A edição do 26º aniversário de Jornalistas&Cia, que circulará em 27 de setembro próximo, vai abrir espaço para debater e projetar o jornalismo brasileiro no pós-pandemia e o fará pelo olhar das principais instituições jornalísticas do País, entre elas ABI, Abraji, Aner, ANJ, Projor e Fenaj.

“A proposta é fazer uma profunda reflexão sobre os desafios que precisarão ser enfrentados e vencidos para que o jornalismo brasileiro se fortaleça e cresça em confiança e audiência junto à sociedade”, diz Eduardo Ribeiro, publisher da newsletter.

“São muitas as questões que nos afligem e que precisam de respostas consistentes e ousadas”, ressalta. “Entre elas, o inaceitável crescimento das fake news; o desequilíbrio racial das redações, com reflexos no próprio fazer jornalístico; os ataques constantes do poder constituído, de caso pensado, desacreditando a atividade e seus profissionais; a violência − inclusive física − contra os colegas da linha de frente; a excessiva jornada de trabalho provocada pelo encolhimento das redações; o sonho da prosperidade profissional, ainda distante de quem, com raras exceções, abraçou o jornalismo como profissão; o modelo de negócios que consiga garantir sustentabilidade e independência aos veículos; o enfrentamento ao duopólio das techs, que contribuíram decisivamente para desestabilizar o mercado publicitário e o financiamento do jornalismo; a tecnologia que tem provocado impactos incisivos na indústria; o jornalismo de dados, cada vez mais presente e dando respostas consistentes à sociedade; as redes sociais, que mudaram os hábitos e os fluxos de audiência e encerraram a era da intermediação da notícia pela imprensa; as novas gerações, que chegam ao mercado com novos hábitos de consumo de informação e que, no caso do próprio jornalismo, veem a atividade de um modo muito diferente das gerações precedentes. Ou seja, não faltam boas razões para que todos aqueles que propugnam e desejam o fortalecimento do jornalismo debatam caminhos que possam elevá-lo novamente à condição de quarto poder ou, ao menos, do poder de ser o inquestionável guardião da sociedade, da liberdade e da democracia. E esse é o propósito do especial, que trará o olhar de algumas de nossas principais lideranças institucionais”.

A editora Cristina Vaz de Carvalho, na equipe de Jornalistas&Cia praticamente desde o início, 26 anos atrás, aceitou o convite de conduzir a edição, o que fará desde o seu QG no Rio de Janeiro. Na coordenação comercial estará o diretor Silvio Ribeiro, cujos contatos são [email protected] e 19-97120-6693.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments