (diretor do Núcleo Femininas Populares); Gabriela Aguerre (diretora de Redação de Viagem & Turismo); Lucia Barros (diretora de Redação de Máxima); Maria Rita Alonso  (diretora de Redação de Estilo); Sandra Sampaio (que ocupava uma das diretorias de Publicidade Dedicada da UN Abril Segmentadas); Sandra Soares (diretora de Redação do Portal MdeMulher) e Sérgio Berezovsky (diretor de Redação de Quatro Rodas). Leia abaixo a íntegra do comunicado enviado à imprensa pela Linhas Comunicação, que assessora a Abril:   Abril S.A. anuncia mudanças nas estruturas editorial e comercial Objetivo é focar investimentos e esforços nas marcas líderes de mercado para garantir o crescimento e a relevância das publicações São Paulo, 1º de agosto de 2013 – Em linha com o processo de reorganização que vem sendo empreendido nos últimos meses, o presidente da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa, anuncia mudanças nas estruturas editorial e comercial das Unidades de Negócios Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. Entre as principais mudanças na frente comercial, está a descentralização da Diretoria de Publicidade Centralizada, que passará a ser distribuída em cada uma das UN´s. As mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes nos vários segmentos em que a Abril atua, garantindo assim o crescimento e a relevância das publicações. “A Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e integridade”, afirma Fábio.   UN Abril Segmentadas A Unidade de Negócios Abril Segmentadas, sob o comando da diretora-superintendente Helena Bagnoli, anuncia uma revisão do seu portfólio. Serão descontinuados os seguintes títulos em todas as suas plataformas: Alfa, Bravo!, Gloss e Lola, assim como o portal Club Alfa. As quatro publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da Abril. A edição de agosto, que circula em todo o país a partir da próxima semana, é a última de cada título. Em função da reestruturação, cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas deixam a empresa. Leitores e anunciantes continuarão tendo, a seu dispor, um portfólio extenso e segmentado (quase 50 títulos), capaz de atender a todos os públicos plenamente. Além disso, os compromissos publicitários e de assinaturas serão honrados, por meio de pacotes de reposição. Essa revisão possibilita uma reorganização das áreas editorial e comercial da UN, compreendendo o reagrupamento de títulos e a movimentação de pessoas. Assim, os seguintes títulos serão agrupados por segmento e terão um único diretor de Redação:   ·         Elle, Estilo de Vida e Manequim passam a ser comandadas por Dulce Pickersgill. ·         A família de revistas formada por Men’s Health, Women’s Health, Runner´s World e Placar será dirigida por Sérgio Xavier. ·        Monica Kato segue à frente das Femininas Populares e assume também o comando de Máxima. ·        Bons Fluidos passa a reportar-se a Denis Russo Burgierman, diretor de Redação de Superinteressante e Vida Simples.   Além desses reagrupamentos de títulos, a UN comunica ainda os seguintes movimentos na área editorial: ·         Sérgio Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a Direção de Redação de Quatro Rodas. ·         Viagem &Turismo terá como diretora de Redação Angélica Santa Cruz, que respondia pelo comando de Lola. ·         Armando Antenore, redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da UN Abril Segmentadas. ·         Tatiana Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a Direção de Redação de Capricho. ·         Giuliana Tatini, até então diretora de Redação de Capricho, passa a comandar o portal MdeMulher. ·         Caco de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem como toda a estrutura do Planeta Sustentável, passam a reportar-se diretamente à presidência da Abril S.A. A revista National Geographic permanece na UN Abril Segmentadas.   Já as áreas de Publicidade e Marketing sofrem as seguintes alterações: ·         Rogério Gabriel Comprido volta à empresa e assume a Diretoria de Publicidade desta UN. Ele terá em sua equipe os diretores Willian Hagopian e Roberto Severo.   ·         Ficam responsáveis pelas áreas de Marketing e Eventos Wagner Gorab e Louise Faleiros. O Projeto Copa terá no seu comando Tiago Afonso, que se reportará a Dimas Mietto.     Na frente digital da UN Abril Segmentadas, é criada a: Diretoria de Estratégia Digital, que será comandada por Guilherme Werneck (antes responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios da MTV).   UN Veja Thais Chede Soares, diretora-superintendente Comercial e Administrativa da Unidade Veja, comunica as seguintes mudanças na estrutura de Publicidade e Marketing desta UN:   Sérgio Amaral assume a Diretoria de Publicidade, tendo como reportes diretos os executivos Márcia Sóter, Robson Monte, André Almeida e Alex Foronda; e os gerentes Alexandra Mendonça, Samara Sampaio e Andrea Veiga (Rio de Janeiro). Renato Cagno fica responsável por projetos publicitários e negócios digitais da UN Veja. Claudia Furini assume o Marketing da Unidade, atuando no acompanhamento do mercado publicitário e na comunicação da UN Veja.  Andréa Abelleira permanece responsável pela área de Circulação (Avulsa e Assinaturas) e Eventos. Jacques Ricardo comandará a Diretoria de Publicidade-Regionais, que passa a incorporar também as funções de Classificados, Publicidade Internacional e Estúdio. Sua estrutura atenderá todas as UN´s.   UN Exame   Claudia Vassallo, diretora-superintendente desta Unidade, também anuncia a nova configuração de sua estrutura de Publicidade:   Marcos Gomez assume a Diretoria de Publicidade da UN, tendo como reportes diretos Ana Paula Teixeira e Eliani Prado, em São Paulo, e Leda Costa, no Rio de Janeiro.     UN Negócios Digitais Manoel Lemos, diretor desta UN, informa que René Agostinho, atual diretor da Abril Coleções,  assume o comando da Operação do Alphabase.   Fábio Barbosa reforça sua crença no potencial da nova estrutura: “Acredito muito na força do time que temos e na capacidade das pessoas que agora assumem novas posições”, diz ele. “Temos talentos para enfrentar os muitos desafios que as transformações do setor representam neste momento. No fundo, estamos diante de oportunidades fascinantes e temos toda a capacidade para aproveitá-las”, conclui o presidente.  

Gladston Holanda lança O pastor ateu

Gladston Holanda, sócio-diretor da H2H – Gestão da Comunicação, lança O pastor ateu (Scortecci), seu primeiro livro. O romance conta a história de Pedro Celso, pai de três filhas, que foi demitido e não consegue emprego. Desesperado, pensa em como sair da crise. Entre voltar a ter contato com seu fornecedor de cocaína para se tornar um traficante internacional ou se infiltrar em uma igreja evangélica e virar pastor (e, quem sabe, fundar sua própria Igreja), opta pela segunda alternativa. Na trama, Pedro Celso também rememora sua atração por Lolita, um valente homossexual famoso no Recife por brigar com policiais para defender as prostitutas. Homossexualidade, religião e preconceito estão presentes na obra. Carioca de nascimento, Gladston viveu no Recife até os 22 anos. De volta ao Rio, formou-se em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso. Em Brasília, onde morou por 19 anos, teve passagens por jornal de Brasília, Correio Braziliense, nas funções de redator, repórter e editor do caderno de Informática. Foi também assessor de Comunicação de Serpro, Ibama e Secretaria de Ação Comunitária – vinculada à Presidência da República –, e correspondente do jornal de tecnologia Computerworld. Em São Paulo, atuou na S2 e fez assessoria de imprensa para empresas e associações.   SERVIÇO Lançamento do livro O pastor ateu, de Gladston Holanda Editora: Scortecci Número de páginas: 188 Preço: R$ 20

pt_BRPortuguese