O livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do jornalista, escritor e roteirista Marçal Aquino, foi retirado das leituras obrigatórias no vestibular da Universidade de Rio Verde (UniRV), de Goiás, por ser considerado impróprio para os alunos.

A universidade publicou uma nota reconhecendo a importância do livro e admitindo ter optado pela sua remoção após declaração do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL). Nas redes sociais, ele acusou o romance de conter “absurdos pornográficos”.

O livro, lançado em 2005, já na 23ª edição, foi adaptado para o cinema, teatro e traduzido para oito idiomas. O autor ganhou o Prêmio Jabuti e teve a obra lançada na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça.

Em entrevista a O Globo, Aquino questionou o embasamento do deputado do para criticar o livro: “Acata-se a opinião de um deputado, que não é a pessoa mais apropriada para julgar se o livro é adequado ou não para o vestibular. Se a pressão de um deputado é maior do que sua própria comissão avaliadora, então colocaram sob suspeição todos os demais livros do vestibular. Recusam o debate e simplesmente censuraram. A cara do Brasil de hoje”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Fenaj emitiram nota de repúdio à censura sofrida pelo jornalista.

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments