Morreu nesta quinta-feira (12/8) o jornalista, militante e intelectual Duarte Pereira, aos 82 anos, vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Participou da criação da revista Realidade e foi um dos principais colaboradores do jornal Movimento, que combatia a ditadura militar.

Nascido em 1939, em Salvador, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Em 1962, teve atuação decisiva na criação do movimento revolucionário Ação Popular. Um ano depois, foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes.

É autor de artigos sobre diversos temas, publicados na clandestinidade e sob pseudônimo na imprensa alternativa, durante a ditadura. De 1966 em diante, escreveu sobre socialismo revolucionário, questões políticas, ideológicas e sociais em diferentes conjunturas políticas brasileiras e internacionais.

Em texto publicado no site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Frei Betto, jornalista e frade dominicano, escreveu que visitou Pereira no hospital no mesmo dia 12. O intelectual contou que passou os 21 anos da ditadura sem ser preso “graças ao silêncio dos que caíram em mãos da repressão e sabiam, mas não disseram, onde eu me escondia”.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments