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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Não tá fácil: passaralho de um lado, pistolagem do outro

Desde 2012, o Brasil perdeu cerca de 1.100 vagas de jornalistas. Na média, mais de uma por dia. Só este ano já somam 419 as vagas cortadas do mercado – ou seja, demissões sem reposições, estas relativamente comuns até quatro, cinco anos atrás. Os dados foram atualizados pelo Volt Data Lab junto a 53 empresas de comunicação em todo o País e incluem os cortes do Terra na última semana. A primeira versão do estudo foi publicada em julho, e dava conta de 1.084 vagas cortadas. A Volt também divulgou nesta 2ª.feira (10/8) um levantamento sobre o número de mortes de jornalistas no País nos últimos anos. Com o título Quer profissão perigosa? Seja radialista em uma cidade pequena no Brasil – Mapa dos assassinatos de jornalistas no País, o levantamento chama atenção para o elevadíssimo percentual de radialistas mortos: são de rádio 13 dos 29 profissionais de comunicação assassinados desde 2002 por causa do exercício de sua profissão. “O rádio tem uma ligação forte com as pessoas. Não só o aparelho custa barato, mas também o locutor conversa com você, atende seus telefonemas ao vivo, reclama daquilo que você está insatisfeito”, diz trecho do texto, confirmando a relação de amizade entre rádio e ouvinte (também apontada pelo estudo Antropomedia, do Ibope). O ensejo para esse novo levantamento da Volt foi o assassinato do radialista Gleydson Carvalho, em Camocim, Ceará. Carvalho levou dois tiros enquanto apresentava seu programa na rádio Liberdade, na tarde de 6 de agosto. A polícia ainda investiga o caso, que, claro, tem contornos de crime encomendado.

Ibope Media apresenta o estudo Antropomedia 

Para compreender os novos rumos da comunicação, é necessário buscar referências no cotidiano dos consumidores contemporâneos. Baseado nisso, o Ibope Media apresenta infográfico e artigo de Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do instituto, sobre o estudo Antropomedia – o cenário de mídia sob uma perspectiva antropológica. No material, há reflexões sobre consumo, interação e significância dos meios na vida das pessoas. A partir de premissas etnográficas e antropológicas, o projeto procurou desvendar os hábitos e as novas experiências midiáticas em 10 países da América Latina. Foram mais de 60 casas visitadas e 110 horas de diálogo com homens e mulheres de todas as classes sociais, consolidados em um relato da observação e da vivência combinado com as informações oferecidas regularmente pelo Ibope. Publicidade – O Ibope Media também apresentou nesta semana um infográfico sobre os investimentos publicitários realizados na primeira metade deste ano. De acordo com dados do instituto, a partir de pesquisa regular de monitoramento dos investimentos nos principais meios de comunicação e mercados do País, foram investidos neste período R$ 60,1 bilhões em mídia, valor superior em 0,8% em relação ao aferido nos seis primeiros meses de 2014.

Sandro Rego começa no Banco Safra

Sandro Rego já está de trabalho novo. Depois de ter passado por siderurgia (CSN, oito anos), agronegócio (Bunge, dois anos) e cosméticos/varejo (Grupo Boticário, dez anos, em duas passagens), vai agora atuar no segmento financeiro. Ele começou na última semana no Banco Safra, como superintendente Geral de Comunicação Corporativa. Na função, passa a responder por toda a comunicação externa e interna da instituição. De volta a São Paulo dez anos depois de sua saída da CSN, morou, nesse período, em Santa Catarina e Paraná. Em maio último, ainda no Boticário, foi duplamente homenageado no Prêmio Top Mega Brasil, no encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa: eleito por jornalistas e profissionais de comunicação de todo o País, ficou em 3º lugar no Top10 Nacional e entre os Top5 da Região Sul. 

UOL faz upgrade de sua rádio

Rodrigo Flores situa o conteúdo editorial no contexto musical Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia O UOL anunciou uma parceria com a plataforma de áudio francesa Deezer para ampliar o conteúdo musical gratuito que oferece. A Rádio UOL passa a se chamar UOL Música Deezer e a exigir um cadastro do usuário. São mais de 35 milhões de faixas musicais de diversos estilos, com audição grátis e ilimitada em desktops e laptops, permitindo compartilhamento nas redes sociais. Na versão Premium, que é paga, o usuário pode acioná-la também por celular e tablet, sem interferência de publicidade, mesmo estando offline. Segundo dados da Omniture – fornecedora de ferramentas para análise de websites –, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de internet, com mais de 7,4 bilhões de páginas vistas por mês e cuja homepage recebe mais de 50 milhões de visitantes únicos mensais. Em 2014, foi considerado pelo site Alexa – serviço para medir audiência pertencente à Amazon – o quinto site mais visitado da internet no Brasil. Detém uma plataforma abrangente de produtos e serviços nas áreas de publicidade, mobile, pagamento eletrônico, hospedagem diferenciada para empresas de qualquer porte, cursos e segurança. Além da produção própria de conteúdo, que conta com cerca de 200 profissionais, e mais o da Folha de S.Paulo, o UOL tem acordos também com Band, canais Discovery, ESPN, RedeTV e a Jovem Pan. Quem falou a J&Cia sobre as características do novo negócio foi Rodrigo Flores. Paulistano, 38 anos, Flores é jornalista formado pela USP e pós-graduado em Política Estratégica na mesma universidade, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Ainda na faculdade, passou por revistas e jornais regionais e, em 1999, fez sua entrada na grande mídia – o UOL, que iniciara as operações três anos antes. Desde 2011 é diretor de Conteúdo do portal. Jornalistas&Cia – O que significa exatamente essa parceria? Rodrigo Flores – Estamos renomeando a Rádio UOL, que continua existindo, e reestruturando nosso serviço gratuito de música. Antes, fazíamos negociações com as gravadoras por conta própria, e nosso acervo chegava a centenas de milhares de faixas. Com esse acordo, passamos para 35 milhões. Uma enorme diferença. J&Cia – E para o UOL, em termos operacionais? Rodrigo – A equipe é a mesma da Rádio UOL. A que produz podcasts editoriais e temáticos, playlists editoriais, não necessariamente musicais. Para nossa equipe editorial, a diferença é ter muito mais produtos para compor esse conteúdo. Não se jogam 35 milhões de músicas sem curadoria, e assim, tentamos agregar valor editorial, uma interferência editorial. Para quem quiser, é claro… O usuário pode apenas ouvir música. J&Cia – A nova plataforma terá conteúdo exclusivo, entrevistas. Em que isso se diferencia do noticiário permanente do UOL? Rodrigo – Há um projeto de gravações originais e releituras de algumas faixas, pois teremos acesso a todas as músicas do mundo. O UOL continua cobrindo notícias numa boa, como sempre fez. Em um segundo momento, vamos agregar isso a todo o conteúdo musical do UOL. Hoje, temos um produto que toca e outro que escreve notícias. Enquanto você ouve Madonna, vai poder ler notícias sobre Madonna – vamos criar sinergia de temas. J&Cia – A equipe é a mesma ou houve remanejamento? Haverá contratações? Rodrigo – Mantemos a mesma equipe, de quatro pessoas, da Rádio UOL, mais os convidados. O conteúdo tende a aumentar em todas as áreas, mas seria prematuro prever isso agora. Nesses 15 anos, a Rádio UOL foi pioneira em levar músicas grátis para o Brasil. Com esse acordo com a Deezer, não só mantém o compromisso como tem a certeza de levar uma experiência melhor para o internauta.

Person deve anunciar venda de The Economist esta semana

O anúncio de venda da revista The Economist deve acontecer ainda nesta semana, segundo o Meio & Mensagem. O Grupo Pearson, detentor de 50% das ações da empresa que edita a revista, já teria fechado negócio com o Exor, fundo de investimentos da família Agnelli, dona da Fiat. O volume de ações negociadas dá direito a nomear seis dos 13 diretores do grupo, que inclui ainda o serviço de informação financeira Economist Intelligence Unit. Para que o acordo seja concretizado, é necessário o aval dos quatro curadores do Economist Group, que têm como dever proteger a independência da revista. A venda das ações já havia sido tentada com a Hearst Corporation, dona da Marie Claire, mas não avançou. Após a venda do Financial Times no mês passado e as negociações de The Economist, a Pearson deve focar seus esforços integralmente nos negócios de educação. Enquanto isso… Em São Paulo, The Economist lança uma campanha de marketing experiencial desenvolvida para promover o engajamento da população da cidade com o conteúdo editorial da revista e alavancar assinaturas: oferece gratuitamente durante esta semana o Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo (que tem um porém: é produzido a partir de grãos ingeridos, digeridos e excretados pela civeta, um mamífero encontrado na Ásia). A responsável pela ação é a agência Momentum Worldwide. O carrinho de café da The Economist passará pelos seguintes edifícios comerciais da CCP no centro financeiro de São Paulo: Faria Lima Financial Center, JK 1455 e JK Financial Center, até esta 6ª.feira (14/10).

Felipe Machado assume Novos Negócios da Porta Voz e lança primeiro álbum solo

Dividir as profissões de jornalista e músico nunca foi novidade para Felipe Machado. Antes mesmo de se formar em Comunicação Social pela Cásper Líbero, em 1993, tinha já uma sólida carreira como guitarrista da banda de metal Viper. Agora, depois de dois anos intensos em ambas as profissões – período em que, no jornalismo, foi chefe de Reportagem do R7 e trabalhou na campanha do candidato à Presidência da República Aécio Neves, e na área musical participou de mais uma turnê de retorno do Viper, com direito a show no Rock in Rio –, ele anuncia novidades, nas duas áreas. Após produzir no começo do ano o livro Histórias que inspiram para o Mercado Livre, empresa que compõe a carteira de clientes da Porta Voz, ele está de volta à agência, onde assume o posto de diretor de Novos Negócios. “Além de prospectar novos clientes, ficarei responsável por implantar novos processos digitais para a agência e seus atuais clientes”, explica o agora executivo. Do lado musical, a novidade é o lançamento do álbum FM Solo, primeiro de sua carreira fora do Viper. “É um estilo totalmente diferente do que eu estava acostumado a fazer”, explica. “Enquanto banda é uma soma das influências de seus integrantes, em um trabalho solo você é livre para experimentar e explorar suas influências”. O álbum também marca a estreia dele no vocal. As dez músicas (sete originais e três versões) foram compostas em inglês, mantendo nesse quesito a talvez principal característica da época do Viper. O trabalho leva o selo da WikiMetal e da FM Labs, nova produtora cultural também criada por Felipe. Além de produzir seus trabalhos musicais e literários, ela estará aberta a outros artistas. O lançamento do disco será no Na Mata Café (rua da Mata, 70), em São Paulo, em 10/9, a partir das 22 horas.

UniCarioca e FNPJ promovem Encontro de Professores de Jornalismo do Rio

Evento, que é aberto a profissionais da área e estudantes, discutirá questões relacionadas a novos currículos e impacto social UniCarioca e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) realizam na próxima 2ª.feira (17/8) o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro. O evento, que acontecerá na unidade de Rio Comprido, das 8h às 21h, discutirá questões relacionadas ao tema Ensino de Jornalismo: novos currículos e impacto social, e é aberto a todos os comunicólogos, com ou sem graduação. Antônio José Chaves, coordenador de Jornalismo e do MBA Mídias Sociais da UniCarioca, que comanda o projeto, comenta: “Ao longo do encontro, serão abordados temas como a implementação das diretrizes curriculares de Jornalismo em cada curso no estado, que trazem mudanças como a volta do estágio obrigatório na área”, comenta Chaves em nota. O evento terá palestras, reuniões de grupos de trabalho, painéis de trabalhos discentes e apresentação de comunicações científicas, de relatos de experiências e de pôsteres elaborados por professores, profissionais e pesquisadores participantes. “Para os alunos será uma ótima oportunidade de participar da discussão sobre o ensino e o impacto dos novos currículos em sua vida acadêmica e profissional”, diz o professor. Saiba mais sobre as inscrições para o evento. 

Maria Fernanda Delmas vai dirigir a Comunicação da Coca-Cola

Flávia Barbosa volta ao Brasil e a substitui na Economia de O Globo Maria Fernanda Delmas, editora de Economia de O Globo desde março do ano passado, deixa a empresa em que esteve por 11 anos para assumir a Diretoria de Comunicação da Coca-Cola. Será substituída por Flávia Barbosa, atual correspondente de O Globo em Washington, nos Estados Unidos, que volta ao Brasil para começar no novo cargo no início de setembro. Até lá, a adjunta Luciana Rodrigues edita interinamente a Economia. Fernanda entra em uma vaga nova, criada depois que a Coca-Cola reformulou o organograma no início do ano. A Vice-Presidência de Relações Corporativas, a cargo de Claudia Lorenzo, passou a englobar antigas vice-presidências e tem agora sob sua responsabilidade as diretorias: Comunicação, com Fernanda Delmas; Saúde e Bem-estar, com Andréa Mota; Valor Compartilhado, com Pedro Massa; e uma quarta, que lida com formadores de opinião e a área de governo, com Victor Bicca.

Adriana Carranca estreia coluna em O Globo e Estadão

Adriana Carranca estreou em 8/8 coluna semanal em O Globo e Estadão, sobre temas internacionais e política externa. De acordo com nota do primeiro, a ideia é reunir análises e boas histórias que ajudem o leitor a se aprofundar nos temas tratados no noticiário. “Em todas as minhas reportagens e nos livros, eu procuro trazer ao leitor brasileiro histórias do mundo com as quais ele possa se relacionar”, disse em nota Adriana, que já viajou a trabalho para mais de 40 países e escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres. Sobre o convite, ela ressalta que “é um reconhecimento do meu trabalho, que me deixa muito feliz e com o mesmo frio na barriga de quando comecei em um jornal diário. Um desafio grande, mas que me dá uma alegria muito maior”. A coluna de Adriana Carranca será publicada sempre aos sábados, simultaneamente, nos dois jornais.

Lourival Sant?Anna reforça o Time das nove da CBN

A partir desta semana, o Time das nove da CBN recebe o reforço de Lourival Sant´Anna, no CBN Internacional, que vai ao ar às 5as.feiras, logo após o Repórter CBN. Experiente na cobertura de conflitos internacionais, Lourival emprestará seus conhecimentos na abordagem do panorama mundial. Ele trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e no serviço brasileiro da BBC, e é autor dos livros Viagem ao mundo dos taleban e O destino do jornal. 

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