A jornalista e editora Denise Natale e a juíza Tatiane Moreira Lima, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no bairro paulistano de São Miguel Paulista, lançaram o livro O corpo é meu, ninguém põe a mão, obra infantil que aborda a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Baseado em acontecimentos reais, o livro tem o objetivo de traduzir, com cuidado, leveza e suavidade, o crime a que crianças e adolescentes são submetidos todos os dias no Brasil. A ideia é alertar crianças, adolescentes, pais, amigos familiares e professores a identificarem os abusos, combatê-los e denunciá-los.

Em seu trabalho como juíza, Tatiane conheceu diversos casos do tipo. Ela procurou Denise justamente com o intuito de lançar um livro para crianças que abordasse esse crime, com o objetivo de informar e combater esses fatos.

A obra conta a história da gata Estrela, alegre e brincalhona, que quer jogar os Jogos Olímpicos da Floresta, até que ela conhece Lupi Lantra, a raposa amiga de seu pai. Aos poucos, o que começa como brincadeiras e amizade se torna abuso, segredos que a família não pode saber, visitas escondidas à casa da raposa e muitas ameaças.

A história mostra o drama que a vítima passa a viver, misturando sentimentos de fraqueza, culpa, medo e isolamento, e indica ainda os caminhos para buscar ajuda institucional.

Para as autoras, é preciso fornecer informações corretas sobre o próprio corpo a crianças e adolescentes, com o objetivo de fazer com que o tema do abuso deixe de ser tratado como tabu. “Educação sexual em casa e na escola é cada vez mais urgente e deve ser constante, para que a vítima tenha elementos para reconhecer o abuso e denunciar o drama que está vivendo”, afirma Denise.

O livro foi publicado pela Editora Papagaio, do também jornalista Sergio Pinto de Almeida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments