O Ministério Público de Mato Grosso determinou a reabertura do inquérito que investiga a contratação de um detetive particular para forjar flagrantes contra o jornalista Alexandre Aprá, do portal Isso É Notícia. O órgão também pediu que o caso saia do Juizado Especial e seja encaminhado para a Justiça Comum.

A reabertura do inquérito ocorre com base em imagens gravadas por um auxiliar do detetive, que mostram que o profissional teria sido contratado por Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, e a sua esposa Virginia Mendes. O material também aponta para o possível envolvimento do publicitário Ziad Fares, dono da ZF Comunicação. A ideia era forjar flagrantes e falsas acusações de tráfico de drogas e abuso sexual de menores contra Aprá.

O esquema teria sido feito em represália a reportagens publicadas pelo jornalista sobre suspeitas de irregularidades envolvendo justamente o governador, a primeira-dama e a ZF Comunicação.

No começo do ano, a Agência Pública teve acesso a gravações que mostram o suposto envolvimento de Mauro Mendes no caso. O material foi enviado à Publica pelo repórter investigativo A.P., pseudônimo que utiliza por segurança, que se infiltrou no esquema.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) incluiu Aprá em seu Programa de Proteção Legal para Jornalistas. O caso também está sendo analisado pelo Observatório Nacional da Violência contra Jornalista, criado pelo ministro da Justiça, Flavio Dino.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments