Os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga lançaram neste mês de junho o livro Pedofilia na Igreja: Um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil (ed. Máquina de Livros).

Fruto de mais de três anos de pesquisa, a obra traz um panorama de casos de abusos sexuais cometidos por padres da Igreja Católica contra crianças e adolescentes no Brasil que chegaram à Justiça. O objetivo do livro é ser um passo fundamental para debater a gravidade e a profundidade do assunto. A pesquisa foi baseada em mais de 25 mil páginas de documentos, desde processos em tribunais estaduais, federais, cortes superiores, inquéritos policiais, reportagens de imprensa, até bases de dados estrangeiras.

A investigação revela que, no século XXI, 108 membros do clero brasileiro foram acusados, indiciados, denunciados, condenados ou se tornaram réus por abuso sexual de 148 crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência intelectual. O livro apresenta todos os casos identificados e traz detalhes perturbadores de cerca de 20 deles, além de mostrar a condução das denúncias por parte da própria Igreja e da Justiça, e ações do Papa Francisco.

Os autores, que trabalham juntos há quase 20 anos no jornal O Globo, destacam que o que foi levantando no livro é apenas uma parcela do real problema de pedofilia na Igreja Católica no Brasil, além do fato de que o acesso a informações dos casos é restrito, pois muitos correm sob segredo de Justiça, por envolver menores de idade. A obra restringiu-se a casos nos quais houve processos judiciais; suspeitas não judicializadas não foram consideradas.

Leia mais sobre o livro aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments