O Núcleo Jornalismo criou uma política de uso de Inteligência Artificial (IA) em seus conteúdos, com o objetivo de informar aos leitores sobre como utiliza esse recurso no trabalho. A ideia é que a política esteja sempre em constante evolução e seja atualizada recorrentemente.

Sérgio Spagnuolo, fundador e editor do Núcleo, escreveu no LinkedIn sobre a novidade. Ele informou que o Núcleo é a primeira organização jornalística a criar uma política de uso de Inteligência Artificial em seus conteúdos, “sendo transparente com nossos leitores e leitoras sobre como usamos essas ferramentas e, mais importante, como não usamos”.

O Núcleo informa que, em sua área editorial, utiliza IA para a construção de sumários de textos, como consultora para melhorar ou enxugar a redação de partes do texto, sugerir posts alternativos em redes sociais, como ferramenta de pesquisa sobre determinados assuntos, e para criar ilustrações em casos excepcionais, sempre dando prioridade a imagens de artistas e ilustradores.

Importante destacar onde o Núcleo não utiliza a Inteligência Artificial, como para gerar conteúdo completo de publicações, como editor ou publicador final de uma publicação, ou para substituir qualquer tipo de produção humanizada.

A política informa também sobre o uso (e o não uso) de IA na área de produtos e bots da empresa. Leia na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments