8.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Morre Ciro Marcondes Filho, aos 72 anos

Ciro Marcondes Filho (Crédito: Reprodução/UFG)

Morreu em 8/11, em São Paulo, Ciro Marcondes Filho, professor de Jornalismo da ECA-USP, aos 72 anos. Segundo colegas e alunos, ele lutava contra um câncer.

Ciro era doutor pela Universidade de Frankfurt e pós-doutor pela Universidade de Grenoble, na França. Coordenava o Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação da ECA. Entre 1992 e 2000, foi coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP, onde editou 37 revistas, realizou 45 encontros acadêmicos, cinco congressos internacionais e publicou cinco livros. Foi editor do Jornal da USP, colaborador do jornal LEIA, colunista da revista Caros Amigos e da Rádio USP.

Segundo seu currículo Lattes, ele foi “o criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de sua investigação, o metáporo”.

Em nota, o Departamento de Jornalismo da USP escreveu que Ciro “contava com centenas de admiradores entre seus colegas, alunos e funcionários. As salas do CJE estavam sempre lotadas durante as suas aulas e sua produção intelectual era reconhecida internacionalmente”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese