17 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

Livro de Paulo Mancha e Eduardo Zolin relata curiosidades da NFL

Está chegando às livrarias de todo o Brasil o livro Guerreiros da NFL (Panda Books). A obra, produzida pelos comentaristas de futebol americano da ESPN Paulo Mancha e Eduardo Zolin, vasculha quase 100 anos da mais bem-sucedida liga esportiva dos Estados Unidos, e traz uma série de histórias e curiosidades do esporte.

São 32 times da atualidade e 52 do passado expostos por meio de sua história, seu uniformes e fotos de seus principais ídolos. Cada capítulo traz a ficha do time com dados sobre fundação, sede e cores da equipe. Ao final, uma tabela expõe todos os campeões – desde a primeira competição, em 1920 – e um glossário completo para o leitor ficar por dentro do universo do futebol americano.

O livro é também recheado de histórias, ora épicas ora bizarras, mas muito ricas e sempre cheias de curiosidades e surpresas. “O futebol americano é muito mais do que um jogo de intensidade física e disputa por território”, destaca na orelha do livro Rômulo Mendonça, narrador dos canais ESPN. “Realmente, não faltam casos surpreendentes”.

Dentre as curiosidades, conta a história do atleta negro que foi astro do primeiro time campeão, em meio ao racismo institucionalizado nos Estados Unidos; de uma das equipes pioneiras da competição, que acabou extinta por causa de uma aposta; de um time profissional composto apenas de índios; e a presença de uma camisa do Corinthians no museu do atual campeão da competição.

Especializado em Turismo e Futebol Americano, Paulo Mancha é o criador e editor do blog Viajando por Esporte, e atuou como repórter e editor em publicações das editoras Abril, Globo e Peixes. Ex-árbitro de futebol americano, Eduardo Zolin foi também editor-chefe do site especializado SNAP-Futebol Americano.

Com 152 páginas, a obra chega ao mercado com preço de capa de R$ 79,90, e pode ser adquirida nos sites da Panda Books e Saraiva.

Paulo Mancha e Eduardo Zolin – Reprodução: Facebook

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese