A repórter Lívia Torres, da TV Globo, recebeu nos últimos dias diversos ataques e ameaças após a publicação de uma reportagem que denuncia um esquema de pirâmide financeira com criptomoedas. O conteúdo foi ao ar no Fantástico.

Lívia Torres – Foto: Perfil Twitter

A reportagem de Lívia revelou que a empresa G.A.S Consultoria Bitcoin prometia rendimentos exorbitantes por meio de investimentos em criptomoedas. O dono da companhia, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso pela Polícia Federal do Rio de Janeiro em 25 de agosto.

O Globo revelou em 28/8 que Glaidson, inclusive, estava incomodado com diversas reportagens sobre o esquema que citavam seu nome. Em ligação interceptada com autorização da Justiça, ele aparece conversando com um segurança sobre a visita de um jornalista a um escritório da G.A.S Consultoria Bitcoin.

“Você tem que fazer reunião com esses caras e falar assim: olha, é ordem do Glaidson, chegou aqui repórter… É pra pegar, pra amarrar, e eu vou decidir o que vai fazer”, disse Glaidson. “Não vai fazer nada, só vai segurar. (…) Bateu repórter aí no escritório, é pra pegar! Segura! Toma celular, toma câmera, apaga tudo, e fica com o negócio na mão, com celular e com a câmera na mão… E me liga!”.

Em 27/8, manifestantes foram à porta da TV Globo no Rio de Janeiro e gritaram pelo nome da repórter, que por segurança foi tirada das ruas.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou as ameaças, destacando que “a democracia pressupõe uma imprensa livre e é obrigação do poder público impedir qualquer tipo de ameaça ou intimidação. A ABI reafirma seu compromisso com essa bandeira e manifesta sua solidariedade à repórter vítima das agressões”.

Lívia recebeu também o apoio de diversos colegas nas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments